You are on page 1of 11

Domnios Morfoclimticos do Brasil

Conceito
Os domnios morfoclimticos so divises que se baseiam nos diferentes tipos de relevos que so resultantes das condies climticas atuais e do passado bem como na cobertura vegetal e nos tipos de solo.

Quantos so?
Os domnios morfoclimticos brasileiros so definidos a partir das caractersticas climticas, botnicas, hidrolgicas entre outras. Esta classificao feita, segundo o gegrafo Aziz AbSber, dividiu o Brasil em seis domnios.

Domnio Amaznico:
Localizao: a maior regio morfoclimtica do Brasil, com uma rea de aproximadamente 5 milhes km equivalente a 60% do territrio nacional abrangendo os Estados: Amazonas, Amap, Acre, Par, Maranho, Rondnia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Clima: Equatorial, a qual o mais quente e o mais mido da Terra. Rios: Apresenta a maior bacia fluvial da Terra ocupando das terras da Amrica do Sul (Amazonas). Vegetao: Predomina a floresta equatorial Amaznica.

Domnio do Cerrado:
Localizao: Regio central do Brasil, detm uma rea de 45 milhes de hectares, sendo o segundo maior domnio por extenso territorial. Estados: do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Tocantins (parte sul), de Gois, da Bahia (parte oeste), do Maranho (parte sudoeste) e de Minas Gerais (parte noroeste). Relevo: Chapadas e Chapades. Clima: Tropical com uma estao seca bem definida. Solos: cidos. Rios: Diminuem muito na poca das secas e transbordam na poca das chuvas. Vegetao: Campos que apresentam rvores retorcidas com cascas grossas.

Domnio da Caatinga:
Localizao: Nordeste brasileiro, abrange em seu territrio o polgono das secas. Com uma extenso de aproximadamente 850.000 km. Inclui o Estado do Cear e partes dos Estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraba, do Rio Grande do Norte e do Piau. Relevo: Chapadas e serras. Clima: Semi-rido quente, com chuvas escassas e mal distribudas. Solos: ricos em minerais e pobres em matrias orgnicas. Rios temporrios predominantes. Vegetao: Arbustos espinhentos e cactos alm de rvores que perdem suas folhas nas secas.

Domnio dos Mares de Morros:


Localizao: Acompanha a faixa litornea do Brasil, do nordeste at o sul do Pas, obtendo uma rea total de aproximadamente 1.000.000 km. Relevo: Morros arredondados que resultam da alternncia de perodos de secas e de chuvas . Clima: Tropical quente, com uma estao seca e outra chuvosa. Solos Frteis. Rios: Muito importantes pelo grande potencial hidroeltrico. Vegetao: Predomina a Mata Atlntica que est muito devastada. Tambm apresenta campos e cerrados.

Domnio das Araucrias:


Localizao: Encontrado desde o sul paulista at o norte gacho, o domnio das araucrias ocupa uma rea de 400.000 km. Relevo: Predomina o planalto. Clima: Subtropical. Solos: frtil Rios: Importantes para a navegao e para a gerao de eletricidade. Vegetao: Floresta dos Pinhais ou de Araucria a qual est muito devastada.

Domnio das Pradarias:


Localizao: Extremo sul brasileiro, mais exatamente a sudeste gacho, o domnio morfoclimtico das pradarias compreende uma extenso de 45.000 km a 80.000 km . Relevo: Plancies. Clima: Subtropical. Solos: Frteis. Rios de plancie. Vegetao: Gramais que formam imensos campos muito utilizados para a pecuria.

Florestas tropicais e estepes


Nas regies de clima tropical, existem trs gneros de formaes vegetais:

Savana

Estepes

Floresta tropical

Este tipo de clima uma transio entre outros tipos de climas.


O clima tropical apresenta valores diferentes de precipitaes e de temperaturas, pelo que pode fazer transio entre o equatorial, o desrtico e at entre o mediterrneo.

Por estas razes e no s, as formaes vegetais variam de acordo com a maior ou menor abundncia de precipitaes.

You might also like