You are on page 1of 14

Mquinas Simples:

As mquinas simples so dispositivos que, apesar de sua absoluta simplicidade, trouxeram grandes avanos para a humanidade e se tornaram base para todas as demais mquinas (menos ou mais complexas) criadas ao longo da histria. As mquinas simples so dispositivos capazes de alterar foras, ou simplesmente de mud-las de direo e sentido. Comumente, o termo "mquina simples" refere-se s sete mquinas simples clssicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas: Alavanca Cunha Engrenagem Mola Polia Rodas e eixo Plano inclinado

Alavanca:
Na fsica, a alavanca ou lavanca um objeto rgido que usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a fora mecnica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistncia). O princpio da fora de alavanca pode tambm ser analisado usando as leis de Newton.

Principio do funcionamento de uma alavanca

Alavancas:
A fora aplicada em pontos de extremidade da alavanca proporcional relao do comprimento do brao de alavanca medido entre o fulcro e o ponto da aplicao da fora aplicada em cada extremidade da alavanca. A equao fundamental das alavancas :

Onde:
- Fp a fora potente; - Fr a fora resistente; - BP o brao potente; e - BR o brao resistente.

Cunha:
uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma agudo em um dos lados, e que se insere no vrtice de um corte para melhor fender algum material (como madeira ou pedras), bem como para calar, nivelar, ajustar uma pea qualquer. A origem da cunha desconhecida, usada h, pelo menos, 9000 anos. No Antigo Egito, cunhas de bronze foram usadas. A cunha era usada para o tipo de escrita em Cuneiforme.

Cunha de metal

Engrenagem:
um elemento mecnico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo, o qual imprimem movimentos. As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaos entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispem em crculo, a razo entre as velocidades angulares e os torques do eixo ser constante. Se o arranjo dos dentes no for circular, variar a razo de velocidade. A maioria das engrenagens de forma circular. Para transmitir movimento uniforme e contnuo, as superfcies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil especfico. Se a roda menor do par (o pinho) est no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior est no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.

Engrenagem simples

Tipos de Engrenagem:
As engrenagens no s apresentam tamanhos variados, mas tambm se diferenciam em formato e tipo de transmisso de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos: Cnicas, Retas, Hipides, Helicoidais, Cremalheira, Parafuso sem fim. Clculo: A razo entre o nmero de dentes nas rodas diretamente proporcional razo de torque e inversamente proporcional razo das velocidades de rotao. Por exemplo, se a coroa (a roda maior) tem o dobro de dentes do pinho, o torque da engrenagem duas vezes maior que o do pinho, ao passo que a velocidade deste duas vezes maior que a da coroa. Em um par de engrenagens no qual: z1= nmero de dentes da engrenagem 1 z2= nmero de dentes da engrenagem 2 n1= nmero de rotaes por minuto da engrenagem 1 (rpm) n2= nmero de rotaes por minuto da engrenagem 2 (rpm)

Temos a seguinte equao: n2 / n1 = z1 / z2

Mola:
um objeto elstico flexvel usado para armazenar a energia mecnica. As molas so feitas de arame geralmente tendo como matria prima mais utilizada o ao temperado. Tipos: Helicoidal, Lmina Espiral, Toro, Gs, Faixa de borracha, Belleville, Pneumtica.
Teoria: Na fsica clssica, uma mola pode ser vista como um dispositivo que armazene a energia potencial esticando as ligaes entre os tomos de um material elstico. A lei de Hooke da elasticidade indica que a extenso de uma haste elstica (seu comprimento distendido menos seu comprimento relaxado) linearmente proporcional sua tenso e fora usada para estic-la. Similarmente, a contrao (extenso negativa) proporcional compresso (tenso negativa). Esta lei relaciona-se somente quando ha deformao (extenso ou contrao). Para deformaes alm do limite elstico , as ligaes atmicas comeam a serem rompidas, e uma mola pode formar ondas, ou deformar-se permanentemente, ou seja, rompe-se a sua constante elstica K. Muitos materiais no tm nenhum limite elstico claramente definido, e a lei de Hooke no pode ser significativamente aplicada a estes materiais.

Polia:
A polia ou roldana uma pea mecnica muito comum a diversas mquinas, utilizada para transferir fora e movimento. Uma polia constituda por uma roda de material rgido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metlica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de dimetro igual ou no, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem. Em nutica tambm se emprega o termo moito

Diferentes tipos de polias:


As polias podem ser utilizadas em distintas configuraes, que influenciam na razo entre a fora potente e fora resistente. Polia fixa: somente altera a direo e o sentido da fora. Fp = Fr. Polia mvel: divide a fora resistente entre o ponto de fixao da corda e a fora potente. Fp = Fr / 2. Cadernal: configurao de vrias roldanas mveis e o mesmo nmero de roldanas fixas. Fp = Fr / 2n. Talha: configurao de vrias roldanas mveis e uma roldana fixa. Fp = Fr / 2n. Fp = Fora potente. Fr = Fora resistente. n = Nmero de roldanas mveis. / = dividido. = = igual.

Roda e Eixo de rotao:


uma das seis mquinas simples com vastas aplicaes no transporte e em mquinas mecnicas, caracterizada pelo movimento rotativo no seu interior. A roda transmite de maneira amplificada para o eixo de rotao qualquer fora aplicada na sua borda, reduzindo a transmisso tanto da velocidade quanto da distncia que foram aplicadas. Similarmente, a roda transmite de maneira reduzida para a borda qualquer fora aplicada no seu eixo de rotao, amplificando a transmisso tanto da velocidade quanto da distncia que foram aplicadas. O fator importante para determinar a transmisso de fora, velocidade e distncia a relao entre o dimetro da borda da roda e o dimetro do eixo. Eixo de rotao o eixo (material ou no) em volta do qual se realiza um movimento de um corpo, o qual tem em cada ponto seu a mesma velocidade angular. O eixo geralmente representado por uma reta espacial.

Plano inclinado:
um exemplo de mquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfcie plana cujos pontos de incio e fim esto a alturas diferentes. Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de mov-lo sobre um plano completamente vertical, o total de fora a ser aplicada reduzido, ao custo de um aumento na distncia pela qual o objeto tem de ser deslocado. Observe que pela Lei da Conservao de Energia, a mesma quantidade de energia mecnica requerida para levantar um dado objeto at uma certa altura, seja atravs do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma fora menor por uma distncia maior. Resumindo, o plano inclinado permite uma troca fora x distncia que conveniente nas suas aplicaes. Exemplos de planos inclinados: Rampa, Cunha e Parafuso. H 3 foras a serem consideradas: 1. A fora peso atuando no objeto devido gravidade (mg, atuando verticalmente e para baixo); 2. A fora normal (N) exercida no objeto pelo plano em reao fora peso (mg cos, perpendicular ao plano); 3. A fora de atrito, qe atua na direo paralela superfcie do plano (mgsen).

Alavanca

cunha

Plano inclinado

Roda e eixo

polia

Engrenagem

molas

You might also like