You are on page 1of 17

A radioatividade um fenmeno caracterizado pela desintegrao dos ncleos de elementos qumicos instveis havendo, durante o processo, liberao de partculas

s ou ondas eletromagnticas Os elementos que possuem essa propriedade, chamados radioativos, tem geralmente nmero atmico superior a 82.

O fenmeno foi descoberto a partir do esquecimento de uma rocha de urnio sobre um filme fotogrfico virgem: o filme foi velado (marcado) por alguma coisa que saa da rocha. Na poca, essa coisa foi denominada raio ou radiao e o fenmeno foi denominado radioatividade e os elementos que apresentavam essa propriedade foram chamados de elementos radioativos. Outros elementos pesados, com massas prximas do urnio, como o rdio e o polnio, tambm tinham a mesma propriedade. Comprovou-se que um ncleo muito energtico, por ter excesso de partculas ou de carga, tende a estabilizar-se, emitindo algumas partculas (partculas alfa, beta ou gama).

A radioatividade pode ser:


Radioatividade natural: a que se manifesta nos elementos radioativos e nos istopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Radioatividade artificial ou induzida: aquela que provocada por transformaes nucleares artificiais.

Aplicaes da Radioatividade
RADIOFRMACO: uma espcie de radioistopo usado na medicina. Exemplo bem conhecido o iodo-131 que emite raios gama e possui meia-vida de 8 dias. usado para diagnosticar doenas na glndula tireoide.

RADIOESTERILIZAO: esterilizao por radiao ionizante usada em instrumentos cirrgicos e produtos farmacuticos. altamente eficiente, econmica e segura, tendo a vantagem de proporcionar a esterilizao dos produtos j na embalagem final. Exemplos de produtos esterilizados comercialmente: luvas e kits cirrgicos, seringas descartveis, suturas, implantes, agulhas etc.

RADIOTERAPIA: a tcnica que consiste na utilizao de fontes de radiao para tratamento de tumores.
GAMAGRAFIA: Utilizada na indstria, uma tcnica nuclear similar a uma radiografia (impresso de radiao gama em filme fotogrfico) de peas metlicas ou de estruturas de concreto, tornando possvel verificar se h defeitos ou rachaduras. IRRADIAO: Utilizado em frutas frescas, gros e vegetais, este processo previne o brotamento, retarda a maturao e aumenta o tempo de conservao dos alimentos. Estes so submetidos a uma quantidade minuciosamente controlada de radiao. Cabe destacar que, os alimentos irradiados no ficam radioativos, ou seja, no causam danos sade.

PRODUO CIENTIFCA: Utilizando-se os efeitos da radiao, a engenharia projeta equipamentos com mecanismos de acelerao de partculas e bombardeamento de tomos, possibilitando cincia compreender com mais clareza os fenmenos invisveis a olho nu e que so responsveis pelo advento tecnolgico que a humanidade experimenta atualmente. PRODUO DE ENERGIA

Medicina (ver mais)


Ensaios imunoradiomtricos (IRMA) Os marcadores tumorais so substncias que funcionam como indicadores da presena de cncer. Estes podem ser encontrados no tumor, no sangue ou em outro fluido biolgico (urina, lquor, derrame pleural, etc.). Os marcadores tumorais normalmente so produzidos por clulas dos tecidos originais, que em condies de malignidade passam a produzi-los em quantidades elevadas. Braquiterapia Braquiterapia uma forma de radioterapia em que materiais radioativos so implantados nas proximidades do tumor. A palavra braquiterapia origina-se do grego (brachys = junto, prximo) e define uma modalidade de tratamento em que doses de radiao so liberadas para atacar as clulas tumorais, sem que um grande nmero de clulas sadias seja afetado. Estes implantes podem ser temporrios ou permanentes

Elementos radioativos que so teis no tratamento de doenas:


Cobalto radioativo: tratamento de tumores. Istopo que desencadeia radiaes, as quais, atravs de um tubo, so levadas at a parte enferma.

Iodo radioativo: empregado para curar as afeces de tireoide.


Sdio radioativo: usado no estudo das doenas do corao e dos defeitos de circulao.

Curiosidades...
Aparelhos de raio-X possuem material radioativo? => No. Aparelhos de raios X produzem radioatividade a partir da eletricidade e no possuem material radioativo. Uma vez desconectados de um sistema eltrico no oferecem riscos de emitir radiao ionizante.

Por que a radioatividade algo to demorado para se extinguir? => Nem sempre ela demora tanto. Isso depende do elemento radioativo ou, usando um termo tcnico, da meia vida do radionucldeo. Como exemplo, o Csio-137 tem meia vida de 30 anos, mas o Radnio-222, por exemplo, de 3,8 dias. Alguns radionucldeos tm meia vida de alguns dias ou at mesmo alguns minutos e sua radioatividade se extingue em pouco tempo. Os produtos chamados radiofrmacos, usados na medicina nuclear, so em geral, produzidos com radionucldeos de meia vida bem curta.

Acidentes
Na usina nuclear de Chernobyl, na Rssia, durante testes de cotidianos, vrias normas de segurana foram desrespeitadas, e a reao em cadeia no reator atingiu nveis incontrolveis. Houve a falha do sistema de circulao de gua, responsvel pelo resfriamento do ncleo do reator, o que gerou um superaquecimento que produziu uma grande exploso. Cidades ao redor de Chernobyl foram evacuadas devido a exposio radiao. Imediatamente, 31 pessoas foram mortas instantaneamente e 130.000 foram evacuadas da regio. O governo russo tentou esconder do mundo o que realmente tinha acontecido. Entretanto, foram detectados na Europa nveis altssimos de radioatividade o que levou a Frana a investigar e descobrir a tragdia.

Outro fato marcante aconteceu em 1987, em Gois. No prdio desativado do Instituto Goiano de Radioterapia, foi deixado um aparelho de radioterapia que continha o elemento csio-137. Dois homens, que ali procuravam por sucata para revender levaram o aparelho e o venderam ao dono de um ferro-velho. Durante a desmontagem do aparelho, foi encontrado um p branco que apresentava brilho azulado no escuro. Tal p, o cloreto de csio, passou ento a ser exposto e distribudo pelo dono do ferro velho o qual estava encantado com esse efeito. Os primeiros sintomas apareceram logo aps o contato direto com o p: tonturas, nuseas, vmitos e diarrias. Foi diagnosticada contaminao radioativa logo depois que a esposa do dono do ferro velho levou parte do aparelho desmontado at a sede da Vigilncia Sanitria. Segundo a Comisso Nacional de Energia Nuclear, 112.800 pessoas foram monitoradas, 129 apresentaram contaminao interna e externa, quatro foram mortas.

Japo, 2011 - O terremoto de 9 pontos da Escala Richter que atingiu o Japo em 11 de maro, causou estragos na usina nuclear Daiichi, em Fukushima, cerca de 250 quilmetros ao norte de Tquio. Exploses em trs dos seis reatores da usina deixaram escapar radiao em nveis que se aproximam do preocupante, segundo as autoridades japonesas. O acidente foi classificado no nvel 5 da escala internacional de eventos nucleares (INES), que vai de 0 a 7, pelas autoridades japonesas.

Referncias

You might also like