You are on page 1of 7

Sis%e$a Muscular

Ele$en%os de Ana%o$ia e &isiolo'ia (u$ana Os ossos e as articulaes fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si s, no conseguem mover o corpo. O movimento depende do sistema muscular e, conseguido pela contraco e relaxamento dos msculos. O Corpo Humano tem muitos msculos e distri u!dos por todo o corpo. "epresentam em peso, a parte mais importante do nosso corpo # cerca de $%& do peso do corpo formado por msculos

Nuno Melo, 2007

1 Ano - Curso Educao Bsica, ESELx !"L#

Sis%e$a Muscular
Ele$en%os de Ana%o$ia e &isiolo'ia (u$ana FUNES 'O()'*+,O -O CO".O # O movimento depende do funcionamento integrado de ossos, articulaes e msculos /es0uelticos1. 'O()'*+,O -* 2342,5+C)62 -*+,"O -O O"76+)2'O # 6 contraco do msculo card!aco gera o movimento do sangue atravs do corao e dos vasos sangu!neos. *2,64)8)-6-* -62 .O2)9:*2 -O CO".O * "*73869;O -O (O83'* -O2 <"7;O2 # 6s contraces do msculo mant=m o corpo em posies est>veis, como ficar de p ou sentado. -o mesmo modo, as contraces dos msculos /lisos1 podem impedir o refluxo do contedo de um rgo oco? o arma@enamento tempor>rio de urina na exiga poss!vel por0ue existem msculos 0ue fecham a via de sa!da. ."O-39;O -* C68O" # Auando o msculo /es0ueltico1 se contrai para reali@ar tra alho h> li ertao de calor. 7rande parte do calor li ertado pelo msculo usada para manter a temperatura corporal.

Nuno Melo, 2007

1 Ano - Curso Educao Bsica, ESELx !"L#

Sis%e$a Muscular
Ele$en%os de Ana%o$ia e &isiolo'ia (u$ana PROPRIEDADES DOS MSCULOS CO+,"6C,)8)-6-* # Capacidade dos msculos para se contra!rem. Auando um msculo se contrai, ele gera movimento nas estruturas a 0ue est> ligado ou pode causar um aumento da presso dentro de rgos ou de vasos. *862,)C)-6-* B capacidade de msculos retomarem a sua forma original aps terem sido esticados. *C,*+2)4)8)-6-* # capacidade dos msculos de serem esticados para alm forma normal. *CC),64)8)-6-* B capacidade dos msculos de responderem a est!mulos.

Os msculos so geralmente divididos em dois gruposD E (olunt>rios # 'sculos 0ue ns controlamos conscientemente?. E )nvolunt>rios # 'sculos 0ue tra alham independentemente da nossa vontade. *m determinadas circunstFncias alguns msculos involunt>rios podem ser voluntariamente controlados.

Nuno Melo, 2007

1 Ano - Curso Educao Bsica, ESELx !"L#

Sis%e$a Muscular
Ele$en%os de Ana%o$ia e &isiolo'ia (u$ana TIPOS DE TECIDO MUSCULAR

,ecido muscular tam m classificado do seguinte modoD Tecido muscular esquel !ico B encontra#se fixo aos ossos e movimenta o es0ueleto, estriado, apresentando alternadamente faixas claras e escuras ao microscpio e, volunt>rio B contrai#se e relaxa#se por controlo consciente.

Tecido muscular liso B encontra#se nas paredes das estruturas internas ocas, como os vasos sangu!neos, o estGmago e os intestinos. H liso no apresentando estrias e involunt>rio B os seus movimentos so independentes do nosso comando consciente

Tecido muscular card"aco B forma a maior parte da parede do corao? estriado mas com estrias muito mais afastadas entre si 0ue no tecido muscular es0ueltico? involunt>rio B o corao ate segundo determinado ritmo, independente da nossa vontade.

Nuno Melo, 2007

1 Ano - Curso Educao Bsica, ESELx !"L#

Sis%e$a Muscular
Ele$en%os de Ana%o$ia e &isiolo'ia (u$ana Organi@ao estrutural de um msculo es0ueltico Nuno Melo, 2007

1 Ano - Curso Educao Bsica, ESELx !"L#

Sis%e$a Muscular
Ele$en%os de Ana%o$ia e &isiolo'ia (u$ana 6 massa de tecido muscular es0ueltico, constitu!da por milhares de fi ras musculares organi@adas em fasc!culos e pe0uenas 0uantidades de vasos sangu!neos e terminaes nervosas. Cada fi ra muscular uma clula nica, alongada e cil!ndrica, contendo muitos ncleos locali@ados na periferia da clula. Cada fi ra tem um padro andas claras e escuras em toda a sua extenso /msculo estriado1. *sta apar=ncia provocada pela so reposio de filamentos de duas grandes molculas proteicas 0ue se entrelaamD a ac!i#a e miosi#a.

CONTRAC$O MUSCULAR 6 contraco de um msculo iniciada por um sinal proveniente do cre ro, o 0ual d> instrues a determinada 0uantidade de fi ras para se redu@irem numa pe0uena poro resultando na contraco de todo o msculo. 6 instruo viaIa atravs do nervo para terminaes especiali@adas do prprio msculo. *stas terminaes parecem estar cravadas no msculo mas, na verdade no esto em contacto com eleD existe uma fenda minscula entre o nervo e o msculo B fenda sin>ptica # 0ue o sinal tem de atravessar. .ara 0ue haIa contraco o sinal atravessa a fenda transportado em molculas de acetilcolina /6Ch1. 6o chegar ao msculo, mais precisamente J placa motora terminal, a 6Ch com ina#se com os seus receptores, aIustando#se tal como uma chave numa fechadura, e produ@ um potencial de aco muscular /um impulso elctrico1 0ue corre todo o msculo e 0ue resulta na sua contraco.

Nuno Melo, 2007

1 Ano - Curso Educao Bsica, ESELx !"L#

Sis%e$a Muscular
Ele$en%os de Ana%o$ia e &isiolo'ia (u$ana Os m%sculos Esquel !icos e o mo&ime#!o O 'ovimento do nosso corpo produ@ido por milhares de fi ras musculares e milhes de molculas, tra alhando em conIunto so as instrues rece idas atravs das fi ras nervosas 6 contraco dos msculos es0uelticos puxa os tendes 0ue, por seu turno, puxam os ossos. Os ossos funcionam como alavancas. 6 maior parte dos movimentos re0uer a aco conIunta de v>rios msculos. 3ma oa parte dos msculos esto dispostos em pares opostos com efeitos oposto /ver imagem1

Nuno Melo, 2007

1 Ano - Curso Educao Bsica, ESELx !"L#

You might also like