You are on page 1of 10

Psc. Esp.

Paula Marques CRP 19/1670

A minha condio humana me permite reconstruir a mim mesmo a cada instante e a qualquer momento (CAMOM, 2004)

DIREITO Sistema de normas de condutas impostos para a garantia da convivncia social.


PSICOLOGIA a cincia que estuda o comportamento dos seres humanos e seus processos psquicos. Estuda o comportamento, atos e reaes, sentimentos, emoes, atitudes, pensamentos, percepes, etc.

Desde os tempos remotos a necessidade de avaliar o comportamento humano para conhecer, identificar, compreender e analisar as influncias de tais comportamentos na vida em sociedade, buscando uma outra viso deste comportamento voltado para o seu aspecto emocional, de cada indivduo, afastando assim a idia de que basta aplicar a lei.

A mente humana deve ser compreendida pelo estudante de Direito como uma estrutura fundamental. Talvez a base fundamental do Direito nasa das questes psicolgicas geradas pelo ser humano no seu convvio social. Os aspectos vo alm, no se limitam simplesmente leis e normas, surgindo assim esta intensa busca no aparato da Psicologia para pacificar estes acirramentos de litgios.

Quando os conflitos chegam aos tribunais a idia de criar atitude/ao para que as decises judiciais tenham uma viso interdisciplinar entre Psicologia e Direito possibilitando assim a diminuio dos conflitos, conciliando a aplicao da lei as necessidades reais dos indivduos.

As motivaes e as intuies, so dimenses importantssimas para o operador para o pronunciamento das sentenas. A Psicologia uma disciplina, uma competncia importante que acompanha o trabalho rotineiro do juiz. ATENO: Os sentimentos prprios e a personalidade do operador podem interferir negativamente/positivamente no momento de julgar uma pessoa acusada de um fato delituoso.

Dentro desse contexto importante estudar o papel das emoes tambm no ato de decidir e no s da pessoa julgada, para que possamos verificar at que ponto o operador do Direito no estaria se deixando levar pelas influncias na hora de julgar ou se fechando de tal forma que a falta da emoo possa tambm prejudicar sua deciso.

Direito de Famlia (separao, paternidade, guarda) Infncia e Juventude (adoo, conselho tutelar, situao de risco, infrao e medidas scio-educativas) Direito Penal (percia, insanidade mental e crime, delinquncia) Psicologia Penitenciria (penas alternativas, interveno junto ao recluso, egressos, agentes de segurana) Direito Trabalhista (acidente do trabalho, indenizaes) Direito Civil (interdies, indenizaes, dano psquico) Direito do Consumidor

Psicologia Judicial (juzes, jurados e testemunhos) Mediao Direitos Humanos (defesa e promoo dos DH) Vitimologia (violncia domstica, etc.) Psicologia Policial (seleo e formao da Polcia Civil e Militar, atendimento psicolgico) Autpsia Psicolgica (avaliao de caractersticas psicolgicas mediante informaes de terceiros)

A Psicologia e o Direito tm a responsabilidade de fornecer condies construo de uma sociedade mais consciente, resgatando tambm sua cidadania.

You might also like