You are on page 1of 59

FILOSOFIA CONTEMPORNEA

Do sculo XIX aos dias atuais Samara Marino - UFMS

Idealismo Alemo

Uma doutrina idealista quando concebe que o sujeito tem um papel mais determinante que o objeto no processo do conhecimento. Em consequncia, tudo o que o sujeito conhece com certeza so suas ideias, suas representaes do mundo, sua conscincia. A explicao especifica desse processo variar de filsofo para filsofo:

Plato, o principal idealista da Antiguidade, a fez em sua teoria das ideias; Descartes desenvolveu-a no discurso do mtodo e nas Meditaes metafsicas, onde expressou seu idealismo plenamente atravs do cogito; E Kant explicitou sua tese idealista na Crtica da Razo pura, em que afirma que das coisas s conhecemos a priori aquilo que ns mesmos colocamos nelas.

Fichte e Schelling: princpios unificadores

Fichte e Schelling: princpios unificadores

O idealismo alemo se desenvolveu no incio do sculo XIX. Johann Gottlieb Fichte (1726-1814) considerado um dos filsofos pioneiros deste movimento. Para entender um conceito fundamental do idealismo alemo retomemos Kant.

Se das coisas s podemos conhecer a priori aquilo que ns mesmos colocamos nelas, isso quer dizer que s podemos conhecer o pensamento ou a conscincia que temos das coisas. Portanto, a condio ltima do processo de conhecer a existncia do EU como princpio da conscincia.

Fichte e Schelling: princpios unificadores

a existncia do sujeito como centro (o EU) que torna possvel e d forma ao conhecimento, pois o sujeito que organiza o conhecimento do objeto, ao passo que este apenas se encaixa nos moldes da percepo humana Fichte ento, toma esse EU de Kant e transforma de principio da conscincia em princpio criador de toda a realidade. Leva, assim, o idealismo a seu apogeu, fundando uma doutrina segundo a qual a realidade objetiva produto do esprito humano. Isso porque trazemos em ns concepes lgicas das coisas do universo e este, necessariamente, reflete essas concepes lgicas. Fichte chega a referir-se s coisas da realidade, a que externo ao homem, como o no-EU criado pelo EU.

Fichte e Schelling: princpios unificadores

Essa mesma ideia, um tanto estranha para o entendimento comum das pessoas, amadurecida por outro pensador alemo: Friedrich Schelling (1775-1854). Ele procurou explicar como se d a existncia do mundo real, das coisas, a partir do EU, discordando de Fichte no que se refere determinao do mundo como puro no-EU; Ou seja, ideia de que a realidade exterior seria produto da concepo do EU. Para Schelling, existe um nico princpio, uma inteligncia exterior ao prprio EU, que rege todas as coisas.

Fichte e Schelling: princpios unificadores

Essa inteligncia se manifesta de forma visvel em todos os nveis da natureza at alcanar seu nvel mais alto; Isto , o homem ou, mais geralmente, o que ns chamamos de razo. Trata-se portanto, de uma noo mais compreensvel ao senso comum, porque guarda afinidade com a ideia de Deus. A ideia de uma Inteligncia, ou Espirito, que se manifesta e se concretiza no mundo sensvel ser o ponto de partida da filosofia de Hegel, conforme veremos em seguida.

Hegel: o projeto de conhecimento universal

Tudo o que real racional, tudo que racional real

Hegel: o projeto de conhecimento universal

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) foi o maior expoente do idealismo alemo. o ponto culminante do racionalismo. Buscando respostas para o maior nmero de questes, ele tentou reconciliar a filosofia com a realidade. Segundo Herbert Marcuse (1898-1979), o sistema hegeliano constitui a ultima grande expresso desse idealismo cultural, a ltima tentativa para fazer do pensamento o refgio da razo e da liberdade.

Esprito e Movimento dialtico

Para entender a filosofia de Hegel, conveniente situar alguns pontos bsicos a partir dos quais se desenvolve a sua reflexo. O primeiro desses pontos o entendimento da realidade como Esprito. Esse conceito, desenvolvido a partir de Fichte e Schelling, ampliado ainda mais em Hegel. Entender a realidade como Esprito, de acordo com Hegel, entend-la no apenas como substncia (um enrijecimento do Espirito, como pensava Schelling), mas tambm como sujeito. Isso significa pensar a realidade como processo, como movimento, e no somente como coisa (substncia).

Esprito e Movimento dialtico

O segundo ponto bsico da filosofia hegeliana diz respeito justamente a esse movimento da realidade. A realidade, enquanto Espirito, possui uma vida prpria, um movimento dialtico. Movimento dialtico, segundo Hegel, caracterizase pelos momentos sucessivos (e contraditrios) pelos quais determinada realidade se apresenta. Em seu texto Fenomenologia do Esprito, Hegel usa o exemplo da planta, desenvolvendo o seguinte raciocnio:

Esprito e Movimento dialtico


O boto desaparece no desabrochar da flor, e pode-se dizer que refutado pela flor. Igualmente, a flor se explica por meio do fruto como um falso existir da planta, e o fruto surge em lugar da flor como verdade da planta. Essas formas no apenas se distinguem mas se repetem como incompatveis entre si. Mas a sua natureza fluida as torna, ao mesmo tempo, momentos da unidade orgnica na qual no somente no entram em conflito, mas uma existe to necessariamente quanto a outra; e essa igual necessidade que unicamente constitui a vida do todo.
HEGEL, Georg W. F. Fenomenologia do Esprito, p. 6.

Esprito e Movimento dialtico

Hegel ressalta que a realidade no esttica, mas dinmica, e em seu movimento apresenta momentos que se contradizem, sem, no entanto, perderem a unidade do processo que leva a um crescente auto enriquecimento. Esse desenvolvimento, que se faz atravs do embate e da superao de contradies, Hegel denominou dialtica. Embora este termo aparea j com Herclito e Plato, em Hegel o conceito de dialtica se aplica de maneira distinta: No um mtodo ou uma forma de pensar a realidade, mas sim o movimento real da realidade, ou seja, sua lgica de funcionamento.

Esprito e Movimento dialtico

Para compreender a realidade, o pensamento tambm deve ser dialtico. Hegel entende esse movimento do real, ou do Esprito que se realiza, como um movimento que se processa em trs momentos:
1 - Ser-em-si a semente em si a planta, 2 - ser outro ou fora-de-si morre como semente e sai fora de si, 3 - Ser para-si (que seria o retorno) torna-se a planta, desdobrando em para-si

A realidade, para Hegel, um continuo devir, no qual um momento prepara o outro; Mas, para que este outro momento acontea, o anterior tem que ser negado.

Esprito e Movimento dialtico

Esses trs momentos so comumente chamados de tese, anttese e sntese. Eles se sucedem com um movimento em espiral, ou seja, um movimento circular que no se fecha. Cada momento final, que seria a sntese, se torna a tese de um movimento posterior, de carter mais avanado.

Conscincia rumo ao saber absoluto

Compreender a dialtica exige um trabalho rduo da razo, que se deve afastar do entendimento comum e se colocar no ponto de vista do absoluto. A conscincia que alcana o saber absoluto atinge a Razo, ou seja, supera o entendimento finito e adquire a certeza de ser toda a realidade. Desse modo, a Razo alcanaria a conscincia da unidade entre ser e pensar, harmonizando subjetividade e objetividade. Este um grande sistema, que permite pensar tanto a natureza, a realidade fsica, quanto o Esprito. O fio condutor dessa reflexo totalizante a relao entre finito e infinito. O trabalho da filosofia o de superar o entendimento finito e limitado das coisas finitas e limitadas, para alcanar o saber absoluto, que o saber da coisa-em-si.

Relao entre filosofia e histria

Como sistema filosfico, a obra de Hegel procurou demonstrar esse caminho do conhecimento finito ao conhecimento absoluto em vrios campos do saber, tanto em relao a natureza como ao Esprito. No que concerne natureza, rompeu com a viso romntica, que a divinizava, proclamando a absoluta superioridade do Espirito, que se realiza na histria dos homens por meio da liberdade. E reconheceu no Esprito trs momentos: O Esprito Subjetivo que se refere ao indivduo e conscincia individual;
O Esprito Objetivo que se refere s instituies e costumes historicamente produzidos pelos homens;

O Esprito Absoluto que se manifesta na arte, na religio e na filosofia, como esprito que se compreende a si mesmo.

Relao entre filosofia e histria

A histria o desdobramento do Esprito Objetivo. Ele a realizao da liberdade na sociedade, e se manifesta no direito, na moralidade e na eticidade (famlia, sociedade e Estado). O Estado poltico o momento mais elevado do Esprito objetivo, de forma tal que o individuo s existe como membro do Estado. Hegel diz que a histria o desdobramento do Esprito no tempo. A filosofia da histria deve captar o movimento histrico no como momentos estanques, mas do ponto de vista da Razo, do absoluto.

Relao entre filosofia e histria

A histria , portanto, uma contnua evoluo da ideia de liberdade, que se desenvolve segundo um plano racional. Os conflitos, guerras, injustias, dominaes de um povo sobre outro devem ser compreendidos como contradies,

como momentos negativos que funcionam como mola dialtica que move a histria.

Ou seja, estes momentos so a anttese, que se contrape tese, fazendo surgir uma etapa superior, que a sntese. Todas as coisas existentes, mesmo as piores, fazem parte de um plano racional e que, portanto, tm um sentido dentro do processo histrico Tudo isso pode levar a um certo conformismo ou passividade diante das injustias sociais.

Do Estado surge o indivduo

Criticou a concepo liberal de Estado de Locke e Rousseau, porque esta ideia parte do individuo isolado que, posteriormente, teria se organizado em sociedade. Para Hegel no existe homem em estado de natureza. O individuo humano um ser social, que s se encontra o seu sentido no Estado. O individuo isolado uma abstrao. O Estado no simples soma de muitos indivduos, no formado a partir da vontade deles, nem fruto de um contrato como afirmaram Hobbes, Locke e Rousseau. O indivduo parte orgnica de um todo: o Estado.

Do Estado surge o indivduo


O indivduo historicamente situado, algum que fala uma lngua e criado dentro de uma tradio. Essas caractersticas so anteriores a cada um dos indivduos isolados, e so, elas que o definem como ser. Para Hegel, O Estado precede o indivduo. concebido como fundador da sociedade civil. O Estado a realidade efetiva da ideia tica (...). O indivduo tem, por sua vez, sua liberdade substancial no sentimento de que ele (o Estado) sua prpria essncia, o fim e o produto de sua atividade (...) por ser o Estado o esprito objetivo, o indivduo s tem objetividade, verdade e tica se toma parte dele.

HEGEL, G.W.F. Princpios da filosofia do direito, p. 283-84.

Feuerbach: Ser concreto e materialismo

Um dos contestadores da filosofia hegeliana foi Ludwig Feurbach (18041872) Chamou o idealismo de especulao vazia, que no trata do ser real, das coisas reais e dos homens concretos. Props que a filosofia deveria partir do concreto, do ser humano considerado como um ser natural e social. Essa posio chamada de materialismo e influenciou diretamente o pensamento de Karl Marx.

Outros dois filsofos que contestaram Hegel foi Schopenhauer (1788-1860) e Kierkegaard (1813-1855)

Auguste Comte e o Positivismo

Augusto Comte (1789 1857)

de Montpellier, na Frana; Estudou matemtica e cincia na Escola Politcnica de Paris; Foi secretrio e assessor, durante 7 anos, de Saint Simon (um dos principais expoentes do socialismo utpico); Sob influncia de Simon, inspirou-se em criar uma cincia social especfica, a Sociologia; Fundou a corrente filosfica chamada Positivismo; um dos expoentes do pensamento conservador, atualmente.

O que o Positivismo?

a designao da doutrina criada por Comte, fundada na extrema valorizao do mtodo cientfico das cincias positivas (baseadas nos fatos e na experincia); Tal doutrina rejeita a Metafsica; O termo foi escolhido pelo prprio Comte, definindo uma diretriz para sua filosofia o culto da cincia e a sacralizao do mtodo cientfico; Se caracteriza por um tom geral de confiana nos benefcios da industrializao; Tem um otimismo em relao ao progresso capitalista, guiado pela tcnica e pela cincia; Reflete o entusiasmo burgus pelo progresso capitalista e pelo desenvolvimento tcnico-industrial

Objetivos do Positivismo

a pesquisa das leis gerais que regem os fenmenos naturais; Diferencia-se do empirismo puro porque no reduz o conhecimento cientifico ao fatos observados; a elaborao de leis gerais que residem no grande ideal das cincias; Assim o homem torna-se capaz de prever os fenmenos naturais, podendo agir sobre a realidade. Tem como lema: Ver para prever um instrumento de transformao da realidade, ou seja, de domnio do homem sobre a natureza.

Objetivos do Positivismo

As transformaes impulsionadas pela cincia visam o progresso, que deve estar subordinado ordem. Ou seja, ORDEM E PROGRESSO. Conhece algo que fala sobre isso?

Lei dos 3 Estados: evoluo histrica do


conhecimento

Tal lei resume o pensamento de Comte sobre a evoluo histrica e cultural da humanidade. Essa lei consiste em que cada uma de nossas concepes principais, cada ramo de nossos conhecimentos, passa sucessivamente por trs estados histricos diferentes:
Estado

teolgico ou fictcio; Estado metafsico ou abstrato; Estado cientifico ou positivo.

Na Sociologia

Quando Comte pensava a Sociologia, era como se fosse uma criana sendo gestada; Ele colocava todo sua crena em poder estudar e entender os problemas sociais que surgiam e reestabelecer a ordem social e o progresso da civilizao moderna; Estudar Sociologia era aprofundar no passado, para entender o presente e imaginar o futuro da sociedade; Via a consolidao do sistema capitalista como sendo algo necessrio ao desenvolvimento das sociedades.

Na Sociologia

A Sociologia se coloca como uma cincia para solucionar a crise das sociedades daquela poca. Mas Comte no chegou a viabilizar a sua aplicao. Seu trabalho iniciou a discusso afim de que a Sociologia viesse a alcanar um estgio de maturidade e aplicabilidade. Tal papel coube a Emile Durkheim

Karl Marx: materialismo histrico e dialtico

O ser humano histrico e social

O ser humano histrico-social

O alemo Karl Marx (1818-1883) , provavelmente, um dos pensadores que maior influncia exerceu sobre a filosofia contempornea. Sua importncia foi destacada pelo pensador francs Raymond Aron da seguinte forma: se a grandeza de um filsofo devesse ser medida pelos debates que ele suscitou, ningum nos ltimos sculos pode ser comparado a Karl Marx. Formado em direito e em filosofia no crculo do idealismo alemo. Marx tentou seguir carreira universitria como professor, mas no conseguiu seu intento devido s questes polticas. Principalmente por conta das perseguies contra pensadores da esquerda hegeliana.

A Crtica de Marx a Hegel


Passou a trabalhar em diversos jornais e se afastou muito rapidamente da filosofia idealista. Fez uma crtica radical ao idealismo hegelianista: Hegel inverte a relao entre o que determinante (a realidade material) e o que determinado (as representaes e conceitos a cerca dessa realidade). A filosofia idealista ento uma grande mistificao que pretende entender o mundo real, concreto, como manifestao de uma Razo absoluta. Contrape seu mtodo ao idealismo hegeliano afirmando que:

A Crtica de Marx a Hegel


Os pressupostos com os quais comeamos no so arbitrrios, nem dogmas, so pressupostos reais dos quais s possvel abstrair na imaginao. Os nossos pressupostos so os indivduos reais, a sua ao e as suas condies materiais de vida. MARX, K. Ideologia alem. Procurou ento compreender a histria real dos homens em sociedade a partir das condies materiais nas quais eles vivem. Essa viso da histria foi chamada por seu companheiro de estudos Friedrich Engels (1820-1895) de materialismo histrico e dialtico. Ambos dividiram os estudos em vrias obras e trabalham juntos at a morte de Marx em 1883.

Marxismo depois de Marx

Marx influenciou o mundo contemporneo em termos tericos e prticos, inspirando correntes filosficas, movimentos operrios e revolues. No entanto, 150 anos depois da publicao de suas obras, seu mtodo e pensamento ainda no foram plenamente compreendidos, sendo objeto de muitos estudos e discusses. Alguns nomes importantes em vrios lugares do mundo passaram a discutir as teorias de Marx e Engels para a mudana do mundo. So eles:

Marxismo depois de Marx

Eduard Bernstein (1850-1932) fez uma reviso da teoria marxista na qual um de seus aspectos fundamentais, a revoluo proletria, negado em favor de reformas polticas que conduzam democracia. o revisionista. Karl Kautsky (1854-1938) no aceitava o reformismo de Bernstein, reafirmando por isso a teoria marxista. Entendia o processo de derrocada do capitalismo rumo ao socialismo como uma evoluo natural e inevitvel da histria. Esse determinismo no est presente
na obra de Marx, que entendia a revoluo como uma possibilidade (uma juno de condies objetivas e subjetivas).

Marxismo depois de Marx

Rosa de Luxemburgo (18701919) tambm no aceitava o revisionismo de Bernstein nem tampouco o fatalismo de evolucionista de Kautsky. Acreditava que o socialismo era uma tendncia no interior do desenvolvimento histrico, mas que s seria alcanado com a ao do proletariado organizado e consciente.

Marxismo depois de Marx

Vladimir Illitch Ulianov (Lnin) (1870-1922) foi um dos grande pensadores da Revoluo Russa em 1917. Preocupou-se com a formao da conscincia do proletariado, pois entendia que essa conscincia no se formaria espontaneamente. Considerava necessria a existncia de uma direo para a classe operria, uma partido formado por homens e mulheres cuja a profisso a ao revolucionria. Este partido tem que ter por princpio o centralismo democrtico, que na prtica se d pela consulta aos ncleos de discusso da populao (os sovietes).

Marxismo depois de Marx

Antnio Gramsci (1891-1937) contribuiu para a teoria marxista desenvolvendo reflexes sobre a importncia da ideologia.
A classe dominante, para governar com eficcia, necessita criar o consentimento popular, tambm chamado hegemonia, atravs da ideologia. Isso se d por meio da educao, da religio e da mdia em geral. Acreditava que a classe trabalhadora s teria um papel revolucionrio se desenvolvesse uma conscincia revolucionria. Isso possvel atravs do desenvolvimento de uma contra hegemonia proletria, construda por intelectuais ligados classe operria.

Marxismo depois de Marx

Gyrgy Lukcs (1885-1971) enfatizou a necessidade de pensar a sociedade como um todo, ligando dialeticamente os fatos entre si. na Ontologia do ser social, sua principal obra, que o filsofo recupera aspectos fundamentais da obra de Marx, analisando as categorias do ser social, o homem em sua existncia social. Alm disso integra o pensamento marxiano reconhecendo uma continuidade entre eles.

Marxismo depois de Marx

Louis Althusser (1918-1990) distinguiu dois momentos distintos da produo intelectual de Marx. O primeiro momento seria o de seus textos de juventude, marcados pelo humanismo e pela ideia de autoconstruo humana. O segundo seria o dos textos cientficos, em que desenvolve o materialismo histrico e dialtico, que explica as formaes sociais e a crtica da economia poltica. Para este autor, s o segundo momento o verdadeiro marxismo e se caracteriza por ser anti-humanista j que o papel do sujeito reduzido no processo histrico, chegando a afirmar que a histria um processo sem sujeito.

Outros nomes

Leon Trotsky, Ernst Bloch, Istvn Meszros, Perry Anderson, Eric Hobsbawn, Henri Lefbvre, Ernest Mandel Jacob Gorender Michel Lwy Jos Paulo Neto Srgio Lessa

Existencialismo

Designa o conjunto de tendncias filosficas que, embora divergentes em vrios aspectos, tm na existncia humana o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexes. Mas o que existir? Existir implica na relao do homem consigo mesmo, com outros seres humanos, com os objetos culturais e com a natureza. So relaes mltiplas, concretas e dinmicas. E tambm relaes determinadas (pelas leis da fsica por exemplo) e indeterminadas (resultado de nossa liberdade ou do acaso).

Existencialismo

Os filsofos existencialistas elaboram diversas interpretaes cujo denominador comum certa viso dramtica da condio humana. Vejamos algumas concepes caractersticas do existencialismo: Ser humano entendido como uma realidade imperfeita, aberta e inacabada, que foi lanada ao mundo e vive sob riscos e ameaas. Liberdade humana no plena, mas condicionada s circunstncias histricas da existncia. Nesse sentido, querer no se identifica com poder. Vida humana no o caminho seguro em direo ao progresso, ao xito e ao crescimento. Ao contrrio, marcada por situaes de sofrimento, como doena, dor injustias, luta pela sobrevivncia, fracassos, velhice e morte.

Existencialismo

As filosofias da existncia propriamente ditas surgiram no sculo XX, mas sofreram grande influncia do pensamento de alguns filsofos do perodo anterior, considerados por isso prexistencialistas. Entre eles destacam-se Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche e Husserl. Veremos depois Heidegger e Sartre.

Nietzche: Humano, demasiado humano


No h fatos, s interpretaes

Nietzche: Humano, demasiado humano

Friedrich Nietzsche (1844-1900) nasceu em Rocken, Alemanha. Filho de um pastor protestante, possua um gnio brilhante, tendo estudado grego, latim, teologia e filosofia. Em 1869, tornou-se professor titular de filosofia na Basilia. A partir da leitura de O mundo como vontade e representao, de Schopenhauer, sentiu-se profundamente atrado pelas reflexes filosficas.

Apolneo e dionisaco

Critica a tradio da filosofia ocidental a partir de Scrates, a quem acusa de ter negado a intuio criadora da filosofia anterior, pr-socrtica. Estabelece a distino entre dois princpios: o apolneo e o dionisaco a partir dos deuses gregos Apolo (deus da razo, da clareza, da ordem) e Dionsio (deus da aventura, da msica, da fantasia, da desordem). Esses dois princpios ou dimenses complementares da realidade foram separados na Grcia socrtica, que, optando pelo culto razo, secou a seiva da filosofia, contida na dimenso, dionisaca.

Genealogia da moral

Desenvolve uma crtica intensa dos valores morais, propondo uma nova abordagem: a genealogia da moral, isto , o estudo da formao histrica dos valores morais. A concluso foi de que no existem noes absolutas de bem e de mal. Para ele, as concepes morais so elaboradas pelos homens, a partir dos interesses humanos. Ou seja, so produtos histrico-culturais. No entanto as religies, como o judasmo e o cristianismo, impem esse valores humanos como se fossem produtos da vontade de Deus.

Genealogia da moral

Para ele, grande parte das pessoas acomoda-se a uma moral de rebanho, baseada na submisso irrefletida aos valores da civilizao judaico-cristo burguesa. Se compreendermos que os valores presentes em nossas vidas so construes humanas, se questionarmos o valor dos valores, estamos no dever de refletir sobre nossas concepes morais e enfrentar o desafio de viver por nossa prpria conta e risco.

Husserl: a fenomenologia e o retorno s prprias coisas

Conscincia intencionalidade. sempre conscincia de alguma coisa

Husserl: a fenomenologia e o retorno s


prprias coisas

Edmundo Husserl (1859-1938) de Prossnitz, situada na Morvia, regio do imprio Austro-Hngaro. Formulou um mtodo de investigao filosfica conhecido como fenomenologia. A fenomenologia surgiu primeiro na matemtica, depois desenvolveu-se na psicologia e na filosofia e acabou desembocando nas preocupaes humanistas dos filsofos existencialistas contemporneos. Consiste basicamente na observao e descrio rigorosa do fenmeno, isto , daquilo que se manifesta, aparece ou se oferece aos sentidos ou conscincia.

Husserl: a fenomenologia e o retorno s


prprias coisas

Busca-se analisar como se forma, para ns, o campo de nossa experincia, sem que o sujeito oferea resistncia ao fenmeno estudado nem se desvie dele. O sujeito deve, portanto, orientar-se para o fenmeno. Sua conscincia sempre conscincia de alguma coisa. A fenomenologia a investigao das experincias conscientes (fenmenos), isto , o mundo da vida que Husserl denomina com o termo Lebenswelt. Merlou-Ponty afirma que Husserl tentou a reabilitao ontolgica do sensvel. Isso significou, na histria da filosofia, uma volta s proprias coisas, das quais o sujeito tinha se afastado.

Heidegger: o sentido do ser


Somente na noite clara do nada da angustia surge a originria manifestao do ente enquanto tal: que o ente e no o nada.

Heidegger: o sentido do ser

Martin Heidegger (1889-1976) desenvolveu sua formao filosfica na Universidade de Freiburg, onde foi discpulo de Husserl. Em 1933, ano em que Hitler se tornou chancelar da Alemanha, Heidegger foi nomeado reitor da Universidade de Freiburg, aderindo formalmente ao partido nazista. Em seu discurso de posso defendeu o nazismo, acreditando este ser capaz de promover a redeno do povo germnico. Por coerncia com o nazismo, afastouse de seu mestre Husserl que era judeu. Algum tempo depois demitiu-se da reitoria da Universidade e isolou-se em sua cada nas montanhas da Floresta Negra

O que no vimos:

Jean Paul Sartre A Filosofia Analtica


Bertrand

Filosofia Ps-Moderna
Michel

Russell Ludwig Wittgenstein

Foucault Jaques Derrida Jean Baudrillard

A escola de Frankurt
Max

Horkheimer Theodor Adorno Walter Benjamin Herbert Marcuse Jugen Habermas

You might also like