You are on page 1of 17

Orientao Pedaggica

Queridos Alunos, para muitos de vocs esta a primeira experincia com a informtica e com a computao, portanto a dica : Faa uma Leitura interpretada de todos esses slides e em seguida escute as explicaes de seu instrutor.

I.P.D.
(Introduo Ao Processamento de Dados)
I.P.D. Neste curso iremos conhecer todos os componentes do computador e qual a funo de cada um deles.

A informtica abrange as seguintes reas.


Digitao rea da informtica relacionada ao uso eficiente e gil do teclado do computador. O digitador o profissional que atua nessa rea. Operao Envolve as infinitas aplicaes praticas dos programas ou software. O profissional que atua nessa rea chama-se Operador. Programao rea da informtica que se dedica ao desenvolvimento de programas. O Programa Windows, bem como outros programas, foram desenvolvidos por programadores. Analise de Sistema Imediatamente acima da rea de programao, essa rea se empenha na analise de programas procura de possveis falhas no sistema e tambm de solues para as mesmas. Manuteno Essa rea responsvel pelo conserto, reparo e configurao do computador. O Tcnico em informtica o profissional atuante nessa rea.

Informtica (Introduo Geral)


A informtica uma cincia voltada para o processamento de dados. Para efetuar o processamento de dados usamos o computador e seus acessrios. A parte fsica do computador os acessrios eletrnicos que podem ser conectados ao computador chama-se HARDWARE. A parte lgica executada por programas denomina-se SOFTWARE.

Assim podemos afirmar que o computador se divide em duas partes.

Monitor de vdeo Exibe na tela as informaes processadas. Impressoras Tem por finalidade transferir para o papel a imagem da tela (Textos e Imagem). Os tipos mais comuns so: Matricial, Jato de tinta e Lazer. A Matricial utiliza fita para impresso de notas fiscais e outro impressos que no precisam ter uma alta qualidade de impresso. As impressoras Jato de tinta usam cartuchos de tinta e possuem uma alta qualidade de impresso, podendo imprimir at mesmo fotos. J as impressoras com impresso a Lazer embora possuam uma altssima qualidade de impresso(at mesmo superior a Jato de Tinta)so menos comuns devido ao seu elevado preo de custo e uso. Cmera Digital Tendo uma Cmera Digital interligada ao computador poderemos visualizar na tela a pessoa com estamos nos comunicando, via internet.

Equipamentos ou Perifricos (HARDWARE)

Programas(SOFTWARES)
Os programas so responsveis pelo processamento e transformaes dos dados. Eles dividem-se em duas classes: Programas Bsicos ou Programas Operacionais e Programas Aplicativos. Programas Operacionais a base para o funcionamento do computador. Sem eles o computador no funciona; estes - os Programas Bsicos constituem o alicerce para a instalao e funcionamento dos Programas Aplicativos. Os Sistemas Operacionais mais usados so o MS-Windows e o MS-DOS. Programas Aplicativos So assim chamados porque, diferentes dos Programas Operacionais, possuem aplicaes especificas. Os sistemas Aplicativos funcionam com base nos Sistemas Operacionais. Antes de conhecermos os Programas Aplicativos, indispensvel que conheamos o Programa Operacional mais usado no mundo: o Windows. Os programas aplicativos funcionam com base no Windows.

O que significa CPU ou UCP?

No portugus: Unidade Central de Processamento ou (processadora), que responsvel por executar os clculos e gerenciamento das informaes. O Processador o componente mais complexo e freqentemente o mais caro,mas ele no pode fazer nada sozinho. Para que um PC funcione em harmonia e perfeio ele necessita de alguns acessrios que so os Perifricos que em conjunto interagem com a CPU promovendo o bom funcionamento todo o sistema.

Existem basicamente trs tipos de perifricos. Vejam quais so eles... Entrada So todos os perifricos usados s para enviarmos informaes para a CPU. Ex:Teclado,Mouse,Microfone. Sada So todos os perifricos usados s para recebermos informaes da CPU EX:Monitor,Impressora,Caixas Acsticas,etc. Entrada e Sada So todos os perifricos para enviar e quanto para receber informaes da CPU. EX:Pen Drive, Gravador de CD/DVD,HD.Etc.

Principais Caractersticas de um Computador


Velocidade do processador Quanto maior a velocidade do Processador do computador, mais rpido ser esse computador na execuo de quaisquer atividades. A velocidade de Processador medida em Hertz(Hz),mas como essa velocidade varia de centenas de milhes at um bilho de Hertz ou mais,usa-se o Megahertz(MHz)e o Gigahertz(GHz)submltiplos do Hertz - para a medi-la. Um Megahertz (MHz) equivale a cerca de um milho de Hertz e um Gigahertz(GHz) a cerca de um bilho de Hertz.Os tipos de processadores mais usados so o Intel e o AMD. Capacidade do disco Rgido O disco Rgido tambm chamado de HD; e nele que ficam gravados os programas bem como as informaes que nos gravamos na memria do computador. Apesar disso , o HD no memria principal do computador e sim a memria auxiliar. Quanto maior for a capacidade do disco Rgido, maior ser a capacidade do computador para armazenar informaes. A capacidade do disco Rgido e medida em Bytes(B)mas como essa capacidade varia entre bilhes de Bytes, usa-se o Gigabytes(GB)-para medi-la. Um Gigabyte(GB) equivale a cerca de um bilho de Bytes.

Memrias
As memrias do computador se dividem em trs partes: Memria ROM Memria RAM Para no perdemos nas informaes armazenadas na Memria Ram, devemos grav-las no HD ou em Pen Drive, Cds, conhecido como Memrias Auxiliares que podem armazenar os dados permanentemente.

Memrias
Conceito: Na informtica considera-se memria todo dispositivo capaz de armazenar informaes. Nos computadores existem basicamente dois tipos de memria,a memria R.A.M, e a memria R.O.M, veja a seguir principais diferenas entre essas duas memrias. Memria R.A.M Random Access Memory (Memria de Acesso Randmico), responsvel por armazenar os programas em execuo, sendo temporria, e seu contedo pode ser modificado ou eliminado. Memria R.O.M Read Only Memory (Memria Somente Leitura), responsvel por armazenar as instrues de inicializao s computador, sendo permanente,o seu contedo no pode ser modificado nem eliminado.

HD,Disco RGIDO,ou WINCHESTER


(Hard Disk) dispositivo de E/S que pode armazenar quantidades enormes de informaes. no HD que ficam armazenadas as informaes de um computador. Esse equipamento tambm conhecido como memria auxiliar.

Unidades de Medidas de Memria


Na informtica, trabalhamos com informaes, e pra termos um controle de quantidade de informaes, usamos as unidades de medidas de memria, atravs delas, podemos calcular a quantidade de informaes, que um Pen Drive armazenar por exemplo. Existem vrias unidades de medidas de memria, veja logo a seguir quais so elas e seus valores. BIT - So pulsos eletrnicos positivos ou negativos, sendo usado para formar as informaes. Ligado=1 Desligado=0 BYTE - a unidade mnima de memria,sendo um conjunto de 8 Bits,que formam qualquer letra, numero, smbolo, ou espao em branco. EX:INFO WORLD tem 10 bytes,pois temos nove letras mais um espao em branco.

O que um arquivo:
Em informtica um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contm informaes (dados) sobre uma rea especifica, registrados no DISCO RIGIDO de um computador chamado de arquivo que so classificados em tipos, tais como: .BMP(Bitmap, figuras,fotos,imagem) .DOC(Documentos, textos com figuras) .HTML(Pgina da Internet) .MP3(Msicas compactadas)entre outros.

Placa Me
a principal placa do computador,pois todas as outras placas(Rede, Som, Video...) ficam conectadas a ela.

O que fonte?
um dispositivo responsvel por receber a energia diretamente da rede e distribu-la aos componentes do computador,alem de transformar e retificar a tenso pra 5 a 12 Voltz.

Vrus x Anti-Vrus
O que so vrus de um computador So programas criados para danificar outros programas. EX:Cavalo de tria,Bug do milnio,etc... O que so Anti Vrus So programas criados pra detectar e eliminar os vrus. EX:Norton Anti-Vrus,VirusScan,Panda AntiVrus,etc...

Um sistema computacional. Pode esta dividido em 3 partes


PEOPLEWARE = Operador HARDWARE = Equipamentos SOFTWARE = Programas

You might also like