You are on page 1of 31

Universidade do Estado de Mato Grosso Instituto de Cincias Naturais e Tecnolgicas Campus Universitrio de Cceres Departamento de Enfermagem Disciplina: Processo

de Cuidar I (Semiologia e Semiotcnica)

Introduo ao Processo de Comunicao e Comunicao Teraputica

Enf Mariana Aleixo Coren 133452


Esp. Didtica do Ensino Superior

Introduo
A comunicao um importante instrumento de interveno na rea da sade, pois ela apresenta como um elo entre o cliente e o enfermeiro, um elemento indispensvel na qualidade das relaes, na identificao do processo sade-doena e na realizao do cuidado (OLIVEIRA, 2006). Na medida em que o ser humano no pode existir sem comunicar a comunicao e a existncia constituem processos inseparveis (Watzlawick, Beavin, & Jackson).

Introduo
O ser humano dado a sua natureza est condenado a atribuir sentido a tudo o que v, sente e experimenta, e esta condenao o que explica realmente o que e em que consiste a comunicao. Por se constituir em algo to inerente ao ser humano, a comunicao ocorre em todos os momentos da vida. o meio pelo qual participamos do mundo que nos rodeia e propicia compartilhar com os outros, as nossas experincias (Mambriani, 1993).

Conceitos
Comunicao o ato ou efeito de comunicar-se, processo de emisso, transmisso e recepo de mensagens por meio de mtodos e/ou sistemas convencionados, com vista ao bem entendimento das pessoas (Dicionrio Aurlio). uma troca de energia, um ato de compartilhar empregado para estabelecer e manter relacionamentos com outras pessoas (Potter, 2005).

Conceitos
Stefanelli (2005) diferencia a comunicao humana e teraputica, sendo a primeira entendida como um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebidas, em que as prprias mensagens e o modo como se d seu intercmbio exercem influncia no comportamento das pessoas envolvidas e a segunda, como sendo o uso da comunicao humana com o objetivo de ajudar a outra pessoa, desenvolvendo relaes interpessoais construtivas.

A comunicao um ato que se faz presente na vida mesmo antes do nascimento onde j estamos transmitindo e recebendo mensagens do meio externo. Ato este que envolve aspectos complexos que necessariamente precisam ser claros entre as pessoas que se comunicam para no gerar desentendimentos e no haver fracasso nas relaes entre estas pessoas.

Caracterizando a comunicao
A palavra comunicao vem do latim comunicare e significa pr em comum.
Segundo Ferreira, a capacidade de trocar ou discutir idias, dialogar, conversar visando o bom relacionamento entre as pessoas.

Componentes da comunicao
Diversos autores concordam que o processo de comunicao composta de emissor, receptor e mensagem...
Emissor: aquele que codifica e envia a mensagem. Receptor: a pessoa que recebe e decodifica a mensagem. Mensagem: o contedo da comunicao, mas nem sempre a mensagem vai ser entendida como ela enviada, variveis modificam o valor e percepo dela.

Formas de comunicao
Verbal: o mtodo que promove a troca de informaes entre duas ou mais pessoas. empregada pela enfermagem e pelo paciente para coleta de informaes. Tambm utilizada para instruir, para esclarecer e para trocar idias.

Alguns aspectos nessa comunicao so importantes: Vocabulrio Significado denotativo e conotativo

No verbal: linguagem transparente do corpo.

Cinestesia : linguagem corporal.

Paralinguagem: sons.
Proxemia : territorialidade e espao pessoal.

-Zona ntima (0 a 45 cm): banhando, arrumando, vestindo, alimentando e fazendo a toalete do paciente. -Zona pessoal (45 cm a 1,20 m): educao em sade individual. -Zona social (1,20 m a 3,60 m): fazendo rondas ou ministrando aula para pacientes com diabetes. Zona pblica (acima de 3,60 m): discursando em um frum na comunidade.

Comunicao Simblica: O simbolismo (verbal ou no-verbal) usado para transmitir o significado.


Metacomunicao: a comunicao a respeito da comunicao. Ouvir e Silncio: to importante quanto falar na comunicao o ouvir. Toque: estmulo tctil feito com o objetivo de contato com outra pessoa.

Elementos da comunicao
Comunicao Intrapessoal: ocorre no interior de uma pessoa. Comunicao Interpessoal: interao entre duas pessoas. Comunicao transpessoal: ocorre no domnio espiritual da pessoa. Comunicao em pequenos grupos: interao com pequeno nmero de pessoas. Comunicao com o pblico: interao com uma audincia.

Relacionamentos profissionais
Relao Enfermeiro-Paciente Criar um ambiente teraputico, depende da habilidade do enfermeiro de comunicar-se, confortar e ajudar os pacientes a satisfazer suas necessidades. POTTER, 2005. A relao Enfermeiro-Paciente pode durar, alguns minutos ou at anos e independente da durao trs fases podem ser identificadas nessa interao, so elas:

Fase Introdutria: incio da relao, busca identificar os problemas de sade ou motivo da vinda do paciente.

Fase de elaborao: planejamento mtuo dos cuidados ao paciente e a implementao do plano.


Fase Final: quando ocorre melhora dos problemas imediatos de sade do paciente e o enfermeiro transita os cuidados do paciente a outro servio de sade do paciente.

Relao entre o enfermeiro e a equipe


A comunicao entre equipe tambm tem sua importncia, pois com o acumulo de funes e atividades dos membros de uma equipe, acaba-se no utilizando uma forma adequada de comunicao. Os enfermeiros precisam de amizade, suporte, diretrizes e encorajamento uns dos outros para enfrentar os muitos fatores de estresse impostos pelo papel da enfermagem.

Comunicao entre enfermeiro-cliente / famlia


A assistncia de enfermagem principalmente em procedimentos que causam medo ou ansiedade, a comunicao eficaz e necessria. A comunicao deve-se voltar tambm para o auto-respeito do enfermeiro e do cliente procurando manter a ausncia de julgamentos.

Tcnicas de Comunicao Teraputica


Ouvir: baseia-se no processo de receber as informaes e observar sua prpria reao s informaes recebidas. Mostra a aceitao do enfermeiro ao paciente.

Amplas aberturas: interesse de conhecer o pensamento do paciente.

Reafirmao: confirmar uma informao transmitida pelo paciente. Mostra o valor da ateno do enfermeiro para com o paciente. Esclarecimento: pedir para que o paciente repita uma informao que por acaso tenha ficado vaga. Reflexo: faz com que o paciente reflita se seu estado emocional presente tem relao com algum ato passado. Demonstra compreenso para com o paciente.

Focalizao: sugerir ao paciente desenvolver assuntos relacionados ao mesmo. Identificar os temas: Ressaltar temas e problemas que surgem com freqncia; demonstrar percepo aos fatos que Acontecer repetitivamente nos temas do paciente.

Silncio: Tem como valor a transmisso de apoio, enquanto se da tempo ao paciente para pensar. Humor: Transmitir bom humor com base no temas escolhidos pelo paciente.

Barreiras da comunicao
Percebemos que se no estivermos atentos a todas as formas de comunicao este processo comunicativo no ocorre, causando frustrao aos interlocutores. Barreira da comunicao nada mais do que a falta de capacidade de concentrao, limitao do emissor/receptor, influncia de mecanismos inconscientes.

A comunicao como Instrumento Bsico


O processo cuidar de um ser complexo e para a comunicao com este preciso considerar valores e crenas, estabelecendo um relacionamento emptico. O profissional no atento a comunicao paraverbal e noverbal pode interpretar incorretamente o padro de resposta do paciente, o relacionamento se constitui em teoria de comunicao. Todo o planejamento de assistncia comunicado pela linguagem escrita ou falada, sendo o objetivo das mensagens compartilhados por todos. A avaliao fornece subsdios para a adequao e definir objetivos a serem alcanados.

A comunicao como Instrumento Bsico


O enfermeiro tambm cria novas maneiras para se comunicar com o paciente. Habilidade psicomotora de certa forma no-verbal a nossa identidade profissional que fica traduzida como movimentos no espao enquanto agimos, geralmente o paciente associa este fato com competncia. Como levantamentos de hipteses a serem confirmadas, um processo de compreender o comportamento das pessoas nela envolvidas.

O uso da comunicao na Assistncia de Enfermagem


O papel do enfermeiro no restringe-se a executar procedimentos, mais que isso, desenvolve a habilidade de comunicao que satisfaz a necessidade do paciente. Mostrar a interao favorece um cuidado personalizado, onde no ocorre comportamento de autoridade e desrespeito por parte do enfermeiro em relao ao paciente. Portanto apelidos ou frases que no convm acabam provocando afastamento do paciente, dificultando a comunicao.

O uso da comunicao na Assistncia de Enfermagem


Quanto a comunicao no-verbal o toque pode ser o mais importante de todos, porm nem sempre tem o mesmo significado para o paciente. Todas as aes devem ser documentadas na maioria dos servios por escrita, em termos corretos, preciso e exatido, alm disso um documento legal que retrata a qualidade de assistncia.

O uso da comunicao na Assistncia de Enfermagem


Para sistematizar a assistncia a primeira etapa a interao com o paciente, colhendo dados seja qual for o referencial terico. Anotaes estas que so lidas por mdicos e enfermeiros, e toda equipe de enfermagem, sendo julgadas para a avaliao do paciente, como fonte de investigao.

O uso da comunicao na Assistncia de Enfermagem


O ensino e desenvolvimento no se esgota no contexto escolar, os estudos mostram que o enfermeiro com pouco conhecimento na comunicao no-verbal e paraverbal pode com esforo, dedicao e estudos aprimorar-se nesta habilidade. Esta habilidade pode e deve ser desenvolvida durante toda a nossa vida, tanto profissional quanto pessoal.

A comunicao e o ensino de Enfermagem


Encontra-se presente na maioria dos currculos das Escolas de Enfermagem no Brasil desde 1970. A comunicao enfoca desde o primeiro ano de graduao em todas as disciplinas como sendo um instrumento bsico pela enfermagem, alm do conhecimento terico para que o aluno desenvolva habilidade e experincia.

Consideraes Finais
Para que ocorra o processo comunicativo, devemos considerar vrios aspectos e este desenvolvido pelo enfermeiro como uma habilidade.

Se o existir no mundo s possvel quando nos comunicamos, o enfermeiro existe na medida que utiliza a comunicao no saber-fazer profissional.

You might also like