You are on page 1of 148

CONCEITO

Ramo autnomo (relativamente) do direito publico que regula a atividade financeira do Estado, pertinente a tributao. Ramo do direito publico que procura disciplinar a relaao juridica entre o sujeito ativo (Estado) e o passivo (contribuinte ou Responsvel). Decorrente da atividade financeira do Estado, no que se refere na obtenao de receita que corresponde ao conceito de tributo.
Relaao Juridica

Contribuinte
SUJEITO PASSIVO Responsvel Obtenao de Receitas

SUJEITO ATIVO Direito Tributario

Existem 2 tipos de receitas publicas:


1. Extraordinaria Com entrada ocorrida em hipotese de anormalidade ou excepcionalidade.ex: arrecadaao de impostos de Guerra ou emprestimo compulsorio. 2. Ordinaria Entrada ocorrida com regularidade e periodicidade. As receitas ordinarias se diveidem em: a) Derivadas = Quando o Estado valendo do seu poder de imperio,na execua de atividade que lhe sao tipicas, far derivar par a seus cofres uma parcela do patrimonio do contribuinte. Ex: Os tributos, As multas (adm e penais) e as reparaoes de guerra.
b) Originarias = Provem da explorao estatal de seus bens e empresas comerciais ou industriais.

A capacidade tributaria passiva independe:


1. Da capacidade civil das pessoas naturais. (Se tem capacidade civil ou nao). Assim o silvicola passivel de ter capacidade tributaria. 2. De achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privao ou limitao do exerccio de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administrao direta de seus bens ou negcios; 3. De estar a pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional

LEGISLAO TRIBUTARIA
Compreende as leis, os tratados e as convenes internacionais , os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes

Legislao tributaria consiste em todo ato normativo que verse sobre a matria tributaria. Consiste nas leis, tratados e as convenes internacionais, decretos e normas complementares.

I. LEIS
Que tem capacidade para inovar no ordenamento jurdico, criando novos direitos e obrigaes. Constituio
1. Outorga competncia tributaria aos entes federados 2. Inaugura limitaes Constitucionais ao poder de tributar 3. Enumera as Espcies Tributarias 4. No o ncleo que cria Tributos 5. Existe Hierarquia entre a CF e as Constituioes do Estado.

1. Quando aprovadas so incorporadas . Emendas as Normas gerais , especialmente sobre 2. Encontram limitaes nas clausulas ptreas. Lei Complementar 1. Disciplina

2. 3. 4. 5. 6. 7.

8.

definio do fato gerador, base de calculo e contribuintes dos impostos. Reclama um quorum especial de maioria absoluta Dispe sobre conflitos de competncia Regula as limitaes do poder de tributar Definio de tributos Obrigao, lanamento, credito, prescrio e decadncia tributrio Cria os seguintes tributos: Emprstimos Compulsrios, Impostos Residuais e Imposto sobre Grandes Fortunas, e contribuies sociais. Definir tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte

Medida Provisria

1. Somente pelo Presidente Republica. 2. Nos casos de relevncia e urgncia, submetida ao Congresso. 3. Pode instituir ou majorar impostos, desde que nao aqueles compreendidos pela lei complementar. 4. Com exceo do II, IE, IPI, IOF e IGF, poder majorar Impostos se for transformada em lei at o ultimo dia do exerccio em que foi criado. S ter efeito no exerccio seguinte. Nos demais tributos no precisa de converso em lei, mas segue a anterioridade.

Lei Ordinria

1. 2. 3. 4.

Instrumento tpico para instituio de tributos. Majorao ou reduo Definio do Fato Gerador, Base de calculo e Alquota Penalidades, Excluso, Suspenso e Extino do credito tributrio 5. Hiptese de Incidncia. 6. Determinar medidas p/ que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos.

Tratados (Convenes) Internacionais

1. Revogam ou modificam a legislao tributaria interna, e sero observados pela que lhe sobrevenham, ou seja, uma nova legislao interna tem que observar os tratados e as convenoes internacionais. 2. Se versa sobre direitos humanos tera mesma fora de emenda constitucional. Se nao versar sobre direitos humanos tem a mesma fora de lei ordinaria, podendo ser alterada por outra lei ordinaria. 3. Se tiver relacionado com tributo ser introduzido pelo decreo legislativo 1. Os convnios previstos na constituio so normas primarias 1. Fixa as aliquotas maximas do ITCD e do ICMS. 2. Fixa a aliquota minima do IPVA 3. Aliquota Insterestadual do ICMS. Obs Evita Guerra Fiscal entre os Estados.

Convnios

Resoluo do Senado

NORMAS COMPLEMENTARES DAS LEIS, TRATADOS, CONVENOES INTERNACIONAIS E DOS DECRETOS.


1. Decretos Regulamentador, Instrues Normativas, Circulares, Portarias , ordens de Servio, Normas Complementares, atos normativos das autoridades administrativa, convenios. 2. As praticas reiteradas constitui norma complementar 3. Os convenios entre as entidades politicas internas, tbm sao normas complementares. Obs: Se o contribuinte observou as Normas Complementares , nao poder ser penalizado

JURISPRUDENCIA DOUTRINA OBSERVAOES IMPORTANTES


O Cdigo Tributrio Nacional lei ordinria que tem fora de Lei Complementar, cujo o texto s vale naquilo que no contrariar a constituio federal. Nao existe hierarqui entre as leis federais, estaduais e municipais, mas existe hierarquia da constituio.

VIGNCIA, APLICAO, INTERPRETAO E INTEGRAO

Vigncia vigente uma lei quando ela est pronta a produzir efeitos no mundo ftico. A vigncia pode ser no espao ou no tempo.

Obs. Como regra, a lei de um ente abrange apenas no seu territorio, porem h exceo, a legislao tributaria de um estado pode vigorar em outro desde que haja convenio, disposies pelo CTN, ou por normas gerais da Uniao.

Entrar em vigor:
1. 2. 3. 4. Atos Normativos expedidos pela autoridade administrativa Na data da sua Publicao. As decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa, a que a lei atribua eficcia normativa- 30 dias apos a publicao. Os convenios na data neles previsto. No exercicio seguinte, aquela lei que extinga ou reduza insenoes, salvo se a lei dispuser uma maneira mais favoravel ao contribuinte.

Obs. Se a lei beneficiar o contribuinte, nao precisa obedecer o principio da anterioridade. Obs.Se a lei nao especificar a data da sua entrada em vigor, entrar em 45 dias aps, porem a sua eficaia dependera do principio da anterioridade. Aplicao adequar a hiptese de incidncia da lei ao caso concreto.

Interpretao Procura buscar o verdadeiro sentido na determinao do alcance da lei.

Integrao Inexistncia de uma norma sobre determinado tema . Dessa forma a integrao se caracteriza por utilizar uma norma existente integrando a lacuna existente. Assim na ausncia de normas a autoridade competente utilizar sucessivamente, na ordem indicada: 1. Analogia - consiste na aplicao de uma norma existente, destinada a reger caso semelhante ao previsto (desde que no resulte exigncia de tributo no previsto em lei, nem autoriza reconhecer isenao, aplicar anistia ou dispensar obrigaoes acessorias.), simplificando nao pode facilitar. 2. Princpios Gerais de Direito Tributrio 3. Princpios Gerais de Direito Publico 4. Equidade - Abrandamento do rigor da lei. O juiz quando autorizado, aplicar a norma que estabeleceria se fosse legislador. (desde que no resulte em dispensa de pagamento do tributo, mas pode resultar na dispensa de multa.
Fenmeno da irretroatividade - A lei tributria aplica-se a fatos geradores futuros. Razo pela qual verificamos que a lei no tem efeito pretrito.

DEFINIO DE TRIBUTOS

TRIBUTOS
DEFINIO

1. So prestaes pecuniria, em moeda, ou cujo valor nela se possa exprimir. Permite pagamento de bens imveis Permite a utilizao de indexadores.
Nao em natura (entrega mercadorias) e nem elabore (trabalho)

2. So prestaes obrigatrias compulsrias. Somente a lei pode obrigar algum a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Em direito tributrio a lei a fonte direta e imediata.

3. Prestao Instituda por Lei. Criado por lei complementar, ordinria ou medida provisria.

4. No Constitui Sano Por Ato Ilcito


Diferencia de multa Pelo principio Non Olet (dinheiro no cheira), admite que as rendas auferidas por atividades ilcitas sejam tributadas desde que o fato ou ato gerador tenha ocorrido esteja na lei. Ex: Dinheiro depositado em conta corrente oriundo de venda de cocana ser objeto do CPMF, (fato gerador: deposito) embora no se possa tributar o ICMS da venda da cocana.(fato gerador: trafico de drogas) MULTAS
CARATER DE SANO
NATUREZA ADM E PENAL

TRIBUTOS
SEM CARATER DE SANO
NATUREZA TRIBUTARIA

Obs. Pode o municipio estebelecer o Iptu Progressivo no tempo, caso o proprietario nao utilize o imovel. Dessa forma o tributo ter natureza punitiva.

5. Cobrado por Atividade Administrativa Vinculada Cobrada mediante atividade Administrativa plenamente vinculada, sem discricionariedade.

A constituio Federal no cria tributos, apenas atribui competncia para que os entes polticos o faam. A natureza juridica do tributo determinada pelo fato gerador.

Ou Medida Provisoria

CLASSIFICAO DOS TRIBUTOS

VINCULADO

O Estado precisa realizar uma atividade especifica para cobrar o tributo

VINCULAO
NAO VINCULADO aquele que basta somente previso em lei p/ que ele seja institudo

QUANTO AS ORDENS JURDICAS

QUANTO A ESPECIE: 1. Vinculado Fato gerador est vinculado a uma atividade estatal especifica. 2. Nao Vinculado Basta previsao legal para que ele seja instituido.

QUANTO A FINALIDADE: 1. Fiscais Finalidade de mera arrecadao de receita, sem qualquer prestao reciproca por parte do Estado. 2. Extrafiscais Finalidade est na interveno do Estado na vida privada e na economia, para assegurar a livre concorrencia, e regular a balana comercial. exemplo: II, IE, IPI, IOF e Cide. 3. Parafiscais Finalidade de prover receita a determinados entes autonomos que executam servios publicos essenciais de forma descentralizada. Alem disso sao arrecadados por outras entidades publicas ou privadas.

QUANTO A POSSIBILIDADE DE REPERCUSSAO DO ENCARGO ECONOMICO-FINANCEIRO


1. Diretos - Incidem sobre o Contribuinte de Direito, o qual no tem, pelo menos teoricamente, a possibilidade de repassar para outrem o nus tributrio. Ex: IR Indiretos - A carga tributria cai sobre o Contribuinte de Direito que o transfere para outrem.

2.

QUANTO AOS ASPECTOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS DA HIPOTESE DE INCIDENCIA 1. Pessoais - o imposto que estabelece diferenas tributrias em funo de
2. condies inerentes ao contribuinte Reais - o imposto que no leva em considerao as condies inerentes ao contribuinte, incidindo por igual face a qualquer pessoa. Ex: IPTU, IPVA e ITR

Hipotese de Incidencia isto aquela situao (ou hiptese) imaginada pelo legislador que ocorre no mundo material Fato Gerador ou Fato Imponivel a materializao no mundo de fato da hiptese de incidncia. Obrigao Tributaria Principal Tem como objeto o pagamento do tributo ou da multa. So definidos em lei. Obrigao Tributaria Acessria So deveres instrumentais que em seu conjunto existem para viabilizar o cumprimento da obrigao principal. No precisa ser previsto em lei. (prazos, atualizao monetria da base de calculo, etc.) Nao Incidencia Quando ocorre determinada situao que no foi includa na hiptese imaginada pelo legislador. A lei no descreveu o fato concreto ocorrido.

Legislao Tributaria Abrange todos atos normativos, desde as fontes primarias at as secundarias. Alquota o critrio legal, normalmente expresso em %, que, conjugado BC permite que se chegue ao quantum debeatur. As alquotas podem ser: a. Ad valorem , tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operao e, no caso de importao, o valor aduaneiro. b. Especfica, tendo por base a unidade de medida adotada

IMPOSTO

TAXAS

TRIBUTOS

CONTRIB. MELHORIAS
CONTRIBUI. ESPECIAIS EMPRESTIMOS COMPULSORIOS

PARA CTN AS EPECIES DE TRIBUTOS SAO 3: IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIO DE MELHORIA

IMPOSTOS
So tributos cujo fato gerador no est vinculado a nenhuma atividade estatal relacionada com o contribuinte. vedado a vinculao de sua arrecadao a despesas especificas. Presta-se ao financiamento das atividades gerais. Exceo aes em servio publico de sade, manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividade adm tributaria. Incidem sobre manifestao de riqueza. De Competencia Privativa. Tem carter contributivo. Competncia para instituir impostos da Constituio Federal, porem a Unio pode cria impostos residuais e extraordinrios.

A constituio exige que a lei complementar de carter nacional defina os respectivos fatos geradores, bases de calculo e contribuintes. Os demais entes s podero legislar sobre os impostos quando a Unio deixar de editar normas gerais. Apenas os impostos sempre quando possvel tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte.

CARACTERISTICAS DOS IMPOSTOS


SELETIVIDADE Possibilidade de variar a alquota de acordo com a essencialidade do produto ou servio. Ex: Cesta Basica, etc. O ICMS poder ser seletivo, o IPI sempre seletivo.
PROGRESSIVIDADE a) Fixos Base de calculo e aliquota estabelecido na lei. Geralmente aparece nas taxas. b) Proporcionais aliquota fixa com base de calculo variavel. c) Progressivos Aumentando a base de calculo, aumenta a aliquota numa proporo direta. Ex: IR, ITR, IPTU (poder). CUMULATIVIDADE Sao nao-cumulativos: Imposto Residuais, IPI e o ICMS. Significa abater o que foi gasto na operao anterior, Relativamente circulao daquelas mesmas mercadorias ou s matrias-primas necessrias sua industrializao. DIRETOS E INDIRETOS a) Diretos O onus do tributo suportado pelo contribuinte, que nao transfere para terceiros. Ex: IPTU, IR, b) Indiretos - O onus do tributo transferido para terceiros. Ex: ICMS, IPI, IMPOSTO PESSOAL E REAL a) Pessoal Leva considerao as caracteristicas pessoais de cada contribuinte. Ex: IR (Numero de filhos, despesa medicas , etc ) b) Real Nao Leva considerao as caracteristicas pessoais de cada contribuinte

a) b) c) d)

CLASSIFACAO DE ACORDO COM O CTN Impostos sobre Comercio Exterior - II, IE Impostos Sobre Patrimonio e renda IR, IPTU, ITR, IPVA, ITBI, IGF Impostos Sobre Produo e Circulao IPI, ICMS, IOF, ISS Impostos Especiais - IEG

COMPETENCIA DOS IMPOSTOS

IMPOSTO DE IMPORTAO
CARACTERISTICA
FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO ALIQUOTA

Entrada de mercadoria estrangeira no territrio Nacional, para uso industrial, comercial ou para consumo. Depende do tipo de alquota. Calculado sobre o valor aduaneiro Alquota Especifica A unidade de medida/ Alquota ad Valorem - preo normal do produto

HIPOTESE DE NO INCIDENCIA
CONTRIBUINTE

Importador ou equiparado/ arrematante de produtos apreendidos ou abandonados e o destinatrio de remessa postal Extrafiscal. Lanado por Declarao considerado estrangeira e sujeito ao II, mercadoria nacional que retorna ao pas.

FUNO OBS

IMPOSTO DE EXPORTAO
CARACTERISTICA FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA Sada de produtos nacionais ou nacionalizados do territrio nacional para estrangeiro. Considera-se ocorrido o fato gerador no momento da expedio da Guia de Exportao ou documento equivalente.

BASE DE CALCULO
ALIQUOTA

Depende do tipo de alquota


Alquota Especifica A unidade de medida/ Alquota ad Valorem preo normal do produto. Aliquota padrao de 30%

HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE FUNO OBS Exportador ou a que a lei equiparar. Extrafiscal. Lanado por Declarao Imunidades Para Exportao: Produtos Industrializados para o Exterior e sobre operaes que destinem mercadorias para o exterior, nem sobre servios prestados a destinatrios no exterior

IPI
CARACTERISTICA
FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA
BASE DE CALCULO

1. Do seu desembarao aduaneiro quando vindo do exterior 2. Sada do estabelecimento Industrial ou equiparado
No desembarao = Valor aduaneiro + Valor do II + Taxas e encargos cambiais/ Na sada de Produto Industrializado do Estabelecimento = Valor da Operao/ Na Arrematao em Leilo = Preo do Arremate.

ALIQUOTA HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE

No incide sobre Exportaes/ Energia Eltrica/ Derivados de Petrleo/ Minerais do Pas/ Importador ou Equiparado/ Industrial ou Equiparado/ Comerciante de produtos sujeito ao imposto/ Arrematante de produtos apreendidos ou abandonados levados leilo. No cumulativo/ Observncia do critrio da Seletividade

OBS

FUNO

Extrafiscal - variaes conjunturais do mercado financeiro . Lanado por Homologao.

IOF
CARACTERISTICA
FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO 1 - Para Operaoes de Credito Pela Entrega do valor ao interessado 2 - Operaoes de Cambio Entrega de moeda nacional ou estrangeira 3 Operaes de Seguro Emisso da aplice ou recebimento de premio 4 Operaoes de Titulos e valores Mobilirios Emisso, pagamento ou resgate 1 - Para Operaoes de Credito Montante da Obrigao 2 - Operaoes de Cambio Montante em moeda nacional 3 Operaes de Seguro Montante do premio 4 Operaoes de Titulos e valores Mobilirios Valor nominal

ALIQUOTA HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE FUNO Quem faz parte das operaes tributadas, de acordo com a lei. Extrafiscal . Lanado por Homologao.

OBS

IMPOSTO DE RENDA
CARACTERISTICA
FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO

Aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: De Renda ou de Proventos de qualquer natureza. Pessoa Fisica = Rendimento Bruto, admitindo abatimentos da lei/ Pessoa Juridica = Lucro real ou Lucro Pressumido (Para empresas menores porte que utilizam coeficientes definidos em lei) Obedecem a Progressividade.

ALIQUOTA HIPOTESE DE NO INCIDENCIA

CONTRIBUINTES

Qualquer Pessoa. Independe da nacionalidade da fonte.

OBS

genrico (abrange todas pessoas) Universal (abrange todo tipo de renda) / Exceo ao Principio da Noventena.

FUNO

Fiscal. Lanado por Homologao.

ITR
CARACTERISTICA
FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO ALIQUOTA

Propriedade, domicilio ou posse de imvel , localizado fora da zona urbana do municpio. Valor da terra sem qualquer benfeitoria. Pode ser Progressiva para desistimular a manutenao de propriedades improdutivas. As glebas rurais quando o proprietrio no possuir outro imvel , Exceto se for explorado por arrendamento ou parceria Proprietrio do imvel, Titular do domnio til ou seu possuidor. Extrafiscal. Lanado por Homologao. Pode ser cobrado pelo municipio/

HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE

FUNO

OBS

IGF
CARACTERISTICA

ICMS
CARACTERISTICA
FATO GERADOR / HIPOTESE DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO

Circulao de mercadorias e a prestao de alguns servios

ALIQUOTA

Definido por resoluo do Senado. NO PODE INCIDIR NAS EXPORTAOES. Cabe a lei complementar a sua definio. Fiscal. Lanado por Homologao.

HIPOTES DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE

FUNO

OBS

ITCD
CARACTERISTICA FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO ALIQUOTA HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE FUNO OBS Causa mortis O herdeiro Doao Optar pelo doador ou o donatario. Fiscal. Lanado por Declarao. Fixadas pelo senado federal (aliqouta maxima de 8%) Transmissao na onerosa de bens, seja por causa mortis ou por doao.

IPVA
CARACTERISTICA
FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO

Propriedade de Veiculos automotores.

Valor venal do veiculo.

ALIQUOTA

HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE

Proprietario do veiculo. Fiscal. Lanamento direto.

FUNO

OBS

ISS
CARACTERISTICA FATO GERADOR BASE DE CALCULO

Prestao de servio constante da lista anexa a ela. Sobre o valor total da operao, exceto se a prpria lista excepcionar o valor da mercadoria. Alquota mxima de 5% e 2% a mnima. Feita por lei complementar.

ALIQUOTA HIPOTES DE INCIDENCIA HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE

Exportaoes de Servios para o Exterior/ Prestador do Servio. Fiscal. Lanado por Homologao. O ISS ser recolhido para o municipio do local do estabelecimento prestado ou, na falta do estabelecimento, no local do domicilio do prestador, exceto em algumas hipoteses

FUNO OBS

IPTU
CARACTERISTICA

FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO


ALIQUOTA

Propriedade, dominio util, ou a posse de bem imovel, localizado na zona urbana do municipio. Valor venal (de Venda) do imovel.
Progressividade Fiscal De Acordo com o valor do Imvel./ Progressividade Extrafiscal - Alquotas diferenciadas de acordo com a localizao e uso do imvel.

HIPOTESE DE NO INCIDENCIA

CONTRIBUINTE

Proprietario do imovel, titular do seu dominio util ou possuidor a qualquer titulo.


Fiscal. Lanamento direto. considerado como zona urbana se houver pelo menos 2 melhoramentos: Abastecimento de gua, esgoto, Calamento, Iluminao Publica e Escola Primaria ou Posto de Sade com at 3 km.

FUNO

OBS

ITBI
CARACTERISTICA FATO GERADOR HIPOTES DE INCIDENCIA BASE DE CALCULO ALIQUOTA Transmisso de inter vivos, a qualquer titulo,por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direito reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio. Valor venal (que pode ser vendido) dos bens.

HIPOTESE DE NO INCIDENCIA CONTRIBUINTE


FUNO OBS

Em regra o adquirente.
Fiscal. Lanado por Declarao

IMPOSTOS RESIDUAIS 1. Criado pela Unio 2. No cumulativo 3. No pode ter fato gerador e nem base de calculo prprios dos demais impostos 4. So institudos por lei complementar. Obs. A competencia residual para criar taxas e contribuio de melhorias pertence tambm aos Estados e municpios- Esaf 1. 2. 3. 4. IMPOSTOS EXTRAORDINARIOS Privativo da Uniao Em iminencia ou no caso de guerra externa. Sao temporarios. Pode ter fato gerador e base de calculo igual aos ja discrimindos na Constituio Federal. 5. Pode ser intituido por medida provisria e por lei ordinaria.

TAXAS
1. 2. DEFINIO SAO TRIBUTOS INSTITUIDOS EM RAZAO DO EXERCICIO DO PODER DE POLICIA. S se pode cobrar taxa de policia pelo efetivo exerccio desse poder. PELA UTILIZAO, EFETIVA OU POTENCIAL, DE SERVIOS PUBLICOS ESPECIFICOS E DIVISIVEIS, PRESTADOS AOS CONTRIBUINTES OU POSTO EM DISPOSIO.

Pelo Servio Publico: Especifico Os usurios so identificados. Sua utilizao individual e pode ser mensurvel . Ex: taxa de coleta de lixo Divisvel Pela Utilizao: Efetivo Usufrudos a qualquer titulo (facultativamente ou obrigatoriamente) Potencial Posto em disposio em efetivo funcionamento. Obs. Os servios ditos gerais e indivisveis (abrange toda populao), no pode ser cobrado taxas, pois ser inconstitucional. 3. 4. 5. TEM CARATER RETRIBUITIVO NAO TEM DESTINAO ESPECIFICA INSTITUIDO SOMENTE PELO ENTE QUE PRESTOU O SERVIO

Taxa x Tarifa
TAXA
RECEITA DERIVADA (Obtido pelo poder de supremacia) ESTAO SUJEITOS AOS PRINCIPIOS TRIBUTARIOS COBRANA NO PROPORCIONAL AO USO. SO COMPULSORIAS PODE SER COBRADO PELA UTILIZAO POTENCIAL DE SERVIO INSTITUIDO POR LEI SERVIOS ESSENCIAIS

PREO PUBLICO OU TARIFA


RECEITA ORIGINARIA (obtido em decorrncia da explorao do patrimnio do Estado.) NO ESTAO SUJEITOS AOS PRINCIPIOS TRIBUTARIOS COBRANA PROPORCIONAL AO USO. (CONTA DE LUZ, TELEFONE, AGUA) NO SO COMPULSORIAS NO PODE SER COBRADO PELA UTILIZAO POTENCIAL DE SERVIO NATUREZA CONTRATUAL SERVIOS NO-ESSENCIAIS

PODE SER COBRADO PELO EXERCICIO DE PODER NO PODE SER COBRADO PELO EXERCICIO DE DE POLICIA PODER DE POLICIA

OBS:
PEDAGIO S ser taxa se o Estado vincular a sua cobrana a uma manuteno das vias publicas, fora isso controverso. Diversas decises do STF, refere-se aos pedgios como tributos da espcie de taxas. ILUMINAO PUBLICA No taxa pois no apresenta caractersticas de especificidade e divisibilidade.

BASE DE CALCULO DAS TAXAS: proibido que as taxas tenham base de calculo ou fato gerador idnticos aos que correspondem aos imposto. As taxas devem ser cobradas devido ao custo de um servio prestado e no pode ser cobrado pela atividade econmica ou pelo valor integrante do patrimnio do contribuinte. (Imposto).

Sumula Vinculante 29
Para calculo da taxa constitucional o uso de um ou mais elemento da base de calculo prpria de determinado imposto, desde que no haja intergral identidade entre uma base e outra. Ex: Taxa de Lixo Proporcional ao tamanho do Imvel (Base do IPTU)

CONTRIBUIO DE MELHORIA
Tributos vinculados a realizao de obra publica que tenha aumentado o valor do imvel. S poder ser cobrado aps a concluso e a valorizao da obra. Limites da Cobrana: 1. Individual valor Maximo que o contribuinte poder ser cobrado. o valorizao sofrida pelo imvel. 2. Total valor Maximo que pode ser arrecadado. o valor total da obra. Observaes: No finalizada a obra, no haver cobrana No havendo valorizao poder pleitear reparao do prejuzo Em obra fracionada cabvel cobrana desde que comprove a valorizao imobiliria.

EMPRESTIMOS COMPULSORIOS
1. 2. Privativa da Unio Instituda apenas por lei Complementar So restituveis (em moeda) e tem prazos. Previstos na lei instituidora compulsorio. Arrecadao Vinculada nos seguintes casos Despesas Extraordinarias : Guerra Externa e/ou Calamidade Publica Investimento publico de carter urgente e relevante interesse nacional (respeita o principio da anterioridade e da Noventena) 3. Absoro temporria do poder aquisitivo (plano Collor I) No Recepcionado pela CF. Obs. O produto arrecadado s poder ser utilizado na despesa que fundamentou a instituio do emprstimo. Seno ser inconstitucional.

CONTRIBUIOES ESPECIAIS
CARACTERISTICAS: Instituda pela Unio por lei Ordinria (como regra).
Exceo: Os Estados, Municpios e o DF, instituiro contribuies, cobrada de seus servidores, para custeio do regime previdencirio prprio, (desde que a aliquota nao seja inferior aos dos servidores da Uniao) alem da contribuio para iluminao publica.

Podem ter fatos geradores e base de calculo prprios de impostos. Tem sempre uma finalidade A Unio tem competncia residual de criar novas contribuies sociais de financiamento da seguridade social (e impostos), desde que seja no cumulativos e inove quanto a base de calculo e fatos geradores. Observao Importante: 1. Se a Constituio j previu a base econmica sobre qual vai incidir determinada contribuio, esta pode ser criada via lei ordinria; se no a criao s poder ocorrer por lei complementar.

FINALIDADE DAS CONTRIBUIES Preencher cofres das entidades autnomas, revertendo a sua arrecadao para um oramento autnomo ao do oramento comum da Unio Federal. Tem natureza parafiscal, pois tem como finalidade o desenvolvimento de atividades especializadas.
IMUNIDADE So imunes das contribuioes sociais as Instituies beneficentes de assistncia social.

Criado por lei Complementar

Exceto ao do OAB Natureza Parafiscal

INDICE
1 CONCEITO 2 CARACTERISTICAS DA COMPETENCIA 3 COMPETENCIA PARA LEGISLAR 4 CAPACIDADE TRIBUTARIA 5 COMPETENCIA CUMULATIVA 6 CONFLITO DE COMPETECIA 7 REPARTIAO DA RECEITA TRIBUTARIA

CONCEITOS
Competencia para Legislar Sobre Direito Tributario Dada pelo poder constituinte para editar leis sobre tributos e relaoes juridicas eles pertinentes. Ex: CTN Competencia Tributaria o que constituio Federal atribui a pessoa jurdica de direito publico interno (Unio, Estados ,DF e Municpios), que lhe da possibilidade de instituir tributos.

Competncia Legislativa Tributaria


A CF, atribui aos entes a competncia para legislar sobre normas acerca do exerccio do poder de tributar, mas devem ser respeitadas as limitaes constitucionais. Exemplo do Cdigo Tributrio Nacional. Quando a CF no dispe de forma contraria, a instituio de um tributo, sua modificao e sua revogao se do por Lei Ordinaria. Compete a Uniao, os Estados e o Distrito Federal legislar concorrentemente sobre o direito tributario: aos municipios cabe suplementar a legislao Estadual e Federal quando couber. 1. No ambito da legislao concorrente compete a Unio somente editar legislar
2. 3. 4.

normas gerais de observncia obrigatria para todos os entes (competncia Vertical ou Concorrente). Restando aos Estados e ao Distrito federal a competncia suplementar (Competncia Horizontal). Editar normas especificas, segundo as peculiaridades locais. Inexistindo lei federal os Estados exercerao competencia plena (ou Supletiva). Mas, sobrevindo a lei federal, somente sero vlidas as disposies estaduais que no contrariem as federais recm editadas.

OBS - Sero suspensas, e no revogadas, pois no existem hierarquia entre leis estaduais e federais

COMPETENCIA CONCORRENTE
NORMAS GERAIS UNIAO

COMPETENCIA SUPLEMENTAR

NORMAS ESPECIFICAS

ESTADOS/ DF E OS MUNICIPIOS

SEM NORMAS GERAIS

UNIAO

COMPETENCIA SUPLETIVA

COMPETENCIA LEGISLATIVA PLENA

ESTADOS/ DF E OS MUNICIPIOS

Classificao da Competncia Legislativa


Exclusiva Exercida por um s ente especifico, determinado pela CF/88. Privativa Conferida a um ente, mas que pode ser delegada ou suplementada pelos demais entes. Concorrente Mais de um ente pode legislar sobre o mesmo assunto, com a mesma fora. No entanto a unio editar normas gerais. Suplementar Estados e o D.Federal. Detalham as normas gerais da Unio. Os municpios pode suplementar a legislao Federal e a Estadual Local Municpios e o D. Federal (na competncia municipal) dispor sobre assuntos de interesses locais Residual Estados e o D.Federal (na competncia Estadual) concedido as competncias que no seja expressamente previsto para unio e municpios.

CARACTERISTICAS DA COMPETENCIA TRIBUTARIA


1. INDELEGAVEL No pode um ente editar norma que atribua a outro ente a competncia para criar tributo que lhe foi outorgado pela CF. O no exerccio da competncia tributaria no autoriza a instituio por outro ente federativo. Exceo da Uniao com os impostos extraordinarios de Guerra. IRRENUCIAVEL O ente no pode renunciar a competencia do tributo INCADUCAVEL INALTERAVEL - Uma vez atribuida a competencia do tributo no poder ser alterada pelo ente politico. FACULTATIVO A sua instituio no uma imposio Constitucional, e sim uma faculdade. No entanto na literalidade da LRF, todos os tributos de competncia do ente devem ser institudos e efetivamente arrecadados, desde que sejam economicamente viveis.

2. 3. 4. 5.

MUTABILIDADE POR EMENDAS CONSTITUCIONAIS

COMPETENCIA DOS ENTES FEDERATIVOS


UNIAO
IMPOSTOS RESIDUAIS

ESTADOS
CONTRIBUIOES PREVIDENCIARIAS PARA SEUS SERVIDORES TAXAS CONTRIBUIO DE MELHORIA IMPOSTOS DOS ESTADOS

MUNICIPIOS
CONTRIBUIOES PREVIDENCIARIAS PARA SEUS SERVIDORES TAXAS CONTRIBUIO DE MELHORIA IMPOSTOS DOS MUNICIPIOS CONTRIBUIO DE ILUMINAO PUBLICA

IMPOSTOS EXTRAORDINARIOS EMPRESTIMO COMPULSORIO CONTRIBUIOES ESPECIAIS TAXAS CONTRIBUIO DE MELHORIA IMPOSTOS DA UNIAO

vedado a bitributao ,tributao por dois ou mais entes federativos sob ocorrncia do mesmo fato gerador. Ex: ISSQN (Municpio) ou ICMS (Estado). vedado a iseno heternoma no qual um ente federativo no pode isentar tributos de outros entes federativos. Bis in Idem Mesmo ente tributante edita diversas leis instituindo mltiplas exigncias tributarias decorrente do mesmo fato gerador. Podem ser considerada bis in idem a tributao sobre o lucro de uma empresa pelo imposto sobre renda de pessoas jurdicas e a contribuio social sobre o lucro liquido.

Capacidade tributaria Ativa - Administrativa


Aptido de cobrar ,arrecadar, fiscalizar . delegvel de um ente poltico para outro ente poltico. Ex: ITR da Unio, pode delegar aos municpios delegvel para de um ente poltico para um ente no poltico de direito publico Parafiscalidade. facultativo.. A atribuio compreende as garantias e os privilgios processuais que competem pessoa jurdica de direito pblico que a conferir. Ex: prazo em dobro para recorrer, etc. No constitui delegao de competncia o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da funo de arrecadar tributos . Simples funo de caixa, que hoje atribuda aos estabelecimentos bancrios.

COMPETNCIA CUMULATIVA

CONFLITO DE COMPETNCIAS
Cabe a lei complementar dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributaria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Exemplo: IPTU e o ITR; conflitos sobre o critrio se o imvel urbano ou rural.

REPARTIO DA RECEITA TRIBUTARIA


Os municpios e o Distrito Federal no repartem as suas receitas. Os Impostos que no repartem so: II,IE, IGF, Imposto de Guerra, ITCD, ISS, ITBI, IPTU. A repartio s pode ocorrer para baixo.

REPARTIO DE RECEITA TRIBUTARIA


Pagos por eles mesmo ou suas autarquias e fundaes

A Unio pode cometer aos Estados , D.Federal e aos Municpios, o encargo de arrecadar os seus impostos, cujo produto seja distribudo no todo ou parte. Os Estados podem fazer a mesma coisa em relao aos Municpios.

INTRODUO
O poder do Estado de arrecadar tributos no ilimitado. Essa relao jurdica no mera relao de poder. As limitaes so garantias individuais dos contribuintes, e por isso mesmo so clausulas ptreas, no podendo o legislador restringi-las mas sim amplia-las. As limitaes constitucionais ao poder de tributar resume nos princpios tributrios e nas imunidades. Outras garantias fundamentais funcionam como limites do poder de tributar. Ex: Liberdade de Culto Imunidade tributaria aos templos de qualquer culto/ Livre Difuso de pensamento Imunidade dos livros, jornais e revistas.

PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS
1- Principio da Legalidade Tributaria ou Reserva Legal
Somente por lei poder ser Criada - Extinta, AumentadaReduzida, os tributos. No poderia haver exigncia de tributo sem o cometimento dos representantes do povo (do Povo), atravs das leis. Somente Por Lei pode ser:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Instituda ou Extinta (ou Por Medida Provisoria Tem fora de lei) Majorada ou Reduzida - (tem exceo) Definio do Fato Gerador da Obrigao Principal e seus elementos fundamentais e do Polo Passivo. Principio da Reserva Legal Fixao da Alquota e base de Clculo Imposio de penalidades Hiptese de excluso, suspenso, e Extino de Creditos; ou de dispensa ou reduo de Penalidades.

EXCEOES AO PRINCIPIO DA LEGALIDADE. 1. Atualizao do Valor Monetrio da Base de Calculo, quando obedece a indice oficiais de correo. 2. Fixao Do Prazo de Recolhimento. 3. Alterao das Alquotas por Decreto: II, IE, IPI e IOF. (Extrafiscais) Majora o Tributo 4. Reduzir e Restabelecer por Decreto as Alquotas de CideCombustiveis e por Convenios ao do ICMS Combustivel (Estados e D. Federal). 5. As Obrigaes Acessorias.

AS LEIS INSTITUIDORAS
LEI COMPLEMENTAR 1. Complementam o texto constitucional. 2. Reclama um quorum especial de maioria absoluta 3. Dispe sobre conflitos de competncia 4. Regula as limitaes do poder de tributar 5. Define tributos 6. Obrigao, lanamento, credito, prescrio e decadncia tributrio 7. Cria os seguintes tributos: Emprstimos Compulsrios, Impostos Residuais e Imposto sobre Grandes Fortunas, e contribuies sociais. 8. Definir tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte LEI ORDINARIA 1. Instrumento tpico para instituio de tributos. 2. Majorao ou reduo 3. Definio do Fato Gerador, Base de calculo e Alquota 4. Penalidades, Excluso, Suspenso e Extino do credito tributrio 5. Hiptese de Incidncia.

Medida Provisoria
Em caso de Relevencia e Urgencia. Seu prazo de validade de 60 dias, prorrogado por mais 60 dias. Nao havendo a sua transformao em lei durante esse prazo, perder a eficacia e ter efeitos retroativos. Assim nao h inconstitucionalidade em um aumento de ITR ou de IR ou de outro imposto Federal por medida Provisria. A medida provisria que implique majorao de imposto s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte, se for convertido em lei at o ultimo dia daquele em que foi editada. Obs. Importante Tribtutos Instituidos por lei Complementar nao podero ser instituidos por medidas provisorias. Assim a MP nao poder instituir certos tributos federais e nem detalhamentos normativos do ICMS, ITCD, ISS e as Contribuioes Previdenciarias.
Ateo Segundo o Principio da Tipicidade ou da Reserva Legal, a lei deve criar todos os elementos fundamentais do fato gerador, que sao os elementos pessoal, tempora, espacial, material e qualitativo.

LEI ORDINARIA

1. Via de Regra 2. Todos os Tributos, exceto aqueles criados pela lei complementar.

Tem a mesma hierarquia


S podem ser institudos

LEI COMPLEMENTAR

1. 2. 3. 4. 5.

Imposto Residual da Uniao Emprestimos Compulsorios IGF Contribuio Social Residual Fato Gerador, Base de Calculo e Contribuintes dos Impostos

MEDIDA PROVISORIA

1. Casos de Relevencia e Urgencia 2. Nao pode Instituir da Seara da Lei complementar

2- Principio da Isonomia
Possui 2 acepes: 1. Horizontal Pessoas na mesma situao devem ser tratadas da mesma forma. 2. Vertical Pessoa em situaes distintas devem ser tratadas de maneira diferenciada na medida em que se diferenciam. Proibida de fazer qualquer distino em razao ocupao profissisional ou funao, independetemente da denominao juridica dos rendimentos. Simples Nacional, oferece tratamento diferenciado as microempresas e empresas de pequeno porte, para dalhe condioes de concorrerem com as grandes empresas.

O principal parmetro de desigualdade a ser levado em considerao para atribuio de tratamento diferenciado s pessoas a Capacidade Contributiva ou Economica. A capacidade Contributiva significa quem mais manifesta riqueza tem uma possibilidade maior de contribuir com a sociedade sem comprometer sua subsitencia. O piso da capacidade o minimo substencial e o teto quando comea ter caracteristica de confisco. A capacidade contribuitiva aplicado principalmente nos impostos pessoais e nao reais.

3- Principio da No Supressa
Principio da Irretroatividade
proibido cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes da vigncia da lei que os houver Institudo ou Aumentado. Esse principio no mbito tributrio no tem exceo na CF. J a CTN, tem 2 excees: 1. Quando for Interpretativa e nao Comine em Penalidades 2. Quando for Benigna - Retroagira para beneficiar o contribuinte excluindo infraoes e reduzir penalidades (multas apenas) ainda nao julgados. 3. Em se tratando de Lanamento quando uma nova lei que criar novos metodos de fiscalizaao ou apurao.

Principio da Anterioridade Anual


Proibe, como regra, a cobrana do tributo, no mesmo exercicio financeiro do ano de publicao da lei que o instituiu ou marjorou. Exceoes: II, IE, IPI, IOF, IEG, CiDE- Combustivel, Emprestimo Compulsorio para Calamidade Publica ou guerra externa e Contribuies sociais

Principio da Noventena
vedado cobrar tributo antes de decorrido 90 dias da data que haja sido publicado a lei que instituiu ou majorou o tributo.

COBRADOS IMEDIATAMENTE

OBEDECE A ANTERIORIDADE ANUAL IR, BASE DE CALCULO DO IPVA E IPTU

OBEDECE A ANTERIORIDADE NONAGESIMAL IPI, CIDE Combustivel ICMS Combustivel E as CONTRIB. SEGURIDADE SOCIAL

OBEDECE AS AMBAS ANTERIORIDADES

II, IE, IOF. IEG, E.C PARA DESPESAS EXTRAODINARIAS. REDUAO E EXTINAO DE TRIBUTO

E.C PARA INVESTIMENTO PUBLICO. TODOS OS DEMAIS TRIBUTOS

Ateno: Norma Legal que Altera o Prazo de Recolhimento nao se Sujeita a Anterioridade e Nem a Noventena. Ateno :Salvo em Disposio Contraria, a lei tributaria entrar em vigor 45 dias apos a sua
publicao, no entanto so ter eficcia desde que observado o principio da anterioridade e suas exceoes.

4- Principio da Vedao ao Confisco


A tributao deve ser de forma razovel e moderada sem que a tributao tenha por efeito de impedir atividades licitas pelo contribuinte, dificultar o suprimento das suas necessidades bsicas ou comprometer o seu direito a uma existncia digna. De modo geral, esse principio observado olhado toda carga tributaria e no um tributo individualmente.

5 - Principio da Limitao ao Trafego


vedado por limitaes ao trafego de pessoas e mercadorias por meio de tributos interestaduais e intermunicipais. Ressalvada os pedagios pela utilizao de vias conservadas pelo poder pblico. Obs O ICMS no incide esse principio.

6- Principio da Uniformidade Geografica.


Veda a Uniao, instituir tributo que nao seja uniforme em todo territorio Nacional ou que implique distinao ou preferencia em relaao a Estado, D.Federal ou Municipio, em detrimento de outro. Mas admitida concesso de incentivos fiscais para promover o equilibrio socio-economico entre as regioes do Pas. No significa que no possa haver discriminaes, isto , que todos devem pagar exatamente igual. O que esse principio veda a discriminao de tributo federal em virtude do lugar da ocorrncia do fato gerador.

7- Princpio da Isenao Heternomas


Veda Unio a concesso de iseno de tributos que refogem a seu plano de competncia tributria. Ressalvas: 1. Cabe lei complementar da Uniao exclui da incidencia di ISS Exportao de servios para o exterior 2. Possibilidade de concesso de iseno de tributos estaduais e municipais pela via do tratado internacional. Moratrias heternomas:o CTN prev casos de moratria heternoma como aquela concedida pela Unio quanto a tributos de competncia dos Estados, Distrito Federal e Municpios.

8 - Princpio da no discriminao baseada em

procedncia ou destino.
vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino. Isso impede, em teoria, a guerra tributria.

AS IMUNIDADES
Excepciona determinadas situaes que, no fosse a imunidade, estariam dentro do campo da competncia, mas por fora da norma de imunidade, permanecem fora do alcance do poder de tributar. Sao proibioes constitucionais ao poder de tributar. Nao ocorre o fato gerador e por isso nao nasce a obrigao de tributar. uma hipotese de nao incidencia prevista na Constituio Federal As imunidades, na constituio, refere-se principalmente impostos. Mas pode abranger outros tributos. As imunidades refere-se apenas a Obrigao Tributaria Principal, no atingindo as acessrias, e por isso, os imunes, podero ser fiscalizados.

CLASSIFICAO DAS IMUNIDADES:


1. Subjetiva Dirigidas a uma pessoa fisica, juridica ou politica. Ex: imunidade reciproca. 2. Objetiva Dirigida a um objeto, coisa ou mercadoria. Abrangem apenas a impostos. Ex: imunidades dos livros e revistas.

TIPOS DE IMUNIDADES EM RELAO AOS IMPOSTOS:

Imunidade Reciproca
Veda os entes politicas instituir impostos sobre patrimonio, renda ou servios uns dos outros. Independente da sua finalidade. Obs 1. Abrange os orgaos da Administrao direta. Obs 2. Abrange as Autarquias e as Fundaoes publicas, cujo patrimonio, renda ou servios estejam vinculados s suas finalidades essenciais, ou delas decorrentes. Alem disso, nao explorem atividades econmica. Obs 3. As Empresas publicas e as Sociedades de Economia Mista quando exploradora de atividade economica nao gozar de imunidade. Quando prestadora de servio publico de prestaao obrigatoria e exclusiva do Estado poder ser alcanada pela imunidade.

Das Entidades dos Partidos Politicos, Das Associaoes Sindicais dos trabalhadores e das Instituioes de Educao e Assistencia Social sem Fins Lucrativos.
Condicionada apenas para patrimonio, renda ou servios sem fins lucrativos, desde que vinculadas as suas finalidades essenciais. Obs. As Instituioes de Educaao e Assistencia Social tem imunidade tbm de contribuio de Seguridade Social. Os imoveis pertecentes a estas entidades e as entidades religiosas, mesmo que alugados a terceiros, fica imune de IPTU, desde que os valores do aluguel seja aplicado nas suas atividades essenciais.

Dos Livros, Jornais e Peridicos (Cultural), e do papel que os confecciona.


Para baratear o acesso a cultura. Abrange filmes e papeis fotograficos necessario para publicaao de livros, jornais e periodicos; alem das apostilas, lista telefonica, e albuns. uma imunidade Objetiva, sobre o Objeto. Incide IR sobre a renda da Pessoa Juridica que produz o livro. Encarte de propaganda no tem imunidade.

Imunidade dos Templos Religiosos


Para templos de qualquer culto Se aplica apenas a impostos. Sobre o patrimnio, renda e servios desde que relacionados com as finalidades essenciais da entidade.

TIPOS DE IMUNIDADES EM RELAO AS OUTROS TRIBUTOS NA CF/88

OUTRAS IMUNIDADES

QUADRO COMPARATIVO
NAO INCIDENCIA PURA OU LEGAL IMUNIDADE

CARACTERISTCAS
1. NAO INCIDE A TRIBUTAO 2. NAO H FATO GERADOR 3. EX: CASAMENTO 1. CONTIDA NA C. FEDERAL; REGRA NEGATIVA DA COMPETENCIA. 2. SEM FATO GERADOR 3. HIPOTESE DE NAO INCIDENCIA CONSTITUCIONALMENTE QUALIFICADA. 1. CONTIDA NA LEI; 2. ATUA NO PLANO DO EXERCICIO DA COMPETENCIA; 3. OCORRE O FATO GERADOR MAS A LEI EXCLUI O LANAMENTO 4. MODALIDADE DE EXCLUSAO DE CREDITO 1. OCORRE O FATO GERADOR, OCORRE O LANAMENTO MAS NAO H PAGAMENTO DO TRIBUTO POIS A ALIQUOTA ZERO 2. TEM FUNO DE REGULARIZAR CERTAS ATIVIDADES EXTRAFISCALIDADE.

ISENAO

ALIQUOTA ZERO

CONCEITOS
com a ocorrncia do fato gerador que nasce a obrigao tributaria principal. Considera-se ocorrido e existente os seus efeitos, o Fato Gerador: 1. Na situao de Fato a simples observncia do fato j suficiente para fazer nascer o fato gerador e a obrigao tributria, sem que seja necessrio recorrer ao estudo de outros ramos do nosso direito, fato que ocorre com as situaes jurdicas. Ex: auferir renda elemento material da incidencia do IR. 2. Na Situao Juridica As situaes jurdicasso aquelas que dependem do atendimento do que dispem outras normas do direito. Ex: O Fato Gerador do ITBI, a transmissao de bens imoveis., s poder ocorrer com registro de transmissao em cartoria disciplinado por outro ramo do direito- Direito Civil.
Obs: A Obrigao Tributria o primeiro momento da relao tributria. Seu contedo ainda no determinado e o sujeito passivo no est formalmente identificado. Por isto mesmo ainda no exigvel.

Fato Gerador
I. Situao definida em lei, como necessaria e suficiente a sua ocorrencia. Condio Necessria - temos aquela que sempre deve estar presente para que possa se verificada a ocorrncia do fato gerador. Condies Suficientes, por sua vez, so aquelas que, sozinhas, j podem dar origem ao fato gerador II. Independe da Validade Juridica dos atos praticados pelos contribuintes e responsaveis, bem como da natureza do seu objeto e dos seus efeitos. Ex: assim o rendimento obtido pelo trafico de drogas pode ser tributado. III. Independe dos efeitos dos fatos Efetivamente Ocorridos. Ex: prestador de servio deve ISS , porem nao tem saldo em conta devido a fraude do tomador de servio. Os efeitos ser irrelevante, sendo devido ISS para prefeitura.

Evasao e Elisao Fiscal:


Sao atos praticados pelo contribuinte para evitar, retardar ou reduzir o pagamento de um tributo. 1. Evaso - Mecanismo ilcito por meio do qual se esconde o fato gerador ou lhe confere uma aparncia de fato no tributado ou tributado de forma mais amena. Ocorre somente aps o fato gerador. Ex: Sonegao Fiscal, Fraude e Conluio.

2. Eliso ou Planejamento Tributario - Impede-se a ocorrncia do fato gerador, ou por excluso do contribuinte do mbito de abrangncia da norma, ou, simplesmente, pela reduo do montante tributrio a pagar. Refere-se intitulada economia do imposto ou ao planejamento tributrio, como condutas lcitas que se processam, em geral, antes da ocorrncia do fato gerador.

Elusao Tributaria:
a elisao abusiva. o sujeito passivo se aproveita dos institutos presentes em determinado normativo para obter resultados econmicos com a finalidade de ver burlada determinada lei tributria, de forma completamente legal, fazendo no incidir o nus tributrio na sua operao ou transao.

Norma Antielisiva Pretende flagrar ou identificar o fato gerador efetivamente ocorrido conforme descrio estabelecida em lei, para que se possa constituir e cobrar o crdito devido, nascido justamente da ocorrncia do fato gerador dissimulado (ou melhor, ocultado ou escondido). Mesmo sendo licito, as vezes o planejamento tributario do contribuinte pode extrapolar (abuso de forma), escodendo o que est realmente ocorrendo. Assim facultado a administrao desconsiderar atos ou negcios praticados pelos sujeitos passivos de forma dissimulada e considerar aquele que o contribuinte queria esconder.

OBRIGAAO PRINCIPAL E ACESSORIA


Principal - Surge com ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento do tributo ou penalidade pecuniria (multa)e extingue-se juntamente com o credito dela decorrente. So criada por lei. Acessria Podem ser criadas por medidas infralegais. Decorre da legislao tributaria. E tem por objeto as prestaes positivas e negativas , nelas prevista no interesse da arrecadao ou fiscalizao. A. Prestaes Positivas Se refere ao dever de agir do Contribuinte. Ex: Dever de Emitir documentos fiscais, etc B. Prestaoes Negativas - Se referem ao dever de no agir, de no fazer. Ex: Nao se opor a fiscalizao, nao rasurar documentos fiscais, etc.
OBS . A existencia da Obrigaao Acessoria no pressupe, sempre, a

existncia de uma obrigao principal. Ex: entrega da declaraao anual de isento do IR. Naturezas Independentes.
OBS - A obrigao acessria pelo simples fato da sua inobservncia converte em obrigao tributaria principal relativamente a penalidade pecuniria (multa)

TIPOS DE SUJEITO PASSIVO.

Ex: A responsabilidade dos pais pelos tributos dos filhos menores

Sujeito passivo da obrigao tributria Acessria a pessoa obrigada s prestaes que constituam o seu objeto

Solidariedade Tributaria Passiva


aquela que ocorre sempre que existam pessoas simultaneamente envolvidas com o fato gerador da obrigao ou quando a lei expressamente o determinar. Mais de um devedor cada qual obrigado e Solidarios da divida toda. Ou seja, o sujeito ativo pode escolher qualquer um dos contribuintes para cobrar a divida toda. Classificao de Solidariedade:

Efeitos da Solidariedade:
1. Pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita os demais. O saldo restante fica para todos os obrigados inclusive para aquele que ja pagou. 2. A Iseno ou Remisso de Credito exonera todos os obrigados (Remissao Objetiva), salvo se for pessoal(Remissao Subjetiva), restando o saldo para os demais obrigados. 3. A interrupo da Prescrio (Todo Prazo decorrido zerado e comea a contar tudo de novo.), em favor ou contra, um dos obrigados, favorece ou prejudica os demais. 4. Facilita a cobrana e a arrecadao para fazenda publica.
Obs . No tem beneficio de ordem, ou seja, no tem ordem para pagamento. Obs . Salvo disposies de lei em contrrio, as convenes particulares (acordos
entre particulares), relativas responsabilidade pelo pagamento de tributos, no podem ser opostas Fazenda Pblica, para modificar a definio legal do sujeito passivo das obrigaes tributrias correspondentes

DOMICILIO TRIBUTRIO.

O Sujeito Passivo da Obrigao Principal dividido em: 1. Contribuinte 2. Responsvel - Tem vinculo com o fato gerador, mas independe se existe relao pessoal e direta, podendo assumir em carter supletivo cumprimento total ou parcial). Independe se o fato gerador ocorreu antes, durante ou posteriormente da data do fator gerador. No existe Responsvel pela Obrigao Acessria.

Responsabilidade Por Substituio


O responsvel tem o dever de pagar o tributo desde a ocorrncia do fato gerador. Pode ser: a) Para Trs ou Regressiva Adiamento do pagamento b) Para Frente ou Progressiva Quando o industrial por exemplo, se responsabiliza pelo tributo devido pelo comerciante ou varejista.

Responsabilidade Por Transferncia


O dever de pagar o tributo ou a multa do contribuinte, no entanto, por fato superveniente (morre ou aliena)transfere esse dever para o responsvel. a) Infraes b) Sucesso c) Terceiros -

Infraes :
Pressupe a existncia de uma infrao. Pode ser por infrao lei contrato social ou estatuto, e alem de atos praticados com excesso de poderes. uma responsabilidade Pessoal

Sucesso:
Se da devido ao desaparecimento do devedor original, que se da por: Morte, Transferncia de bens imveis, Transmisso de estabelecimento comercial, industrial ou profissional e Transmisso decorrente de fuso, ciso ou incorporao de pessoa jurdica. dividido em: a. Bens Imveis b. Empresarial c. Pessoal

Sucesso Pessoal
So pessoalmente responsveis: 1. Adquirente ou remitente pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remitidos. 2. O espolio ser pessoalmente responsvel pelos tributos ou multa at a morte. Limitada ao montante do quinho do legado.
Contribuinte= Pessoa Responsvel = Espolio e sucessores

Morte

Contribuinte= Espolio Responsvel - Sucessores

Responsveis= Sucessores Partilha ou Conjugue

3.

Empresa privada resultante de fuso, transformao ou incorporao de outra, responsvel pelos tributos devidos at a data do ato pelas pessoas jurdicas fusionadas ou transformadas.

Responsabilidade de Terceiros
1. Os pais (tutores ou curadores)pelos tributos de seus filhos menores 2. Administradores de bens de terceiros
3. Inventariante, pelos tributos devidos pelo espolio. 4. O sindicato e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida ou pelo concordatrio. 5. Os tabelies , escrives e demais serventurios de oficio, pelos tributos devido sobre atos praticados por eles, ou perante eles, em razo de seu oficio. 6. Os scios, no caso de liquidao de sociedade pessoal.

Momento em que se d a exigibilidade da relao jurdico-tributria oriunda da ocorrncia do fato gerador. O credito surge com o lanamento, ou seja, antes do lanamento torna a obrigao em algo liquido (quantificavel) e qualifica. Quando o credito est totalmente constitudo , da pode ser exigvel. O credito tributrio decorre da obrigao principal e tem a mesma natureza dessa, pois decorrente da imposio de tributo ou de multa. Alem do lanamento, h duas maneiras de constituir o credito, sem interveno de autoridade administrativa: 1. Por meio de Declarao reconhecendo o debito fiscal 2. Por Ato Judicial da Justia de Trabalho que devem ser recolhidas para as contribuies previdencirias

1 Fase Nascimento da Obrigao Tributaria:


Hiptese de Incidncia + Ocorrncia do Fato Gerador
Pode Ir

2 Fase Exigibilidade do Credito


Hiptese de Incidncia + Ocorrncia do Fato Gerador + lanamento
Pode Ir

3 Fase Exequibilidade do Credito:


Hiptese de Incidncia + Ocorrncia do Fato Gerador + Lanamento + Inscrio em Divida Ativa (Quando esgotado o prazo de cobrana administrativo)

Apesar de terem a mesma natureza, so autnomos entre si. Aps o lanamento, podero existir circunstncias ou situao que venham modificar, privilegiar o credito ou excluem a exigibilidade do credito tributrio. As circunstancias que modificam o credito, sua extenso e seus efeitos, garantias ou privilgios, no afetam a obrigao tributaria principal. Ex: Se o lanamento for nulo ou vicioso, no atinge a obrigao, que pode ser objeto de novo lanamento. O credito regularmente constitudo s pode ser modificado ou extinto, nos casos previstos em lei Vinculado.

de competncia privativa e vinculada da autoridade administrativa Lana credito de tributo e multa um procedimento administrativo que tende a verificar:
1. 2. 3. 4. 5. Ocorrncia do fato gerador, Determinar a matria tributvel, Calcular o montante, Identificar o sujeito passivo Aplicar a penalidade cabvel.

uma atividade Vinculada.


EX TUNC

EX NUNC

Reporta-se a data da ocorrncia do fato gerador, e rege-se pela lei ento vigente na poca,ainda que foi modificada ou revogada. Aplica-se ao lanamento, a legislao que, posteriormente a ocorrncia do fato gerador, tenha institudo novos critrios de apurao ou fiscalizao, ampliando os poderes da administrao, ou dando ao credito maiores garantias ou privilgios, EX: Quando a lei amplia o rol de garantias a serem concedidas para que o sujeito passivo salde os dbitos em aberto, ou que amplia o prazo de decadncia do lanamento tributrio, dando ao Fisco um tempo maior para agir.

A possibilidade acima somente no ser possvel caso venha a aumentar as garantias ou os privilgios atribuindo responsabilidade tributria a terceiros.

Aps a constituio do credito tributrio pelo lanamento dado ao sujeito passivo a possibilidade de recusar e caso seja aceitas provocar alteraes no lanamento. O lanamento s poder ser alterado em virtude de: 1. Impugnao do Sujeito Passivo Apresentando contra razoes e Defesa. 2. Recurso de Oficio Da administrao que realizou o Lanamento para o superior hierrquico. 3. Iniciativa de Oficio da Autoridade Administrativa Nos casos previstos no CTN.

a modalidade onde a autoridade administrativa prevista na lei utiliza elementos (documentos, comprovantes, declaraes, informaes) fornecidos pelo sujeito passivo ou por terceiro, necessrios formalizao do crdito tributrio. Se houver alguma declarao de retificao apresentada pelo contribuinte, visando diminuir ou excluir tributo, s ser admissvel a correo se for comprovado o erro e antes da notificao do lanamento. Depois do lanamento s poder ser revisto por lanamento de oficio. Os erros contidos na declarao a apurveis pelo seu exame sero retificados de oficio pela autoridade administrativa. Ex: ITBI, II, IE, ITCM.

a modalidade em que o prprio Fisco, por meio de seus servidores fiscais competentes, efetua o lanamento do crdito tributrio sem que haja qualquer ao ou prestao de informao por parte do sujeito passivo. Possuem dados suficientes em seus registros. Ocorre lanamento de oficio: 1. Quando o sujeito passivo no preste as declaraes ou os esclarecimentos formulado pela administrao no prazo. 2. Quando a lei determina 3. Pode ser lanado qualquer tipo de tributo em casos que se verifique inexatido, incorreo, fraude ou dolo praticados pelo sujeito passivo, que importe na ao da administrao. Ex: IPTU, IPVA, Taxas e Contribuies de Melhoria. Pois no necessita de informaes do contribuinte para o seu lanamento.

aquele que o contribuinte auxilia fisco de forma ostensiva, recolhendo o tributo, antes de qualquer interveno da administrao, com base no montante que ele mesmo mensura. Cabendo a administrao conferir a exatido do montante e s aps o credito poder ser extinto. O prazo para homologao ser de 5 anos a contar da ocorrncia do fato gerador. Durante esse prazo sem pronunciamento do fisco considera o credito extinto, salvo se comprovada a ocorrncia de dolo, fraude ou simulao.
Ex: IR, ICMS, IPI, IOF, ITR, ISS.

Suspenso
Determinadas situaes podem ocorrer para que o crdito tributrio no venha a ser cobrando, sendo suspensa a sua exigibilidade pela Fazenda Pblica. Lembre-se que o crdito tributrio, depois de constitudo, passa a ser exigvel. Depois de inscrito em dvida ativa, passa a ser exequvel. A suspenso no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias. Uma vez suspenso por um dos institutos, o crdito tributrio no poder ser cobrado pela Administrao, nem exigveis multas e acrscimos legais em razo do no pagamento dos valores devidos.

Caractersticas da Suspenso

Carter Temporrio A suspenso no impede o lanamento, que poder ser feito antes ,depois ou durante suspenso. A suspenso impede apenas a exigncia do credito tributrio e a consequente execuo do sujeito passivo devedor perante a Fazenda Publica.

Tipos de Suspenso:
1. 2. 3. 4. 5. Moratria Deposito de Montante Intergral Reclamaes e Recursos nos termos do PAT Concesso de Medida Liminar em Mandato de Segurana Concesso de Medida Liminar ou de Tutela Antecipada, em outras espcies de Ao Judicial. 6. Parcelamento

Extenso do prazo de tempo. Instituda somente por lei. Espcies de Moratria


De Carter Geral Concedida por lei De Carter Especifico Concedida por ato administrativo declaratrio quanto aos cumprimentos dos requisitos para a concesso. Autnoma - aquela concedida pelo prprio ente poltico competente para instituir o tributo. Heternoma - aquela concedida por ente poltico diferente do competente para instituir o tributo, sendo instituda pela Unio quanto aos tributos de competncia dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

ACRESCIDOS DE JUROS DE MORA

COM PENALIDADE NO CASO DE DOLO OU SIMULAO

OBS: FRAUDE - NAO

Quando o contribuinte deposita, em conta oficial, o montante intergral, o valor cobrado pelo fisco para suspender a exigibilidade. S poder depositar o valor intergral em dinheiro.

So Diversas espcies de impugnaes administrativas

apresentadas pelos sujeitos passivos perante a Administrao Tributria.


Deriva dos princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa Ao apresentar qualquer recurso ou reclamao em matria tributria, o sujeito passivo estar suspendendo qualquer exigncia a ele imposta e que reputa ser indevida, desde que dentro dos prazos e das normas reguladoras do processo administrativo

Instituto privativo do poder judicirio, que poder suspender a exigibilidade do crdito tributrio. Suspendem a exigibilidade da credito tributario, nao impedindo o lanamento. So poder ser cobrado o valor depois da decisao do judiciario. O que suspende a exigibilidade a concessao da medida liminar e nao simples entrada do pedido no judiciario.

o ato comissivo do sujeito passivo de acertar as suas contas com a fazenda publica. Atravs do parcelamento do montante devido. Ao acertar o parcelamento fica suspenso o credito Nao exclui a incidencia de juros e multas regulado por lei especifica. Caso a lei de parcelamento silencie algum tema, pode utilizar as disposioes relativas a moratoria de forma subsidiaria.

You might also like