You are on page 1of 15

TEMA: CONHECIMENTO (TIPOS DE CONHECIMENTOS, FORMA DE TRANSMISSO, CARACTER SOCIAL DO CONHECIMENTO) E MTODO CIENTFICO

ELABORADO POR: TLIS A DOLFO CUMBE-103052071001 ARTUR AFONSO CUMBANE-103052071003 ANTNIA MENDES PAIZANO ALFORMA-103052071016 DOCENTE: PhD. PEDRO CHUME

o Introduo;
o Objectivos; o Tipos de conhecimentos;

o Caracter social do conhecimento e;


o Mtodo cientfico.

Opnio verdadeira e justificada

O conhecimento
Todo o ser humano necessita saber acerca do seu universo para facilitar a sua sobrevivncia

GERAL Estudar o conhecimento e o mtodo cientfico. ESPECFICOS Identificar os tipos de conhecimentos e diferencia-los entre eles; Interpretar o caracter social do conhecimento; Explicar o mtodo cientfico; Mencionar e analisar as variantes ou mtodos de abordagem do mtodo cientfico.

7 diferentes tipos

Conhecimento emprico; Conhecimento cientfico; Conhecimento filosfico; Conhecimento teolgico; Conhecimento mtico; Conhecimento tecnico e; Conhecimento artstico.

aquele baseado em conhecer algo informalmente, sem saber as causas. Acontece por experiencia casual.

CARACTERSTICAS DO CONHECIMNTO EMPRICO

Assistemtico; Superficial; Impreciso; Subjetivo.


Forma de aquisio???? Forma de Transmisso?????

um tipo de conhecimento que busca a verdade a partir de um rigor tcnico baseado na experimentao.

CARACTERSTICAS DO CONHECIMNTO CIENTFICO


Real; Contingente; Sistemtico; Verificvel; Falvel; Aproximadamente exato; Objectivo; Generalizadores; Racional; Previsvel. Forma de aquisio???? Forma de Transmisso?????

FILOSFICO
Procura conhecimento com base na razo e no utiliza experimentao.

CARACTERSTICAS DO CONHECIMNTO FILOSFICO


Valorativo; No-verificvel; Racional; Sistemtico; Infalvel e exato.

Forma de aquisio???? Forma de Transmisso?????

o tipo de conhecimento que se fundamenta na f.

CARACTERSTICAS DO CONHECIMNTO TEOLOGICO


Inspiracional; Sistemtico; No verificvel; Acrtico.
Forma de aquisio???? Forma de Transmisso?????

Procura entendimento da verdade com base na tradio e sobrenatural.


Forma de aquisio???? Forma de Transmisso?????

CONHECIMENTO TCNICO
a aplicao de outras formas de conhecimentos para solucionar os problemas .

CONHECIMENTO ARTSTICO
aquele que busca resgatar saberes e fazeres que ajudam a perceber a verdade e explicar relaes sociais e fenmenos culturais.

O carcter social do conhecimento esta relacionado com a parte social e do conhecimento que o homem adquire dia ps dia, em fim uma relao homem-natureza, isto na medida que o homem vai adquirindo o conhecimento.

Benfico

Este caracter pode ser


No benfico

MTODO CIENTFICO
a maneira mais clara e definida que se tem de procurar o conhecimento. Mtodo cientfico - conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para se atingir o conhecimento. (GIL, 2006, p. 26).

MTODOS DE ABORDAGEM OU VARIANTES DO MTODO CIENTFICO Mtodo dedutivo; Mtodo indutivo; Mtodo hipottico-dedutivo; Mtodo dialctico; Mtodo fenomenolgico .

CONCLUSES
Os tipos de conhecimentos so: conhecimento emprico,

cientfico, filosfico, teolgico, mtico, tcnico e artstico. O carcter social do conhecimento esta relacionado com homem e o conhecimento que adquire, formas como ele vai usar o seu conhecimento, partindo de principio de que este caracter benfico e prejudicial ao homem, na medida em que o crescimento cientfico vai evoluindo. Mtodo cientfico o conjunto de normas, procedimento na qual permitem atingir um conhecimento. As variantes ou mtodos de abordagem do mtodo cientfico so: dedutivo, indutivo, hipottico-dedutivo, dialctico e fenomenolgico.

BARROS,

Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia cientfica:um guia para a iniciao cientfica. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 2000. FACHIN, Odlia. Fundamentos de metodologia. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. FERRARI, Alfonso Trujillo. Metodologia da pesquisa cientfica. So Paulo: McGraw-Hill, 1982. GIL, Antnio Carlos. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social 5. ed. So Paulo:Atlas, 2006 LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Cientfico.Ed.Atlas, So Paulo, 1995. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Tcnicas de Pesquisa. So Paulo: Ed. Atlas, 1999.

You might also like