You are on page 1of 19

Introduo Informtica

Introduo Informtica INTRODUO INFORMTICA

Mas o que mesmo Informtica ?

INFORMTICA a informao automtica, isto , o tratamento da informao de forma automtica.


26/02/2014 2

Introduo Informtica

TERMOS BSICOS EM INFORMTICA

Hardware

SISTEMA COMPUTACIONAL

Software

Peopleware

26/02/2014

Introduo Informtica

HARDWARE
o conjunto de componentes fsicos de um sistema computacional. Principais componentes fsicos de um sistema computacional:
CPU

Interpreta e executa as instrues dadas ao computador. A CPU (Unidade Central de Processamento) realiza os clculos e as tomadas de deciso. responsvel por todo o processamento do sistema.
MEMRIA

A memria de um computador o local de armazenamento dos dados a serem processados e dos programas que os processam.

26/02/2014

Introduo Informtica

PERIFRICOS

So dispositivos que enviam e/ou recebem informaes para o computador, sendo, portanto, necessrios para estabelecer a comunicao entre o usurio e o computador. Neste caso, podemos ter:

26/02/2014

Introduo Informtica
Dispositivos de entrada: Dispositivos de sada:

Monitores Impressoras etc. Dispositivos de entrada/ sada: Monitor de toque (touch screen) Drivers Modem Placas de rede Impressora multifuncional
6

Teclados Mouse Scanners Leitores ticos


26/02/2014

Introduo Informtica BSICO SOBRE SISTEMAS

MONITOR

GABINETE

MOUSE

TECLADO
26/02/2014 7

Introduo Informtica O TECLADO

Teclas de funes F1, F2, ...

Teclado numrico

Parte principal do teclado


26/02/2014 8

Introduo Informtica O MOUSE

Aes bsicas:
Apontar; Clicar; Clicar duas vezes;

Arrastar;

Boto auxiliar (direito)

Boto acionador (esquerdo)

26/02/2014

Introduo Informtica COMPUTADOR EXPLODIDO 1-Monitor LCD 2-Placa-me 3-Processador 4-Memria RAM 5-Placas de expanso 6-Fonte 7-Ud. de CD-ROM 8-Disco Rgido 9-Teclado 10-Mouse

26/02/2014

10

Introduo Informtica

SOFTWARE
Instrues - Comando que define uma operao a ser executada. Programa - Conjunto de instrues, ordenadas logicamente, visando um determinado fim. Software - Refere-se ao conjunto de programas que so processados num computador. uma das partes lgicas do sistema juntamente com o peopleware. Exemplos de software so: os editores de texto, os editores grficos, as planilhas de clculo e os jogos.

Tipos de softwares:
SOFTWARES APLICATIVOS So programas planejados para fazer determinadas exigncias que envolvam processamento de dados. Esse o maior conjunto dos softwares, composto por programas do tipo editores de texto, planilhas de clculo e programas gerais de controle aplicados na indstria e no comrcio. Podem ser dividido em:

26/02/2014

11

Introduo Informtica
a) Pacotes - So programas de aquisio e uso praticamente imediato. So planejados para um usurio comum, padro, logo podem no corresponder a exigncias mais especficas. b) Softwares personalizados - So softwares planejados e escritos geralmente por programadores e consultores para atender a uma determinada tarefa especfica. Geralmente so programas mais caros do que seus correlatos quando encontrados na forma de pacotes pois demandam tempo de desenvolvimento.

SOFTWARES BSICOS

So programas especficos que se relacionam com o hardware do computador, controlam os dispositivos de entrada e sada e a CPU. So mais comumente encontrados na forma de sistemas operacionais (ex: Windows XP, Linux para micros) e compiladores de linguagens de programao.

26/02/2014

12

Introduo Informtica
SISTEMAS OPERACIONAIS So programas que controlam os computadores, coordenam o hardware e suas tarefas e gerenciam a utilizao dos diversos dispositivos de sistema computacional, como: impressoras, acionadores de disco, monitores, etc. Os sistemas operacionais alm de fazerem o interfaceamento entre o hardware e os programas fazem tambm a conexo lgica entre o homem e a mquina (o computador). Geralmente pode-se dizer que a cada famlia de CPU, ou gerao de computadores, usa-se um sistema operacional diferente. Exemplos:

a) MS-DOS (Disk Operating System) Antigo sistema operacional da Microsoft usado nos computadores PCs e compatveis (clones); b) Windows 95, 98, NT, Me, 2000, XP, 2003, Vista, Seven Sistema operacional para PCs compatveis;
c) Linux Sistema operacional para PCs compatveis e o principal rival do Windows; d) Unix Sistema operacional usado nos mdios e grandes computadores.
26/02/2014 13

Introduo Informtica

PEOPLEWARE
Entende-se por peopleware o conjunto de pessoas dedicadas a todo sistema computacional. Forma o conjunto de recursos humanos deste sistema e envolve, entre outros: usurios, analistas, programadores e desenvolvedores.

26/02/2014

14

Introduo Informtica

O sistema operacional WINDOWS


um sistema operacional monousurio, multitarefa (possibilidade de realizar vrias tarefas ao mesmo tempo) com interface grfica.

Exemplos de operaes executadas pelo Windows: Carrega o sistema operacional, gerenciando todo o computador; Acessa os programas compatveis com essa plataforma; Permite o gerenciamento de seus arquivos: cpia, excluso, recuperao, backups, impresso, formatao de discos (fixos ou flexveis), conexes em rede e com a Internet, dentre outras tarefas.

26/02/2014

15

Introduo Informtica
O Desktop do Windows

rea de trabalho

cones

Boto iniciar

barra de tarefas

26/02/2014

16

Introduo Informtica
O Significado de Cada Ponteiro do Mouse

26/02/2014

17

Introduo Informtica
O Layout das Janelas do Windows
barra de ferramentas Menu de controle barra de menu barra de titulo botes maximizar ou restaurar minimizar janela fechar janela

objetos

barra de status

26/02/2014

18

Introduo Informtica

26/02/2014

19

You might also like