You are on page 1of 13

A funo social da Escola

Professor Adriano Santos

Mas o que Escola?


A escola no ilha isolada no oceano social. No lugar para guardar crianas, ou reform-las, embora possa ajudar, orientar e at alimentar. A escola no paraso na terra. Nem o inferno entre ns. Nem o purgatrio. A escola no est a por acaso Os professores, na escola, no so mgicos, no so heris (embora herosmo no falte a muitos deles), no so gnios (muito menos da lmpada...), no so mercenrios, no so santos, no so famosos, no so poucos, no so suficientes, no so muitos, no so o que pensamos que so.

Mas o que Escola?


Os professores so pessoas cuja profisso ajudar na humanizao de outras pessoas, os alunos. E que, por isso, devem ser tratados no como funcionrios apenas, ou tcnicos, ou aplicadores de contedos apostilados. Devem ser compreendidos e tratados como seres humanos livres, crticos e criativos.

Mas o que Escola?


Cabe aos professores avaliarem os alunos. Avaliao no punio. No acusao. No vingana. No fatalismo. No perseguio. No condescendncia, tampouco. Tampouco um fechar os olhos para lacunas e preguias. Cabe aos pais acompanharem os filhos. Conversar com os filhos sobre a escola. Conversar com a escola sobre os filhos. Conversarem pai e me entre si sobre a escola que os filhos freqentam. Seja escola pblica ou privada. Cabe aos alunos entenderem a escola. Cuidarem dela. Defend-la. A escola no apenas um espao fsico. A escola no ponto de trfico de drogas.

Mas o que Escola?


A escola no a sede do tdio. A escola no escola de samba. No apenas lugar de encontro. Mas o que a escola mesmo? A escola no a sua quadra de esportes (abandonada ou ampliada), no um conjunto de salas de aula (sufocantes ou arejadas), no so suas paredes (sujas ou limpas), janelas (abertas ou fechadas), portas (com cadeados ou no), armrios (vazios ou cheios), escadas (perigosas ou seguras), computadores (novos ou obsoletos), bibliotecas (reais ou fictcias).

Mas o que Escola?


A escola no o que vemos. A escola no arquivo morto. A escola no cabide de empregos. No moeda de troca poltica. No campo de batalha. No um curso de idiomas. No empresa competitiva. A escola no clube, no feira, no igreja, no partido.

Mas o que Escola?


Mas ento o que a escola? E sabe a escola nos dizer o que ela , a que veio, para que existe? Algum sabe? A escola um problema insolvel. A escola uma probabilidade. A escola uma experincia. A escola uma esperana. Gabriel Periss

Qual a sua funo social?


A escola uma instituio social com objetivo explcito: o desenvolvimento das potencialidades fsicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos contedos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, alis, deve acontecer de maneira contextualiazada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidados participativos na sociedade em que vivem.

Como tornar-se participativo?


Envolvendo-se com a soluo dos problemas da escola; Assumindo uma postura crtica; Questionando o que lhe apresentado; Contribuindo com o desenvolvimento da instituio; Defendendo os interesses que visam o bem comum; Apresentando suas idias.

Grmio estudantil
Objetivos
Congregar e representar os estudantes da escola; Defender seus direitos e interesse; Cooperar para melhorar a escola e a qualidade do ensino; Incentivar e promover atividades educacionais, culturais, cvicas, desportivas e sociais. Realizar intercmbio e colaborao de carter cultural e educacional com outras instituies de carter educacional

Resultado social
Pessoas que tenham desenvolvido a capacidade de:

Saber Conhecer: Homem aprendente inserido na educao continuada; Saber Conviver: Homem em perfeito equilbrio com a diversidade, em busca de solues comuns; Saber Fazer: Homem competente e habilidoso para fazer frente a

situaes imprevisveis com desafios inesperados.

Saber Ser: Homem tico, com responsabilidade social e equilibrado emocionalmente;

Prof Paulo Freire

You might also like