You are on page 1of 12

CONSCINCIA OU CONHECIMENTO FONOLGICO

Denomina-se conscincia fonolgica a habilidade metalingstica de tomada de conscincia das caractersticas formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois nveis: 1.A conscincia de que a lngua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em slabas e as slabas em fonemas.

2.A conscincia de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas. (Byrne e Fielding-Barnsley, 1989).

A conscincia fonolgica, ou conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianas ouvintes no contato destas com a linguagem oral de sua comunidade. na relao dela com diferentes formas de expresso oral que essa habilidade metalingstica desenvolve-se, desde que a criana se v imersa no mundo lingstico.
Diferentes formas lingsticas a que qualquer criana exposta dentro de uma cultura vo formando sua conscincia fonolgica, entre elas destacamos as msicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a fala propriamente dita.

As sub-habilidades da conscincia fonolgica so:


1. Rimas e aliteraes; 2. Conscincia de palavras; 3. Conscincia silbica; 4. Conscincia fonmica.

1. Rimas e aliteraes A rima representa a correspondncia fonmica entre duas palavras a partir da vogal da slaba tnica. Por exemplo, para rimar com a palavra SAPATO, a palavra deve terminar em ATO. A eqidade deve ser sonora e no necessariamente grfica, ou seja, as palavras OSSO e PESCOO rimam, pois o som em que terminam igual, independente da forma ortogrfica.

J a aliterao, tambm recurso potico, como a rima, representa a repetio da mesma slaba ou fonema na posio inicial das palavras. Os travalnguas so um bom exemplo de utilizao de aliterao, pois repetem, no decorrer da frase, vrias vezes o mesmo fonema.

2. Conscincia de palavras

Tambm chamada de conscincia sinttica, representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e, alm disso, perceber a relao entre elas e organiz-las numa seqncia que d sentido. Esta habilidade tem influncia mais precisa na produo de textos e no no processo inicial de aquisio de escrita. Por exemplo: contar o nmero de palavras numa frase, ordenar corretamente uma orao ouvida com palavras desordenadas.
Dfict nesta habilidade pode levar a erros na escrita do tipo aglutinaes de palavras e separaes inadequadas.

3. Conscincia da slaba Consiste na capacidade de segmentar as palavras em slabas. Esta habilidade depende da capacidade de realizar anlise e sntese vocabular. Atividades como contar o nmero de slabas; dizer qual a slaba inicial, medial, ou final de uma determinada palavra; subtrair uma slaba das palavras,formando novos vocbulos.

4. Conscincia fonmica Consiste na capacidade de analisar os fonemas que compem a palavra. Tal capacidade, a mais refinada da conscincia fonolgica, tambm a ltima a ser adquirida pela criana. Atividades como dizer quais ou quantos fonemas formam uma palavra; descobrir qual a palavra est sendo dita por outra pessoa unindo os fonemas por ela emitidos; formar um novo vocbulo subtraindo o fonema inicial da palavra (por exemplo, omitindo o fonema [k] da palavra CASA, forma-se a palavra ASA), so exemplos em que se utiliza a conscincia fonmica.

Os segmentos sonoros no possuem significados em si mesmos , mas permitem diferenciar uma unidade lingstica significativa (semantema) de outra. PALAVRA FONEMA FACA \f\ \a\ \k\ \a\ VACA \v\ \a\ \k\ \a\ Fonema Unidade sonora que compe as palavras.

A relao entre a conscincia fonmica (ou seja), a conscincia fonolgica a nvel do fonema, e a aquisio de leitura recproca e bidirecional. CONSCIENCIA FONOLGICA

MELHOR LEITURA

O desafio do professor encontrar formas de fazer com que as crianas notem os fonemas, sua existncia e a possibilidade de separ-los. Ento iremos buscar o nvel fonmico, pois a conscincia dos fonemas que possibilita as crianas entenderem como o alfabeto funciona, uma compreenso que fundamental para aprender a ler e a escrever.

Tais estudos sugerem que as crianas e jovens com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita devem participar de atividades para desenvolver a conscincia fonolgica, em programas de reforo escolar ou terapias com profissionais especializados, como Fonoaudilogo ou Psicopedagogo. Alm disso, as escolas podem desenvolver desde a pr-escola, atividades de conscincia fonolgica com objetivo preventivo, afim de minimizar as possveis dificuldades na aquisio da escrita (Guimares, 2003).

You might also like