You are on page 1of 27

A Arte (como chamada a religio Wicca) uma religio de amor e alegria, tambm uma religio xamnica, pois prega

ega a existncia de mundos paralelos ao nosso e a possibilidade de contato com os seres deste outros mundos , ao contrrio do cristianismo no prega a felicidade unicamente aps a morte. A simpatia pela natureza se deve a um sentimento arraigado de pertencermos a ela e no a idia de que Deus criou a natureza para ser dominada e explorada pelo homem. Um animal um irmo, assim como uma pedra ou uma rvore. A mulher tem um papel muito importante na Bruxaria pois como me ela uma personificao da Grande Me Natureza.

http://www.wiccaciadasbruxas.com.br

Em nossa caminhada pela vida, nossa interao com o mundo, ora perdemos pedaos, levados por pessoas, situaes ou lugares a que nos apegamos, ora pegamos sentimentos, traumas, rudos de pocas que no fazem parte de nossa essncia e que impedem o fluxo natural do nosso ser. A sade s existe quando estamos em sintonia com a alma, com sua essncia e seu propsito. Tudo o que interfira na nossa relao com a alma precisa ser curado para que sejamos plenos. preciso buscar a causa quer tenha ocorrido ontem, quer se perca na noite dos tempos. Para alma no existe limites de tempo espao e, s neste contexto, podemos restaurar sua integridade. Tambm possvel conhecer e curar o futuro. A tcnica WICCA no utiliza hipnose e nem apenas traz as lembranas, mas a cura do passado e de suas repercusses no presente.

TEXTO AUREO Abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se aps outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor ira, abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes. Jz 2.12,13

VERDADE APLICADA
Baal, Astarote, Duendes, Fadas e Bruxinhos do Bem, so nomes utilizados pelo paganismo, no decorrer da histria da humanidade, para camuflar a verdadeira identidade da velha serpente: Lcifer.

OBJETIVOS DA LIO Fazer conhecida a origem da Seita Wicca;

Conhecer as Divindades Wiccanianas;


Refutar as principais heresias do Wiccanismo.

TEXTOS DE REFERNCIA

Jz 2.11 - Ento os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins; Jz 2.12 - Abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se aps outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor ira, Jz 2.13 - abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes. Jz 2.14 - Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou na mo dos espoliadores, que os despojaram; e os vendeu na mo dos seus inimigos ao redor, de modo que no puderam mais resistir diante deles.

OBJETIVO Fazer conhecida a origem da Seita Wicca;

1. Histrico da Bruxaria chamada Wicca


Wicca, seita popularizada por Gerald Brosseau Gardner, nascido em 13 de junho de 1884, na Inglaterra, faleceu em 12 de fevereiro de 1964. Gardner era fascinado pelo ocultismo, buscando contato com vrias seitas e, em diversos lugares do mundo, foi agregando conhecimento e crenas em bruxaria. Antes de criar suas prprias doutrinas, Gardner foi membro da Maonaria, membro da Rosa-cruz, fez parte de grupos praticantes de bruxaria na Inglaterra e sofreu a influncia do amigo Aleister Crowley, um homem conhecido pela prtica e pela divulgao do culto satnico.

1.1. O Termo Wicca


Com a publicao de seus livros A Bruxaria Hoje (1954) e O Sentido da Bruxaria (1959), Gardner se popularizou na Inglaterra espalhando rapidamente seus ensinos em todo Reino Unido. As doutrinas formuladas nestas obras foram denominadas, tempos depois, de Gardnerianismo. Nessas obras, Gardner resgatou o termo Wicca, porque em pocas remotas os "Bruxos" eram chamados de "wiccas" (os sbios). A palavra wicca oriunda do termo ingls Witchcraft (bruxaria).

1.2. A Prtica do Wiccanismo


Gardner, misturando rituais antigos de feitiaria com ritos de seitas orientais, criou um novo modelo para a prtica antiga de bruxaria. H duas formas de se seguir um rito wiccano: a primeira sozinho, onde o praticante denominado bruxo solitrio; a segunda a forma chamada covens (comunidade praticantes dos rituais Wiccanos), onde vrios praticantes se renem para seus ritos. Um exemplo de rito o crculo de adorao, onde traada uma linha com sal grosso, areia fina, uma pequena bancada que serve de altar, onde se pem incenso e o material (dependendo do que se quer fazer). Em algumas ramificaes da Wicca, os rituais so realizados com os praticantes totalmente nus, um verdadeiro culto promiscuidade.

1.3. A Iniciao ao Wiccanismo


Para se tornar um wiccaniano, o candidato passa por vrias etapas, cada uma delas com seus rituais, que vo desde a prtica do ato sexual entre o candidato e um alto sacerdote ou sacerdotisa Wiccana, conforme o sexo do candidato, at a prtica homossexual.

2. As Divindades Wiccas
Os Wiccanos celebram o casal divino: a deusa me e o deus cornfero. Esses dois possuem muitas faces - faces representadas por diversos deuses e deusas em vrias culturas espalhadas pelo mundo.

2.1. A deusa me
A deusa retratada pelos wiccanos como uma deusa trplice: uma deusa virgem; uma deusa-me; e uma deusa anci. Cada uma tem associaes diferentes, ou seja: a virgindade, a fertilidade e a sabedoria. Ela tambm comumente descrita como a deusa lua ou simplesmente a deusa me por ser a figura da me a mais forte. Os Wiccanos atribuem a ela o ato da criao de todas as coisas, inclusive a criao do prprio deus chifrudo, que ao ser criado conquistou a igualdade deusa me, equivalendo a ela em importncia. Em Joo 1.1-3, encontra-se o relato bblico informando quem de fato o autor da criao: Jesus. Ele o agente da criao de todas as coisas (Jo 1.3).

2.2. O deus cornfero ou deus chifrudo


Mesmo com um nome que faz referncia a um deus possuidor de chifres, os wiccanos desconversam, dizendo que um deus chifrudo simboliza poder e fora, e no o diabo. Diferente do que pregam, ao dizer que nas civilizaes antigas os chifres uma representao da masculinidade, mas, na verdade, o que adorado no uma figura masculina e sim uma divindade, neste caso, uma divindade chifruda. Isso uma retomada a bruxaria e aos cultos a demnios.

2.3. A Bblia condena as divindades wiccanas


Estas divindades wiccanas, ao longo da histria, tiveram vrios nomes. A deusa me foi chamada de: Artemes, Astarote, Diana, etc. O deus chifrudo foi conhecido como: Apoio, Cernutos, Lcifer, Osires, etc. Essas divindades e os cultos a elas so prticas antigas, pois h relatos na Bblia Sagrada que Deus abandonou o povo de Israel por prestar culto a Asterote, a deusa me (Jz 2.1214). Salomo se entregou aos deuses de suas mulheres: Quemos, Moloque; edificando altares e prestando-lhes cultos (lRs 11.7). Alm de praticar a idolatria fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifcios a seus deuses (lRs 11.8). Como consequncia desse apoio e prtica idlatra, o Rei Salomo perdeu o seu reino (lRs 11.11), porque seguiu outros deuses, no guardando o Pacto e os Estatutos que Deus ordenou.

3. Principais heresias Wiccas


No existe nenhum tipo de "livro sagrado" ou "revelao" na Wicca. As fontes que fundamentam a crena e a prtica desta seita so literaturas sobre a bruxaria, que consiste basicamente em obras (na sua maior parte estrangeiras) de sacerdotes wiccanos renomados, como os escritos de Gardner. Destaca-se porm algumas heresias, como segue:

3.1. Princpio tico


O princpio tico que rege os wiccanos diz: Se no causar dano a ningum, faa o que quiser. Uma liberdade sem limites que leva muitos a aes de total irresponsabilidade, visto que o causar dano fica a critrio do praticante da ao. Quando o homem faz o que quer, baseado neste princpio, comete 17:6) - Naqueles dias no havia rei em Israel; cada um pecados. (Juzes fazia o que parecia bem aos seus olhos.
(Eclesiastes 11:9) - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu corao nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu corao, e pela vista dos teus olhos; sabe, porm, que por todas estas coisas te trar Deus a juzo.

3.2. Conceito de Bem e Mal


O que mal para uma pessoa, pode ser um bem para outra, este o conceito do bem e do mal que rege os wiccanos. Para eles, a existncia do mal fundamental para dar sentido ao bem. Assim, veneram as trevas e o mal. A Palavra de Deus, no entanto, condena veemente tal prtica ao afirmar que quem anda nas trevas no sabe para onde vai (Jo 12.35). O Cristo deve andar em novidade de vida e em plena luz (Ef 5.8). Praticar o bem e fugir do mal e de sua aparncia, faz parte do dever do cristo (I Tessalonicenses 5:22) - Abstende-vos de toda a aparncia do mal. , pois o mal, na Bblia, sempre visto como desequilbrio. O homem, por causa do pecado, tornou-se um desajustado espiritual, restando a ele a condenao, se o mesmo no se arrepender de seus pecados.

3.3. Ensino dos Sabs e Esbs.


Sabs, A Roda do Ano ou mandala da natureza, como tambm conhecida, so celebraes comemorativas que marcam as mudanas das estaes do ano. uma ocasio em que os bruxos celebram a natureza, danam, cantam, deleitam-se com alimentos e honram as deidades, principalmente a deusa da fertilidade e seu consorte, como o denominam: deus chifrudo. Em certas tradies Wiccanas, a deusa adorada nos sabs da primavera e do vero, enquanto o deus chifrudo homenageado nos sabs do outono e do Inverno. Os esbs so o nome dado aos rituais de adorao, que acontecem nos momentos das celebraes. H relatos que, nessas celebraes, os rituais so praticados pelas pessoas totalmente nuas.

You might also like