You are on page 1of 16

O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno.

*Primeiro marco de conquistas relaciona das aos direitos dos idosos ocorreu em 10 de dezembro de 1948, quando a assembleia Geral das Naes unidas adotou e proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos. *Ela afirma que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, que no haver distino de raa, sexo, cor, lngua, religio, poltica, riqueza ou de qualquer outra natureza, e prescreve, no artigo 25, os chamados direitos dos idosos:

Legislaes dos Direitos dos Idosos (Assistncia Social)

Constituio Federal de 1988


Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) de 1993 Poltica Nacional do Idosos de 1994 Estatuto do Idoso de 2003

Legislaes do Direito dos Idosos


Tm como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condies para promover sua autonomia, integrao e participao efetiva na sociedade. Estabelecem que a famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de assegurar aos idosos todos os direitos da cidadania, garantindo sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito vida.

Direitos do Idoso com base na Poltica Nacional do Idoso


ASSISTNCIA SOCIAL:

-Estimular a criao de incentivos e de alternativas de atendimento ao Idoso, como: atendimentos domiciliares, centros de convivncia,etc.
-Promover seminrios e encontros relacionados a poltica para idosos.

-Coordenar, supervisionar e financiar estudos, pesquisas sobre a situao social do idoso.

POLITICA NACIONAL DO IDOSO A Poltica Nacional do idoso a lei n 8.842, que instituiu a Poltica Nacional do idoso (PNi), foi sancionada em 4 de janeiro de 1994 e regulamentada pelo Decreto n 1.948, de 3 de julho de 1996. ela assegura os direitos sociais e amplo amparo legal ao idoso e estabelece as condies para promover sua integrao, autonomia e participao efetiva na sociedade. Objetiva atender s necessidades bsicas da populao idosa no tocante a educao, sade, habitao e urbanismo, esporte, trabalho, assistncia social e previdncia, justia.

SADE
-Atendimento por meio do SUS -Elaborar normas de servios geritricos hospitalares

-Realizar estudos para detectar o carter epidemiolgico de


determinadas doenas do idoso. PREVIDNCIA E TRABALHO -Garantir mecanismos que impeam a discriminao do idoso no mercado de trabalho -Prioridade de atendimento dos idosos nos benefcios

EDUCAO -O nvel educacional um dos indicadores na caracterizao do perfil socioeconmico da populao. No caso da populao idosa, o indicador de alfabetizao considerado um termmetro das polticas educacionais brasileiras do passado. Nas dcadas de 1930 at, pelo menos, os anos 1950, o ensino fundamental ainda era restrito a segmentos sociais especficos. Nessa medida, o baixo saldo da escolaridade mdia dessa populao um reflexo desse acesso desigual. A alfabetizao medida pela proporo de pessoas que se declararam como sabendo ler e escrever pelo menos um bilhete simples. -Inserir contedos nos diversos nveis de ensino formal voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos e produzir conhecimento sobre o assunto. -Apoiar a criao de universidade aberta a Terceira Idade. -Adequar material metodolgico nos programas educacionais para idosos.

CULTURA, ESPORTE E LAZER -Proporcionar ao idoso o acesso aos locais e eventos culturais, mediante preos reduzidos, e incentivar os idosos a participarem de atividades culturais. -Incentivar e criar programas de lazer, esporte e atividades fsicas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso.

. JUSTIA Zelar pela aplicao das normas sobre o idoso determinando aes para evitar abusos e leses a seus direitos. Vale ressaltar que a legislao em favor da garantia dos direitos da pessoa idosa no se efetiva sem que os atores sociais coloquem suas demandas ao Estado. A sociedade e as polticas pblicas s respeitaro os diretos dos idosos se os mesmos estiverem atentos, organizados e em condies de manifestar sua vontade e de reagir diante das injustias.

. CENSO
O Censo 2000 verificou que 62,4% dos idosos eram responsveis pelos domiclios brasileiros, observando-se um aumento em relao a 1991, quando os idosos responsveis representavam 60,4%. Os cnjuges representavam cerca de 22%, o que significa que a grande maioria (84,4%) desta populao ocupa um papel de destaque no modelo de organizao da famlia brasileira

Vale ressaltar que a legislao em favor da garantia dos direitos da pessoa idosa no se efetiva sem que os atores sociais coloquem suas demandas ao Estado. A sociedade e as polticas pblicas s respeitaro os diretos dos idosos se os mesmos estiverem atentos, organizados e em condies de manifestar sua vontade e de reagir diante das injustias.

Importncia da participao do idoso, atravs de suas organizaes representativas, na formulao, implementao e avaliao da polticas, planos, programas e projetos a serem desenvolvidos. CONSELHOS:

-Atuam na formulao, coordenao, superviso e avaliao da poltica nacional do idoso.


-Espao de participao e controle social. -Sujeito para a ser PROTAGONISTA.

Quando quis tirar a mscara, estava pregada cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, j tinha envelhecido.
Fernando Pessoa

Obrigada pela Ateno!

You might also like