You are on page 1of 24

Alunos: Daniel Alves Gabriela Lopes Mario Neto Paulo Franco

Quando uma corrente eltrica passa por um fio no estator, ela produz um campo eletromagntico. Da mesma forma h uma corrente eltrica passando pelo rotor, produzindo um campo eletromagntico. Os campos magnticos produzidos pelo estator e pelo rotor possuem um plo norte e um plo sul cada um. Os plos norte de cada campo se repelem da mesma forma que os plos sul de cada campo. Assim, o plo norte do estator atrado pelo plo sul do rotor e o plo sul do estator atrado pelo plo norte do rotor. A combinao dessas foras de atrao e repulso faz com que o rotor gire, de forma que o plo norte do campo magntico do rotor fique mais perto do plo sul do campo magntico do estator, e o plo sul do campo magntico do rotor se aproxime do plo norte do campo magntico do estator. Este movimento giratrio denominado primeira metade do ciclo da revoluo de um motor eltrico. Quando o sentido da corrente eltrica que passa pelo estator invertida, o campo eletromagntico do estator invertido, e os plos norte e sul do campo trocam de lugar.

Assim que isso acontece, a fora de atrao entre o plo norte do rotor e o plo sul do estator se transforma em uma fora de repulso, porque o plo sul do estator se transformou no plo norte. O rotor gira novamente, de modo que os plos norte e sul do rotor e do estator se aproximem dos seus opostos. O rotor, ento, concluiu uma revoluo. A polaridade invertida novamente no motor e o rotor d uma meia volta outra vez. Este processo de revoluo do rotor a energia mecnica produzida pelo motor. O eixo fica preso a um dispositivo, como uma bomba, que usa a energia do rotor para girar o rotor da bomba. O rotor da bomba transfere a energia mecnica para o lquido que est sendo bombeado na forma de velocidade (energia cintica) e altura manomtrica (energia potencial).

Enrolamento de partida sempre acrescentado aos motores monofsicos para assegurar a rotao de partida correta. Sem o enrolamento extra, o rotor poderia permanecer estacionrio e rapidamente se superaquecer. medida que as barras do rotor cortam o campo magntico, uma corrente induzida nelas. Isto, por sua vez, faz com que os plos magnticos apaream no rotor, prximos, porm separados do plo do estator, devido rotao. A formao desses plos, quando a corrente invertida nos enrolamentos do estator, se d de tal forma que eles ficam sempre "procurando" o campo do estator. Os plos norte e sul se atraem e mantm a rotao. Quanto maior a carga sobre o rotor, mais o plo induzido deslocada e maior o torque produzido pelo campo. Isto tambm resulta em uma corrente mais alta do estator sendo usada, medida que se tentar estabelecer o equilbrio. Como os plos do estator invertem sua polaridade 120 vezes por segundo a 60 Hz, o rotor efetuar uma revoluo a cada 1/60 de segundo. Isto faz com que a velocidade do motor seja ligeiramente inferior a 3600 RPM, permitindo um "escorregamento" que necessrio para o desenvolvimento de um torque til do motor.

Os plos indicados no rotor pelo fluxo de eletricidade nos enrolamentos do estator so atrados para os plos opostos do estator, fazendo com que o rotor continue a girar no sentido horrio. O movimento do rotor mantm a rotao durante a inverso da polaridade. Como este motor tem quatro plos, cada inverso da direo da corrente no estator resulta em somente um quarto de volta do rotor. A velocidade deste motor a metade daquela do motor com dois plos, ou aproximadamente 1750 RPM a 60 Hz.

Principio de Funcionamento

Motor de Induo Monofsico, com quatro Plos

Identificar e determinar o objetivo dos seguintes componentes de um motor eltrico: Estator um grupo de enrolamentos cilndricos que produz um campo eletromagntico. O estator consiste em: - Carcaa do estator - Ncleo do estator - Enrolamentos do estator - Camisa dos mancais

CARCAA DO ESTATOR A carcaa do estator a maior fonte de potncia mecnica de todo o motor. Ela suporta o ncleo do estator, oferecendo apoio para o rotor e o eixo, e o ponto de unio normal entre o motor e a sua base. NCLEO DO ESTATOR O ncleo do estator formado de uma grande quantidade de finas laminaes de ao silcio nas quais os enrolamentos do estator esto enrolados. Uma laminao uma fina chapa de ao. O ncleo do estator refora o campo magntico produzido pelos enrolamentos do estator. O estator cilndrico, permitindo que um rotor seja colocado dentro dele.

Construo Bsica do Motor

Um Estator Tpico

ENROLAMENTOS DO ESTATOR Os enrolamentos do estator so bobinas de fio isolado atravs das quais acorrente pode passar. Os enrolamentos do estator criam os campos eletromagnticos giratrios aos qual o rotor responde. As bobinas esto ligadas se formadas de modo a atender s dimenses especficas do estator e aos respectivos plos do estator. CAMISA DOS MANCAIS A camisa dos mancais so placas metlicas que ficam em cada extremidade do motor. A camisa dos mancais abriga os mancais do eixo e mantm o rotor na posio correta dentro do estator.

Rotor um conjunto de enrolamentos que giram dentro do estator. consiste em: - Ncleo do rotor - Enrolamentos do rotor - Anis de fechamento do rotor - Eixo do rotor

NCLEO DO ROTOR O ncleo do rotor refora o campo eletromagntico gerado pelos enrolamentos do rotor. O ncleo do rotor consiste em camadas (laminaes) de chapas de ao ajustadas ao eixo do rotor. As laminaes possuem fendas de forma a permitir que os enrolamentos do rotor se encaixem com segurana em volta do ncleo. ENROLAMENTOS DO ROTOR Os enrolamentos do rotor so barras slidas, geralmente de cobre ou alumnio, sendo curtocircuitadas pelos anis de fechamento do rotor. Estas barras so fundidas nas fendas dentro do ncleo do rotor formando assim uma gaiola, conforme mostra a Figura 15. Quando a corrente eltrica flui atravs dos enrolamentos do rotor, gerado um campo eletromagntico. O campo eletromagntico interage com o campo eletromagntico gerado pelos enrolamentos do estator para produzir energia mecnica.

Esta Figura mostra um rotor tpico e seus componentes principais esto identificados: ncleo do rotor, enrolamentos do rotor, anis coletores, e eixo do rotor

ANIS DE FECHAMENTO Os anis de fechamento so anis lisos, que atuam como terminais eltricos. Estes esto localizados em cada extremidade dos condutores do rotor e so feitos do mesmo material dos condutores do rotor aos quais esto conectados. As barras do rotor esto ligadas aos anis coletores para formar um circuito eltrico fechado. Acorrente eltrica que passa pelo circuito fechado gera o campo eletromagntico do rotor. EIXO DO ROTOR O eixo do rotor est localizado no centro do rotor e se estende alm do ncleo do rotor para fora da carcaa do estator, onde fica apoiado por mancais nas camisas dos mancais. O eixo est conectado bomba, por exemplo, atravs de um acoplamento.

MANCAIS Um mancal um dispositivo que fica em uma base de montagem fixa que sustenta o eixo e permite que ele gire. Os mancais evitam que o eixo do motor faa movimentos axiais (movimentos ao longo do eixo) ou radiais (movimentos laterais ao eixo). O eixo gira sobre uma posio fixa. CARCAAS A carcaa o envoltrio que envolve o motor. A carcaa evita a ao do tempo e a penetrao de objetos estranhos, assegurando que nada vai atingir e danificar as peas girantes do motor. A carcaa tambm abriga o sistema de ventilao que resfria o motor durante o funcionamento

FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELTRICO: Um motor eltrico consiste em um rotor colocado dentro de um estator e apoiado em mancais.

MOTORES DE INDUOTRIFSICOS Os motores da linha troncos so motores trifsicos. Um motor trifsico um motor eltrico que usa corrente alternada trifsica para girar o campo magntico do estator. Eles possuem trs conjuntos de enrolamentos equidistantes no estator. A primeira fase da corrente trifsica entra no primeiro conjunto de enrolamentos para criar um campo eletromagntico. Isto faz com que o estator gire conforme mostrado. medida que a voltagem cai na primeira fase, acumula-se na segunda fase. Esta voltagem cria um campo eletromagntico no segundo conjunto de enrolamentos. O estator gira outros 60. medida que a voltagem na segunda fase cai, a voltagem se acumula na terceira fase, criando um campo eletromagntico no terceiro conjunto de enrolamentos. O estator gira outros 60. medida que a voltagem cai na terceira fase, voltagem se acumula novamente na primeira fase. Acorrente alternada inverte a polaridade do campo eletromagntico fazendo com que o ciclo de giros continue.

H trs conjuntos de enrolamentos em um estator de corrente trifsica, equidistantes entre si. Os enrolamentos da Figura foram simplificados para dar uma ideia bsica de como o estator funciona.

Motores de corrente contnua Precisam de uma fonte de corrente contnua, por exemplo um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contnua. Podem funcionar com velocidades ajustveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e preciso. Por isso seu uso restrito a casos especiais em que estas exigncias compensam o custo muito mais alto da instalao, ou no caso da alimentao usada ser contnua, como no caso das pilhas em dispositivos eletrnicos.

Motores de corrente alternada So os mais utilizados, porque a distribuio de energia eltrica feita normalmente em corrente alternada. Seu princpio de funcionamento baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifsico aplicada em plos defasados fisicamente de 120. Dessa forma, como as correntes so defasadas 120 eltricos, em cada instante, um par de plos possui o campo de maior intensidade, cuja associao vetorial possui o mesmo efeito de um campo girante que se desloca ao longo do permetro do estator e que tambm varia no tempo.

Motor sncrono: Funciona com velocidade constante; utiliza-se de um induzido que possui um campo constante prdefinido e, com isso, aumenta a resposta ao processo de arraste criado pelo campo girante. geralmente utilizado quando se necessita de velocidades estveis sob a ao de cargas variveis. Tambm pode ser utilizado quando se requer grande potncia, com torque constante.

Motor de induo: Funciona normalmente com velocidade estvel, que varia ligeiramente com a carga mecnica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de mquinas acionadas encontradas na prtica. Atualmente possvel controlarmos a velocidade dos motores de induo com o auxlio de conversores de frequncia.

Motor de induo monofsico De modo geral os motores eltricos de induo monofsicos so a alternativa natural aos motores de induo trifsicos. Entre os vrios tipos de motores eltricos monofsicos, os motores de induo com rotor tipo gaiola se destacam pela simplicidade de fabricao e, principalmente, pela robustez, confiabilidade e longa vida sem necessidade de manuteno. Os motores monofsicos, por terem somente uma fase de alimentao, no possuem campo girante como os motores trifsicos, e sim um campo magntico pulsante. Isto impede que os mesmos tenham conjugado para a partida, tendo em vista que no rotor se induzem campos magnticos alinhados com o campo do estator. Para solucionar o problema da partida utilizam-se enrolamentos auxiliares, que so dimensionados e posicionados de forma a criar uma segunda fase fictcia, permitindo a formao do campo girante necessrio para a partida.

Motor de Induo Trifsico Existem dois tipos de motores trifsicos de induo: com Rotor Bobinado e com Rotor em Gaiola de Esquilo. O princpio de funcionamento o mesmo para ambos, porm os motores com rotor tipo gaiolas so mais robustos, simples e confiveis, destacam-se pela longa vida sem necessidade de manuteno.

Fim

You might also like