You are on page 1of 21

Fsica: Mecnica

Fabiana Arajo 1 Semestre - 2014

Formao
- Graduao: Licenciatura em Fsica no UNIFOR. Centro Universitrio de Formiga

- Ps-graduao: Mestrado na Universidade Federal de Itajub UNIFEI, em Cincias dos Materiais para Engenharia, na rea de Semicondutores e Isolantes. - Doutoranda na Instituto Tecnolgico de Aeronutica ITA/DCTA, em Engenharia Aeronutica e Mecnica, na rea de Fsica e Qumica dos Materiais Aeroespacias. Colaboradora do Laboratrio de Sistemas Eletromagnticos LSE, da Diviso de Fsica Aplicada do Instituto de Estudos Avanados IEAv/DCTA.

LSE/IEAv

Aeronave AMX

Caa-bombardeio-reconhecedor-leve

VANT- Veculo Areo No tripulvel

Aplicaes civis e militares de reconhecimento areo, monitoramento de recursos naturais, redes eltricas e de dutos de petrleo.

reas de atuao

Fsica Geral, Cincias dos Materiais, Fsica da Matria Condensada e Novos Materiais, Fsica dos Materiais e Dispositivos Semicondutores, Materiais Cermicos e Magnticos com nfase em produo de materiais cermicos .

Objetivos
Observar e analisar os fenmenos fsicos pela experimentao; Desenvolver o raciocnio lgico e crtico na resoluo de problemas; Aprender a utilizar modelos para a anlise de situaes reais; Familiarizar com o uso de instrumentos de medida; desenvolver habilidade na confeco de relatrios, incluindo a apresentao grfica e anlise estatstica das grandezas fsicas envolvidas e Desenvolver habilidade na realizao de atividades em equipe.

Ementa
- Cinemtica,

- Dinmica,
- Equilbrio de Partcula e Corpo Rgido, - Colises.

Avaliao

1 Avaliao (26/03 a 01/04) = 35 pontos (sem dupla e sem consulta)


Exerccios /Trabalhos= 15 pontos (em sala)

2 Avaliao ( 04/06 a 10/06) = 25 pontos (sem dupla e sem consulta)


Multidisciplinar = 10 pontos ( no existe 2 chamada) Exerccios /Trabalhos= 15 pontos (em sala)

Avaliao 2 chamada (14 a 18/07) = Matria inteira Exame Final (21 a 25/07) = Matria inteira

Chamada

Todos os dias

1 Horrio = 20:00 2 Horrio = 21:30

Bibliografia bsica:
- HEWITT, P. G. Fsica Conceitual. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. - TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Fsica para Cientistas e Engenheiros: Mecnica, Oscilaes e Ondas, Termodinmica.Vol. 1, 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. - YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Fsica I. 12 ed. So Paulo: Pearson, Addison Wesley, 2008.

Bibliografia complementar:
- BEER, F. P. Mecnica Vetorial para Engenheiros: Dinmica, 7a edio. McGrawHill, 2006. - HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Fsica Mecnica. Vol. 1, 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. - KELLER, F. J.; GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J. Fsica. So Paulo: Makron Books, 1999. v. 2. - NUSSENZVEIG, H. Moyss. Curso de fsica bsica 1: mecnica. 4. ed., rev. So Paulo: Blucher, 2004. - SERWAY, R. A.; JR., J. W. J. Princpios de Fsica: Mecnica Clssica, Vol. I. So Paulo: Thomson Learning, 2004.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Fsica I. 12 ed. So Paulo: Pearson, Addison Wesley, 2008.

Tpicos:
Movimento Retilneo Deslocamento, Tempo e Velocidade Mdia, Velocidade Instantnea, Acelerao Instantnea e Acelerao Constante, Queda Livre. Movimento em Duas ou Trs Dimenses Vetor Posio e Vetor Velocidade, Vetor acelerao, Movimento de um Projtil, Movimento Circular, Velocidade Relativa. Leis de Newton do Movimento Fora e Interaes, Primeira Lei de Newton, Segunda Lei de Newton, Massa e Peso, Terceira Lei de Newton, Exemplos de Diagramas do Corpo Livre Aplicaes das Leis de Newton Uso da Primeira Lei de Newton, Uso da Segunda Lei de Newton, Foras de Atrito, Dinmica do Movimento Circular. Trabalho e Energia Cintica Trabalho Energia cintica e o Teorema do Trabalho Energia Trabalho e Energia com Foras Variveis Potncia Energia Potencial e Conservao da Energia Energia Potencial Gravitacional Energia Potencial Elstica Foras Conservativas e Foras No Conservativas Fora e Energia Potencial

MOVIMENTO RETILNEO UNIFORME Esse o mais simples movimento descrito por um objeto. Caracteriza-se pelo movimento unidimensional com velocidade constante e, portanto, pela ausncia de acelerao. Para descrever esse movimento, introduziremos as grandezas fsicas de velocidade e acelerao. Uma observao importante nas definies de velocidade e de acelerao que so grandezas vetoriais (mdulo, direo e sentido).

Conceitos fundamentais

Ponto material: objeto cujas dimenses podem ser desconsideradas no estudo do movimento. Ele pode estar em movimento ou em repouso. Deslocamento ou variao de espao (s): diferena entre a posio final e a inicial. Velocidade Escalar Mdia:

Definimos a velocidade mdia do carro nesse intervalo de tempo como uma grandeza vetorial:

Quando a partcula se move no sentido negativo do eixo Ox durante o intervalo de tempo, sua velocidade mdia para esse intervalo de tempo negativa.

t=0 h=0

t = 1,15s h = 63m

t = 5,9s (1,15 +4,75) h = 1000m

a) Vm = s/t Vm = (1000 - 63) / (5,9-1,15) Vm = 197,2m/s

b) Vm = s/t Vm = (1000 - 0) / (5,9-0) Vm = 169,49m/s

Vetor posio e vetor velocidade (caso bi e tridimensional)


So usados para descrever o movimento de uma partcula no espao. O vetor posio r da partcula nesse instante o vetor que vai da origem do sistema de coordenadas at o ponto P.

Exemplo: Dados os vetores no plano R: U = (2i - 5j) e V = (i + j). Determine: a) O vetor soma U+V b) O mdulo do vetor U+V c) O vetor diferena U-V d) O vetor 3U-2V.

1)A posio de uma partcula que se move em um plano xy dada por r = ( 2t3-5t)i + (6-7t4)j, com r em metros e t em segundos. Calcule r quando t=2s.

2) Na figura, o vetor posio de uma partcula inicialmente r1 = (-3m)i +(2m)j +(5m)k e depois passa a ser r2 = (9m)i +(2m) + (8m)k. Qual o deslocamento da partcula de r1 para r2?

3) Um coelho atravessa um estacionamento, no qual um conjunto de eixos coordenados foi desenhado. As coordenadas da posio do coelho, em metros, em funo do tempo t, em segundos, so dadas por x = - 0,31t2 + 7,2t + 28 y = 0,22t2 9,1t + 30. No instante t = 15s, qual o vetor posio r do coelho ?

1) A posio de uma partcula que se move em um plano xy dada por r = ( 3t2-5t)i + (6-5t3)j, com r em metros e t em segundos. Calcule r quando t=2s.

2) O vetor posio de uma partcula inicialmente r1 = (-3m)i +(1m)j +(3m)k e depois passa a ser r2 = (9m)i +(2m)j + (8m)k. Qual o deslocamento da partcula de r1 para r2?

3) Um carro atravessa um estacionamento, no qual um conjunto de eixos coordenados foi desenhado. As coordenadas da posio do coelho, em metros, em funo do tempo t, em segundos, so dadas por x = - 0,55t2 + 6,2t + 30 y = 0,43t2 8,1t + 28. No instante t = 10s, qual o vetor posio r do carro ?

4) A posio de uma partcula que se move em um plano xy dada por r = ( t2-5t)i + (12-5t3)j, com r em metros e t em segundos. Calcule r quando t=2s. 5) Dados os vetores no plano R: U = (3i - 5j) e V = (2i + j). Determine: a) O vetor soma U+V b) O mdulo do vetor U+V c) O vetor diferena U-V d) O vetor 3U-2V.

You might also like