You are on page 1of 74

PR HISTRIA

PROF. CARLOS BIDU

DIVISO TEMPORAL DA HISTRIA

500.000 aC

1789 d. C.

Arq. Atualidade
1453 d. C.

DIFERENTES ORIGENS:

TEORIA CRIACIONISTA

TEORIA EVOLUCIONISTA

A teoria evolucionista ou Darwinista foi A teoria criacionista defende a idia de que desenvolvida por Charles Darwin e vai contra a O mundo e a humanidade so criaes concepo criacionista. A teoria evolucionista Divinas (criaes de Deus), da mesma afirma que o homem e os demais seres vivos forma como est relatado em Gneses, um surgiram e se desenvolveram ao longo do dos livros da Bblia que descreve a criao tempo, partindo de organismos mais simples do mundo. que foram se transformando ao longo dos Esta hiptese est fundamentada no tempos. pensamento judaico e cristo, que se Atualmente, associado as pesquisas genticas, baseiam na interpretao literal dos o evolucionismo tornou-se um dos marcos textos sagrados. do pensamento contemporneo.

Charles Darwin, pai da teoria evolucionista.

A teoria evolucionista que desenvolvi no simples, mas lgica e embasada em uma srie de estudos e observaes que pude realizar ao longo de minha vida. Muitas pessoas interpretam erroneamente o meu pensamento. Eu nunca disse que o homem evoluiu do macaco, mas sim que, ambos, seres humanos e macacos pertencem ao grupo dos primatas e pertencem tambm a espcies distintas. A evoluo um processo que se aplica a todas as espcies, de acordo com suas necessidades.

A EVOLUO DA ESPCIE HUMANA:


NOME Australopithecus Homo habilis Homo erectus Homo sapiens neandertalensis Homo sapiens sapiens PERODO 4,2 1,4 milhes 2 1,5 milhes 1,5 milhes 300 mil 200 40 mil 100 mil hoje
CRNIO

LOCAL frica frica

CARACTERSTICA Postura semi-ereta, uso de ferramentas. Fabricao de artefatos rudimentares.

700 cm3 750 cm3 900 cm3 1300 1600 cm3 1300 1600 cm3

frica, sia, Coluna ereta, controle do Europa fogo, caador habilidoso. frica, sia, Fala, religiosidade, Europa cerimoniais fnebres. Todos. Todas as atuais.

PR-HISTRIA
Homindeos
desde 15 milhes

Australopithecus 5 mlhes anos

Olduvai

Homo hbilis 2 milhes

Homo sapiens 100 mil anos Homo erectus 1 milho

Embora existam vrias teorias sobre a origem da humanidade e ainda hoje haja discusses sobre o surgimento dos primeiros seres humanos, prevalece a teoria de que os primeiros seres humanos surgiram na frica e de l se espalharam pelo mundo.

Perodo anterior ao aparecimento da escrita, h 4.000 a.C.

O ser humano foi enfrentado as barreiras da natureza e desenvolvendo as solues do cotidiano.

Pr-Histria

Os meios de sobrevivncia, eram a partir das necessidades. Desenvolvendo uma importante cultura.

dividido em trs fases: Paleoltico, Mesoltico e Neoltico.

Cavernas

Nmade

Alimentos

C o n t i n u a o

Ferramentas

Coletividade

C o n t i n u a o

Magia

Tambm chamado de Pedra Intermediria, um perodo situado entre o Paleoltico e o Neoltico.

Em algumas regies ocorreu este perodo, principalmente as regies que sofreram maiores efeitos das glaciaes.

Encerrou-se com a introduo da agricultura.

Desenvolvimento

Sedentarismo

Diviso de Tarefas

Trabalho Especializado

Artesanato Tecelagem

Fabricao de alimento

Polimento

e t n I

r c m bio

Poligamia

Metalurgia Rudimentar

Ferro

Crescimento da Populao

Escravido

Agricultura

E s c r i t a

A religio na PR-HISTRIA

As primeiras manifestaes religiosas vo aparecer ainda na pr-histria, estas, desde o incio tentando dar explicaes ao desconhecido e ao sobrenatural. Desta forma, acreditando j na vida ps-morte, os homens passaram a cultuar deuses. Inicialmente, os primeiros deuses a serem cultuados eram ligados a elementos da natureza: animais, plantas, gua, fogo, a lua, o sol e constelaes eram adoradas em diversas manifestaes religiosas. As manifestaes religiosas podem ser: Politesta: Cultuam vrios deuses. Monotesta: cultua apenas um deus. Atesta: No acredita em deus ou deuses.

Fim da Prhistria
Incio da Histria

E a Amrica? Como ocorreu sua ocupao ?


No h consenso entre os historiadores e cientistas sobre a povoao do continente americano, entretanto as datas giram entre 11 mil e 14 mil anos atrs. As correntes esto divididas entre os que defendem a teoria da travessia pelo estreito de Bering; outros afirmam que elementos polinsios atravs da navegao de cabotagem alcanaram o atual litoral do Chile. Trs dentes de homindeos, achados recentemente na regio de Matosinhos no Brasil Central, abaixo dos restos de uma preguia que, sabe-se viveu por volta de 17 mil anos atrs, atiam a discusso. Se confirmada a datao, haver um recuo de 4 a 5 mil anos nas datas de povoao, j que os fsseis mais antigos so do stio Monte Verde no sul do Chile com 12.500 anos. No Brasil, o fssil de uma mulher, encontrado em 1999 no municpio de Lagoa Santa em Minas Gerais a mais antiga brasileira, com idade aproximada de 13,5 mil anos.

REVISO:

Paleoltico

Artefatos rudimentares (pedra slex); Indstria Osteodontoquertica; Caadores e coletores; Nomadismo (bandos); Diviso sexual do trabalho; Sem propriedade privada; Abrigos naturais; Controle do fogo; Pinturas rupestres;

Mesoltico

Fabricao de artefatos mais cortantes (polimento); REVOLUO NEOLTICA desenvolvimento da agricultura; Desenvolvimento do pastoreio; Sedentarizao (margens dos rios); Produo de excedentes; Aumento da populao e da mdia de vida; Cermicas, arado de bois, barco a vela, carro de rodas; Construo de casas (madeira, barro, couro...); REVOLUO URBANA - primeiras cidades;

Neoltico

Hierarquizao social:
- guerreiros (exrcito) dominantes; - sacerdotes (intermedirios entre populao e os deuses) dominantes; - camponeses (trabalhadores) dominados.

Centralizao do poder - ESTADO:


- Rei ou Imperador = sacerdote + chefe militar

Idade dos metais

Cobre; Bronze (cobre + estanho); Ferro.

Piteco e a Descoberta do Fogo

No esquea:

O domnio do fogo trazia status de poder para quem o dominava; Nem todas as comunidades dominavam a produo de fogo; O domnio sobre o fogo foi um dos grandes avanos dos humanos, destacando-os de outros mamferos.

ALGUMAS IMAGENS:

Caverna de Lascaux, Frana aprox. 17 mil anos

You might also like