You are on page 1of 12

O Efeito da amilase salivar:

A amilase salivar atua na digesto do carboidrato. Em especial, do amido


(Biscoito Cream Cracker) e outros polissacardeos (como o glicognio), reduzindo-os em molculas de maltose (dissacardeo). No instante em que a tintura de iodo entra em contato com o alimento que contm amido, h a formao de um complexo amido-lugol que possui uma cor caracterstica (azul escuro ou roxo). Para analisarmos a ausncia ou no do amido, utilizou-se, ento o Iodo, que na presena do amido, insere uma a cor roxa a substncia.

Exemplos de alimentos ricos em amido.

1) Saliva + biscoito:
Inicialmente, foi feita a mastigao do biscoito e sua mistura com a saliva.
Aps esse evento, adicionou-se Iodo ao produto da direita e ele apresentou um baixo teor de roxidodevido a quebra do amido pela amilase salivar.

(Saliva+biscoito sem a presena do iodo)

(Saliva+biscoito com o Iodo adicionado ao bolo da direita, note que h uma pequena mancha roxa em volta, indicando a pouca presena do amido)

1)Saliva+biscoito
O bolo da esquerda, descansou durante 30 minutos e aps
esse perodo adicionou-se iodo e, ento, a cor roxa no foi identificada devido reao completa da enzima amilase salivar com seu substrato, o amido. Alm disso, o roxo do bolo da direita se ausentou devido a grande volatilidade do Iodo.

2) gua (H20) +Biscoito


Depois do experimento feito com a amilase salivar
+biscoito, experimentou-se fazer o mesmo com a gua, pois sem a presena da saliva, o amido no pode ser degradado.

O Bolo da esquerda sem a presena do Iodo e na direita com a presena do Iodo evidenciando que o amido no foi quebrado por nenhuma reao enzimtica.

Zoom da foto anterior. Note o roxo bem forte, ou seja, grande presena do amido.

2) Agu (H2O)+biscoito
Para compararmos o resultado da saliva+biscoito com a
gua+biscoito, tambm esperamos 30 min. para pingar o Iodo na substncia da esquerda. E aps pingarmos, o resultado foi mais uma grande mancha roxa evidenciando, mais uma vez, a presena do amido. Na substncia da direita, o roxo se ausentou pois o iodo evaporou.

O Efeito do pH na amilase salivar.

A atividade enzimtica pode ser altamente influenciada pelo pH do meio a qual est inserida. Devido a esse fator, observamos o comportamento da atividade da amilase salivar em trs momentos:

1- Em um pH baixo de valor 3 (muito cido) 2- Em pH relativamente neutro de valor 7,4 3- Em pH alto de valor 9,8 (muito alcalino)

(A amilase salivar possui pH timo em torno de 6,4 a 7,4)

1)Biscoito+saliva em pH igual a 3:
Em pH igual a 3, o amido no foi
degradado pois em pH cido a amilase salivar (que degrada o amido) foi desnaturada.

Note que a poro adquiriu uma


cor forte, ou seja, o iodo marcou a presena do amido no degradado. Aps 30 minutos, repetimos o experimento na porao da direita e o mesmo resultado foi encontrado.

2)Biscoito+saliva em pH igual a 7,4


Em seu pH timo a enzima (amilase salivar) reagiu muito bem
com seu subtrato (o amido) o degradando. Sendo assim, o iodo no conseguiu captar a presena de amido e o roxo no foi detectado.

3) Biscoito+saliva em pH igual a 9,8


Devido
presena da amilase salivar em pH muito alcalino, a reao entre enzima+substrato falhou, pois a enzima foi submetida uma condio de pH altamente diferente de seu pH timo (em torno de 7), desnaturando sua estrutura. Por isso, aps pingarmos o iodo, o bolo adquiriu um roxo bem escuro, devido a presena do amido no degradado.

UFRJ Odontologia / Bioqumica


-Alunos: Aline Thamires Larissa Mariana Rafael

Professora: Michelle Bloco 1

You might also like