You are on page 1of 27

RGOS DOS SENTIDOS

O estudo do sistema nervoso revela sua estrutura complexa, capaz de perceber estmulos internos e externos, interpret-los e produzir respostas. No entanto, para que isso seja possvel so necessrios rgos especializados na captao dos estmulos do meio ambiente os rgos dos sentidos. O funcionamento de cada um deles depende da existncia de trs tipos de estruturas: receptores, vias condutoras e reas cerebrais de interpretao. Os receptores so rgos que captam o estmulo do meio e o codificam na forma de estmulos eltricos ao crebro. Finalmente, as reas cerebrais de interpretao decodificam os estmulos traduzidos pelos nervos condutores, transformando-os em sensaes.

Todas essas estruturas esto relacionadas aos sentidos corporais, os ditos cinco sentidos, que so: viso, audio, olfato, gustao e tato. Porm, j que se sabe que no ideal restringir os sentidos ao nmero de 5, porque possvel contar mais de 15 deles. O chamado tato, por exemplo, pode ser dividido em: sensao de dor, de temperatura, percepo da posio das partes do corpo, discriminao da forma de objetos tocados, sensao de texturas etc. a viso pode ser dividida em percepo de claro e escuro, de cores, de forma de objetos, movimentos etc. cada modalidade dessas pode ter receptores e vias nervosas distintas, de forma que o agrupamento de tudo sob nico nome no o mais adequado cientificamente. Este captulo, no entanto, aborda os sentidos em um contexto mais tradicional mas fica a ressalta dos avanos da cincia nessa rea.

VISO
a viso que capta os estmulos luminosos provenientes do meio e possibilita a percepo da forma, da cor e da luminosidade dos objetos. O rgo receptor da viso o globo ocular ou olho, localizado no interior da rbita e cercado por estruturas anexas: plpebras, superclios, clios, glndulas lacrimais, canal lacrimal, e msculo extrnsecos oculares. As plpebras, os superclios e os clios so rgos que protegem o olho conta diversas agresses, como a penetrao de excesso de luz, suor e poeira. Alm disso, as plpebras tm movimentos rpidos de fechamento que espalham lgrimas sobre a superfcie do olho, formando um filme umidificador.

ESTRUTURAS ANEXAS AO GLOBO OCULAR


MSCULOS EXTRNSECOS OCULARES

Cada globo ocular composto por 3 camadas envoltrias: a tnica fibrosa, a tnica vascular e a retina. A tnica fibrosa a membrana mais externa do olho, alm de ser a mais resistente, porque tem a funo de proteger e dar forma ao globo ocular. Seu aspecto mais posterior, chamado esclera, esbranquiado, sendo responsvel por formar a parte branca do olho, sua poro mais anterior, a crnea, mais fina, transparente e abaulada e d passagem aos raios luminosos. A tnica vascular composta pela coroide, pela ris e pelo corpo ciliar. A coroide, parte mais posterior, rica em vasos sanguneos que nutrem o globo ocular. A poro mais anterior, situada sobre a crnea, a ris, que contm a pigmentao que d cor ao olho. No meio da ris h uma abertura, a pupila, por onde passa os raios luminosos para dentro do olho.

Na ris, ao redor da pupila, existem fibras musculares inervadas pelo sistema nervoso autnimo que provocam a dilatao (midrase) ou a contrao (miose) da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no globo ocular. Assim, em ambiente onde a luz escassa, a pupila sobre midrase ou seja, se dilata para capturar a maior quantidade possvel de raios luminosos. O oposto ocorre quando em ambiente com excesso de luminosidade: a pupila se contrai para proteger o interior do olho do excesso de luz. Atrs da ris fica o corpo ciliar, que contm o msculo ciliar, responsvel por alterar o formato da lente ou cristalino. Ajudando no processo de focalizao de objetos, como ser visto mais adiante.

A retina , por fim, a camada mais int3erna do olho, que difere das outras por ser basicamente constituda de tecido nervoso. Nela esto clulas especializadas que transformam a imagem em estmulos nervosos a serem conduzidos ao crebro. Existem dois tipos de receptores na retina: os cones e os bastonetes. Os primeiros tm a capacidade de distinguir cores, sendo abundantes na mcula ltea, regio da retina onde a imagem formada. J os bastonetes so mais sensveis luz que os cones, porm s conseguem perceber contrastes de claro e escuro, fornecendo uma viso em preto e branco. Por isso, em ambientes pouco iluminados no possvel distinguir bem as cores. Os cones e bastonetes se ligam ao neurnio do nervo ptico, que levam os estmulos nervosos at o lobo occipital do crebro. O ponto de sada do nervo ptico na retina o disco ptico, tambm denominado ponto cego, pois no possui receptores.

Dentro dos 3 envoltrios que compem o globo ocular, existem duas cmaras preenchidas por material lquido-gelatinoso que so separadas por uma lente chamada de cristalino. A cmara anterior fica entre a crnea e o cristalino, entre ele e a retina, preenchida pelo humor vtreo, que mais consciente que o humor aquoso e ajuda a dar a forma esfrica do globo ocular. O cristalino uma lente natural que focaliza as imagens sobre a retina, ele capaz de sofrer acomodaes, tornando-se mais espesso ou mais fino, de acordo com a necessidade de ver objetos mais prximos ou mais distantes, com o avano da idade, o cristalino vai perdendo a capacidade de se acomodar, dificultando a focalizao perfeita, o que chamado de presbiopia, ou vista cansada, e pode ser corrigido com o uso de culos

O funcionamento do globo ocular pode ser comparado com o de uma cmera fotogrfica (na verdade, as cmeras fotogrficas que foram inspiradas no olho). A diferena que o globo ocular muito mais gil. Ele capta as imagens do ambiente atravs de um diafragma (pupila) e focaliza a imagem sobre um filme (retina), por meio de uma lente (cristalino). Assim como na cmera, a imagem projetada sobre a retina fica invertida. Mas os sinais eltricos formados pela estimulao dos receptores viajam pelo nervo ptico at o crebro, onde sero interpretados, criando uma imagem codificada com padres de cor, forma, perspectiva e movimento, que como enxergamos.

GLOBO OCULAR

MIOPIA E HIPERMETROPIA
Normalmente, o cristalino capaz de focalizar a imagem na retina. No entanto, a focalizao pode ocorrer antes ou depois do ponto ideal, dando a sensao de viso desfocada, como acontece na miopia e na hipermetropia, dois defeitos comuns da viso. Na miopia, a imagem formada antes da retina, o que dificulta enxergar os objetos de longe. Esse defeito pode ser corrigido com o uso de lentes cncavas, cuja espessura no centro menor que nas bordas, fazendo divergir os raios luminosos e aproximando a imagem da retina.

Na hipermetropia, o indivduo forma a imagem depois da retina, o que provoca dificuldade para enxergar de perto. Sua correo pode ser feita com o uso de lentes convexas, cuja espessura no centro maior que nas bordas. Essas lentes fazem convergir os raios luminosos para a retina.

AUDIO
Os sons so ondas que se propagam pelo ar, mas a conscincia desses sons e de seus significados dependem de um rgo que decodifique as ondas sonoras: a orelha (conhecida popularmente pela nomenclatura antiga ouvido ). Podemos dividir a orelha, sob o ponto de vista anatmico, em orelha externa, mdia e interna.

A orelha externa composta pelo pavilho auricular e pelo meato acstico externo. O pavilho auricular constitudo de cartilagem e possui ondulaes para captar melhor o som at o tmpano, uma membrana fina que est no fim desse canal. Alm de ser o limite da orelha externa e mdia, o tmpano responsvel por captar as vibraes das ondas sonoras. No meato acstico tambm existem glndulas que produzem o cerume, um tipo de cera que serve para proteger a orelha externa de corpos estranhos.

A orelha mdia, tambm chamada de caixa timpnica, uma cmara que contm trs pequenos ossos: o martelo, a bigorna e o estribo. O martelo est em contato com o tmpano e absorve suas vibraes. Transmitindo-os para a bigorna, que as manda para o estribo, que, por sua vez, transmite as vibraes para a orelha interna, onde esto as terminaes nervosas responsveis pela audio. A orelha mdia tem uma abertura atravs de um longo canal, a tuba auditiva. Que desemboca na faringe. A funo desse canal conduzir o ar da faringe para a orelha mdia com a finalidade de manter o equilbrio entre a presso da orelha mdia e a presso externa.

Um exemplo comum de distrbio relacionado a essa diferena de presso observado quando subimos uma altitude maior do que aquela em que estvamos. Durante ou aps a subida, dependendo da altitude, sentimos abafamento do som e zumbidos no ouvido porque a presso externa do ar diminui a presso de dentro da orelha mdia mantm-se relativamente maior por algum tempo, forando o tmpano para fora. Ao descemos, sentimos os mesmos sintomas pelo processo inverso: a presso externa maior que a da orelha mdia. Forando o tmpano para dentro.

Nos dois casos, o tmpano tem a funo prejudicada por estar excessivamente esticado. No preciso tomar nenhuma providncia especial, pois o equilibro da presso se estabelece rapidamente e a orelha volta ao normal. Para amenizar o desconforto, podese bocejar ou fazer movimentos de deglutio, o que provoca uma abertura maior na tuba auditiva na faringe, comunicando a orelha mdia com o ambiente e igualando suas presses. A orelha interna formada por duas pores. A primeira a cclea ou caracol, que recebe as vibraes da caixa timpnica e as interpreta por meio de filamentos nervosos que se renem e formam o nervo coclear.

A segunda poro o vestbulo, formado por 3 canais semicirculares que tm grande importncia no equilbrio e na percepo da posio da cabea; essa funo se deve a um lquido existente no vestbulo a endolinfa, que provoca estmulos no nervo vestibular, o qual leva as informaes que indicam a posio do nosso corpo. O nervo vestibular se junta ao nervo coclear, formando o nervo vestbulococlear, encarregado de levar esses estmulos nervosos para serem interpretados no encfalo.

GUSTAO A gustao (ou paladar) permite distinguir o sabor dos alimentos e de outras substncias pelo contato com o receptores gustatrios, espalhados por toda a superfcie da lngua. Esses receptores so os botes gustatrios, terminaes nervosas especializadas em sentir o gosto, localizadas em pequenas elevaes da superfcie da lngua, as papilas. H quatro tipos de papilas linguais: Filiformes mais numerosas e semelhantes a fios. tm a capacidade de reconhecer o calor, frio e presso, mas no identificam o gosto dos alimentos, por que so nicas que no possuem receptores gustatrios.

Fungiformes so arredondadas (com formato de cogumelo) e avermelhadas, distribudas por toda a lngua. H cerca de cinco botes gustatrios em cada papila desse tipo. Valadas so tambm arredondadas e avermelhadas, porm bem maiores do que as papilas fungiformes. So aproximadamente 12 e se localizam em uma regio mais posterior da lngua, em forma de V. possuem mais de 100 botes gustatrios cada uma. Folhadas so pequenas pregas localizadas nas laterais da lngua, sendo pouco desenvolvidas no adulto.

O paladar capaz de distinguir entre quatro tipos bsicos de sabor: doce, salgado, amargo e cido. Porm, existem alguns sabores que no se enquadram bem a nossa classificao, podendo ser considerados classes parte. Exemplo disso o sabor umami, comum na culinria oriental e relacionado presena do glutamato de sdio. Tradicionalmente, aprendemos que cada um dos sabores mais bem percebido em determinada parte da lngua. A ponta da lngua a poro anterior percebem melhor o doce e o salgado; as regies laterais, o cido e o salgado. E o fundo da lngua, o amargo. Embora de ampla divulgao, a relao da percepo de tipos de sabor com as regies da lngua recentemente vem sendo questionada por alguns pesquisadores.

O sabor dos alimentos s pode ser percebido se eles estiverem em estado lquido. Por isso, os alimentos slidos so primeiros dissolvidos pela saliva e s depois que entram em contato com as papilas linguais, causando estmulos que so recebidos pelos receptores gustativos. Esses estmulos so ento levados pelos nervos facial. Glossofarngeo e vago, chegando ao tronco enceflico; da seguem para o tlamo e por fim para o crtex cerebral para serem analisados. O sentido do paladar est bastante associado ao olfato, o que significa que o sabor dos alimentos no bem percebido se o cheiro tambm no for. por essa razo que uma pessoa com o nariz obstrudo no percebe muito bem o sabor dos alimentos.

You might also like