You are on page 1of 30

Intolerncia lactose E DRGE

Docente:prof.Luciana Pedreira Disciplina:Enfermagem na ateno a sade da criana e adolescente

Discentes: Athilane Lima Claudiane Mota Kamilla Cicera Daiane Menezes Jaciara Souza Nathlia Paim

Graduandos em Enfermagem Faculdade Nobre Feira de Santana/BA

Feira de Santana,maro 2014

Intolerncia lactose

Conceito

Intolerncia Lactose o termo utilizado para pessoas que no conseguem digerir produtos lcteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digesto geralmente ocorre em pessoas que no produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digesto da lactose.
(Sem lactose 2008)

A lactase hidrolisa Produzida pelas vilosidades intestinais que bordam o Estmago intestino delgado, a enzima lactase destri as ligaes entre glicose e galactose; os acares assim separados podem ento ser digeridos normalmente. A capacidade do sistema degradar a lactose depende da quantidade de lactase presente no intestino delgado e de sua atividade relativa.

a lactose

Causa

A intolerncia lactose ocorre quando o intestino delgado no produz enzima lactase suficiente. As enzimas ajudam o corpo a absorver alimentos. Cirurgia intestinal Infeces do intestino delgado causadas por vrus ou bactrias que podem afetar as clulas do revestimento do intestino (geralmente em crianas) Doenas intestinais, como doena celaca

Epidemiologia

Estudos epidemiolgicos mostram que a prevalncia da Intolerncia Lactose muito varivel, atingindo cerca de 5% da populao no nordeste da Europa e mais de 90% na sia e Oriente Mdio. No Brasil, estima-se que 25% da populao tenha algum grau de Intolerncia Lactose.

Tipos de intolerncia lactose

Deficincia congnita da enzima : um defeito gentico raro, no qual alguns recm-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerncia lactose permanente. Diminuio enzimtica secundria a doenas intestinais: bastante comum no primeiro ano de vida. Nesse caso, a criana tem uma deficincia temporria da enzima, devido morte das clulas da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando h diarria persistente. Assim, o indivduo fica com deficincia temporria at que essas clulas sejam repostas. No existe um tempo exato para que isso ocorra, pois depende da resposta do organismo de cada pessoa. Deficincia primria ou ontogentica: a mais comum na populao. Com o decorrer da vida, existe a tendncia natural diminuio da produo da lactase a que qualquer adulto, sem idade exata, est sujeito.

Sintomas

Nusea; Dores abdominais; Diarria cida e abundante; Digesto lenta; Distenso abdominal e empachamento; Meteorismo; Aumento do nmero dirio das evacuaes; Fezes pastosas e ftidas.

Diagnstico

Teste de intolerncia lactose: o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, so colhidas amostras de sangue que indicam os nveis de glicose. Teste de hidrognio na respirao: o paciente ingere uma bebida com alta quantidade de lactose e o mdico analisa o hlito da pessoa em intervalos que variam de 15 a 30 minutos por meio da expirao. Se o nvel de hidrognio aumentar significa um processamento incorreto da lactose no organismo. Teste de acidez nas fezes: o exame de fezes realizado normalmente, pois se a pessoa ingeriu alimentos com lactose, teve os sintomas e procurou auxilio mdico, porque a lactose no foi bem digerida produzindo cidos que podem ser detectados nas fezes.

Tratamento

No existe cura para a intolerncia lactose, mas possvel tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Em alguns casos recomendado a ingesto de lactase, que pode ser comprada em farmcias de manipulao ou farmcias convencionais. Esta enzima pode ser adicionada aos produtos feitos com leite ou mesmo ingerida por via oral antes da ingesto desses alimentos. Recomenda-se a ingesto de alimentos rico em clcio em alguns casos deve fazer uso da suplementao deste.

Reposio de Clcio

Uma das maiores preocupaes para pessoas com intolerncia lactose adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o clcio. Cerca de 70% do clcio da alimentao humana vm do leite e seus derivados. Por esta razo, importante, na medida do possvel, manter uma dieta com ingesto de pelo menos alguns produtos lcteos, mantendo uma quantidade que seja bem tolerada pelo seu organismo. Alm disso, importante a orientao de um nutricionista para auxili-lo na readequao de seus hbitos alimentares.

Idade

Clcio (mg) Crianas

Poro de leite (ml)

0-6 meses 7-12 meses 1-3 anos 4-6 anos 7-10 anos 11-14 anos

400 600 800 800 800

1200 ml (materno) 1700 ml (materno) 700ml 700ml 700ml

Adultos
1200 1000 ml

15-18anos
19-24anos 25-50anos 51+

1200
1200 800 800

1000 ml
1000 ml 700 ml 700 ml

Tabela 1 : Necessidades dirias de clcio, segundo a faixa etria e em situao de normalidade. (segundo a RDA norte-americana, de 1989) .


Leite e seus derivados Carnes e ovos 75% de clcio; 7% de clcio;

Vegetais Outras fontes de clcio


Tabela 2: Fontes alimentares de clcio.

6% de clcio; 12% de clcio .

Recomendaes

Suplementao de clcio; Comer alimentos que tenham mais clcio (folhas verdes, ostras, sardinhas, salmo enlatado, camaro e brcolis); Ler sempre os rtulos dos alimentos. A lactose tambm encontrada em alguns produtos no lcteos, inclusive em algumas cervejas; Produtos lcteos podem ser mais fceis de digerir: o Leite de manteiga e queijos (eles tm menos lactose do que o leite); o Produtos lcteos fermentados; o Leite de cabra; o Leite e produtos lcteos sem lactose; o Frmulas de soja; o Leite de soja ou de arroz .

Conceito

A doena do Refluxo Gastroesofgico (DRGE) a afeco crnica decorrente do fluxo retrgrado de parte do contedo gastroduodenal para o esfago e/ou rgos adjacentes ao mesmo, acarretando varivel espectro de sintomas e/ou sinais esofagianos e/ou extraesofagianos, associados ou no a leses teciduais. (1o Consenso Brasileiro da DRGE)

Causas

Alteraes no esfncter que separa o esfago do estmago e que deveria funcionar como uma vlvula para impedir o retorno dos alimentos; Hrnia de hiato provocada pelo deslocamento da transio entre o esfago e o estmago, que se projeta para dentro da cavidade torcica; Fragilidade das estruturas musculares existentes na regio.

Sintomas
Vmito; Azia; Enjo; Anemia Halitose; Dificuldade de ganho de peso; Aftas e soluo; Irritabilidade; Dor ou queimao no peito que so conseqentes esofagite de refluxo (inflamao do esfago); Falta de apetite; Outra forma de apresentao clnica atravs da presena de sintomas respiratrios (chiado no peito, bronquite, asma, broncopneumonia, tosse crnica, laringite, amigdalite, faringite, rinite,otite, sinusite, ndulos de corda vocal, rouquido, apnia ou parada da respirao, engasgos, pigarro).

Diagnstico

O diagnstico da DRGE realizado atravs de cuidadosa anamnese, que pode ser seguida de exames subsidirios (endoscopia,exame radiolgico contrastado do esfago, cintilografia,manometria, pHmetria de 24 horas, teste teraputico).

(RX contrastado do esfago-estmagoduodeno)

(Impednciometria esofgica)

Fatores de risco

Obesidade: os episdios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; Refeies volumosas antes de deitar; Aumento da presso intra-abdominal; Ingesto de alimentos como caf, ch preto, ch mate, chocolate, molho de tomate, comidas cidas, bebidas alcolicas e gasosas.

Possveis complicaes da DRGE

Sangramento; lceras; Dificuldade na deglutio; Esfago de Barrett; Cncer.

Tratamento

Mudana de estilo de vida; Tratamento medicamentoso que reduzem a acidez do contedo do estomacal, neutralizando o cido ou, reduzindo a produo de cido. Outro grupo de medicamentos chamado prokinetics que aumentam a motilidade do sistema gastrointestinal e, assim, permitir que o alimento ser transmitida atravs do esfago e o intestino, mais rpido. Isso tambm reduz o risco de refluxo; Em casos graves o tratamento cirrgico recomendada.

Recomendaes
No se automedicar se tiver episdios repetidos de azia ou queimao. Procurar assistncia mdica para diagnstico e tratamento adequados; Evitar alimentos e bebidas, especialmente as alcolicas, que favorecem o retorno do contedo gstrico; No fumar; Perder peso; No usar cintos ou roupas apertadas na regio do abdome; No deitar logo aps as refeies; Distribuir os alimentos em pequenas quantidades por vrias refeies (caf da manh, almoo, lanche da tarde e jantar); Fazer refeies mais leves. Sentar e comer sem pressa, mastigando bem os alimentos; Aumentar a salivao com gomas de mascar ou balas duras. A saliva pode aliviar a dor; No por o beb na cama depois de mamar. Manter o beb em p no colo at que elimine o ar que deglutiu durante a amamentao.

INTOLERNCIA A LACTOSE

DRGE

Referencias


Quando voc cuida de algum que
realmente est precisando, voc vira um heri. Porque o arqutipo de heri a pessoa que, se precisar, enfrenta a escurido e segue com amor e coragem porque acredita que algo pode ser mudado para melhor. Patch Adams

You might also like