You are on page 1of 51

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: DOENAS TRANSMISSVEIS

Acadmicas: Aline Soares, Danielle Rayol, Dbora Priscila e Rebeca Cutrim.

Infeco,

algumas vezes doena, causada pelo Toxoplasma gondii, protozorio intracelular obrigatrio. Doena do gato

Tem distribuio geogrfica mundial influenciada por diversos fatores como: Climticos, socioeconmicos, consumo de carne crua ou mal cozida e contato com animais domsticos, em especial o gato. A infeco tem um quadro clnico variado desde assintomtica at manifestaes sistmicas.

O Toxoplasma gondii foi descoberto em 1908, e no mesmo ano, foi descrito por Splendore, no Brasil; Em 1937, Wolf e Cowan foram os primeiros a descrever a infeco congnita no homem; A primeira infeco bem documentada em adulto foi descrita por Pinkerton e Weinman, num peruano, em 1940; Com o desenvolvimento de um teste sorolgico sensvel e especifico por Sabin e Feldman, tornou-se possvel associar outras sndromes ao toxoplasma. Em 1970, Frenkel foi o primeiro a relatar que o parasito tinha dois hospedeiros e dois ciclos distintos.

A epidemiologia do parasitismo por T. gondii ainda no est totalmente esclarecida. H carncias de pesquisas no assunto. A distribuio da Toxoplasmose mundial, e afeta os mamferos e as aves. Estima-se que 20 a 90% da populao adulta mundial j teve contato com o T. gondii. mais comum em regies de clima quente e de baixa altitude. 25 a 50% das grvidas j entraram em contato com o T. gondii. Em So Paulo, 25% das mes apresentam IgG positiva na amostra do pr-natal. (SOUZA, 2010)

O Toxoplasma gondii est classificado da seguinte forma: REINO Protista SUBREINO Protozoa FILO Apicomplexa CLASSE Sporozoea SUBCLASSE Coccidia ORDEM Eucoccidiida SUBORDEM Eimeriina FAMLIA Sarcocystidae SUB-FAMLIA Toxoplasmatinae GNERO Toxoplasma ESPCIE Toxoplasma gondii

O Toxoplasma gondii encontrado sob trs formas evolutivas importantes do ponto de vista da infeco e transmissibilidade: Taquizitos: so conhecidos por sua forma livre e proliferativa, e multiplicam-se rapidamente em clulas nucleadas dos hospedeiros intermedirios e definitivos durante a fase aguda da infeco.

Taquizotos de Toxoplasma gondii em clulas sangneas

Bradizotos: formas assexuadas e com metabolismo lento, esto localizados dentro do cisto tecidual especialmente durante a fase crnica da infeco, chegando a permanecer por longo tempo nos tecidos.

Bradizotos em corte histolgico de crebro.

Oocisto: a forma infectante proveniente da reproduo sexuada do parasita no interior das clulas do epitlio intestinal dos feldeos. E estes oocistos liberam os esporozitos.

Oocitos esporulados em fezes de felnos.

Definitivos:

Felinos

Intermedirios:

Mamferos no-felinos e

aves.

sexuada ou enteroepitelial ocorre somente nas clulas epiteliais do intestino delgado, principalmente do gato e outros feldeos jovens. Durante o desenvolvimento desse ciclo ocorre uma fase assexuada (merogonia) e outra sexuada (gamogonia) do parasito. Fase assexuada ou extra-intestinal desenvolve-se nos dois hospedeiros, ingerindo qualquer uma das trs formas do parasito.
Fase

Atravs da ingesto de carne mal cozida contendo cistos de Toxoplasma;

Transmisso transplacentria; Mo contaminada, ou gua ou alimento contaminado com fezes de gato.

Por transfuso de sangue e transplante de rgos de um doador infectado.

Consiste

de 10 a 23 dias quando a infeco provm da ingesto de carne mal cozida; de 5 a 20 dias em uma infeco associada a gatos.

No

se transmite diretamente de uma pessoa a outra, exceo da intra-uterina; Os oocitos se tornam infectantes em 1 a 5 dias, conservando-se durante 1 ano.

Todos

esto susceptveis infeco, porm os grupos de indivduos mais susceptveis incluem receptores de rgos transplantados, pacientes com certos tipos de cncer e pacientes portadores da Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (AIDS).

Toxoplamose Febril Aguda Assintomtica Infeco aguda generalizada acompanhada de enxatema. Sintomas de acometimento pulmonar, miocrdico, heptico ou cerebral. Alguns casos de pneumonia difusa, miocardite, miosite, hepatite, encefalite e exantema cutneo.

Linfadenite Toxoplasmtica Linfadenopatia localizada, envolvendo os ndulos linfticos cervicais posteriores . Linfadenopatia generalizada, seguindo episdio febril. Ndulos aumentados e sensveis. Pode assemelhar-se a mononucleose infecciosa acompanhada de linfcitos atpicos no sangue perifrico.

Toxoplasmose ocular Coriorretinite Dois tipos de leses de retina: Retinite aguda, intensa inflamao, as leses so branco-amarelas, circunscritas por hiperemia. Retinite crnica, a leso amide ou progressiva e sua persistncia leva perda progressiva da viso, algumas vezes chegando a cegueira.

Toxoplasmose neonatal Assintomtica letal.

Achados comuns: prematuridade, baixo peso, coriorretinite ps-maturidade, estrabismo, ictercia e hepatomegalia. 2 trimestre da gestao: sinais de encefalite com convulses, pleiocitose do lquor e calcificaes cerebrais.

Toxoplasmose neonatal 3 trimestre da gestao: pneumonia, miocardite, anemia, plaquetopenia, coriorretinite e ausncia de ganho de peso.
Pode

apresentar a ttrade de Sabin: microcefalia com hidrocefalia, coriorretinite, retardo mental e calcificaes intracranianas.

Toxoplasmose no paciente imunodeprimido As leses so focais e vistas, com maior freqncia no crebro. A encefalite a forma mais grave e letal se no tratada. As manifestaes incluem cefalia, febre, dficits neurolgicos focais, convulses, confuso mental e letargia. As condies comuns associadas so: AIDS, doena de Hodgkin e uso de imunossupressores.

Toxoplasmose e gravidez Haja vista que a infeco da me usualmente assintomtica, geralmente no detectada. Realizao de testes sorolgicos na gestao, durante o acompanhamento pr-natal. A toxoplasmose pode ser transmitida ao feto durante toda a gravidez,. Risco de infeco congnita : 1 trimestre (9%), 2 trimestre (27%) e 3 trimestre (59%). Quanto mais precoce a infeco materna maior o risco de morte fetal ou perinatal e aborto espontneo.

diagnstico depende de uma combinao entre a informao clnica e os dados de laboratrios; Podem ser direto ou indireto;

IFI Imunoenzimtico (ELISA) Deteco de IgM

Deteco do DNA do Toxoplasma por PCR

MATERIAL:

- Microscpio; - Fonte de luz ultravioleta; - Condensador especial e alguns filtros - Antgeno Toxoplsmico (em suspenso formalizada ou esfregaos diretos de toxoplasmose proviniente de peritnio de camundongos)

Procedimento: As lminas sero fixadas em lcool absoluto contendo 5% de cido actico ou tricloroactico; Lavadas e conservadas a 20C. OBS:A globulina fluorescente antitoxoplsmica deve ser livre do anticorpo toxoplsmico, ou seja, no deve corar o toxoplasma sem adio de soro especfico.

Conhecido como teste-sanduche; O antgeno lisado adsovido pelas paredes do tubos de ensaios plsticos ou das cavidades das placas de microtitulagem; Conservado em estado congelado; Para a realizao do teste, adiciona-se o soro do paciente, ento, qualquer anticorpo presente se ligar ao antgeno e permanecer aderente parede plstica mesmo depois de lavada.

1- A antiglobulina ligada a uma enzima como a fosfatase alcalina ou a peroxidase adicionada e se ligar ao anticorpo; 2- Se presente: na ausncia de anticorpo a antiglobulina ser removida na lavagem; 3-Adiciona-se um substrato que hidrolisado quando a enzima permanece e que apresentar uma cor visvel na parede do tubo de ensaio ou das placas de microtitulagem; OBS: A cor pode ser detectada visualmente ou vista atravs do COLORMETRO

Vantagens: - Permanncia da cor da reao; - Sensibilidade do teste e adequao leitura automtica; - Focos de luz ultravioleta; - Desnecessidade de condensadores e filtros;
-

Desvantagens: Maior complexidade do teste; Problemas referentes purificao e padronizao de vrios ingredientes.

A IgM no atravessa a barreira placentria ntegra, mesmo em caso de leso da placenta; Meia-vida de cinco dias;

Ideal para o diagnstico de infeco neonatal aguda porque permite a separao dos anticorpos produzidos pela criana (IgM) daqueles transferidos passivamente pela me (IgG);

OBS 1: Os testes de IFI convencionais para IgM possuem uma porcentagem de resultados falsos negativos pelo fato de a IgG poder saturar os receptores antignicos. OBS 2: Resultados falsos positivos podem ocorrer na presena de fator reumatide e anticorpo antinuclear. Contudo, essas possveis causas de erro podem ser evitadas atravs da separao qumica da IgM em coluna ou pelo teste de captura que evitam ambos os tipos de falsas reaes.

Realizado

para determinar a presena de DNA de um nmero pequeno de parasita no liquor, lquido amnitico, humor aquoso, lavado broncoalveolar e sangue; pode ser realizado em um dia, e portanto mais rpido que o isolamento de animais em experimentao;

Ele

Realizado para determinar a presena de DNA de um nmero pequeno de parasita no liquor, lquido amnitico, humor aquoso, lavado broncoalveolar e sangue; Ele pode ser realizado em um dia, e portanto mais rpido que o isolamento de animais em experimentao; Esse tipo de diagnstico tem melhorado bastante o diagnstico de toxoplasmose, principalmente nos casos de toxoplasmose congnita e pacientes imunossuprimidos; Pacientes com AIDS, a PCR em amostras de sangue e liquor evidenciaram sensibildade mdias de 40%(16 a 86%) e 60%(11,5 a 100%) respectivamente.

Os

anticorpos comeam a ser detectados aps oito ou dez dias de infeco; Ttulos iguais ou superiores a 1: 1000 em poucas semanas.

Nem sempre esses ttulos esto associados s manifestaes clnicas;

OBS 1:Em alguns casos ttulos altos de anticorpos podem persistir por meses ou anos e sua correlao com uma possvel doena toxoplasmtica de difcil avaliao sem dosagem especfica de IgM.

OBS 2: Um ttulo baixo e estvel de anticorpos entre 1:10 e 1:500, mas s vezes to baixo quanto 1:2, indicaria infeco crnica, passada ou persistente.
OBS 3:Um teste negativo praticamente descarta a toxoplasmose num indviduo imunocompetente com sintomas; porm, em paciente imunodeprimido, a ausncia de anticorpos no exclui a infeco. concebvel

Utiliza-se a quimioterapia para suprimir a proliferao do toxoplasma at que seja adquirida a imunidade. A necessidade e o tempo de tratamento sero determinados pelas manifestaes, locais de acometimento e principalmente estado imunolgico da pessoa que est doente.

A imunidade celular persiste por muitos anos depois do tratamento, no homem, enquanto o toxoplasma ainda pode ser isolado de animais.
As drogas de escolha so pirimetamina e sulfadiazina. E droga alternativa, a espiramicina .

A Toxoplasmose aguda em imunocompetentes usualmente no precisa de tratamento, apenas se haver infeco adquiridas por transfuso com sangue contaminado ou acidentes com materiais contaminados e infeco da retina (corioretinite).
As infeces em imunocomprometidos tambm devem ser tratadas e alguns grupos, como os contaminados pelo vrus HIV. Infeces agudas em gestantes devem ser tratadas, pois h comprovao de que assim diminui a chance de contaminao fetal. Porm, o tratamento no ter a eficincia esperada quando realizado tardiamente no curso da doena ou quando j ocorreu leso grave do sistema nervoso central do feto.

Cicatriz de coriorretinite por toxoplasmose

No doena epidemiolgica;

objeto

de

aes

de

vigilncia

Possui grande importncia para a sade publica, devido a sua prevalncia, apresentao em paciente com AIDS e gravidade dos casos congnitos; A toxoplasmose no doena de notificao compulsria.

1. 2. 3.

4.

Oferecer as medicaes aps as refeies, para diminuir problemas GI; Se sinais de diminuio de cido flico aparecerem, reduza ou suspenda a dose; Quando usar a droga para o tratamento de toxoplasmose em pacientes com AIDS, a terapia ocorrer por varias semanas e em quantidades menores; Orientar a gestante a cerca da profilaxia da toxoplasmose;

No ingerir carne cruas ou mal cozidos; cozinhar bem as carnes ( 60 C por 10 minutos); lavar as mos aps manusear carnes cruas, contato com solo ou com fezes dos gatos; no beber leite de cabra, sem ferver ou pasteurizar; lavar bem as verduras; beber gua filtrada ou fervida; Limpar os locais que os gatos defecam, desinfeta - ls com gua fervente; Cobrir os tanques de areia das crianas quando no estiverem em uso. Durante a gravidez usar luvas plsticas ou pedir a outra pessoa que cuide do gato;

Alimentar gatos com rao industrializada; Evitar que seu gato se alimente com insetos, roedores e pssaros; Manter seu gato em casa; Evitar a presena de gatos estranhos;

At o momento nenhuma vacina contra o T. gondii foi comercializada, permanecendo apenas como vacina experimental para mulheres grvidas que sejam soronegativas ou que no apresentem reao cutnea toxoplasmose, e tambm os receptores de transplantes cardacos soronegativos.

Veronesi, Ricardo. TRATADO DE INFECTOLOGIA. 3 Edio Vol.2. Editora Atheneu. So Paulo, 2005. Secretaria de Vigilncia em Sade. SURTO INTRA FAMILIAR DE TOXOPLASMOSE, SANTA VITRIA DO PALMAR-RS, JULHO DE 2005. Boletim eletrnico epidemiolgico. ANO 06, N 03- Ministrio da Sade, Braslia, 2006. SOUZA, C. O. et al. Estudo transversal de toxoplasmose em alunas de um curso superior da regio de Presidente Prudente, Estado de So Paulo. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. v.43, n.1, 2010. DOENAS INFECCIOSAS E PARASITRIAS: GUIA DE BOLSO. Secretaria de Vigilncia em Sade, Ministrio da Sade. Braslia: Ministrio da Sade; 2005.

CASO 5: M.S.C, 30 anos, gestante 22 semanas, G2,p2,AO, em propedutica de prnatal. Sorologia anterior desconhecida. IgG positivo 63 UI/ML (MEIA) IgM negativo (MEIA) CASO 6: A.N., 26 anos, gestao 14 semanas, em prodedutica de pr-natal. Toxoplasmose: IgG negativo (MEIA) IgM positivo index 0.800 - (MEIA) Sorologia 15 dias aps, realizada com pareamento de amostras: IgG: positivo 45 UI/ML (MEIA) IgM positivo index 1.200 (MEIA) * Valores obtidos na 1 amostra: IgG negativo, IGM positivo index 0.892 Caso 7: R.P, 32 anos, gestao 16 semanas, em propedutica de pr-natal. IgG: positivo 380 UI/ML (MEIA) Igm positivo index 0.600 (MEIA) IFI IgG: positivo 1/1024 IFI IgM: negativo

You might also like