You are on page 1of 29

Prof.

Maria Tereza Vasco Tenrio de Lyra

LINHA DE TEMPO
At sculo Do sculo XVI 1907 XVI ao sculo XX A escrita se Tanto em Portugal A Academia expressava quanto no Brasil, a Brasileira de imitando os sons escrita praticada Letras comea da fala, com base de carter a simplificar a em uma grafia etimolgico escrita nas suas fontica, sem (procurava-se a raiz publicaes. qualquer tipo de latina ou grega para padronizao. escrever as palavras), num perodo classificado como "pseudoetomolgico". 1910
Em Portugal, nomeada uma Comisso para estabelecer uma verso simplificada e uniforme da ortografia a ser usada nas publicaes oficiais e no ensino.

1911
A primeira Reforma Ortogrfica tenta uniformizar e simplificar a escrita de algumas formas grficas. A reforma envolve apenas Portugal.

1915
A Academia Brasileira de Letras tem a iniciativa de unificar a ortografia brasileira com a portuguesa

1919
A tentativa de unificao no se consolida, e a Academia Brasileira de Letras revoga a resoluo de 1915.

1924
A Academia de Cincias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras comeam a estudar uma grafia comum.

1929
A Academia Brasileira de Letras lana um novo sistema grfico.

1931
aprovado o primeiro Acordo Ortogrfico entre Brasil e Portugal, procurando suprimir as diferenas, unificar e simplificar a lngua portuguesa.

1934
A nova Constituio Brasileira revoga a resoluo do ano anterior, determinando a volta da ortografia de 1891. Protestos de vrias classes profissionais, como juristas, professores, escritores e da prpria ABL, fazem a resoluo ser invalidada em 1938, com a volta da ortografia de antes do Acordo de 1931.

1940
A Academia de Cincias de Lisboa publica um novo vocbulo, vlido apenas em Portugal.

1943
A Academia Brasileira de Letras pblica o seu prprio vocbulo. realizada a primeira Conveno Ortogrfica entre Brasil e Portugal, onde se firma o Formulrio Ortogrfico de 1943, unificando os vocbulos de Portugal de 1940 e do Brasil de 1943.

1945
O Acordo Ortogrfico definido em 1943 torna-se lei em Portugal, mas no ratificado pelo governo brasileiro. O Brasil continua a se regular pela ortografia no-unificada.

1071
O Brasil promulga alteraes na ortografia, com a supresso do acento circunflexo na distino de homgrafos e dos acentos que marcavam a slaba subtnica nos vocbulos derivados com o sufixo "-mente" ou iniciado por "-z-", reduzindo as divergncias ortogrficas com Portugal.

1973
Portugal promulga alteraes na ortografia com base nas mudanas de 1971 do Brasil, reduzindo as divergncias ortogrficas.

1975
A Academia das Cincias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboram novo projeto de acordo, que no aprovado oficialmente.

1986
O presidente brasileiro Jos Sarney promove encontro com a presena de seis dos pases lusfonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe) no Rio de Janeiro. Na ocasio, apresentado o "Memorando Sobre o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa", a raiz do atual Acordo. A proposta acaba sendo rejeitada.

1990
A Academia das Cincias de Lisboa convoca novo encontro, onde comparecem os sete pases lusfonos, apresentando uma "Nova Explicao do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. elaborada a base do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, previsto para entrar em vigor em 1 de janeiro de 1994.

1996
O ltimo acordo ratificado por Portugal, Brasil e Cabo Verde.

1998

2004

2008
Aps a ratificao de Brasil, Cabo Verde, So Tom e Prncipe e Portugal, so definidos os prazos de implantao do Acordo Ortrogrfico.

Em Cabo Verde, assinado aprovado o "Segundo um "Protocolo Protocolo Modificativo Modificativo ao Acordo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Ortogrfico", que Portuguesa", que retira permitiu a adeso do do texto original a data Timor Leste ao para a entrada em vigor. documento e previu que seria suficiente que trs membros ratificassem o Acordo Ortogrfico de 1990, em vez de exigir a ratificao por todos os pases, para que as novas normas entrassem em vigor.

A reforma que unifica a ortografia da lngua portuguesa j um fato consumado, mas no faltam debates, tanto no Brasil quanto em Portugal, sobre sua real necessidade. Afinal, o que temos a ganhar com o Acordo Ortogrfico?

"O Acordo Ortogrfico benfico para todos os usurios da Lngua Portuguesa e para a sua afirmao como uma lngua mundial de cultura. Adotar o Acordo manter o interesse vivo na lngua. essencial estabelecer uma ortografia comum, j que a lngua falada etrea, fluente e todos ns entendemos."

"[A reforma] ir apenas criar o incmodo de exigir de alguns milhes de usurios que percam algum tempo para aprender as novas regras cuja arbitrariedade s no superada pela inutilidade. Se h algo a ser eliminado, no so acentos e hifens, mas a estultcia de burocratas."

O portugus a lngua oficial em: Angola Brasil

Cabo Verde
Guin Bissau Moambique Portugal So Tom e Prncipe

muito falado, apesar de no ser lngua oficial em:

uma das lnguas oficiais em: Guin Equatorial (com o espanhol e o francs) Macau (com o chins) Timor Leste (com o tetum)

Andorra Canad Estados Unidos ndia Japo Luxemburgo Nambia Paraguai Sua

"O Portugus era a nica lngua de cultura que tinha duas ortografias oficiais: a portuguesa de 1945 e a brasileira de 1943, com pequenas modificaes trazidas em 1971."
(Evanildo Bechara)

"Os portugueses, h muito tempo, acabaram com os acentos difenciais, enquanto que no Brasil eles desapareceram em 1971. Nessa poca, deixamos obrigatoriamente de acentuar palavras como "acrdo" e "sde" para diferenciar de "acordo" e "sede". Isso foi muito bem recebido."
(Evanildo Bechara)

"O hfen era um quebra-cabea da lngua, assim como tambm o era no francs, porque, no sculo XIX, surgiram os neologismos compostos, e os grandes mestres do idioma chamaram a ateno para que o chamado "trao de unio" fosse usado o mnimo possvel."
(Evanildo Bechara)

"A lngua no s expresso da logicidade, como tambm da emoo. Como disse o primeiro gramtico da lngua portuguesa
(Ferno de Oliveira, em 1936)."

"No tenho ortografia. A minha ortografia a dos meus compositore s."


Camilo Castelo Branco

"O brasileiro que chega Portugal se sente em casa, dada a maneira afetiva como tratado. No se pode extrair isso de um ou outro portugus. No se pode generalizar." (Evanildo Bechara)

"A lngua portuguesa a lngua dos dois pases; ns somos vassalos de Portugal." Joaquim
Nabuco

ACORDO ORTOGRFICO (1990)


Quadro - Resumo das Mudanas no Portugus do Brasil
ALFABETO Como era Nova Regra Como ser

O alfabeto era formado por 23 letras, mais as letras chamadas de 'especiais' k, w, y

O alfabeto formado por 26 letras.

As letras K, w, y fazem parte do alfabeto. So usadas em siglas, smbolos, nomes prprios estrangeiros e seus derivados. Exemplos: Km, watt, Byron, byroniano.
Como ser

TREMA

Como era

Nova Regra

agenta, conseqncia, cinqenta, qinqnio, freqncia, freqente, eloqncia, eloqente, argio, delinqir, pingim, tranqilo, lingia

O trema eliminado em palavras portuguesas e aportuguesadas.

aguentar, consequncia, cinquenta, quinqunio, frequncia, frequente, eloquncia, eloquente, arguio, delinguente, arguio, delinguir, pinguim, tranquilo, linguia

* O trema permanece em nomes prprios estrangeiros e seus derivados: Mller, mlleriano, hbneriano

ACENTUAO

Como era

Nova Regra

Como ser

assemblia, platia, idia, colmia, bolia, panacia, Coria, hebria, bia, parania, jibia, apio (forma verbal), herico, paranico

No se acentuam os ditongos abertos -ei e -oi nas palavras paroxtonas.

assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio (forma verbal), heroico, paranoico

* O acento nos ditongos -i e i permanece nas palavras oxtonas e monosslabos tnicos de som aberto: heri, constri, doi, anis, papis, anzis. * O acento no ditongo aberto -u permanece: chapu, vu, cu, ilhu.

enjo (subst. e forma verbal), vo (sbust. e forma verbal), coro, perdo, co, mo, abeno, povo

No se acentua o hiato -oo.

enjoo (subst. e forma verbal), voo (subst. e forma verbal, coroo, perdoo, coo, moo, abenoo, povoo.

crem, dem, lem, vem descrem, relem, revem pra (verbo), pla (subst. e verbo) plo (subst.) pra (subst.), pra (subst.) plo (subst.)

No se acentua o hiato -ee dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados (3 p. pl.). No se acentuam as palavras paroxtonas que so homografas.

creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem para (verbo), pela (susbt. e verb), pelo (subst.), pera (subst.), pera (subst.), polo (subst.)

* O acento diferencial permanece nos homgrafos: pode (3 pessoa do sing. do presente do indicativo do verbo poder) e pde (3 pessoa do pretrito perfeito do indicativo). * O acento diferencial permanece em pr (verbo) em oposio a por (preposio). argi, apazige, enxage, obliqe No se acentua o -u tnico nas formas verbais rizotnicas (acento na raiz), quando precedido de g ou q e seguido de e ou -i (grupos que/qui e gue/gui). No se acentuam n -i e -u tnicos das palavras paroxtonas quando precedidas de ditongo. argui, apazigue, averigue, enxague, obloque

baica, boina cheiinho, sainha feira, feime

baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume

USO DO HFEN

Como era

Nova Regra

Como ser

ante-sala, ante-sacristia, autoretrato, anti-social, anti-rugas, arqui-romntico, arquirivalidade, autoregulamentao, auto-sugesto, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, extra-sistole, extra-seco, infra-som, infra-renal, ultra-romntico, ultra-sonografia, semi-real, semi-sinttico, supra-renal, supra-sensvel

No se emprega o hfen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por r ou s, devendo essas consoantes se duplicarem.

antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrmantico, arquirrivalidade, autorregulamentao, autossugesto, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, extrassistole, extrasseco, infrassom, infrarrenal, semissinttico, suprarrenal, suprassensvel

* O uso do hfen permanece nos compostos em que os prefixos super, hiper, inter, terminados em -r, aparecem combinados com elementos tambm iniciados por -r. (hiper-rancoroso, hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, interregional, inter-relao, super-racional, super-realista, super-resistente, super-revista etc.

auto-afirmao, auto-ajuda, auto-aprendizagem, autoescola, auto-estrada, auto-instruo, contra-exemplo, contraindicao

No se emprega o hfen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por vogal diferente.

autoafirmao, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstruo, contraexemplo, conmtraindicao

* Esta nova regra normatiza os casos do uso do hfen entre vogais diferentes, como j acontecia anteriormente na lngua em compostos como: antiareo. * O uso do hfen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento comea por -h: ante-hipfise, anti-heri, anti-higinico, antihemorrgico, extra-humano, neo-helnico, semi-herbceo, super-homem, supraheptico etc.

antiibrico, antiinflamatrio, antiinflacionrio, antiimperalista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, micronibus, microorganico

Emprega-se o hfen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por vogal igual.

anti-ibrico, antiinflamatrio, anti-imperalista, arquiinimigo, arqui-irmandade, microondas, micro-nibus, microorgnico

* Estes compostos, anteriormente grafados em uma nica palavra, escrevem-se agora com hfen por fora da regra anterior. * Esta regra normatiza todos os casos do uso do hfen entre vogais iguais, como j acontecia anteriormente na lngua em compostos como: auto-observao, contraargumento, contra-almirante, eletro-tica, extra atmosfrico, infra-assinado, infraaxilar, semi-interno, semi-integral, supra-auricular, supra-axilar, ultra-apressado etc (Nestes casos, o hfen permanece). * No caso do prefixo co-, em geral, no se usa o hfen, mesmo que o segundo elemento comece pela vogal o: cooperao, coordenar.

manda-chuva, pra-quedas, pra-quedista, pra-lama, pra-brisa, pra-choque, pravento

No se emprega o hfen em certos compostos em que se perdeu, em certa medida, a noo de composio.

mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa, parachoque, paravento

* O uso do hfen permanece nas palavras compostas que no contm um elemento de ligao e constituem uma unidade sintagmtica e semntica, mantendo acento prprio, bem como naquelas que designam espcies botnicas e zoolgicas: ano-luz, azul-escuro, mdicocirurgio, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi, formiga-branca etc.

Observaes gerais

1. O uso do hfen permanece: a) nos compostos com os prefixos ex-, vice-, soto-: ex-marido, vice-presidente, soto-mestre. b) nos compostos com os prefixos circum- e pan- quando o segundo elemento comea por vogal, m ou n: pan-americano, circum-navegao. c) nos compostos com os prefixos tnicos acentuados pr-, pr- e ps- quando o segundo elemento tem vida prpria na lngua: pr-natal, pr-desarmamento, ps-graduao. d) nos compostos terminados por sufixos de origem tupi-guarani que representam formas adjetivas, como -au, -guau e -mirim, quando o primeiro elemento acaba em vogal acentuada graficamente ou quando a pronncia exige a distino grfica entre ambos: amor-guau, manac-au, jacar-au, Cear-Mirim, paran-mirim. e) nos topnimos iniciados pelos adjetivos gro e gr ou por forma verbal ou por elementos que incluam um artigo: Gr-Bretanha, Santa Rita do Passo-Quatro, Baa de Todos-os-Santos etc. f) nos compostos com os advrbios mal e bem quando estes formam uma unidade sintagmtica e semntica e os egundo elemento comea por vogal ou -h: bem-aventurado, bem-estar, bem-humorado, mal-estar, mal-humorado. Entretanto, nem sempre os compostos com o advrbio bem escrevem-se sem hfen quando este prefixo seguido por um elemento iniciado por consoante: bem-nascido, bem-criado, bem-visto (ao contrrio de malnascido, malcriado e malvisto). g) nos compostos com os elementos alm, aqum, recm e sem: alm-mar, alm-fronteiras, aqumoceano, recem-casados, sem-nmero, sem-teto.

2. No se emprega o hfen nas locues de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais): co de guarda, fim de semana, caf com leite, po de mel, sala de jnatar, cor de vinho, ele prprio, vontade, abaixo de, acerca de, a fim de que etc. - So excees algumas locues j consagradas pelo uso: gua-de-colnia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, p-de-meia, ao-deus-dar, queima-roupa

OUTROS PREFIXOS

A REGRA: Quando o 1 elemento termina por b (ab-, ob-, sob- Adrenalina e Adrenalite , sub-) ou d (ad-) e o 2 Continuam aglutinadas, pois so comea por b- ou r-, usa-se consagradas pelo uso, de hfen. acordo com o dicionrio.

EXCEES:

AD Ad-renal

SUB Sub-reitor Sub-bar Sub-roga Sub-barrocal

Abrupto e abrupto esto corretas, mas a segunda opo a recomendada.

PARA-

A REGRA: O conceito da perda da noo de composio da palavra paraquedas no seguido em todos os casos. COMO FICA Para-raios

ELEMENTOS REPETIDOS

Palavras compostas formadas com elementos repetidos com ou sem alternncia voclica ou consonncia devem ser separadas por hfen; o Acordo no abordava isso.

COMO FICA Bl-bl-bl, zum-zum, reco-reco, pingue-pongue, lenga-lenga, zs-trs, tico-tico, trouxe-mouxe e zigue-zague, entre outras.

Como ficou a grafia


A REGRA: Segundo a ABL, o uso dos prefixos pr, pro e re segue a tradio dos dicionrios. Portanto, essas formas se aglutinaram, em geral, com o segundo elemento, mesmo quando este comear por o ou e. O co tambm sem hfen.

CO, PRE, PRO e RE

CO Coabitar Coautor Coautoria Coerdar Coerdeiro Coexistir Coincidir Cologaritmo Cooptar Coordenar

PRE Preencher Preeminente Preenso Prestabelecer Preexistente

PRO Proeminncia Proeminente Proclamao Progenitor Promover Pronome Propor Proromper Prosseguir

RE Reabastecer Reabituar Reabrir Reabilitar Reabsorver Reacender Readmitir Reafirmar Reagir Rea Reajustar Reanexar Reanimar Reaparecer

Reaver Recair Recarregar Reedificar Reeditar Reeducar Reeleger Refazer Reembolsar Reencarnar Reencontrar Reenviar Reerguer Reescrever Reestruturar Reidratar Reumanizar

CARBOe ZOO-

A REGRA: Nos casos em que no houver perda da vogal do primeiro elemento e o seguinte comear com h, sero usadas as duas formas grficas.

CARBO Carboidrato e Carbo-hidrato ZOO Zooematita e zo-hematita

SUB -

A REGRA: Usa-se hfen quando sub- seguido por uma palavra que se inicia por h. SUB Sub-humano

You might also like