You are on page 1of 14

Sinterizao com presena de fase liquida (Pag.

261 - 271)
Alunos: Thiago Moreira Fbio Guastala

Aquecimento e estgio de fuso


A fase inicial de sinterizao centra-se nos vrios eventos transientes que ocorrem durante o aquecimento at temperatura final. O estado slido de sinterizao um aspecto importante do aquecimento. Porque o aquecimento comea a partir do exterior compacto, a fuso inicial est na superfcie e as tenses circunferenciais de retrao podem levar a fissuras do componente se o aquecimento for muito rpido. Uma vez que se forma o fundido na superfcie compacta, o mesmo flui nos poros interpartculares e, subsequentemente, pode penetrar nos contornos dos gros. O lquido causa o rearranjo das partculas atravs de foras capilares que do um impulso a densificao.

Solubilidade e densificao
A solubilidade slido no lquido auxilia na densificao como as comparaes evidentes em funo do tempo na figura 6.42.

A alta solubilidade causa densificao. Nota-se que a dissoluo slido no lquidos resulta em retrao de gros iniciais, o que ajuda o rearranjo, separando os gros slidos. A baixa solubilidade de um slido no lquido acoplado a uma elevada solubilidade do lquido no slidos resulta em inchao, uma vez que o volume de lquido diminui com o tempo..

Como se v na figura 6.43, a soluo da partcula do aditivo em matriz deixa para trs um poro. Esta micrografia corresponde ao stio de uma partcula de titnio em uma matriz de ferro aps o aquecimento atravs da temperatura eutctica de 1085 C. O inchao pode ser reduzida, tornando a estrutura inicial homognea, atravs da utilizao de partcula do aditivo de pequenos tamanhos ou mesmo ps revestidos. A distribuio homognea do aditivo antes da formao do lquido d mais rpida densificao durante a sinterizao em fase lquida.

Um exemplo do efeito da solubilidade slida em que o lquido mostrado na figura 6.44. A solubilidade do carboneto no lquido aumenta com o teor de nquel relativo contido no lquido; Retrao mais elevada ocorre com o teor mais elevado de Ni. Como uma primeira estimativa, a solubilidade mnima do slido em lquido para o transporte eficaz durante fase lquida de sinterizao 1 parte por milho (ppm), e solubilidade de 1% at.w geralmente trs benefcios de sinterizao mensurveis. Normalmente, as composies liquidus e solidus convergem com o aumento da temperatura; Assim, as temperaturas mais altas so geralmente favorveis para fase lquida de sinterizao, especialmente para o sistema de baixa solubilidade, por causa do aumento da solubilidade slida no lquido e uma maior quantidade de lquido . Para sistemas com uma elevada solubilidade slida no aditivo slido h densificao extensa antes da formao do primeiro lquido.

Os aumentos no teor de aditivo reduzem a porosidade aps a formao do lquido. Um exemplo da relao linear entre a porosidade da massa inicial e a porosidade final ilustrado na figura a seguir para Al-1%Cu sinterizado a 640 C, Se no houvesse interao entre os ps, a porosidade final seria igual a inicial linha (tracejada ).

Para obter uma combinao de material onde a solubilidade de um slido em lquido pequena, a porosidade varia com a concentrao do aditivo C e a fraco que reagiu como se segue:

Formao do fundido
Aps o perodo de aquecimento, onde os efeitos de solubilidade dominam, a formao do fundido ocorre. A Conduo trmica determina os eventos de formao de lquidos. Primeiro, ele se forma nas superfcies compactas e se espalha por capilaridade. A Densificao por rearranjo ocorre na aps a formao do fundido. A taxa de encolhimento estimada como se segue:

Onde p a presso capilar, D o tamanho de partcula slida, W a espessura de lquido, e a viscosidade do lquido.

A tabela a seguir contrasta alguns dos parmetros e seus efeitos gerais sobre o inchao e retrao durante os primeiros minutos aps a formao do fundido.

Fragmentao de particulas
Uma vez formado, o lquido penetra atravs do poro e do gro-estrutura por uma combinao de reao e capilaridade. A estrutura da partcula slida formada pelo de estado slido de sinterizao durante o aquecimento fragmentada

O p modo tinha uma densidade de discordncias nucleadas na fronteira de subgros substancialmente maior que a penetrao induzida do lquido, dando um menor tamanho de gro lquido e maior retrao.

You might also like