You are on page 1of 32

INICIAO CIENTFICA:

Elaborao de Projeto Cientfico

INICIAO CIENTFICA - IC
OBJETIVO Reconhecer a Iniciao Cientfica como instrumento motivador e transformador na escola, visando estimular e orientar a participao do aluno em atividades de Pesquisa Cientfica.

CONTEDOS DA OFICINA DE IC
Compreender a natureza e a importncia da pesquisa na Rede de Ensino Bsico para o desenvolvimento dos educandos. Compreender cada etapa de um trabalho de pesquisa. Estimular a articulao e ordenao de pensamentos para a construo de argumentao. Defesa do ponto de vista de maneira consistente e lgica e contraargumentao (contestaes). Reconhecer pontos de vista diferenciados e identificar pressupostos de argumentao. Estimular e Orientar a produo cientfica na escola. Reconhecer os tipos de pesquisas.
3

CONTEDOS DA OFICINA DE IC
Usar adequadamente bibliografia pertinente ao tema de pesquisa. Ler, produtiva e autonomamente, textos da rea acadmica. Interpretar as informaes dos textos consultados. Posicionar-se criticamente frente importncia atribuda por autores de textos cientficos a determinadas questes e/ou problemas, buscando fundamentar e (des)construir sua opinio sobre os temas investigados. Elaborar fichamento do tipo resumo crtico. Utilizar adequadamente o mtodo cientfico para a realizao de pesquisa cientfica. Elaborar, produtiva e autonomamente, um projeto de pesquisa.
4

LETRAMENTO EM CINCIAS
O letramento dos cidados vai desde o entendimento dos princpios bsicos de fenmenos do cotidiano at a capacidade de tomada de deciso em questes relativas cincia e tecnologia em que estejam diretamente envolvidos, sejam decises pessoais ou de interesse pblico. Esse letramento envolve, portanto, a preparao do cidado para ser capaz de fazer julgamentos crticos e polticos.

FEIRA DE CINCIAS
As Feiras de Cincias so eventos realizados nas escolas ou na comunidade com a inteno de, durante a exposio dos trabalhos, oportunizarem um dilogo com os visitantes, constituindo-se na oportunidade de discusso dos conhecimentos, das metodologias de pesquisa e da criatividade dos alunos.

INICIAO CIENTFICA
Os alunos de IC desenvolvem novas estratgias de aprendizagem, como consequncia da vivncia da pesquisa aprendem a aprender. A pesquisa cientfica um excelente instrumento educativo na medida em que leva os alunos a lidarem com o processo de conhecer e no apenas com o produto desse processo. A educao contempornea no deve se limitar a formar alunos para dominar determinados contedos. A escola deve favorecer a formao de seres crticos e participativos, conscientes de seu papel nas mudanas sociais.
7

A PESQUISA

A goteira na sala de aula


1. Por que um problema? 2. Razes para sanar o problema 3. Suposies para o motivo do problema 4. Por onde comear? 5. Como ser feito? 6. Quando? 7. Quanto vai custar? Delimitao do Tema Justificativa Hipteses Objetivos Metodologia Cronograma Oramento Resultado
Projeto
9

Discusso
Concluso

Projeto final

ETs existem porque: 1. 2. 3. 4. 1. 2. 3. 4.

ETs no existem porque:

10

Um jovem, assistindo ao programa Incrvel, fica sabendo que foram vistos extraterrestres, provavelmente vindos de Vnus, estacionando em vrios pontos do planeta Terra. Intrigado, o jovem pensa: Se um extraterrestre veio de Vnus, um planeta prximo ao Sol e o mais quente do Sistema Solar, estando adaptado ao clima de l, como conseguir sobreviver ao clima ameno da Terra? Como o jovem conseguir resolver esse mistrio? Vamos ajud-lo a formular algumas hipteses:

11

CONSTRUINDO O PROJETO CIENTFICO

12

Tema e Ttulo do Projeto


O tema parte preferencialmente da realidade circundante do pesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou cultural.
Sexualidade Nutrio Fsica Trmica

O ttulo parte do tema e o carto de apresentao do projeto de pesquisa. Ele expressa a delimitao e a abrangncia temporal e espacial do que se pretende pesquisar.
Gravidez Indesejada na Alimentao e Sade Adolescncia Arborizao das Cidades

A delimitao do tema indica o assunto do trabalho e com ele nomeia-se o Tema da Pesquisa e o problema a ser compreendido.
Gravidez Indesejada na Alimentao e Sade: O Arborizao das cidades: Adolescncia: Abordagem consumo dirio de sal. A influncia no clima local da educao sexual no ambiente escolar.
13

FICHAMENTO
O fichamento uma ferramenta didtica que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relao leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao prprio aluno, pois lhe assegura um mtodo de aprendizado por intermdio da leitura. O fichamento poder ter o carter de: Identificar as obras; Conhecer seu contedo; Fazer citaes; Analisar o material; Elaborar a crtica; Auxiliar e embasar a produo de textos.
14

Critrios bsicos para fazer um Fichamento


1 passo: Fazer uma leitura de todo o texto, ou do captulo do livro.

2 passo: Fazer uma segunda leitura, agora mais criteriosa, dividindo o texto em partes, de um subttulo a outro, por exemplo, e a cada pargrafo v grifando a ideia central do texto.
3 passo: Terminado a grifagem do texto, transcreva-o tal e qual como est no livro ou de acordo ao tipo de fichamento adotado.

15

Elementos bsicos de uma Ficha


Cabealho com ttulo genrico, que traduza o assunto tratado. importante, Numerao porque permitir reunir as fichas pelo assunto, o que facilitar muito no da ficha momento da redao trabalho. Cabealho com ttulo especfico. Referncia bibliogrfica: consiste na anotao dos dados da obra: autor, ttulo, edio, editora e data. Esses dados devem estar de acordo com a norma 6023 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). No se deve deixar para elaborar a referncia bibliogrfica aps a redao do trabalho, pois, normalmente, no se tem mais em mos aquele documento e, por ser informao obrigatria, ter de ser localizado novamente. Esse registro evitar o retrabalho e a perda de tempo. Texto fichado. Local onde se encontra a obra.
16

Tipos de Fichamento
1. Ficha Bibliogrfica por Autor Anota-se: o nome do autor (na chamada), o ttulo da obra, edio, local de publicao, editora, ano da publicao, nmero do volume se houver mais de um e nmero de pginas. Exemplo:
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Cincia e conhecimento Cientfico. In: ______. n Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. p.08-22. Local: Biblioteca Fortium.

17

Tipos de Fichamento
2. Ficha Bibliogrfica por Assunto: Esse tipo de fichamento mais fcil de trabalhar. As instrues indicadas no item anterior repetem-se aqui, sendo que desta vez o assunto deve estar encabeando a ficha. Exemplo:
Metodologia Cientfica n

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Cincia e conhecimento Cientfico. In: ______. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. p.08-22.
Local: Biblioteca Fortium.

18

Tipos de Fichamento
3. Ficha de citao: Aplica-se para partes de obras ou captulos. Consiste na transcrio fiel de trechos fundamentais da obra estudada. Obedece algumas normas: a) Toda citao deve vir entre aspas; b) Aps a citao, deve constar entre parnteses o nmero da pgina de onde foi extrada a citao; c) A transcrio tem que ser textual e no esquemtica; d) A supresso de uma ou mais palavras deve ser indicada, utilizando-se no local da omisso, trs pontos, entre colchetes [...]; e) Nos casos de acrscimos ou comentrios, colocar dentro dos colchetes [ ]; f) A ficha no deve conter opinies ou posicionamentos do leitor; g) A ficha no deve acrescentar novas informaes ao que foi exposto pelo texto; h) Se houver erros de grafia ou gramaticais, copia-se como est no original e escreve-se entre parnteses (sic).
19

Exemplo:
Metodologia Cientfica Metodologia do Trabalho Cientfico MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Cincia e conhecimento Cientfico. In: ______. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. p.08-22. O conhecimento popular e o cientfico possuem objetivo comum, mas o que osdiferencia a forma, o modo e os instrumentos do conhecer. Uma das diferenas quanto condio ou possibilidade de se comprovar o conhecimento que se adquire no trato direto com as coisas e o ser humano. (p.10) Alm de ser uma sistematizao de conhecimentos, [...] cincia um conjunto de proposies logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenmenos que se deseja estudar. (p. 12-13) O conhecimento popular caracterisa-se (sic) por ser predominantemente: superficial, isto conforma-se com a aparncia, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: se expressa por frases como porque o vi, porque o senti, porque o disseram, porque todo mundodiz. (p.15) Local: Biblioteca Fortium.
20

Tipos de Fichamento
4. Ficha de resumo: Pode-se utilizar esse tipo de ficha para expor, abreviadamente, as principais ideias do autor ou tambm para sintetizar as idias principais de um texto ou de uma aula. A ficha de resumo deve ser breve e redigida com as prprias palavras, no precisando obedecer estrutura da obra. Exemplo:
Metodologia Cientfica n Metodologia do Trabalho Cientfico MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Cincia e conhecimento Cientfico. In: ______. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. p.08-22. O conhecimento cientfico se caracteriza pela possibilidade de se comprovar os dados obtidos nas investigaes acerca dos objetos. Para que o conhecimento seja considerado cientfico, necessrio analisar as particularidades do objeto ou fenmeno em estudo. A partir desse pressuposto, Lakatos& Marconi apresentam dois aspectos importantes: a) a cincia no o nico caminho de acesso ao conhecimento e verdade; b) um mesmo objeto ou fenmeno pode ser observado tanto pelo cientista quanto pelo homem comum; o que leva ao conhecimento cientfico a forma de observao do fenmeno. Local: Biblioteca Fortium.
21

Justificativa Na justificativa o autor do trabalho deve explicar os motivos pela escolha do tema. De modo geral a pergunta que se faz : por qu estudar este Tema?

22

Problema o questionamento feito a partir da delimitao do tema e deve ser apresentado em forma de interrogao. No confundir tema com problema. O tema o assunto geral que abordado na pesquisa e tem carter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.

23

Hipteses Normalmente a hiptese apresentada como uma pr-soluo para o problema proposto, mas note que a hiptese no obrigatria, sendo recomendada nos trabalhos de pesquisa que contenham tratamento emprico, alm da abordagem terica.

24

Objetivos Os objetivos so escritos com frases curtas, comeando com o verbo no infinitivo e demonstrando uma ao de realizao do estudo. Os objetivos indicam O qu ser estudado e so de dois tipos: a) Objetivo Geral: Define a viso geral e abrangente que se quer alcanar com a elaborao da pesquisa. a questo principal do estudo. Refere-se ao problema a ser resolvido. b) Objetivos Especficos: Indicam caractersticas especficas do problema, delimitando o Tema e detalhando o que se pretende estudar.

25

Metodologia So os procedimentos que sero tomados para realizar a pesquisa sobre o tema. a maneira como vai ser elaborada a pesquisa. Para isso, preciso dizer o tipo de pesquisa e os instrumentos com os quais o estudo vai ser realizado. Tipos Bsicos de Pesquisa Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Quantitativa. A pesquisa de campo. A pesquisa experimental. A pesquisa bibliogrfica. Instrumentos de Pesquisa Os instrumentos de pesquisa dividem-se em quatro tipos: a) observao; b) questionrio/formulrio; c) entrevista; d) dirio de campo.
26

Oramento Nele so indicados todos os materiais ou equipamentos necessrios para o desenvolvimento da pesquisa, tais como: despesas de custeio (remunerao de servios pessoais, materiais de consumo, outros servios de terceiros e encargos), despesa de capital (equipamentos e material permanente).
Recursos Humanos Nome Funo Horas semanais no projeto Meses de atuao no projeto

Equipamentos e Materiais de Consumo Quantidade Especificao Valor Unitrio Total

27

Cronograma de Desenvolvimento O cronograma deve conter todas as atividades a serem desenvolvidas, desde a proposta e delimitao do Tema at a entrega do trabalho.

Modelo de Cronograma de Pesquisa


Etapas 1. Delimitao do tema e do objeto de estudo 2. Levantamento bibliogrfico preliminar 3. Definio da metodologia e tcnicas de pesquisa 4. Construo do projeto de pesquisa 5. Trabalho de campo 6. Anlise do material de pesquisa 7. Apresentao da pesquisa e seus resultados Ago Set Out Nov Dez

28

Bibliografia Preliminar A bibliografia corresponde ao conjunto das fontes escritas que sero utilizadas para a pesquisa como referncia terica.

Livros, folhetos, dicionrios, enciclopdias, manuais considerados no todo


SOBRENOME, Prenome do Autor da obra. Ttulo da obra: subttulo. Traduo de Nome e Sobrenome do Tradutor. n. ed. Local: Editora, ano. n v. ou v. n, n p. (Nome da coleo, nmero do livro na coleo). ARANTES, Antnio Augusto. O que cultura popular. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1981. 84 p. (Primeiros passos, 36). UNESCO. Guia para redao de artigos cientficos. 2. ed. rev. e ampl. Braslia: Instituto Brasileiro de Informao em Tecnologia, 2008. 192 p.

29

O PROJETO
Ao terminar o Projeto de Pesquisa, o mesmo dever ser formatado de acordo aos padres do modelo adotado nesta oficina.
BIBLIOGRAFIA
CRONOGRAMA ORAMENTO METODOLOGIA OBJETIVOS HIPTESES PROBLEMA JUSTIFICATIVA SUMRIO FOLHA DE ROSTO CAPA

30

AVALIAO DOS PROJETOS


ITENS VERIFICADOS Capa Contracapa O ttulo expressa o propsito maior e mais relevante do Projeto? Identificao da Unidade de Ensino Identificao do(s) Autor(es) Identificao de Orientador(es) Na Justificativa foi definida claramente a situao atual e que se deseja alcanar ao final do Projeto? Na Justificativa possvel identificar a populao que se quer atingir? O Problema a ser tratado ou resolvido pelo Projeto est claramente definido? As Hipteses tm carter de pr-soluo para o Problema proposto? Os objetivos esto claramente enunciados? Os objetivos so passveis de alcance?
31

S N OBSERVA I ES MO

BIBLIOGRAFIA
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2008. RUDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. Petrpolis: Vozes, 2004. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 7. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 2007. ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. So Paulo: Atlas, 2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro: 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: elaborao. Rio de Janeiro: 2002. Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica - PIBIC. Manual do Usurio (baseado na Resoluo Normativa 019/2001). PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS. Instituto de Cincias Econmicas e Gerenciais. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO: planejamento, estrutura e apresentao de trabalhos acadmicos, segundo as normas da ABNT. Elaborao Anna Florncia de Carvalho Martins Pinto. Belo Horizonte: fev. 2010. 99 p. 32

You might also like