You are on page 1of 25

PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?

MARILENA CHAU

Prof. Andreia Regina Moura Mendes Fundamentos scio filosficos da Educao

AS EVIDNCIAS DO COTIDIANO
Perguntas; Discursos; Falas; Avaliaes; Julgamentos.

A EXTRAO DA PEDRA DA LOUCURA, HIERONYMUS BOSCH


Diferenciao entre razo e loucura. Crena de que a realidade no a mesma para todos.

MGICO KRONNUS
A realidade existe e possvel perceb-la e conhec-la, diferenciando realidade de iluso.

ONDE H FUMAA, H FOGO


Crena na relao entre causa e efeito. A realidade feita da causalidade.

EXPOSIO CARAVAGGIO
Capacidade de comparao, avaliao, julgamento pela qualidade ou quantidade.

SUPER-LUA (PERIGEU)
A percepo alcana as coisas de modos diferentes. O espao existe e possui qualidades e quantidades.

PINOCCHIO, ENRICO MAZZANTI


Crena na diferena entre verdade e mentira. A mentira diferente da loucura, do sonho e do erro, pois o mentiroso decide ele mesmo distorcer a realidade.

MADRE TERESA DE CALCUT


Acredita-se que as pessoas, porque possuem vontade, podem ser morais ou imorais. A vontade livre para o bem ou para o mal.

A objetividade uma atitude imparcial que alcana as coisas tais como so verdadeiramente. A subjetividade parcial, pessoal, ditada por sentimentos variados. So diferentes, a primeira no deforma a realidade, a segunda deforma a realidade voluntria ou

SEBASTIO SALGADO
A vida social nos faz diferentes ou semelhantes a partir das normas, valores morais, polticos, religiosos e artsticos, regras de conduta, finalidades da vida.

CONCLUINDO
Somos seres sociais, morais e racionais, conscientes e dotados de raciocnio.

ATITUDE FILOSFICA
Indagar sobre nossas crenas e os sentimentos que alimentam nossa existncia exige distanciamento da vida cotidiana e de si mesmo, caractersticos da atitude filosfica.

O pensador, Rodin

O QUE FILOSOFIA?
A deciso de no aceitar como bvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situaes, os valores, os comportamentos de nossa existncia cotidiana: jamais aceit-los sem antes hav-los investigado e compreendido (CHAU, 1995, p. 12).

A ATITUDE CRTICA E O PENSAMENTO CRTICO


Dizer no ao senso comum, aos prconceitos, aos pr-juzos: fase negativa. Interrogar sobre o que so as coisas: indagaes fundamentais da atitude filosfica: fase positiva. A primeira e fundamental verdade filosfica foi ensinada por Scrates: Sei que nada sei. Para Plato, a filosofia comea com a admirao. Aristteles acreditava que a filosofia tem incio com o espanto.

PARA QUE FILOSOFIA?


A filosofia uma cincia com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relao entre teoria e prtica, correo e acmulo de saberes: tudo isso no cincia, so questes filosficas. O cientista parte delas como questes j respondidas, mas a filosofia quem as formula e busca respostas para elas. (Idem, p.13).

A filosofia a arte do bem viver: a virtude o seu princpio. Arte moral ou tica.

A partir do estudo das paixes, vcios, dos conceitos de liberdade e vontade, da anlise de nossa razo para frear nossos impulsos e desejos, a filosofia nos ensina a viver de forma honesta, ser tolerantes e justos.

PERGUNTAS FILOSFICAS
O que? Como? Por que?

A filosofia se realiza como reflexo.


A reflexo significa movimento de volta sobre si mesmo, ou seja, movimento pelo qual o pensamento volta-se a si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexo filosfica tambm se volta para nossas relaes enquanto seres sociais.

O QUE PENSAR, FALAR E AGIR?


Perguntas da atitude filosfica. Motivao, razo e causa para pensar o que pensamos, dizer o que dizemos e fazer o que que fazemos. Contedo e sentido do que pensamos, dizemos e fazemos. Inteno e finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos. Perguntas sobre a essncia, significao, estrutura e origem de todas as coisas. Reflexo filosfica indaga: por qu? O qu? Para qu? para o pensamento e aos seres humanos no ato da reflexo.

FILOSOFIA: UM PENSAMENTO SISTEMTICO


A filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos. Busca encadeamentos lgicos entre os enunciados. Opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstrao e prova.

Exige a fundamentao racional do que enunciado e pensado.


um trabalho intelectual e sistemtico.

EM BUSCA DE UMA DEFINIO DE FILOSOFIA


1- Viso de mundo, de um povo, de uma civilizao ou de uma cultura. Conjunto de ideias, valores e prticas de uma sociedade.

Definio ampla demais.


No diferencia filosofia de religio, arte, cincia.

No trata da especificidade do trabalho filosfico.

EM BUSCA DE UMA DEFINIO DE FILOSOFIA


2- Sabedoria de vida. Ligada a vida moral, contemplao do mundo para controlar a vida de forma tica e sbia.

A filosofia vista como sabedoria interior e essa no o fazer filosfico.

EM BUSCA DE UMA DEFINIO DE FILOSOFIA


3- Esforo racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. Distino entre filosofia e religio.

Definio problemtica pois concede filosofia a tarefa de explicar e compreender o universo.


A explicao sobre a realidade tambm oferecida pelas outras cincias e as artes. A prpria filosofia no admite um sistema de pensamento nico que oferea uma nica explicao para o todo da realidade.

EM BUSCA DE UMA DEFINIO DE FILOSOFIA


4- Fundamentao terica e crtica dos conhecimentos e prticas. Preocupao com as condies e os princpios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro. Com a origem, forma e contedo dos valores ticos, polticos, artsticos e culturais. Com a compreenso das formas da iluso e do preconceito no plano individual e coletivo, com as transformaes histricas dos conceitos, ideias e dos valores (Ibidem, p.17). Filosofia como anlise, reflexo e crtica.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
CHAU, Marilena. Convite filosofia. 6. ed. So Paulo: tica, 1995

You might also like