You are on page 1of 49

Professora Lourdes Ramos

DEFINIO
So palavras que designam seres visveis ou no, animados ou no , aes, estados, sentimentos, desejos, ideias.

Classificao e Formao dos Substantivos

Classificao
Substantivo Comum: aquele que designa os seres de uma espcie de forma genrica. Exemplo: pedra, computador, cachorro, homem, caderno. Substantivo Prprio: aquele que designa um ser especfico, determinado, individualizando-o. Exemplo: Maxi, Londrina, Luana, Natlia, Ester. Substantivo Concreto: aquele que designa seres que existem por si s ou apresentam-se em nossa imaginao como se existissem por si. Exemplo: ar, som, Deus, computador, pedra, saci, fada. Substantivo Abstrato: nomeiam aes, estados Dependem de algo para existir. Exemplo: sada, pulo, salto, saudade, alegria, tristeza. ou sentimentos.

Classificao
Coletivo o substantivo comum que mesmo no singular, designa um grupo de seres da mesma espcie.
Exemplos: Acervo: conjunto de livros alcateia : conjunto de lobos Banca: conjunto de examinadores Matilha: conjunto de ces Cdigo: conjunto de leis Elenco: conjunto de artistas Fauna: conjunto de animais de uma regio Flora: conjunto de plantas de uma regio

Observao:
A anlise do substantivo, todavia, deve ser feita sempre baseada no contexto, na frase, pois um substantivo concreto pode assumir valor abstrato e vice-versa: O governo incentiva a plantao de caf. A plantao de caf foi destruda pela tempestade.
O amor o sentimento mais puro. Vem, amor, o jantar est na mesa. Em termos literrios, a utilizao de concretos no lugar de abstratos denominada metonmia:

Quando surgiram os cabelos brancos, fiquei mais compreensivo, menos faminto, mais atento s espiritualidades.

Formao
Primitivo Quando no provm de outra palavra existente na lngua portuguesa: Exemplo: cozinha, leite, mulher, cachorro, palito. Derivado Quando provm de outra palavra da lngua portuguesa: Exemplo: cozinheiro(a), leiteiro, mulhero, cachorrada, paliteiro. Simples Quando formado por um s radical: Exemplo: mdico, mulher, cama, tempo, sol.

Composto Quando formado por mais de um radical: Exemplo: mdico-cirurgio, mulher-fatal, sof-cama, passatempo, girassol.

Vocs acham que pode existir um texto formado unicamente por substantivos, ou, pelo menos, em que a maioria das palavras sejam substantivos?

Circuito Fechado
Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. gua. Escova, creme dental, gua, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, gua, cortina, sabonete, gua fria, gua quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, cala, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lpis, caneta, blocos de notas, esptula, pastas, caixa de entrada, de sada, vaso com plantas, quadros, papis, cigarro, fsforo. Bandeja, xcara pequena. Cigarro e fsforo. Papis, telefone, relatrios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papis. Relgio.

Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboos de anncios, fotos, cigarro, fsforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xcara, cartaz, lpis, cigarro, fsforo, quadro-negro, giz, papel. Mictrio, pia, gua. Txi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xcara. Mao de cigarros, caixa de fsforos. Escova de dentes, pasta, gua. Mesa e poltrona, papis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fsforo, telefone interno, gravata, palet. Pasta, carro. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xcaras, cigarro e fsforo. Poltrona, livro. Cigarro e fsforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fsforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, cala, cueca, pijama, espuma, gua. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. http://www.youtube.com/watch?v=wtL9ZCR8uEg

Flexo do Substantivo

O que flexo?

Flexo tem a ver com:


Dobrar Curvar Modificar, alterar ou variar o estado inicial.

O substantivo uma classe varivel?


O substantivo uma classe que sofre flexo ou que uma classe varivel, ou seja, ela se altera, varia de seu estado inicial. A flexo do substantivo pode se dar de trs maneiras: Flexo de Gnero (Masculino / Feminino) garoto garota Flexo de Nmero (Singular / Plural) garoto garotos Flexo de Grau (Aumentativo / Diminutivo) garoto garotinho garoto

Flexo de gnero:
Os substantivos, quanto ao gnero, so masculinos ou femininos. Quanto s formas, eles podem ser biformes, heternimos e uniformes.

Flexo de gnero:
Biformes: so os que apresentam duas formas, uma para o masculino, outra para o feminino, com apenas um radical. Exemplo: menino - menina. traidor - traidora. aluno - aluna Heternimos: so os que apresentam duas formas, uma para o masculino, outra para o feminino, com dois radicais diferentes. Exemplo: homem - mulher. bode - cabra. boi - vaca.

Flexo de gnero:
Uniformes: so os que apresentam apenas um forma, para ambos os gneros e recebem nomes especiais, que so os seguintes: comum-de-dois, sobrecomum e epiceno.

Comum-de-dois:
So os que tm uma s forma para ambos os gneros, com artigos distintos. Exemplos: o imigrante / a imigrante o agente / a agente o intrprete/ a intrprete o viajante / a viajante o artista / a artista o atleta / a atleta o gerente / a gerente o personagem / a personagem o sem terra / a sem-terra o sem-vergonha/ a sem-vergonha

Sobrecomuns:
So os que tm uma s forma e um s artigo para ambos os gneros.
Exemplos: o cnjuge - a criana - o carrasco indivduo - o monstro - a pessoa testemunha - a vtima - o tipo - o cadver criatura - o dedo-duro - o defunto - o gnio o dolo - o n-cego - o p-quente - o piv sujeito - a criana o beb a sentinela.

o a a o

Epicenos:
So os que tm uma s forma e um s artigo para ambos os gneros de certos animais, acrescentando as palavras macho e fmea, para se distinguir o sexo do animal.

Exemplos: a girafa - a guia - a barata - a cobra - o jacar - a ona - o tatu - a anta - a arara - a borboleta - o canguru - o caranguejo - o crocodilo - o escorpio - a formiga - a girafa - a mosca - a pantera - o pernilongo - o piolho a piranha - a r - a tartaruga - o urubu - a zebra

Gnero vacilante:
Existem alguns substantivos que trazem dificuldades, quanto ao gnero. Vejamos alguns:

So Masculinos:
o acar - o alvar - o aneurisma - o apndice - o apetite - o champanha - o cl - o cola-tudo - o cs - o coma - o diagrama - o diadema - o decalque - o eclipse - o estigma - o eczema - o formicida - o guaran - o gengibre - o herpes - o lana-perfume o magma - o milhar - o pijama - o plasma - o talism - o telefonema -o tira-teimas

So Femininos:
a acne - a alface - a apendicite - a aguardente - a couve - a couveflor - a cal - a derme - a dinamite - a nfase - a echarpe - a enzima - a faringe - a ferrugem - a libido - a matin - a mascote - a omoplata - a quitinete - a toalete.

Mudana de gnero alterao semntica:


o caixa = funcionrio / a caixa = objeto o capital = dinheiro / a capital = sede de governo o grama = medida de massa / a grama = relva, capim o guarda = soldado / a guarda = vigilncia, corporao o guia = aquele que serve de guia / a guia = documento, formulrio o moral = estado de esprito / a moral = tica, concluso o banana = molenga / a banana = fruta o cabea = chefe, lder / a cabea = parte do corpo

Flexo de nmero:
Quanto ao nmero, o substantivo pode ser singular ou plural: aluno alunos relgio relgios H, no entanto, substantivos que s aparecem no plural.
Veja:

os afazeres as ccegas as condolncias as frias as fezes as npcias os culos

PLURAL METAFNICO
Em certas palavras, ocorre mudana de timbre da vogal tnica por influncia de uma vogal tona posterior. Alguns exemplos:
caroo caroos fogo fogos olho olhos povo povos socorro socorros ovo ovos

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES


Substantivos terminados em vogal ou ditongo formam o plural pelo acrscimo da desinncia s: caderno, cadernos, me, mes; degrau, degraus. Substantivos terminados pelo ditongo nasal -o fazem o plural de trs maneiras:

a) terminao es (a maioria desses substantivos e todos os aumentativos: balo, bales; cano, canes; casaro, casares; gavio, gavies, folio, folies; questo, questes
b) terminao em os: bno, bnos; cristo, cristos Pago, pagos; cidado, cidados. c) terminao es: alemo, alemes; co, ces; tabelio, tabelies; escrivo, escrives.

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES


Admitem mais de uma forma para o plural:

aldeo = aldees, aldees, aldeos ancio = ancies, ancies, ancios ermito = ermites, ermites, ermitos vilo = viles, viles, vilos charlato = charlates, charlates cirurgio = cirurgies, cirurgies faiso = faises, faises guardio = guardies, guardies ano = anes, anos corrimo = corrimes, corrimos vero = veres, veros

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES


Substantivos terminados em r e z formam o plural pelo acrscimo de es ao singular: mar, mares; rapaz, rapazes.
Substantivos terminados em s quando no so oxtonos, ficam invariveis. Quando oxtonos, formam plural pelo acrscimo de es: no oxtono: o lpis, os lpis; o pires, os pires oxtonos: o pas, os pases, o lils, os lilases obs.: cais e cs so invariveis Substantivo terminado em x os que possuem mais de uma slaba no variam: o trax, os trax; a xerox, as xerox. Os monosslabos fazem o plural em es: o fax, os faxes; o sax, os saxes.

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES


Substantivos terminados em M: Troca-se o M por NS: item = itens nuvem = nuvens lbum = lbuns Substantivos terminados em l a) Se o l vier precedido de a, e, o, u, formam plural trocando o l por is: animal, animais; papel, papis. b) Se o l vier precedido de i, podem formar o plural de duas maneiras: os oxtonos trocam o l por s: barril, barris os no oxtonos trocam o il por eis: fssil, fsseis, mssil, msseis.

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES


ALGUNS PLURAIS QUE MERECEM DESTAQUE

carter caracteres gel gis ou geles jnior juniores mel - mis ou meles

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES


Plural dos diminutivos terminados em zinho e zito

O plural dos diminutivos terminados em zinho e zito feito da seguinte forma: 1. coloca-se a palavra primitiva no plural: bar, bares 2. retira-se o s de plural da palavra primitiva: bares s = bare 3. acrescenta-se a terminao zinho ou zito seguida de s: bare - barezinhos

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES


Substantivos terminados em N: Acrescenta-se -s Ex. hfen = hifens plen = polens

Substantivos terminados em INHO, sem Z: Acrescenta-se S. Ex. lapisinho = lapisinhos patinho = patinhos chinesinho = chinesinhos

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS


Para se pluralizar um substantivo composto, os elementos que o formam devem ser analisados individualmente. Por exemplo, o substantivo composto couve-flor composto por dois substantivos pluralizveis, portanto seu plural ser couves-flores; j o substantivo composto beija-flor composto por um verbo, que invarivel, quanto pluralizao, e um substantivo pluralizvel, portanto seu plural ser beijaflores. Estudemos, ento, os elementos que formam um substantivo composto e sua respectiva pluralizao.

Substantivo / Adjetivo / Numeral:


So elementos pluralizveis, portanto, quando formarem um substantivo composto, normalmente iro para o plural. Ex. aluno-mestre = alunos-mestres erva-doce = ervas-doces alto-relevo = altos-relevos gentil-homem = gentis-homens segunda-feira = segundas-feiras cachorro-quente = cachorros-quentes

Pronome:
Alguns pronomes admitem plural; outros, no. Por exemplo, os pronomes possessivos so pluralizveis (meu meus; nosso - nossos), mas os pronomes indefinidos, no (ningum, tudo). Na formao de um substantivo composto o mesmo ocorre.
Ex. padre-nosso = padres-nossos Z-ningum = Zs-ningum

Verbo / Advrbio / Interjeio:


So elementos invariveis, em relao pluralizao, portanto, quando formarem um substantivo composto, ficaro invariveis. Ex. pica-pau = pica-paus beija-flor = beija-flores alto-falante = alto-falantes abaixo-assinado = abaixo-assinados salve-rainha = salve-rainhas ave-maria = ave-marias

Casos especiais
1. Substantivo + Substantivo: Como vimos anteriormente, ambos iro para o plural, porm, quando o ltimo elemento estiver indicando tipo ou finalidade do primeiro, somente este ir para o plural. Ex. banana-ma = bananas-ma navio-escola = navios-escola salrio-desemprego = salriosdesemprego Cuidado: laranjas-baianas e salrios-mnimos, pois a soma de substantivo com adjetivo.

Casos especiais
2. Trs ou mais palavras:

A) Se o segundo elemento for uma preposio, s o primeiro ir para o plural. Ex. p-de-moleque = ps-de-moleque; pimenta-do-reino = pimentas-do-reino; mula-sem-cabea = mulas-sem-cabea
Cuidado: Se o primeiro elemento for invarivel, o substantivo todo ficar invarivel. Ex. fora-da-lei, fora-de-srie.

B) Se o segundo elemento no for uma preposio, s o ltimo ir para o plural. Ex. bem-te-vi = bem-te-vis; bem-me-quer = bem-me-queres

Casos especiais
3. Verbo + Verbo:

Se os verbos forem iguais, alguns gramticos admitem ambos no plural, outros, somente o ltimo.
Ex. corre-corre = corres-corres ou corre-corres; pisca-pisca = piscas-piscas ou pisca-piscas Se os verbos possurem significao oposta, ficam invariveis. Ex. o leva-e-traz = os leva-e-traz o ganha-perde = os ganha-perde

Casos especiais
4. Palavras Repetidas ou Onomatopeia:

Quando o substantivo for formado por palavras repetidas ou for uma onomatopeia, somente o ltimo ir para o plural.
Ex. tico-tico = tico-ticos tique-taque = tique-taques lero-lero = lero-leros pingue-pongue = pingue-pongues

Casos especiais
5. Substantivo composto iniciado por Guarda:

A. Formando uma pessoa: Ambos iro para o plural. Ex. guarda-urbano = guardas-urbanos; guarda-noturno = guardasnoturnos; guarda-florestal = guardas-florestais; guarda-mirim = guardas-mirins.
B. Formando um objeto: Somente o ltimo ir para o plural. Ex. guarda-p = guarda-ps; guarda-chuva = guarda-chuvas; guarda-roupa = guarda-roupas; guarda-sol = guarda-sis.

Casos especiais
C. Sendo o segundo elemento invarivel ou j surgindo no plural:

Ficam invariveis.
O mesmo acontece com os substantivos iniciados por porta.

Ex. o guarda-costas = os guarda-costas o guarda-volumes = os guarda-volumes o porta-joias = os porta-joias o porta-malas = os porta-malas

Substantivos que admitem mais de um plural

padre-nosso = padres-nossos, padre-nossos terra-nova = terras-novas, terra-novas salvo-conduto = salvos-condutos, salvo-condutos xeque-mate = xeques-mates, xeque-mates. ch-mate = chs-mates, chs-mate

1. Assinale a alternativa em que todas as palavras so do gnero feminino:

a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem b) cal, faringe, d, alface, telefonema c) criana, cnjuge, champanha, d, af d) clera, agente, pianista, guaran, vitrina e) jacar, ordenana, sofisma, anlise, nauta

2. Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expresses da primeira coluna e assinale a alternativa que contm os algarismos na sequncia correta:
(1) leo santo (2) a relva (3) um sacramento (4) a tica (5) a unidade de massa (6) o nimo a) 6,1,4,3,52 b) 6,3,4,1,2,5 c) 4,1,6,3,5, d) 4,3,6,1,2,5 e) 6,1,4,3,2,5 ( ( ( ( ( ( ) a moral ) a crisma, ) o moral ) o crisma ) a grama ) o grama

3. Nas palavras seguintes, h uma com erro de flexo. Assinale-a.


a) irmozinhos b) papelzinhos c)coraezinhos d) heroizinhos e) lenoizinhos

4. Em que alternativa utiliza-se a substantivao, como recurso estilstico?


a) Perdi o bonde e a esperana. b) Volto plido para casa. c) Vou subir a ladeira lenta. d) Com um insolvel flautim. e)Ns gritamos um sim! ao eterno.

5. Assinale o perodo que no contm um substantivo sobrecomum.


a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polmica reunio. b) Aquela jovem ainda conserva a ingenuidade meiga e dcil da criana. c} A intrprete morreu mantendo-se como um dolo indestrutvel na memria de seus admiradores. d) As famlias desestruturam-se quando os cnjuges agem sem conscincia. e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida pela plateia.

FIM
Boa sorte!

You might also like