You are on page 1of 26

BIOLOGIA

CLULA EUCARIONTE VEGETAL

Carlos Eduardo
Mirama - CE

CLULA VEGETAL
A clula vegetal muito parecida com a clula animal, ela s se difere pelo fato de possuir algumas organelas a mais como, por exemplo, a PAREDE CELULAR e os CLOROPLASTOS.
CLOROPLASTOS

PAREDE CELULAR

CLULA VEGETAL
A ESTRUTURA DA CLULA VEGETAL DIVIDIDA EM:
COMPONENTES PROTOPLASMTICOS:
So um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o ncleo, retculo endoplasmtico, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocndrias, lisossomos e os cloroplastos.

COMPONENTES NO PROTOPLASMTICOS:
So os resduos do metabolismo celular ou substncias de armazenamento. Inclui vacolos, parede celular e substncias ergstricas.

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
NCLEO
Possui duas funes bsicas, uma delas regular as reaes qumicas que ocorrem dentro da clula, e sua segunda funo de armazenar o material gentico (DNA).

NCLEO

NCLEO
PARTES DO NCLEO:
MEMBRANA NUCLEAR - Membrana que envolve o
ncleo presente apenas em clulas eucariontes.

POROS So buracos que permitem o transporte de molculas hidrossolveis atravs da carioteca. NUCLOLOS - So corpsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma. CROMATINA Onde se encontra cidos nucleicos em forma de dupla hlice (Cromossomos). CROMOSSOMOS - constitudo por uma longa fita dupla de DNA. O DNA o material que constitui os genes.

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
RETCULO ENDOPLASMTICO
Constitudo de um sistema de duplas membranas lipoproteicas, forma uma rede membranosa que pode ter morfologia tubular ou de pilhas achatadas. Pode ser Retculo Endoplasmtico Rugoso e Retculo Endoplasmtico Liso.
RETCULO ENDOPLASMTICO RUGOSO

RETCULO ENDOPLASMTICO LISO

RETCULO ENDOPLASMTICO
FUNES DO RETCULO ENDOPLASMTICO RUGOSO Participa da sntese de protenas, que sero enviadas para o exterior da clula. Certas protenas produzidas por esta organela so enzimas lisossmicas que iro atuar na digesto intracelular, outras so protenas componentes das membranas celulares.

RETCULO ENDOPLASMTICO
FUNES DO RETCULO ENDOPLASMTICO LISO Participa principalmente da sntese de esteroides, fosfolipdeos e outros lipdeos. uma de suas principais funes, a desintoxicao do organismo, atuando na degradao do etanol ingerido em bebidas alcolicas. Esse tipo de retculo abundante principalmente em clulas do fgado, das gnadas e pncreas.

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
CITOPLASMA
O citoplasma preenchido por uma matria coloidal, gelatinoso denominada citosol, e neste fluido esto suspensas as organelas celulares. No geral, o citoplasma tudo o que compreende a clula menos o ncleo e membrana plasmtica.

CITOPLASMA

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
RIBOSSOMOS
So organelas no delimitadas por membrana que se encontram dispersas no citoplasma de todas as clulas ou aderidas membrana do retculo endoplasmtico rugoso, constitudas RNAs ribossomais e protenas ribossmicas.

RIBOSSOMOS

RETCULO ENDOPLASMTICO RUGOSO

RIBOSSOMOS
FUNES DOS RIBOSSOMOS
Os aminocidos presentes na clula so atrados pelos ribossomos, que com o material gentico rRNA (RNA ribossmico), vo construir grandes cadeias de protenas, que posteriormente sero utilizadas em processos da prpria clula.

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
COMPLEXO DE GOLGI
Organela constituda por vesculas com formato de sacos achatados, que est presente nas clulas eucariticas. Tem por funes armazenamento, transformao e empacotamento de substncias que so produzidas na sntese celular.

Complexo de Golgi

COMPLEXO DE GOLGI
OUTRAS FUNES DO COMPLEXO DE GOLGI
Aderidas ao citoesqueleto, as vesculas so transportadas no interior da clula at a regio basal da membrana plasmtica. A partir desse instante a membrana da vescula se funde membrana da clula, eliminando o contedo proteico para o meio extracelular.

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
MITOCNDRIAS
uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respirao celular. abastecida pela clula que a hospeda por substncias orgnicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP.

MITOCNDRIAS
RESPIRAO CELULAR A mitocndria recebe substncias orgnicas (glicose por exemplo) e oxignio como combustvel. O oxignio oxida os elementos orgnicos, liberando energia em forma de ATP. O ATP uma molcula (C10H16N5O13P3) que armazena energia na ligao de seus fosfatos. Essa energia utilizada na sntese de substncias, locomoo, diviso celular, transporte ativo, gerao de calor, etc.

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
LISOSSOMOS
So bolsas membranosas que contm enzimas capazes de digerir substncias orgnicas. Com origem no complexo de Golgi, os lisossomos esto presentes em praticamente todas as clulas eucariontes.
LISOSSOMOS

LISOSSOMOS
AO DOS LISOSSOMOS as organelas responsveis pela digesto da clula (a chamada digesto intracelular). Tambm podem ser comparados centros de reciclagem, pois digerem partes celulares envelhecidas e desgastadas, de modo a reaproveitar as substncias que as compem .
So

COMPONENTES PROTOPLASMTICOS
CLOROPLASTOS
Os cloroplastos so encontrados nas clulas das algas e plantas. So organelas que se caracterizam por apresentar a cor verde, em razo da presena da clorofila em seu interior.

CLOROPLASTOS

CLOROPLASTOS
FUNO DOS CLOROPLASTOS

Na membrana interna dos cloroplastos esto os fotossistemas, todos com vrias molculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espcie de antena com a finalidade de captar luz. Os fotossistemas possuem outras substncias alm da clorofila que tambm participam da fotossntese.

COMPONENTES NO PROTOPLASMTICOS

COMPONENTES NO PROTOPLASMTICOS
VACOLO
So estruturas celulares, muito abundantes nas clulas

vegetais, contidas no citoplasma da clula. De forma mais ou menos esfricas ou ovalado.

VACOLO

VACOLO
FUNO DO VACOLO

Assim como as outras organelas celulares, os vacolos tambm possuem uma importante funo para o funcionamento da clula. Alm de atuarem como reservatrio de substncias, tambm fazem a regulao das trocas de gua que ocorrem no processo de osmose.

COMPONENTES NO PROTOPLASMTICOS
PAREDE CELULAR
A parede celular um envoltrio extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactrias, fungos e protozorios, cuja composio varia conforme o hbito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos.

PAREDE CELULAR

PAREDE CELULAR
ENTENDENDO A PAREDE CELULAR A parede primria elstica, de modo a permitir o crescimento celular. Depois que a clula cresceu e atingiu o tamanho e a forma definitivos, forma-se a parede secundria, mais espessa e rgida. A celulose que constitui a parede secundria secretada atravs da membrana plasmtica, e se deposita entre esta e a superfcie interna da parede primria, na qual adere fortemente.

BIOLOGIA

CLULA EUCARIONTE VEGETAL

Carlos Eduardo
Mirama - CE

You might also like