You are on page 1of 14

Viso Geral de Conceitos Fundamentais

Estcio de S Prof. MSc Wilson Miranda Jnior

Arquitetura de Redes de Computadores


Uma arquitetura de rede de computadores se caracteriza por ter um conjunto de camadas que auxilia o desenvolvimento de aplicaes para redes. Inicialmente o modelo de referncia foi o OSI (Open System Interconnection Conexes de Sistemas Abertos), que foi criado em meados dos anos 70 e inspirou a criao do modelo TCP/IP. O Modelo OSI tem como caracterstica ser um modelo terico, onde muito bem definida a funo de cada uma das sete camadas. Mas o que seria uma distribuio em camadas? Cada camada tem uma funo, que pode ou no interferir na sua camada anterior ou posterior.

Para tentarmos fazer uma analogia, vamos imaginar uma viagem de avio. Primeiramente voc deve: Na camada passagem area e bagagem, so
realizados os servios de compra e despacho de bagagem, realizados pelo balco de checkin da companhia area. Nas camadas bagagem e abaixo so realizados o despacho e a entrega de bagagem. Essas atividades somente so realizadas, pois na camada acima o passageiro j realizou o checkin. Nesta camada a funo do servio de coletage bagagens do aeroporto.

Na camada dos portes se realiza a transferncia do porto de embarque e desembarque. Na camada decolagem/ aterrisagem se realiza a transferncia do passageiro pela pista. Notem que, para todas as camadas o passageiro e suas bagagens tiveram que realizar uma funo. Este um exemplo de uma arquitetura de camadas.

MODELO OSI EXISTEM 7 CAMADAS


Aplicao - Nesta camada onde esto as aplicaes de redes que mais se aproximam do usurio final. Nela incluem vrios protocolos, como o HTTP (protocolo que prov requisio e transferncia de arquivos pela WEB), SMTP (protocolo que prov transferncia de mensagens na WEB). Apresentao - A funo dessa camada prover servios que auxiliem as aplicaes de comunicao a interpretar o significado dos dados trocados. Sesso - A funo dessa camada delimitar e sincronizar a troca de dados, incluindo um meio de construir uma forma de se obter pontos de verificao e de recuperao de dados. Transporte - Tem a funo de controlar o transporte de mensagens das camadas acima entre dois computadores que esto querendo estabelecer uma conexo. Os dois protocolos mais importantes dessa camada so o TCP e o UDP. Um pedao da camada de transporte tambm chamado de segmento. Rede - A funo dessa camada prover o servio de entrega do segmento ao destinatrio. Como o segmento um pedao da camada de transporte, a camada de rede faz a funo de etiquetar os segmentos com endereos de origem e destino, assim como o servio dos correios ao postar uma carta. Esses pedaos so chamados de pacotes ou datagramas. Enlace - Tem a funo de procurar o endereo de entrega do datagrama. O datagrama viaja entre os equipamentos da camada de rede at encontrar o destinatrio. Os pedaos desta camada so chamados de quadros. Fsica - Tem a funo de movimentar os BITS de um lugar para o outro. Essa camada representa os meios fsicos de transmisso como os fios de cobre e os cabos de fibra tica.

O Modelo TCP/IP
Constitui um modelo tambm organizado por camadas. Em comparao com o modelo OSI, o modelo TCP/IP possui somente quatro camadas, as quais esto relacionadas de acordo com a imagem abaixo.

Leitura: Arquitetura de redes TCP/IP http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Arquitetura-de-Redes-TCP-IP/329/3

Por que temos dois padres de arquitetura?


Inicialmente o modelo OSI foi criado para garantir que cada camada tivesse uma funo bem especfica e fundamentada. Foi desenhada para padronizar as aplicaes que iriam trafegar na rede recm descoberta, a APARNET. Esse modelo foi includo nos cursos de redes por exigncia da ISO (International Organization for Standardization) e continua presente nos dias de hoje. O Modelo TCP/IP foi desenvolvido utilizando como base o modelo OSI. Por ser mais enxuto e utilizar dois protocolos centrais de transporte, tornou-se em pouco tempo um padro para as redes de computadores.

VISO GERAL DE CONCEITOS


Para essa aula analisaremos a camada fsica do modelo TCP/IP. Lembrando que essa camada corresponde s camadas fsica e de enlace do modelo OSI. A camada fsica tem a finalidade de receber e transmitir bits atravs de um canal de telecomunicaes. A camada de enlace tem algumas funes que tentam fazer com que o trfego de dados da camada fsica parea livre de erros. Para isto a camada realiza:

MODOS DE TRANSMISSO
Interface - Dispositivo fsico conectado entre o dispositivo transmissor e o meio de transmisso, responsvel por desempenhar as funes das camadas fsica e de enlace. Os dispositivos de interface mais utilizados atualmente so os modems e as placas de rede. Canal - Meio a partir do qual trafega uma onda eletromagntica conduzindo dados. Num mesmo meio podemos estabelecer vrio canais. Somente para ilustrar, uma das formas mais fceis de perceber essa funcionalidade a TV a cabo, pois nela se encontram vrios canais e o seu aparelho receptor responsvel por sintonizar (selecionar) um deles para exibio. Mas, o meio fsico no se limita a algo que voc pode pegar porque o ar tambm considerado um meio fsico para transmisso: so as redes sem fio. Exemplo de uma onda

Modos diferentes de transmisso:


Modulao - Processo que modifica as caractersticas da onda constante, chamada de portadora, em sua amplitude, frequncia ou fase. Ao se deformar devido a um sinal portador (o sinal a ser transmitido) esta varia sua caracterstica proporcionalmente ao sinal modulador. Para modificar a onda portadora pode se empregar diversos algoritmos, mas os mais comuns so variaes de amplitude, frequncia e fase.

Analgico Tipo de onda contnua que varia em funo do tempo, onde possui infinitos estados entre o seu mximo e seu mnimo. Vantagens: no necessita de conversor, a transmisso fcil. Digital Tipo de onda contnua com apenas dois estados (mximo 1 e mnimo 0 ). Vantagens: maior imunidade a rudos, transmisso mais rpida e processamento direto do sinal recebido. Sinal de TV digital ou est perfeito ou no sintoniza. Banda Passante Tambm chamada de largura de banda, o conjunto de valores de frequncia que compem o sinal. Informalmente, diz-se que so as frequncias que "passam" pelo filtro. Na prtica a banda passante a onda portadora. As caractersticas da portadora (frequncia, amplitude, modulao e alcance) vo definir a capacidade de transmisso de dados no canal.

FATORES QUE DEGRADAM O DESEMPENHO


Durante a transmisso e a recepo o sinal pode sofrer algum tipo alterao. Os dispositivos possuem algoritmos de deteco e de correo de erros, mas em certas situaes estes erros recebidos no podem ser corrigidos, sendo assim necessria a sua retransmisso. Caso sejam necessrias muitas retransmisses a sesso pode ser inviabilizada. Por exemplo, ao navegar na internet, quando demora a abrir uma pgina, a mensagem indica que o tempo limite estourou e pede para tentar novamente mais tarde. Fatores que podem degradar a qualidade de uma transmisso:

Rudos Distores decorrentes das caractersticas do meio e de interferncias de sinais indesejveis. Rudo trmico tambm chamado de rudo branco, provocado pelo atrito dos eltrons nos condutores. Rudo de intermodulao ocorre quando sinais de frequncias diferentes compartilham o mesmo meio fsico. Crosstalk ou linha cruzada, a interferncia que ocorre entre condutores prximos que induzem sinais mutuamente. Rudo impulsivo pulso irregular com grande amplitude, no determinstico, provocado por diversas fontes Atenuao Perda de energia por calor e radiao, degradando a potncia de um sinal devido distncia percorrida no meio fsico. Ecos Ocorrem devido mudana na impedncia em uma linha de transmisso, em que parte do sinal refletido e parte transmitido. Quando o receptor recebe o mesmo sinal duas vezes no possvel separar um do outro e a conexo fica impedida.

Atraso Um pacote, durante uma transmisso, trafega por vrios segmento de rede, e pode passar por diversos roteadores e por vrios tipos de meio de transmisso. Durante este percurso so somados os tempos necessrios recepo, leitura e retransmisso em todos os pontos intermedirios. A soma dos tempos se chama atraso. Os tipos de atraso so: atraso de transmisso, atraso de fila, atraso de processamento e atraso de propagao. Perda de Pacote Durante uma transmisso, os comutadores mais complexos organizam filas de pacotes recebidos, classifica-os, organiza-os em filas de entrada, processa um a um os pacotes recebidos, decide qual a interface de sada com o endereo de destino e, finalmente, organiza a fila de sada. Aps esse processamento, dependendo do tipo e qualidade do canal, pode haver um atraso para obter acesso ao meio e para transmitir todo o pacote. Essa organizao de pacotes de entrada feita e armazenada num espao de memria. Caso o espao de memria atinja o seu limite de armazenamento, os prximos pacotes a entrarem sero perdidos.

OUTRAS REFERNCIAS No site: www.books.google.com.br/books consulte o livro: Computer Networks inauthor:"Andrew S. Tanenbaum" Consulte e resolva exerccios relacionados aos temas: Material sobre camada fsica. http://www.youtube.com/watch?v=5nIKXR9el9M&f eature=related http://www.youtube.com/watch?v=a77rlGwPBkY

You might also like