You are on page 1of 27

Universidade Salgado de Oliveira

Discentes: Ana Cristina M. Gomes

Ana Karla dos S. Costa


Karina Presidone Priscila Raquel Mendes Lima Suellen Coelho Santana Docente:

Zlia Salgado

TABAGISMO: Um mal pra toda vida

31 DE MAIO, DIA MUNDIAL SEM TABACO

Tabagismo
Tabagismo intoxicao causada por abuso de tabaco . O tabaco , mais conhecido como fumo,enrolado em papel muito fino chamado de cigarro . Os fumantes tem baixa expectativa de vida . Em geral morrem dez anos mais cedo .

INTRODUO:
O tabagismo o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princpio ativo a nicotina. A Organizao Mundial da Sade (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.

OBJETIVO:
Favorecer a identificao de fatores intensificadores ou redutores do consumo do tabaco e de intensificar a participao do usurio no seu processo teraputico a ponto de nortear as intervenes de enfermagem.

JUSTIFICATIVA:
A proposta , mostrar que o tabagismo gera atualmente cerca de 4 milhes de mortes por ano no mundo inteiro. Que necessrio termos polticas pblicas de sade, voltada para dependncia do tabaco.

METODOLOGIA:
Para este trabalho foi adotada uma metodologia em pesquisa bibliogrfica e entrevistas com usurios do tabaco, onde fizemos atravs da construo de escritos, apoiados em fontes, como livros e declaraes, com uma abordagem explicativa. DAS ENTREVISTAS: Caso 1- nome: G.A.S (nome fictcio: Guto) Idade: 19 anos Profisso: estudante Fuma em mdia de 3 a 4 caixas por dia de cigarro. Sente desejo em fumar, porque sente tdio, mgoas e quando fica deprimido. Disse que quando fuma, fica mais relaxado, calmo e sente o tempo passar. Tem vontade de parar, mas quando tenta sente que fica faltando alguma coisa, e a sente frustrao e volta a fumar. Sintomas: Quando acorda sente dificuldade de respirar e diminuio do libido. Resultados esperados (NOC): Identificar os perigos do tabagismo e os recursos para parar de fumar. Relatar sentimento de calma.

Intervenes de enfermagem ( NIC):


Ensinar tcnicas de relaxamento para o paciente; Ensinar sobre os perigos associados ao tabagismo; Evitar situaes altamente emocionais; Encaminh-lo a uma instituio ou programa de parar de fumar.

Caso 2- nome: L. G. ( Carlos) Idade: 46 anos, fumante h 26 anos. Profisso: vendedor Fuma em mdia 30 cigarros por dia, quando fuma sente prazer fica relaxado, gosta sentir a fumaa do cigarro, no tem vontade de parar de fumar. Disse que nunca tentou parar, pois acha que no ir se sentir bem sem o cigarro. Quando fica algumas horas sem o cigarro, fica estressado e com mau humor. Resultados esperados (NOC):

Identificar os perigos do tabagismo e os recursos para parar de fumar Tentar diminuir o nmero de cigarros por dia.
Intervenes de enfermagem (NIC): Alternar perodos de repouso entre as atividades; Ensinar tcnicas de relaxamento para o paciente; Ensinar os perigos associados ao tabagismo.

Aposentado, diagnosticado com bronquite. Apresenta histria de dispnia e tosse. E magrecido com PA=160x90 mmHg. Queixa de cansao aos mdios esforos. Resultados esperados (NOC):

Identificar os perigos do tabagismo e os recursos para parar de fumar; O paciente se alimentar de forma adequada, e manter o peso ideal e um bom estado nutricional; Relatar diminuio da dispnia.

Intervenes de enfermagem (NIC): Alternar perodos de repouso entre as atividades; Ensinar tcnicas de relaxamento para o paciente; Ensinar os perigos associados ao tabagismo; Informar ao paciente sobre a importncia da boa nutrio; Administrar medicamento (expectorante, broncodilatadores e para controlar a PA), conforme a prescrio mdica e reportar qualquer alterao.

A Sistematizao de Assistncia a Enfemagem (SAE):

uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, j que tcnicos e auxiliares desempenham suas funes a partir da prescrio do enfermeiro. A SAE a organizao e execuo do processo de Enfermagem, com viso holstica e composta por etapas interrelacionadas, segundo a Lei 7498 de 25/06/86 ( Lei do Exerccio Profissional). a essncia da prtica da Enfermagem, instrumento e metodologia da profisso, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decises, prever e avaliar conseqncias. Vislumbra o aperfeioamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decises e maximizar oportunidades e recursos formando hbitos de pensamento. A SAE foi desenvolvida como mtodo especfico para aplicao da abordagem cientifica ou da soluo de problemas na prtica e para a sua aplicao enfermeiras e enfermeiros precisam entender e aplicar conceitos e teorias apropriados das cincias da Sade, includas a a prpria Enfermagem, as cincias fsicas, biolgicas, comportamentais e humanas, alm de desenvolver uma viso holstica do ser humano. Esse conjunto de conhecimentos proporciona justificativas para tomadas de deciso, julgamentos, relacionamentos interpessoais e aes.

Principais agravos do Tabaco:


HIPERTENSO ARTERIAL:

ocasionados pelo uso

uma doena perigosa, crnica degenerativa, conhecida como doena silenciosa, pois seus sintomas so difceis de serem percebidos e quando associada ao tabagismo aumenta o risco de doenas cardiovasculares. DIABETES: O diabtico que fuma, est sujeito a ter um ataque do corao at 2 ou 4 vezes mais. Fumar aumenta em 50% os derrames, contrai as veias, o que pode piorar lceras do p.

ENFISEMA PULMONAR :

O principal sintoma de enfisema a falta de flego ou a sensao de no estar inalando ar suficiente. Tosse, respirao difcil, e produo crnica de muco so outros sintomas comuns. BRONQUITE CRNICA:

A bronquite crnica pode preceder ou acompanhar o enfisema. Ela afeta pessoas de todas as idades, mas, geralmente, aquelas com mais de 45 anos. Hoje j se sabe que a incidncia de DPOC (Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica) se eleva de 19,7% em homens que nunca fumaram para 87,7% em fumantes de mais de dois maos de cigarro por dia.

O cigarro responsvel por :


80 mil mortes por ano no Brasil 25% das mortes causadas por infarto do miocrdio 45% das mortes causadas por doena coronariana 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema 90% dos casos de cncer no pulmo 30% das mortes decorrentes de outros tipos de cncer. 25% das doenas vasculares

Dentes de um fumante

Fumante passivo
A inalao da fumaa de derivados do tabaco faz mal para as pessoas que no fumam, mas convivem com fumantes em ambientes fechados. A fumaa dos derivados do tabaco o maior responsvel pela poluio em ambientes fechados, pe em risco a sade daqueles que no fumam. Em mdia, este ar poludo contm trs vezes mais nicotina, trs vezes mais monxido de carbono, e at cinqenta vezes mais substncias cancergenas do que a fumaa que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

CNCER DE PULMO:

O cncer de pulmo o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidncia mundial. Em 90% dos casos diagnosticados est associado ao consumo de derivados de tabaco.

Pulmo de fumante
PULMO NORMAL

Outros tipos de cncer provocados pelo cigarro:


Cncer de lngua

Alguns tipos de cncer provocados pelo cigarro


Cncer de lngua

Cncer de lbio

Cncer de garganta

Cncer de nariz

Tabagismo na gravidez

Mal formaes fetais provocadas pelo tabagismo na gravidez

IMPOTNCIA SEXUAL:
No pnis acontece o mesmo que ocorre com as artrias coronrias. Da mesma forma que o fumo deixa as artrias entupidas, com pouca dilatao, tambm reduz o fluxo de sangue nos vasos sangneos que percorrem o pnis.

OS BENEFCIOS DA CESSAO DO FUMO: Deixar de fumar uma alegria do comeo ao fim. S depende do ngulo que se observa. Pode ser difcil levando em conta o vcio, mas se voc olhar pelo lado dos benefcios, ver que uma maravilha. Isso porque voc vai sentindo os efeitos pouco a pouco, como numa escadinha de vrios degraus, onde o final dela a volta para uma vida saudvel e sem riscos para voc e para quem vive do seu lado.

CONSIDERAES FINAIS:
O tabagismo gera atualmente cerca de 4 milhes de mortes por ano no mundo inteiro, dentro de uma populao de 1,3 bilhes de fumantes no planeta. Se o padro atual de consumo de cigarro no for revertido, o nmero de mortes poder chegar a 10 milhes de bitos anuais em 2030. Os dados referentes aos malefcios do cigarro j foram devidamente estudados e confirmados. O tabagismo responde atualmente por 40 a 45% de todas as mortes por cncer em geral, 90 a 95% das mortes por cncer de pulmo, 75% das mortes por DPOC (Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica, tendo o Enfisema Pulmonar como exemplo) e 35% das mortes por doenas cardiovasculares (Infarto do Corao e Derrame Cerebral), entre homens e mulheres de 35 a 69 anos de idade. Noventa por cento (90%) dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa etria em que o indivduo ainda se encontra na fase de construo de sua personalidade. Portanto, uma boa educao em sade, bem como um bom exemplo dos pais, familiares e professores, so essenciais para que uma criana no se torne fumante na idade adulta.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

Diagnsticos de Enfermagem da NANDA: definies e classificao 2009-2011. Porto Alegre: Artmed, 2010. DOENGES, Merilyn E. Diagnsticos de Enfermagem: intervenes, prioridades, fundamentos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. POTTER, Patrica Ann; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. SMELTZER, Suzanne C.: BARE, Brenda G.: HINKLE, Janice, CHEEVER Kerry H. Brunner & Suddarth: Tratado de enfermagem mdico-cirrgica 12 ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

You might also like