You are on page 1of 20

Clima

Tempo

Clima o padro de comportamento do tempo

Tempo o estado momentneo da atmosfera

Determinam o comportamento Fatores climticos Elementos climticos

temperatura

Umidade
presso

Latitude

Altitude

Continentalidade/ Maritimidade

Correntes martimas

Relevo

Urbanizao

Vento -Ar em movimento.


No planeta Terra, ocorrem desequilbrios de temperatura e, portanto, de presso, situao geradora do movimento de ar. Os ventos sopram das reas mais frias (mais densas e de alta presso), chamadas de anticiclonais, para as reas mais quentes (menos densas e de baixa presso), chamadas de ciclonais.

Alta presso Maior n.o de molculas Ar denso

Baixa presso Menor n.o de molculas Ar leve

Frio

Quente

Razo adiabtica(envolve temperatura, presso e umidade): refere-se a variao da temperatura com a altitude , esta pode ser diferente em funo da umidade e da presso. Perceba na imagem:

As massas de ar que se elevam na atmosfera sofrem mudana de temperatura: vo se resfriando em cerca de 10 C por quilmetro, fato conhecido como razo adiabtica

1.

1.

Existem variaes de presso atmosfrica no espao em dois sentidos principais: Horizontal - que um movimento do ar dos plos para o equador conhecido por adveco (lateral) e ocorre por grandes distncias. Ex: ventos alsios, mones. Plos Equador Vertical- de conveco (de baixo para cima), e influenciado pela altitude e temperatura em escala local . Ex: Brisas.

Mones circulao regional e sazonal do ar.

As massas de ar
Massa de ar equatorial: tanto a equatorial martima (Em) quanto a equatorial continental (Ec) so quentes e midas Massa de ar tropical: a tropical martima (Tm) quente e mida, enquanto a tropical continental (Tc) quente e seca, pois se forma nos continentes. Massa de ar polar: a polar martima (Pm) se forma nos oceanos (mais de 50 de latitude) e fria, mida e instvel; j a polar continental (Pc) fria, seca e estvel.

A gua na atmosfera
O ciclo hidrolgico na superfcie terrestre

Umidade relativa (UR)quantidade mxima de umidade que a atmosfera pode conter. Varia de regio para regio. Ponto de orvalho a quantidade mxima de vapor de gua que o ar pode conter em uma determinada temperatura (UR) quando atinge o limite condensa e ocorre a precipitao. Umidade absoluta quantidade de vapor de gua contido no ar em um determinado momento em um lugar

A precipitao a queda de gua no estado lquido (chuva) ou slido (neve e granizo). Resulta da condensao do vapor de gua que existe na atmosfera.

A variao da precipitao na superfcie do globo resulta da ao conjunta de vrios fatores:


Latitude; Proximidade ou afastamento do oceano; Correntes martimas; Relevo.

1.

2.
3. 4.

Chuva frontal (1) Chuva convectiva(2)

Chuva orogrfica(3)

Sites para visitar


http://www.inmet.gov.br

http://www.climatempo.com.br/

You might also like