You are on page 1of 23

Gerenciamento de Arquivos

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prof. Alex de Paula Bueno

Como organizar as suas pastas de computador


Pois , toda vez a mesmssima coisa. L vai voc procurar nos seus 87.447.625 de pastas onde est aquela maldita foto do aniversrio da sua v que voc precisa imprimir pra ontem. Primeiro de tudo: faa a limpa. , antes de fazer qualquer coisa, voc tem que jogar fora o que voc no quer mais. A grande mxima da organizao que no d pra organizar tralha. E no d mesmo. Assim sendo, delete arquivos sem serventia e deixe apenas os que sero teis para voc de alguma forma. Dessa maneira, alm de liberar espao, voc j tem uma noo do que voc tem no seu computador, de uma forma geral. O que vai ajudar no prximo passo. Defina as pastas que vai precisar. No sabe como comear? Pois abra o bloco de notas e comece a dar uma geral no contedo do seu computador (se voc seguiu o passo anterior, j tem uma noo). Tem muitos livros em .pdf no computador? Voc pode abrir uma pasta material de leitura e ento, dentro dela, outras como j lidos, a ler, a usar como referncia. Ou dividir os livros por autores brasileiros e estrangeiros. Ento, antes de comear a colocar mesmo a mo na massa, avalie o que voc tem e o que voc precisa. Defina um local para as suas pastas. Pode ser em Meus

Como organizar as suas pastas de computador


Defina um local para as suas pastas. Pode ser em Meus Documentos (se voc usa Windows), mas eu sou do time dos que preferem guardar seus arquivos em um local mais seguro. O HD do meu notebook particionado (o que significa que ele foi dividido em dois) e eu uso um dos discos rgidos para o meu sistema operacional e outro para arquivar itens. Acho mais correto assim, pois em caso de problemas com vrus, meus arquivos esto em outro compartimento. De qualquer forma, escolha um local para fazer o seu arquivo e mos obra. Mantenha-as organizadas. Essa a parte mais difcil da tarefa mas uma das mais importantes. Crie o hbito de salvar determinada coisa DIRETAMENTE na pasta relacionada mesma, em vez de colocar por enquanto, numa pasta qualquer. E, se o arquivo algo intil que no entra em nenhuma das suas pastas, pergunte-se sobre a necessidade de fazer o download dele. Ou realize o download, faa o que tem que fazer com ele e apague-o. Outra coisa que ajuda a manter a organizao ficar atento necessidade da abertura de novas pastas. Geralmente, a cada projeto que comeamos, precisamos de um local para arquivar informaes relacionadas ao mesmo.

Nomes de arquivos
Documento1.doc no pode!
Abuse da explicao no ttulo

META: no precisar abrir o arquivo para saber seu contedo


Ttulos muito longos e repetidos? Poderia ser uma subpasta

Gerenciamento de Arquivos e Pastas


Todo e qualquer software ou informao gravada em nosso computador ser guardada em uma unidade de disco, que vimos anteriormente (HD, disquete, CD, DVD, etc..).
ARQUIVO apenas a nomenclatura que usamos para definir Informao Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsvel pela operao nos d o direito de gravar a informao com a qual estamos trabalhando e, aps a gravao, ela transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos.

Em que lugar exatamente esse arquivo gravado nos discos?


No momento da gravao, ou seja, aps solicitarmos o comando salvar, o computador nos pede duas informaes para prosseguir com o salvamento: O nome do arquivo e a pasta (diretrio) onde ele ser salvo.
PASTA o nome que damos a certas gavetas no disco. Pastas so estruturas que dividem o disco em vrias partes de tamanhos variados, como cmodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas.

Caixa de Dilogo Salvar

Nomenclatura de Arquivos no Windows


Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome dado no momento da criao. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional. No Windows, os nomes podem conter at 255 caracteres (letras, nmeros, espao em branco, smbolos), com exceo destes / \ | > < * ? : que so reservados pelo Windows.

Ferramenta de Gerenciamento de Arquivos e Pastas


Windows Explorer

Windows Explorer
um programa que acompanha o
Windows e tem por funo gerenciar os objetos gravados nas unidades de disco,

ou
seja, todo e qualquer arquivo que esteja gravado em seu computador e toda pasta

que

exista

nele
fcil

pode
e

ser

vista
de

pelo
uma

Windows interface

Explorer.

Dotado intuitiva,

pode-se

aprender a us-lo muito facilmente.

Elementos de uma janela

Localizando arquivos
Dependendo da quantidade de arquivos que voc tem e de como eles esto organizados, localizar um arquivo pode significar procurar em centenas de arquivos e subpastas; uma tarefa nada simples. Para poupar tempo e esforo, use a caixa de pesquisa para localizar o arquivo. A caixa de pesquisa

A caixa de pesquisa est localizada na parte superior de cada janela. Para localizar um arquivo, abra a pasta ou biblioteca mais provvel como ponto de partida para sua pesquisa, clique na caixa de pesquisa e comece a digitar. A caixa de pesquisa filtra o modo de exibio atual com base no texto que voc digita. Os arquivos sero exibidos como resultados da pesquisa se o termo de pesquisa corresponder ao nome do arquivo, a marcas e a outras propriedades do arquivo ou at mesmo parte do texto de um documento.

Criando uma pasta


Para criar uma pasta (ou diretrio): Boto direito do mouse em uma rea vazia do Windows Explorer ou da rea de Trabalho, escolha a opo Novo e a opo Pasta. Quando a pasta for criada, voc digita o nome dela e aperta a tecla Enter para finalizar a criao. No pode existir pastas ou arquivos com o mesmo nome dentro de um mesmo diretrio.

Renomeando uma pasta


Boto direito na pasta, opo Renomear Seleciona a pasta, e aperta a tecla F2

Assim como na hora de criar, voc digita o


novo nome da pasta e aperta Enter para

terminar de renomear.
Voc pode apertar Esc se no quiser mais

renomear.

Copiando Arquivos ou Pastas


Voc pode utilizar o Explorer para copiar arquivos e pastas existentes para outro local no mesmo disco ou para outro disco. O procedimento o seguinte:

Selecione o arquivo/pasta que deseja copiar. Se quiser selecionar mais de um o arquivo/pasta, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto seleciona os demais arquivos/pastas; Aps selecionar os arquivos/pastas desejados, clique opo Copiar;
Os arquivos/pastas selecionados so copiados para a memria do computador, numa rea chamada rea de Transferncia; Selecione, com o mouse, a rea ou disco para onde deseja copiar os arquivos e pastas selecionados; Clique na opo Colar;

Movendo Arquivos ou Pastas


Voc pode utilizar o Explorer para mover arquivos e pastas para outro local no mesmo disco ou para outro disco. O procedimento o seguinte: Selecione o arquivo/pasta que deseja mover. Se quiser selecionar mais de um o arquivo/pasta, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto seleciona os demais arquivos/pastas; Aps selecionar os arquivos/pastas desejados, clique na opo Recortar; Os arquivos/pastas selecionados so transferidos para a memria do computador, numa rea chamada rea de Transferncia e excludos do local onde existiam; Selecione a rea ou disco para onde deseja mover os arquivos; Clique na opo Colar;

Movendo e Copiando Arquivos no Windows


Mesma Unidade
Copiando um Arquivo CTRL pressionado + Arrastar at o destino Arrastar at o destino

Unidades Diferentes
Arrastar at o destino

Movendo Arquivos

SHIFT pressionado + Arrastar at o destino

Mais informaes: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/working-with-filesfolders#1TC=windows-7

alexbueno@ig.com.br

OBRIGADO

You might also like