You are on page 1of 12

Polo Ponta Por/MS Curso : Enfermagem Disciplina : Nutrio aplicada a Enfermagem

Aula instrutiva virtual voltada para a orientao nutricional da populao em geral

Tutora : Ponta Por/MS 2013

INTRODUO
No decorrer de nossa vida no somente nossos interesses pessoais que mudam, nosso corpo tambm passa por diversas transformaes e mudanas, quando se trata de dietas importante saber que uma pessoa de vinte anos, no tem necessariamente as mesmas necessidades de uma de quarenta, nosso corpo, assim como nosso metabolismo mudam em cada fase da nossa vida, por isso preciso ter muito cuidado com as dietas, pois existe um tipo ideal para

cada idade, porm o hbito de uma boa alimentao nas vrias fases da nossa vida, priorizando certos alimentos e
evitando outros, bem vindo em qualquer faixa etria.

COMPOSIO DOS ALIMENTOS


Carboidratos, lipdeos e protenas so macro nutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia utilizada para as funes vitais do organismo: respirao, circulao, sntese protica, renovao celular e trabalho fsico. Carboidratos: Componentes de 50 a 60 % da dieta, fornecem energia (crebro um rgo totalmente dependente de glicose) e melhoram a recuperao muscular ps atividade. Cada 1g fornece 4 Kcal s clulas do corpo. Esto presentes nos pes, hortalias A (folhas)/B (legumes) e C (batata, aipim, inhame), cereais, macarro, frutas, leguminosas. Lipdeos: Componentes de 20 a 30 % da dieta, a maior fonte de energia para o corpo. Cada 1g fornece 9 Kcal. Ajudam na absoro de vitaminas lipossolveis A, D, E e K Podem ser divididos em: Gorduras boas - cidos graxos monoinsaturados: azeite de oliva, leo de canola, leo de gergelim, nozes, abacate, castanha do Par; - cidos graxos poliinsaturados mega 3: semente de linhaa, arenque, leo de bacalhau, atum, salmo, sardinha, cavalinha, espinafre, couve e rcula; - cidos graxos mega 6: leo de soja, milho, girassol e algodo. Gorduras ruins - cidos graxos saturados: manteiga, leite integral, bacon, azeite de dend, carne de boi gorda, toucinho, leo de coco Gordura trans: margarinas slidas, nuggets, biscoitos recheados, empanados, produtos de panificao (folheados, croissants), congelados industrializados. Protenas: Constituem de 15 a 20 % da dieta. Maiores componentes estruturais das clulas do corpo humano. So importantes para a construo e manuteno dos tecidos, formao de enzimas, hormnios, anticorpos e fornecimento de energia. Cada 1 g fornece 4 Kcal. Esto presentes em: carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, iogurtes, soja, leguminosas (feijo, lentilha, ervilha, gro de bico) e embutidos/frios.

O que so deficincias nutricionais


No organismo humano, as deficincias nutricionais expressam a carncia dos nutrientes indispensveis manuteno
da sade e prejudicam o bem-estar das pessoas, contribuindo para que fiquem doentes com mais facilidade. As deficincias nutricionais de maior importncia epidemiolgica a desnutrio energtico-protica (DEP), as

anemias, a hipovitaminose A e o bcio acham-se estreitamente associadas ao quadro estrutural da pobreza. Em consequncia, sua erradicao completa, definitiva e legtima encontra-se na dependncia da prpria erradicao dos grandes contrastes econmicos e sociais gerados e mantidos pelo processo de produo e distribuio de bens e servios. Impe-se, portanto, uma vigorosa ao de governo, respaldada pelo consenso da sociedade, como meio de reverter, a mdio e longo prazos, o contexto poltico, econmico e social que condiciona as diferentes manifestaes das carncias alimentares e nutricionais (Koifman,1988; Carlson & Wardlaw, 1990).A despeito destas consideraes, reconhece-se que o setor sade pode, a curto e mdio prazos, contribuir para uma efetiva reduo do quadro de deficincias nutricionais utilizando uma srie de instrumentos de comprovada eficcia. a lgica das intervenes prprias do setor sade que se pretende analisar neste trabalho, estabelecendo os fundamentos e as projees de algumas medidas que podem e devem ser adotadas como estratgias especficas para o controle de processos carncias.

Alimentao dos bebs


At os seis meses, o leite materno fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento do beb e possui elementos essenciais. Caso no seja possvel a amamentao, recomenda-se o leite fortificado .Dos quatro aos seis meses, os bebs comeam a comer coisas slidas. Um dos melhores alimentos para iniciar essa fase o cereal para bebs e o arroz, pois fcil de ser ingerido e, normalmente, no produz reaes alrgicas. Aps o beb aceitar esse novo alimento, comece a acrescentar vegetais e frutas amassadas, aumentando gradualmente a quantidade. 4 a 6 meses: Cereais fortificados em ferro, frutas e vegetais amassadas;

6 a 9 meses: Mistura de legumes e frutas, papinhas, iogurte, carne e aves em papa, gemas de ovos;9 a 12 meses:
Alimentos variados picados (pedaos finos e pequenos), legumes, espaguete, queijos suaves;12 meses a 1 ano e meio: Alimentos para criana, alimentos ricos em fibras, leite de vaca. A amamentao normalmente vai at os 12 meses e a quantidade vai diminuindo aos poucos, mas cabe me e criana, continuar aps esse perodo.

Alimentao na infncia
A necessidade de energia e de nutrientes na infncia muito alta, pois a fase de crescimento, de
desenvolvimento dos ossos, msculos e tecidos. Muitas crianas possuem problemas de apetite reduzido, mas importante manter uma alimentao saudvel nessa fase da vida. Desde pequeno j precisam se acostumar a comer legumes, vegetais e frutas. As refeies precisam ser frequentes e pequenas, quanto mais for colocado no prato, mais a criana vai recusar a comida, portanto, o ideal aumentar aos poucos e fazer refeies coloridas que chamem a ateno.

O que no pode faltar na alimentao das crianas: Hidrato de Carbono: Fibras, Minerais e Vitaminas (Pes, cereais, massas, arroz, batata, bolo, biscoito) Frutas e Legumes: Vitaminas A e C, Minerais, Fibras (Todos os tipos, em diversas formas: crus, cozidos, purs, sumos) Leite e derivados: Protenas, Carboidratos, Clcio, Minerais e Vitaminas (Leite, queijo, iogurtes, amanteigados) Carne bovina, Aves e Peixes, ovos, feijo: Protenas, Vitaminas, Ferro e Minerais

Alimentao na adolescncia

durante a adolescncia que ocorrem as mudanas fisiolgicas e hormonais e a fase da vida que o consumo de gorduras e doces ainda maior. Apesar de ser maior a preocupao com o corpo, na adolescncia que ocorrem os maiores distrbios alimentares e os apetites incontrolveis. Portanto, preciso ter bastante cuidado com a alimentao. O ideal consumir nutrientes que so importantes para o crescimento, ter uma alimentao balanceada, evitar regimes, praticar muitos exerccios fsicos, reduzir as quantidades das refeies e comer 5 vezes ao dia: as 3 refeies principais e um lanchinho em cada intervalo. Aconselha-se o consumo de clcio, pois importante para a formao dos ossos, o ferro, para o desenvolvimento muscular, endcrino e esqueltico, e o zinco, que ajuda no crescimento e na maturao sexual.

Alimentao na fase adulta

Na fase adulta comeam as dores aqui e ali, os probleminhas de sade, o estresse, dentre outros fatores. Mas, tendo uma alimentao saudvel, o risco de desenvolver doenas diminui. Porm, esse efeito a longo prazo, por isso importante manter bons hbitos alimentares desde a infncia. Alm disso, o objetivo na fase adulta tambm manter o peso ideal, cuidar da pele, evitar a queda de cabelo para que eles possam crescer saudveis, e ter um bom sistema imunolgico e uma grande quantidade de energia para aguentar a correria do dia-a-dia.

Dicas Mantenha o peso ideal para evitar as complicaes e doenas; Reduza a quantidade de sal; Se possvel, evite o consumo de lcool e cigarro, ou diminua a quantidade; Evite o sedentarismo e faa exerccios! No precisa fazer uma malhao pesada, mas uma simples caminhada diariamente pode te ajudar a manter o peso, evitar problemas nas articulaes, nos ossos e no corao.

Alimentao para os Idosos


Os idosos precisam de uma quantidade de energia um pouco menor, ainda mais quando as atividades vo diminuindo com o tempo. Mesmo assim, a quantidade de vitamina, protena e minerais so as mesmas, pois por ser

uma idade onde o risco de doenas muito maior, fundamental uma alimentao especfica, balanceada e preventiva.
Nessa fase da vida, a ingesto de gorduras precisa ser ainda menor, por causa das doenas cardiovasculares, porm, para os que precisam ganhar peso, pode haver o consumo, mas completamente moderado. Para o bom funcionamento do intestino, que nessa fase um pouco delicado, tem que haver grande ingesto de fibras, mas moderadamente para que no haja resultado negativo em outra rea do organismo. importante tambm, beber muita gua para regularizar a atividade do intestino. O ferro importante, pois ajuda a prevenir da anemia, que comum nessa faixa etria. E a vitamina C pode ajudar a obter mais Ferro, alm das carnes vermelhas (consumo moderado), e das fontes vegetais. O clcio importantssimo, para fortalecimento dos ossos, pois a taxa de descalcificao ssea aumenta junto com a idade. Os alimentos ricos em clcio devem fazer parte da alimentao diria. O acar quando ingerido em doses adequadas, e com o resto da alimentao adequada, no h problemas, s se o idoso possuir alguma doena em que a ingesto piore o quadro. Mas caso contrrio, at bom para quem quer ganhar peso.

ALIMENTOS FUNCIONAIS
So alimentos que alm de fornecerem energia para o corpo e uma nutrio adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefcios sade auxiliando na reduo e preveno de diversas doenas.

CONCLUSO

Uma boa nutrio condio fundamental para promover o bem estar fsico, mental e social de crianas, jovens e adultos, garantindo, em condies normais de sade, uma boa qualidade de vida. Em todas as fases da vida dos seres humanos a alimentao deve ser variada e equilibrada. Um s tipo de alimento no contm todos os nutrientes que o corpo necessita - protenas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, gorduras e fibras. Alm do mais, diferentes grupos de pessoas possuem diferentes necessidades nutricionais, que dependem de fatores como idade, sexo, atividade fsica, gravidez e amamentao.

BIBLIOGRAFIA
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://spontex.com.br/blog/wpcontent/uploads/2013/10/tabela_alim.Func_. ACESSO NO DIA 02-11-2013 AS 20.00 HORAS http://www.google.com.br/imgres?newwindow=1&sa=X&biw=1366&bih=667&sout=0&tbm=isch&tbnid=nksu kQ1LKr-WLM: ACESSO NO DIA 02-11- 2013 AS 20.00 HORAS.

You might also like