You are on page 1of 21

APRENDENDO A LER, FAZER FICHAMENTO E RESUMO DE TEXTOS E, FAZER SEMINRIO

Prof. Pr. Damsio Missias Farias

I. APRENDENDO A LER 1. Aprendendo a Ler o Mundo. 2. Aprendendo a Ler um Texto Escrito. II. APRENDENDO A FAZER FICHAMENTO E RESUMO DE TEXTOS 1. Fichamento de Texto. 2. Fichamento de Tpicos. III. APRENDENDO A FAZER UM SEMINRIO A. NO TER IDEIA DE COMO FAZ-LO B. TIPOS DE SEMINRIOS 1. Seminrio Simples com apresentao oral. 2. Seminrio c/ aprofundamento do assunto.

Hoje o primeiro dia em que me sinto realmente em frias. E j janeiro. Passou a correria da entrega de notas, reunies de conselhos de classe, recuperao, fechamento dos dirios de classe, seguida da outra correria, a preparao das festas de fim de ano. As compras, as visitas, a comida, o trnsito, o calor, a rvore a ser arrumada... Mas, hoje, finalmente em frias, posso comear a escrever outra vez. Hmmm, estou sentido um cheiro estranho. O que poder ser? Nossa! Esqueci o feijo no fogo! Queimou. L se foi o meu almoo. Tudo bem, fao um sanduche, mas comeo a escrever este novo livro. iluso! Agora ouo um barulho. Ser a campainha? Sempre posso fingir que no h ningum em casa. Mas no a campainha. O barulho continua, sempre igual e nos mesmos intervalos de tempo. Ah! o telefone. J tocou umas dez vezes. Talvez seja algo importante. Ser que aconteceu alguma coisa com as crianas e esto querendo me avisar? melhor atender logo. - Al! Bom dia, me... O qu? Tenho de ir a para ver o que est acontecendo? (Suspiro.) Ta bom, me. J estou indo... Pois , acho que vou deixar para escrever amanh.

I. APRENDENDO A LER 1. APRENDENDO A LER O MUNDO Pensando um pouco sobre o dia de ontem, percebo que fui obrigada a interpretar, ou seja, a dar significado a uma srie de acontecimentos... Vamos destacar alguns: - Primeiro, foi o cheiro ao qual atribu o significado feijo queimado. Em seguida, ao fato de o feijo ter queimado dei outro significado: a perca do almoo. - Segundo, foi o caso do som: associei-o inicialmente campainha da porta. Percebendo que o som se repetia, sempre igual, e a intervalos regulares, tive a pista para chegar ao seu significado exato: era o telefone que estava tocando. E assim fazemos o dia todo, a vida toda. A essa atividade de atribuir significado podemos dar o nome de leitura. A leitura passa a ser uma atividade ampla: efetuada toda vez que lemos um significado em algum acontecimento, alguma atitude, algum texto escrito, comportamento, quadro, mapa etc. A tudo isso podemos chamar de leitura do mundo, observando-o, recolhendo informaes dos mais variados tipos... Voltemos histria inicial. Ao sentir o cheiro, tive uma informao olfativa. Ao ver o feijo queimado grudado na panela,

tive uma informao visual. Com relao ao telefone, tive uma informao auditiva. Ao ligar cada informao s minhas experincias anteriores, cheguei ao significado dos acontecimentos. Neste ponto, podemos ampliar, tambm, o conceito de texto: em latim, texto significa tecido; portanto, texto significa tecido e pode ser entendido como qualquer significado tecido ou articulado atravs de uma linguagem determinada. Assim, por exemplo, um quadro pode ser um texto, pois tem um significado articulado atravs da linguagem da pintura (linguagem pictrica). Um filme, alm do texto verbal dos dilogos, apresenta um texto visual, constitudo pelas imagens que se sucedem na tela... No entanto, precisamos lembrar que essa tarefa de leitura, de atribuio de significados depende da vivncia de cada leitor... Examinemos o caso do leite. Para crianas que moram na cidade, o leite chega em embalagem de plstico, pasteurizado, pronto para o consumo imediato. Para as crianas da rea rural, o leite associado vaca que o produz, ao bezerro que dele se alimenta, ao trabalho de quem o tira,... Concluindo, todos ns alfabetizados ou no, precisamos aprender a observar o mundo ao nosso redor, aprender a estar sempre indagando: o que isto significa? O que quer dizer? Pois nesse momento que estamos aprendendo a ler.

2. APRENDENDO A LER UM TEXTO ESCRITO Trataremos, agora, apenas da leitura de textos verbais [...]. Os textos verbais, isto , os textos que utilizam a palavra, incluem desde os livros e as apostilas usados em sala de aula, os artigos de jornal e de revista, os romances, os contos, as poesias, os artigos cientficos, as letras de msica, at a parte falada de um filme, de uma propaganda, de um programa de televiso. Portanto, abrangem tanto os textos de fico quanto os de no-fico [textos referenciais fazem referncia ao contexto ou mundo que nos cerca e engloba, por exemplo, as descries de lugares, de comportamentos e de aparelhos (texto sobre aparelho digestivo, sobre a vegetao tropical, sobre o funcionamento de um computador etc.)]... A seguir, dois tipos de leitura de texto verbal escrito: 2.a. LEITURA EMOCIONAL. a leitura subjetiva, que empolga, liberando emoes e dando asas fantasia. Entregamo-nos de corpo e alma ao universo criado pelo autor, seja ele imaginrio ou real, viajando no tempo e no espao, experimentando prazer ou angstia [...]. Nesse tipo de leitura, o nico critrio de avaliao usado o do gosto: gostamos ou no de um texto... Durante o processo da leitura emocional, algo acontece ao leitor, que sofre, se angustia e se alegra com as situaes apresentadas no texto [...] Pode, nos intervalos da leitura ou ao seu final, facilitar o estabelecimento de relaes entre a nossa vivncia, o nosso mundo e aquele mostrado no texto... Estaremos, ento, fazendo uma dupla leitura: a do texto e a da nossa prpria realidade.

2.b. LEITURA RACIONAL. Esse tipo de leitura exige uma compreenso mais abrangente do texto e mobiliza, alm do sentimento, as capacidades racionais do leitor, como, por exemplo, a capacidade de analisar o texto, separar suas partes, estabelecer relaes entre elas e outros textos, sintetizar as idias do autor etc. Nesse nvel, estabelecemos um dilogo com o texto, fazendo perguntas que nos levem a compreender sua forma de construo e seus significados mais profundos [...]. Voltemos histria com que iniciamos. Faamos algumas perguntas sobre sua forma de construo. Em que tempo de verbo est escrita? Em que pessoa? H um narrador? uma descrio, uma narrao, um dilogo dramtico? prosa ou poesia? Vemos que um texto em prosa, escrito na primeira pessoa do singular, no presente e no qual um narrador conta vrias coisas. E que coisas so essas? A vontade de escrever um livro e as dificuldades que encontra, entre afazeres profissionais e domsticos, para sentar e concretizar seu desejo [...]. Podemos, ento, dizer que a leitura racional de um texto uma forma de re-criar esse texto, visando a sua compreenso mais profunda. A re-criao feita a partir das perguntas que fazemos ao texto [...]. A leitura racional comporta uma subdiviso em nveis:

2.b.1) A DENOTAO. Visa a compreenso do sentido mais literal, direto e superficial do texto e envolve as seguintes etapas: 1) LEVANTAMENTO de aspectos diversos: - VOCABULRIO: grifar e procurar no dicionrio as palavras desconhecidas ou cujo sentido no tenha ficado claro; - DADOS SOBRE O AUTOR, SITUAO HISTRICA E FINALIDADE PARA A QUAL FOI ESCRITO (Para uma aula? Uma conferncia? Artigo de jornal? Carta?). -AUTORES, TEORIAS, OBRAS, EVENTOS, COMENTADOS E QUE NOS SO DESCONHECIDOS. 2) PROCURA DA IDIA CENTRAL DO TEXTO. Do que trata o texto? Qual o assunto discutido? 3) ANLISE DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCNIO DO AUTOR: Como o autor trata essa idia central? Se um ensaio sobre determinado assunto, de onde ele comea e quais as idias, argumentos, fatos que usa para sustentar seu raciocnio? A que concluso chega? [...] Respondendo a essas questes, encontramos o enredo [desenvolvimento de uma pea, escrito literrio ou motivo musical], que corresponde ao nvel denotativo do texto ensastico [dissertao sobre determinado assunto, mais curta e menos metdica do que um tratado formal e acabado]... 2.b.2) A INTERPRETAO. Procura os significados no ex-

plcitos, escondidos, ou seja, os significados conotativos ou figurados. Perguntamos: O que o autor quer mostrar ou demonstrar com este texto? Quais os valores que aparecem? Como as idias apresentadas, o ponto de vista assumido, se ligam poca de produo do texto? Qual a relao do texto com o atual contexto histrico e social? [...]. 2.b.3) A CRTICA. No a crtica gratuita, baseada no gosto e na opinio individual, subjetiva, mas aquela que surge do nosso entendimento da proposta do prprio texto. Podemos verificar se o autor atinge ou no os objetivos a que se prope; se claro, coerente; se sua abordagem original e se traz alguma contribuio para o assunto tratado [...]. No necessariamente uma crtica negativa, pois permite apontar, tambm, os pontos positivos do texto. Ao chegar a esse ponto da leitura, teremos completado a anlise do texto... Podemos dizer se o texto bom, ruim ou mdio [...]. 2.b.4) A PROBLEMATIZAO. Nesse nvel nos distanciamos do texto e pensamos em assuntos ou problemas que, embora levantados a partir de sua leitura cuidadosa, vo alm dele. quando nos perguntamos: Naquela poca, ou sociedade, era assim; e hoje, como ? Tal coisa vlida para X, e para Y, como ? Ao problematizar, estamos indagando sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginao, a coerncia, o raciocnio [...].

II. APRENDENDO A FAZER FICHAMENTO E RESUMO DE TEXTOS O complemento natural da leitura racional e analtica, que vimos no item anterior, a ficha de leitura. Essa ficha pode conter a estrutura do texto e o encadeamento lgico das idias nele contidas de forma resumida, ou pode conter citaes importantes sobre um determinado tpico. O fichamento pode ser de dois tipos: 1. FICHAMENTO DE TEXTO 1.a. FICHAMENTO DE TEXTO ENSASTICO O ensaio um texto literrio no-ficcional [descrio de lugares, de comportamentos e aparelhos...], razoavelmente curto... O fichamento passo a passo: 1 passo: - Fazer, em primeiro lugar, uma leitura corrente exploratria, sem nos determos nas dificuldades... Devemos aproveitar essa primeira leitura para numerar os pargrafos... 2 passo: - Identificar as partes principais do texto... Apresenta de forma mais ou menos clara trs partes distintas: - INTRODUO Que d uma idia do assunto tratado... - DESENVOLVIMENTO O corpo do texto, que apresenta os dados, as idias, os argumentos e as afirmaes com que o autor constri um edifcio de relaes entre as partes, e que constitui o seu pensamento original... - CONCLUSO Toda a construo desemboca em algumas afirmaes ou em novas indagaes decorrentes da

Organizao e do desenvolvimento do texto. 3 passo: - Levantar a estrutura, isto , o plano lgico a partir do qual o texto foi escrito. Para isso, resumimos as idias principais de cada pargrafo para poder, a seguir, agrup-las sob tpicos gerais... Voltando introduo deste texto [Slide anterior], levantamos a sua estrutura da seguinte forma:

RESUMO:

TPICO:

1. A ficha de leitura como complemen-

Fichamento como complemen-

to da leitura analtica pode conter a

to da leitura

estrutura lgica do texto ou citaes

Importantes.

2. Existem dois tipos de fichamento:

Tipos de fichamento

de texto e de tpicos.

Colocando-se em forma de plano, temos: 1. Introduo 1.1 Fichamento como complemento da leitura 1.2 Tipos de fichamento 4 passo: - Examinar a relao que as idias mantm entre si e elaborar o plano do texto: quais as idias fatos ou argumentos apresentados que esto no mesmo nvel, isto , que no dependem uns dos outros, mas que se somam no desenvolvimento do texto? Quais as idias que dependem ou so subdivises de outras? Tomando como exemplo o ndice deste livro [...]. Finalizando nosso trabalho, organizamos esses tpicos sob a forma de plano, numerando cuidadosamente cada idia principal e indicando quais as idias subordinadas que a ela esto ligadas. 1.b. FICHAMENTO DE TEXTO LITERRIO 1 passo: - Fazer a leitura emocional... 2 passo: - Fazer o levantamento do nvel denotativo [Slide n 7], isto , o significado imediato, literal do texto. Para isso, fazer e fichar um resumo do enredo ou trama do texto... 3 passo: - Proceder o levantamento do nvel conotativo, ou figurado, do texto: Que tema o autor est discutindo? Que idias, valores a histria simboliza? DOIS EXEMPLOS: - A pea A vida de Galileu, de Bertolt Brecht,

Conta a histria de Galileu (sc. XVII), suas descobertas, sua defesa do heliocentrismo, suas brigas com os cardeais e com o papa (que defendiam o geocentrismo), seu julgamento e o fato de ele ter negado a teoria que defendera, para no ser condenado morte. Esse o resumo do enredo da pea, isto , o nvel denotativo do texto (significado imediato, literal do texto). [...]. - A histria da Branca de neve e os sete anes, cujo enredo conhecemos desde pequenos. O tema o despertar da sexualidade. Os primeiros sinais so os cimes que a madrasta tem da menina que se torna mulher.. Durante o tempo de vida com os anezinhos, que no representam homens normais, com desejos, mas apenas protetores, Branca de neve adormece por obra da madrasta e s despertada ao ser beijada pelo Prncipe Encantado. O carter sexual desse despertar indicado pelo meio utilizado: o beijo. Assim, o enredo, ou trama da histria serve para revelar significados mais profundos, de carter figurativo (conotativo)... 2. FICHAMENTO DE TPICOS Esse fichamento utiliza procedimentos bastante diferentes dos usados no fichamento de texto. O objetivo principal desse tipo de fichamento o levantamento mais completo possvel de informaes sobre determinado assunto... Deve-se fazer uma ficha em separado para cada idia... EXEMPLO [Dos Slides 5 e 6]:

tpico - LEITURA
sub-tpico Tipos H, pelo menos, dois tipos de leitura: - Leitura emocional, durante a qual o leitor se entrega emocionalmente e vive as situaes apresentadas no texto; - Leitura racional, que mobiliza as capacidades racionais de analisar o texto, estabelecer relaes entre suas partes e sintetizar as idias do autor.

MARTINS, Maria Helena. O que leitura, Col. Frimeiros Passos. So Paulo, Brasiliense, 1982. p. 37-40 .

tpico - LEITURA

Sub-tpico - Definio

Leitura um processo de compreenso de expresses formais e simb-

licas, no importando por meio de que linguagem.

MARTINS, Maria Helena. O que leitura, Col. Primeiros Pas-

sos. So Paulo, Brasiliense, 1982. p. 30

Assim, sobre o nico tpico LEITURA, teremos inmeras fichas, cada uma tratando ou de um assunto ou de um enfoque diferente [...]. Devemos ter o cuidado de sempre colocar entre aspas qualquer informao que seja uma citao (at trs linhas), isto , uma cpia direta de qualquer trecho escrito por outra pessoa. Entretanto, se a anotao na ficha for redigida com nossas palavras, no usaremos as aspas e indicaremos entre parnteses que uma sntese prpria, indicando tambm o autor, a obra e as pginas que resumimos [...]. A principal vantagem do sistema de fichamento de tpicos que as fichas (e, portanto, os assuntos e suas subdivises) podero ser arranjadas e rearranjadas de acordo com o plano do trabalho, que, geralmente, feito depois de completadas as leituras [...]. Concluso: [...]. Geralmente, quando nos pedem para fichar um texto, vamos grifando tudo o que nos parece importante j na primeira leitura e, depois, limitamo-nos a copiar essas partes na ficha, como se fossem pedaos de uma colcha de retalhos. Resultado: passado algum tempo, revemos aquelas anotaes e no conseguimos saber por que eram importantes. Isso ocorre porque as nossas fichas no nos do organizao lgica do texto e no podemos acompanhar o pensamento do autor. Os procedimentos aqui discutidos proporcionam isso: ao entender e anotar a organizao do pensamento do autor, estamos tomando posse desse raciocnio [...].

O fichamento nos permite conhecer o percurso do pensamento do autor e guard-lo, para que possamos voltar a ele a qualquer momento [...]. III. APRENDENDO A FAZER UM SEMINRIO A. NENHUMA IDEIA DE COMO FAZ-LO 1. Cada vez que um professor pede a seus alunos que faam um seminrio, os alunos aceitam escolhem o tema e, quando comeam a pensar no trabalho, descobrem que no tm nenhuma idia de como faz-lo [...]. B. TIPOS DE SEMINRIO O seminrio, como ns o conhecemos nas escolas brasileiras, abrange dois tipos diferentes de trabalho: 1. O tipo mais simples de seminrio o que se limita APRESENTAO ORAL DAS IDIAS PRINCIPAIS DE UM TEXTO. [...] O objetivo desse tipo de seminrio que todos os alunos tenham contato com as idias apresentadas em textos diferentes ou em vrios captulos de um mesmo livro. Para fazer essa atividade, basta seguir as indicaes dadas anteriormente sobre leitura, anlise de textos e fichamento. Conhecida a estrutura lgica do texto, ser fcil para o aluno apresentar, com suas prprias palavras, o encadeamento do pensamento do autor. 2. O segundo tipo de seminrio consiste no APROFUNDAMENTO DE UM ASSUNTO ATRAVS DA SNTESE PESSOAL DE UMA BIBLIOTECA VARIADA. Nesse caso, dado uma tema, o aluno precisar ler o que diferentes autores escreveram a res-

peito do assunto em questo para chegar a uma opinio pessoal. Esse tipo de seminrio, mais complicado que o primeiro, envolve vrias etapas: 2.1. Primeiro passo: - Fazer um levantamento bibliogrfico sobre o assunto, isto , saber quais os artigos e livros que tratam desse assunto. Procurar uma boa biblioteca e consultar o seu fichrio [...]. Levantados os primeiros textos, consultamos a bibliografia especfica usada por seus autores, que, certamente, nos far encontrar muitos outros textos importantes. Depois de levantada a bibliografia, procurar esses textos nas estantes e examin-los para saber quais os que realmente interessam ao nosso trabalho. Podemos descobrir isso lendo o ndice, o prefcio, as orelhas ou o resumo que aparece no final ou no incio da obra. Nessa etapa do trabalho, tambm de grande ajuda a leitura diagonal, ou seja, a leitura rpida e superficial em que se deixa os olhos correrem pelo texto [...]. 2.2. Segundo passo: - Selecionados os textos que iremos usar, devemos elaborar um PLANO PROVISRIO: 2.3. Terceiro passo: - Esse Plano Provisrio abrange os vrios aspectos do assunto e ir nortear o trabalho que se seguir: a LEITURA e o FICHAMENTO DE TPICOS. 2.4. Quarto passo: - Uma vez feita a Leitura e o Fichamento, teremos o material necessrio para fazer o PLANO DEFINITIVO do trabalho, organizando as idias de modo a desenvolver a argumentao de forma lgica e coerente.

2.5. Finalmente, APRESENTAMOS ORALMENTE as concluses a que chegamos a partir dessa pesquisa [...]. Sintetizando, apresentamos, como exemplo, o plano que orientou a escrita deste item: 1. H dificuldades para se saber o que fazer em um seminrio 2. Diferentes tipos de seminrios exigem procedimentos diferentes 2.1. Simples apresentao das idias principais de um texto (procedimento de leitura e fichamento) 2.2. Aprofundamento de um assunto atravs da sntese pessoal de uma bibliografia variada: 2.2.1. Levantamento bibliogrfico 2.2.2. Plano provisrio 2.2.3. Leitura e fichamento de tpicos 2.2.4. Organizao do plano lgico definitivo 2.2.5. Apresentao e Concluses.

H, portanto, um grau de complexidade crescente nos diversos tipos de seminrio, que correspondem a objetivos diversos a serem alcanados.
IV. APRENDENDO A FAZER UMA DISSERTAO

You might also like