You are on page 1of 24

FORNOS ELTRICOS

INTRODUO A eletricidade no podia tampouco deixar de intervir diretamente num campo da amplitude que representa a fuso dos metais.
Quando se trata de pequenas quantidades de metal que no seja o ferro, devido sua elevada temperatura para fundir, pode-se usar um recipiente aquecido eletricamente.

FORNOS ELTRICOS
Para trabalhar industrialmente, os fornos eltricos so empregados com as seguintes formas: Forno a arco; Forno de induo; Forno de resistncia.

FORNOS DE ARCO
Desde os primeiros tempos da luz eltrica, ao observarse a alta temperatura a que chegava o arco eltrico (cerca de 2500 graus) pensou-se em utiliz-lo para fundio. Porm, naquela poca, tropeava-se com o inconveniente, a um custo razovel e, alm disso, o preo da corrente eltrica era muito elevado.
Hoje, salvo esses inconvenientes, o forno eltrico de uso comum na fundio. Um dos tipos mais comuns, vemos um dos tipos mais comuns, utilizados nos primeiros tempos da aplicao do arco fundio.

FORNOS ELTRICO DE ARCO


Utilizam o calor desenvolvido pela descarga eltrica em forma de arco, os eletrodos qu so introduzidos no forno so: Dois eletrodos: corrente monofsica; Trs eletrodos: corrente trifsica; Dois eletrodos e a soleira: corrente trifsica.

FORNOS ELTRICO DE ARCO

Desenho esquemtico de um forno a arco eltrico.

FORNOS ELTRICO DE ARCO


FUNCIONAMENTO: Os eletrodos so baixados at entrar em contato com a carga metlica. Neste momento salta o arco, comeando o aquecimento e a fuso do metal. A partir deste momento, os eletrodos sobem e descem at se formar um depsito de metal lquido debaixo de cada um.

FORNOS ELTRICO DE ARCO


Acorrente utilizada muito grande e so conectados a rede de distribuio de alta tenso atravs de transformadores especiais. So construdos normalmente de forma basculante para facilitar o vazamento. Existe tipos de forno com arco entre um eletrodo e a parede do forno, e aps fundir o metal, entre o eletrodo e o banho de metal lquido.

Desenho esquemtico do funcionamento de um forno a arco eltrico.

FORNO ELTRICO DE ARCO

Desenho esquemtico do funcionamento de um forno a arco eltrico.

FORNOS ELTRICO DE ARCO


VANTAGENS: A vantagem do forno a arco eltrico reside na simplicidade e rapidez das operaes para chegarse a fundir certa quantidade de material. Aqui no h ventiladores, combustvel, cinzas, nem escrias. Acionando uma simples chave eltrica,comea a funcionar o aparelho e seus funcionamentos no alterado quimicamente por gases nem por algum produto da combusto.

FORNOS ELTRICOS POR INDUO

FORNOS ELTRICOS POR INDUO


INTRODUO: Neste modelo de forno podem-se utilizar todos os materiais que sejam condutores de eletricidade e como, entre estes, os metais ocupam o primeiro lugar, este tipo de forno o mais indicado para a fuso de qualquer metal, pois sua regulao lhe permite a fuso desde a platina at o chumbo (que um dos metais com ponto de fuso mais baixo: 326C).

FORNOS ELTRICOS POR INDUO


Permite uma regulao trmica quase de grau em grau em toda a massa e que, por produzir-se por ao induzida no seio do metal, pode ser utilizada para os metais como o zinco, alumnio, estanho, etc. sem que haja necessidade de descobrir o cadinho, evitando a ao redutora do ar que no caso citado do zinco (conjuntamente com o calor) converte o metal num p branco, que xido de zinco, material intil em metalurgia.

FORNOS ELTRICOS POR INDUO


Os fornos eltricos por induo podem ser: Baixa frequencia; Alta freqncia.

FORNOS ELTRICOS POR INDUO


BAIXA FREQUENCIA: Metal fundido se dispe em um cadinho de forma anular, que constitui a espira secundria de um transformador. Pela ao magntica da bobina primria, gera-se na bobina secundria uma corrente de alta intensidade, desenvolvendo o calor necessrio para a fuso do metal.

FORNOS ELTRICOS POR INDUO


ALTA FREQUENCIA: Como no forno de baixa frequncia, a corrente de alta freqncia percorre a bobina cilndrica em cujo interior esto cadinho, de modo que o metal a ser fundido seja o ncleo percorrido pelo fluxo magntico induzido pela bobina. Pela variao desse fluxo magntico, so geradas correntes que produzem o aquecimento e a fuso do metal.

FORNOS ELTRICOS POR INDUO


VANTAGENS:
Fundio das Ligas Leves; Em ambos a fora eletrodinmica produz agitao

no banho, obtendo- seu metal homogneo.

FORNOS ELTRICOS DE RESISTNCIA


Utilizados para a fundio de metais de baixo ponto

de fuso, geralmente alumnio e ligas leves, sendo sua capacidade bastante reduzida. So basicamente constitudos de uma mufla de material refratrio com alojamentos para a resistncia ( fios de Nquel-Cromo). Na mufla alojado o cadinho de grafite ou metlico.

FORNOS ELTRICOS DE RESISTNCIA


No so muito empregados na fundio, apesar de

o fato de o metal no entrar em contato com os combustveis ou gases produzidos pela combusto dos mesmos, produz em peas de boa qualidade. A regulagem de temperatura perfeita por pirmetros e termopares automticos.

FORNOS ELTRICOS DE RESISTNCIA


DESVANTAGENS: Consumo elevado de energia. Levam tempo para alcanar a temperatura de fuso. Geralmente exigem reparos ou trocas frequentes de resistncia.

VANTAGENS DOS FORNOS ELTRICOS


As vantagens que possuem os fornos de fuso por

eletricidade sobre quaisquer outros so to grandes que no podemos de mencion-las:

1) Nesse tipo de forno no preciso ventilador nem

combustvel, e a manipulao para ser carregada efetua-se por meio de carretilhas ou vagonetes;

VANTAGENS DOS FORNOS ELTRICOS


2)

Especialmente nos tipos de induo, a temperatura facilmente regulvel dentro de uma ampla variao que vai desde a temperatura ambiente at a fuso do material, por mais elevada que esta seja. Esta temperatura pode ser equilibrada mediante os dispositivos eltricos que servem para regular correntes, com intervalos no maiores de 10 graus;

VANTAGENS DOS FORNOS ELTRICOS


3) Ainda que possam existir no local de utilizao

combustveis mais baratos que a energia eltrica, resulta, quase sempre, mais barato o aquecimento eltrico porque no requer transporte, armazenamento, nem mo-de-obra e sua ao instantnea; ligada chave imediatamente comea o calor;

VANTAGENS DOS FORNOS ELTRICOS


4) til, econmica e tecnicamente, tanto para o

grande industrial que trabalho com cadinhos-cubas de 50 a 100 toneladas como para o pequeno fundidor que somente utiliza um cadinho de 5 quilos. grande o ganho de tempo, mo-de-obra, equipamento e facilidade de manejo.

You might also like