You are on page 1of 12

Apresentao

Segundo o Ministrio da Sade (2001), com o propsito de reduzir a morbimortalidade associada a HA e DM, assumiu o compromisso de executar aes em parceria com estados, municpios e sociedades para apoiar a reorganizao da rede de sade, com melhoria da ateno aos portadores dessas patologias.

Organizao da assistncia s pessoas com HAS e DM Implantado em 2001 o Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes; Materializado no Programa Hiperdia; Programa Nacional de Assistncia Farmacutica

O Hiperdia foi criado por meio da Portaria n 371/GM, em 4 de Maro de 2002, por um Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e Diabetes Mellitus, estabelecendo metas e diretrizes para ampliar aes de preveno, diagnstico, tratamento e controle dessas doenas, mediante a reorganizao do trabalho de ateno sade (GOMES; SILVA; SANTOS, 2010).

Finalidade do Hiperdia
Permitir o monitoramento e gerar informaes para aquisio, dispensao e distribuio de medicamentos de forma regular e organizada.

Proposta do Programa Hiperdia


Reduzir a morbimortalidade Preveno de complicaes Qualidade de vida aos portadores dessas patologias (HAS e DM) Reduzir o nmero de internaes hospitalares devido as doenas cardiovasculares.

Hiperdia
um sistema informatizado que permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertenso arterial e/ou diabetes mellitus, atendidos s unidades de sade do Sistema nico de Sade SUS (DATASUS, 2012).

Propsito do programa
Gerar informaes: Profissionais da sade Gestores das secretarias municipais estaduais; Ministrio da sade

Objetivos principais do Programa Hiperdia


Cadastramento para definir o perfil epidemiolgico; Fornecer acompanhamento mdico aos pacientes cadastrados; Acesso a medicamentos de forma gratuita; Planejamento de estratgias de sade pblica;

Dificuldades do programa Hiperdia


Falta de estrutura organizacional e fsica Falta de recursos humanos Falta de materiais (equipamentos) Dificuldades para o fluxo das fichas Preenchimento inadequado da ficha de cadastro Falta de treinamento (sistema e preenchimento das fichas de cadastro) Resistncia entre os profissionais para aderirem ao programa

Programa Nacional de Assistncia Farmacutica


Para o tratamento da Hipertenso Arterial:
Captopril comp. 25m g Hidroclorotiazida comp. 25 mg Propranolol comp. 40 mg

Para o tratamento do Diabetes Mellitus:


Glibenclamida comp. 0,5 mg Metformina comp. 850 mg Insulina NPH 100 UI

Aes desenvolvidas no Programa Hiperdia


Consultas mdicas e de enfermagem Exames complementares Recebimento de medicamentos antihipertensivo e/ou anti-diabticos Mensurao de peso, altura, circunferncia abdominal, presso arterial e glicemia capilar Atendimento odontolgico Encaminhamento a outras especialidades

Cadastre-se no Programa Hiperdia Retire rapidamente o carto do SUS. um direito seu!


O cadastramento no Programa Hiperdia realizado por meio do preenchimento da ficha de cadastro (pelo enfermeiro ou mdico). O portador de HAS e DM, deve dirigir-se a unidade bsica de sade mais prxima de sua residncia, ou a Secretaria de Sade e requeir sua inscrio.

Leve: Seu R.G., 01 comprovante de residncia; CPF ; Receita mdica comprovando que portador de HAS e DM.

You might also like