You are on page 1of 16

Prof. Dr.

Marta Nemoto

MECNICA DE SOLOS

CONTEDO DA DISCIPLINA

1.

Introduo Mecnica dos Solos;

2.
3. 4. 5. 6. 7. 8.

Origem dos Solos;


Tipos dos Solos em funo da origem; Estados do Solo (ndices Fsicos); Classificao dos Solos; Tenses Geostticas; Compactao dos Solos; Permeabilidade dos Solos;

CONTEDO DA DISCIPLINA

10. Redes de Fluxo;

11. Teoria do Adensamento;


12. Estado de Tenses e Critrios de Ruptura; 13. Resistncia das Areias; 14. Resistncia dos Solos Argilosos; 15. Estabilidade de taludes; 16. Empuxo de terra; 18. Estruturas de Arrimo.

AVALIAO DA DISCIPLINA
Provas mensais e bimestrais Exerccios em sala

MATERIAIS PARA ESTUDO: E-MAIL PARA mcmnemoto@gmail.com Acessar google docs Engenharia Civil PINTO, C.S. Curso Bsico de Mecnica dos Solos. So Paulo: Oficina de Textos, 2006. 367p

1. INTRODUO
Obras: construdas sobre solos! Solos: podem servir de material de construo em aterros, ou barragens, por exemplo. Solo: deve ter suas caractersticas avaliadas anteriormente ao desenvolvimento de um projeto de engenharia! Evitar problemas de deslizamento!!! Vide tragdias no Rio de Janeiro (2011)

MECNICA DOS SOLOS:

Estuda o comportamento dos solos quando...


Tenses

(foras) so aplicadas.

As cargas de qualquer estrutura tm de ser descarregadas no solo atravs de sua fundao, que a parte essencial de qualquer estrutura. Seus detalhes podem ser decididos somente com o conhecimento da mecnica dos solos.

MECNICA DOS SOLOS:


Estuda o comportamento dos solos quando... Tenses so aliviadas (escavaes)

A execuo de escavaes no solo requer o clculo da estabilidade dos taludes resultantes. Escavaes profundas podem necessitar de escoramentos provisrios, cujos projetos devem ser feitos com base na mecnica dos solos.

MECNICA DOS SOLOS:


Estuda o comportamento dos solos quando...

H o escoamento de gua em seus vazios Para a construo de barragens de terra, onde o solo empregado como material de construo e fundao, necessitase de um conhecimento de engenharia dos solos, especialmente na presena de gua. O conhecimento da estabilidade de taludes e dos efeitos do fluxo de gua atravs do solo, assim como do processo de compactao empregado essencial para o projeto e construo.

MECNICA DOS SOLOS:


Muitas obras realizadas no incio do sc. XX: Ruptura do canal do Panam durante a construo (1900); Rompimento de taludes e estradas nos EUA e Europa. Houve, portanto, a necessidade de REVISO nos procedimentos dos clculos. ANTES: aplicao de leis sobre concreto e ao! Karl Terzaghi Fundador da Mecnica dos solos engenharia Geotcnica ou engenharia

SOLOS:

Solos so materiais resultantes da decomposio das rochas pela ao de agentes de intemperismo. Material trifsico - Conjunto de:
PARTCULAS SLIDAS + espaos com AR ou GUA PARTCULAS: movimentam-se entre si e podem quebrar-se sob altas presses influncia no comportamento do solo!!

You might also like