You are on page 1of 25

Ao final desta aula os alunos sero capazes de realizar a melhor escolha de cimento, que atender melhor suas necessidades.

Homem sentiu necessidade de abrigo (moradia); No inicio usava pedra e madeiras para construi-ls; Primeiros indcios de cimento; Comearam os estudos para aprimorar a tcnica.

1824 Joseph Aspdin Queima de pedras de argila e calcrio, transformando-as num p fino. Recebeu a patente do rei George IV da Inglaterra (Cimento Portland).

Hoje no mercado encontramos inmeros tipos de cimento, e veremos os tipos de cimentos que so regidos pela ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

CIMENTO PORTLAND COMUM (NBR 5732)


NOME SIGLA CLASSE 25 32 40 25 32 40

Cimento Portland comum

CP I

Cimento Portland comum com adio

CP I - S

CIMENTO PORTLAND COMPOSTO(NBR 11578)


SIGLA CLASSE 25

NOME

Cimento Portland composto com escria

CP II - E

32 40 25

Cimento Portland composto com pozolana Cimento Portland composto com filler

CP II - Z

32
40 25

CP II - F

32
40

NOME Cimento Portland de alto forno (NBR - 5735)


Cimento Portland pozolnica (NBR 5736) Cimento Portland de alta resistncia inicial (NBR 5733)

SIGLA

CLASSE
25

CP III

CP IV CP V ARI

32 40 25 32 -----

NOME Cimento Portland de resistncia aos sufatos (NBR 5737) Cimento Portland de baixo calor de hidratao (NBR - 13116) Cimento Portland branco estrutural (NBR 5733)

SIGLA

CLASSE 25 32

-------

-------

CP B

40 25 32 40 25 32

O CP-I, o tipo mais bsico de cimento Portland, indicado para o uso em construes que no requeiram condies especiais e no apresentem ambientes desfavorveis como exposio guas subterrneas, esgotos, gua do mar ou qualquer outro meio com presena de sulfatos. A nica adio presente no CP-I o gesso (cerca de 3%, que tambm est presente nos demais tipos de cimento Portland). A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5732.

O CP I-S, tem a mesma composio do CP I (clnquer+gesso), porm com adio reduzida de material pozolnico (de 1 a 5% em massa). Este tipo de cimento tem menor permeabilidade devido adio de pozolana. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5732.

Os cimentos CP II so ditos compostos pois apresentam, alm da sua composio bsica (clnquer+gesso), a adio de outro material. O CP II-E, contm adio de escria granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratao. O CP II-E composto de 94% 56% de clnquer+gesso e 6% 34% de escria, podendo ou no ter adio de material carbontico no limite mximo de 10% em massa.

O CP II-E, recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 11578.

O CP II-Z contm adio de material pozolnico que varia de 6% 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrneas, principalmente com presena de gua, inclusive martimas. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 11578.

O CP II-F composto de 90% 94% de clnquer+gesso com adio de 6% a 10% de material carbontico (fler) em massa. Este tipo de cimento recomendado desde estruturas em concreto armado at argamassas de assentamento e revestimento porm no indicado para aplicao em meios muito agressivos. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 11578.

O cimento portland de alto-forno contm adio de escria no teor de 35% a 70% em massa, que lhe confere propriedades como; baixo calor de hidratao, maior impermeabilidade e durabilidade, sendo recomendado tanto para obras de grande porte e agressividade.

O cimento portland Pozolnico contm adio de pozolana no teor que varia de 15% a 50% em massa. Este alto teor de pozolana confere ao cimento uma alta impermeabilidade e consequentemente maior durabilidade. especialmente indicado em obras expostas ao de gua corrente e ambientes agressivos. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5736.

O CP V-ARI assim como o CP-I no contm adies (porm pode conter at 5% em massa de material carbontico). O que o diferencia deste ltimo processo de dosagem e produo do clnquer. O CP V-ARI produzido com um clnquer de dosagem diferenciada de calcrio e argila se comparado aos demais tipos de cimento e com moagem mais fina.

Esta diferena de produo confere a este tipo de cimento uma alta resistncia inicial do concreto em suas primeiras idades, podendo atingir 26MPa de resistncia compresso em apenas 1 dia de idade. recomendado o seu uso, em obras onde seja necessrio a desforma rpida de peas de concreto armado. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento a NBR 5733.

Qualquer um dos tipos de cimento Portland anteriormente citados podem ser classificados como resistentes a sulfatos, desde se enquadrem dentro de uma das caractersticas abaixo: Teor de aluminato triclcico (C3A) do clnquer e teor de adies carbonticas de no mximo 8% e 5% em massa, respectivamente;

Cimentos do tipo alto-forno que contiverem entre 60% e 70% de escria granulada de alto-forno, em massa; Cimentos do tipo pozolnico que contiverem entre 25% e 40% de material pozolnico, em massa; Cimentos que tiverem antecedentes de resultados de ensaios de longa durao ou de obras que comprovem resistncia aos sulfatos.

recomendado para meios agressivos sulfatados, como redes de esgotos de guas servidas ou industriais, gua do mar e em alguns tipos de solos.

You might also like