You are on page 1of 28

O Esprito de Profecia:

Orientaes para a Igreja Remanescente

Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013

Ellen G. White e o vegetarianismo: ela praticava o que pregava?


Roger W. Coon Ex-servidor do White Estate e ExProfessor da Andrews University
Renato Stencel (org.) 2013

Canright, o ex-adventista
Pregador ex-adventista, Dudley M. Canright, escreveu que Ellen G. White proibiu comer carne, [...] porm secretamente ela mesma comia carne a maior parte de sua vida. Ele tambm reivindicou ter visto Tiago e Ellen White comer presunto na prpria sala de jantar da casa deles.

Renato Stencel (org.) 2013

Resposta
Canright conheceu Tiago White e aceitou o sbado em 1859. possvel que ele tenha visto porco na mesa deles nos anos iniciais de sua amizade, pois Ellen White no havia recebido as vises a respeito da ingesto de carne de porco at o dia 6 de junho de 1863, isto , quatro anos depois de Canright haver conhecido a famlia White.
Renato Stencel (org.) 2013

Cronologia do ensino e prtica de sade de EGW


Dezembro de 1844 Ellen teve sua primeira viso geral aos 17 anos. Ela estava com pouca sade e pesava apenas 36 quilos. Tiago White descreve sua condio:
Quando [Ellen] teve sua primeira viso, estava doente e enfraquecida, e seus amigos e mdico haviam desistido do caso, abandonando-a para morrer de tuberculose. [...] Sua condio nervosa era tal que no podia escrever, e, quando mesa, dependia de quem se assentasse a seu lado at mesmo para transferir, da xcara para o pires, aquilo que iria beber.

Renato Stencel (org.) 2013

Cronologia do ensino e prtica de sade de EGW


Outono de 1848 Sua primeira viso sobre sade foi dada no outono de 1848. A partir de ento, absteve-se do uso de ch, caf e tabaco, que haviam sido mostrados como sendo malficos. Na poca em que a primeira mensagem da reforma de sade lhe foi dada, Ellen White descreveu-se a si mesmo como sendo fraca e dbil, sujeita a frequentes desmaios.
Renato Stencel (org.) 2013

Cronologia do ensino e prtica de sade de EGW


21 de outubro de 1858 Em 21 de outubro de 1858, ela teve uma viso de reprovao ao irmo e irm A, por instarem excessivamente que a abstinncia do porco era um teste de comunho com a igreja. Porm, nessa viso no havia qualquer pista de que a abstinncia de carne resultaria numa sade melhor.

Renato Stencel (org.) 2013

Cronologia do ensino e prtica de sade de EGW


6 de junho de 1863 Sua primeira viso mais extensa da reforma de sade e sobre o uso da carne foi dada em 1863. O povo de Deus apressou-se em abster-se de carne em geral e, especialmente, da carne suna. Ellen White caracterizou essa mensagem de reforma como uma grande luz do Senhor, acrescentando: No busquei essa luz; no estudei a fim de obt-la; ela me foi dada pelo Senhor para comunic-la aos outros. (Manuscrito 29, 1897; citado em CRA, p.493).
Renato Stencel (org.) 2013

Cronologia do ensino e prtica de sade de EGW


Antes de 1871
Ellen White declarou que, na poca em que recebeu a primeira viso sobre a reforma de sade, comia muita carne (2T, p. 371). Declarao de 1901: H mais de trinta anos, eu me encontrava muitas vezes em grande fraqueza. Muitas oraes eram feitas em meu favor. Pensava-se que o alimento crneo me daria vitalidade, e este era, portanto, meu principal artigo de alimentao. [...] Em vez de adquirir foras, porm, tornei-me cada vez mais fraca. Desmaiava muitas vezes de exausto. (Carta 83, 15 julho 1901; citado em CRA, p. 487).
Renato Stencel (org.) 2013

Cronologia do ensino e prtica de sade de EGW


Declarao de 1890 Havia excees ocasionais para um padro habitual de vegetarianismo. Em 1890, ela declarou Quando no me foi possvel obter o alimento de que necessitava, comi um pouco de carne algumas vezes; mas estou ficando cada vez mais atemorizada de faz-lo (Christian Temperance and Biblie Hygiene, p. 117, 118 (1890); citado em CRA, p. 394)
Renato Stencel (org.) 2013

Cronologia do ensino e prtica de sade de EGW


Declarao de 1898 A doena nos animais est-se tornando mais e mais comum, e nossa nica segurana agora deixar a carne inteiramente de lado. (Carta 59, 1898); citado em CRA, p. 412)

Renato Stencel (org.) 2013

Encontrando dificuldades
Viagens Como pregadores itinerantes num movimento adventista novo e em crescimento, Tiago e Ellen White estavam continuamente em viagens. Ellen prossegui com essa rotina mesmo aps a morte do marido, em 1881.

Renato Stencel (org.) 2013

Encontrando dificuldades
As viagens no sculo 19 eram desprovidas dos confortos e convenincias de hoje. Mesmo que houvessem alimentos saudveis disponveis, os White no podiam pagar por eles. Dentro dessas circunstncias, era difcil, e s vezes impossvel, seguir uma dieta vegetariana estrita, particularmente quando dois tipos de situaes relacionadas eram levadas em conta: a hospitalidade dos irmos que os recebiam e lugares visitados onde eram necessrios a caa e pesca para sobrevivncia.
Renato Stencel (org.) 2013

Encontrando dificuldades
A pobreza fez o vegetarianismo difcil, e at mesmo impossvel para alguns Adventistas do Stimo Dia no sculo 19. No Natal de 1878, os White convidaram uma famlia adventista pobre para juntar-se a eles no desjejum, em sua residncia em Denison, Texas. Ellen White ento escreveu Eu no vejo h anos tanta pobreza como eu tenho visto desde que vim para o Texas. (Carta 63, 26 de dezembro de 1878).

Renato Stencel (org.) 2013

Encontrando dificuldades
Certas ocasies novas cozinheiras que no sabiam preparar refeies vegetarianas eram contratadas por Ellen White e a famlia tinha que comer o que a nova cozinheira sabia preparar at que ela aprendesse, e isso provavelmente inclua carne. Tiago White relata que a Irm White no era cozinheira ainda assim ela ensinava suas cozinheiras a dieta vegetariana, mas logo elas casavam e saam do trabalho.
Renato Stencel (org.) 2013

Encontrando dificuldades
Outra situao em que Ellen White abandonava uma padro vegetariano de alimentao era em casos de emergncias mdicas. Em uma carta a seu filho, William, ela menciona uma exceo:
Seu pai e eu temos largado o leite, creme, manteiga, acar e carne totalmente desde que viemos Califrnia [...] Seu pai comprou carne uma vez para May [Wallying] enquanto ela estava doente, mas nem um centavo foi gasto em carne desde ento. (Carta 12, 15 de fevereiro de 1874).

Renato Stencel (org.) 2013

A reunio campal de Brighton


Enquanto Ellen White estava em uma reunio campal em Brighton, em janeiro de 1894, teve uma impressionante convico de, que dali em diante, a carne no deveria fazer parte de sua alimentao sob qualquer circunstncia. Evidncia subsequente mostrar que ela cumpriu esse voto. Em 1908, sete anos antes de sua morte, aos 87 anos, Ellen White declarou: Faz muitos anos que eu no tenho carne na minha mesa em casa (Carta 50 [5 de fevereiro], 1908; citado em CRA, p. 492).
Renato Stencel (org.) 2013

Peixe
At pelo menos 1876, Ellen White fazia distino entre a carne e o peixe como alimento. Isso fica claro em sua correspondncia. Em 1876, escreveu a seu marido que estava viajando:
No temos comido um pingo de carne em casa desde que voc partiu e muito antes de sua partida. Algumas vezes temos comido salmo. (Carta 13, 14 de abril de 1876)

Renato Stencel (org.) 2013

Cautela quanto ao Peixe


Em muitas localidades, at mesmo peixe prejudicial e no deve ser usado. Isso acontece especialmente nos locais em que os peixes entram em contato com o esgoto das grandes cidades... Esses peixes que compartilham com as sujeiras do esgoto podem passar para guas distantes do esgoto, e serem pegos em localidades onde a gua pura e fresca; mas por causa da drenagem prejudicial onde eles se alimentaram, no seguro ingeri-los (Carta 76, 6 de junho de 1895).
Renato Stencel (org.) 2013

Conceito de vegetarianismo
Para Ellen White, o termo vegetarianismo era aplicado queles que se abstinham de comer alimento crneo, mas que no eram necessariamente abstmios totais. E quanto ao termo princpio, Ellen White frequentemente o usava em seus escritos em conexo com a reforma da sade. Em 1904, aos 76 anos, ela relatou que estava experimentando uma sade melhor que nos dias de sua juventude, e atribuiu essa melhora aos princpios de reforma da sade (MS 50, 1904; citado em CRA, p. 482)
Renato Stencel (org.) 2013

Equilbrio
Ellen White no era extremista. Usava de equilbrio e sabedoria em tudo, inclusive na alimentao. Em um artigo publicado em 1894, pela Youths Instructor, ela declarou: O regime crneo no o mais so, todavia, eu no tomaria a atitude de que ele deva ser rejeitado por toda pessoa. Os que tm fracos rgos digestivos, podem muitas vezes comer carne, quando no lhes possvel ingerir verduras, frutas e mingaus (Youths Instructor, 31 de maio de 1894; citado em CRA, p.394, 395).
Renato Stencel (org.) 2013

Equilbrio
Eu nunca senti que fosse meu dever dizer que ningum deveria comer carne sob qualquer circunstncia. Dizer isso [...] seria levar o assunto a extremos. Eu nunca senti que fosse meu dever fazer afirmaes generalizadas (Carta 76, 6 de junho de 1895)

Renato Stencel (org.) 2013

No entanto, Ellen White no o nosso exemplo


Ellen White no apenas rejeitava a ideia de ser o exemplo para os membros da Igreja, mas tambm no desejava ser um modelo para os membros de sua famlia imediata:
No me ponho como critrio para eles. Deixo cada um seguir suas ideias quanto ao que melhor para si. No obrigo a conscincia de outros pela minha. Uma pessoa no pode ser critrio para outros em questo de comida. Impossvel fazer uma regra para ser seguida por todos. Carta 127, 18 de janeiro de 1904; citado em CRA, p. 491).

Renato Stencel (org.) 2013

Palestra de Ellen White em Battle Creek em 1901


[Ellen White falando:] A irm White no usou carne em sua casa [...] por muitos anos. E essa a [base] da reforma de sade [de algumas pessoas]: Veja, eu lhe disse a irm White no come carne. Assim, no quero que voc coma carne, pois a irm White no come. [...] Se vocs no tiverem uma convico melhor isto , se vocs no comerem carne porque a irm White no come se eu sou a autoridade, eu no daria um centavo pela reforma de sade de vocs. O que quero que cada um de vocs esteja em sua dignidade individual diante de Deus. [...] Se algum destruir o santurio de Deus, Deus o destruir. Agora eu quero que vocs pensem nessas coisas, e no tomem como critrio a qualquer ser humano. (Manuscrito 43a, 1901, p. 13.)
Renato Stencel (org.) 2013

Perspectiva histrica
Ellen White precisa ser considerada no contexto de sua poca. Muitas convenincias de casa que ns temos, eram desconhecidas em sua poca. Ellen White nunca tirou produtos crneos como artigo de alimento de ningum at que houvesse primeiro um substituto nutricional disponvel (CBV, p. 316, 317). Portanto, havia maior justificativa, devido maior necessidade, para as pessoas em seus dias comer carne do que para a maioria de ns em nossos dias.

Renato Stencel (org.) 2013

Concluso
Ellen White teve que encarar acusaes contra sua integridade durante sua vida. Semelhantes acusaes contra ela em nossos dias no so nem novidade nem impressionantes, ao examinarmos os fatos. Pouco tempo aps a virada do sculo ela foi acusada de hipocrisia. Tais acusaes, porm, so injustificveis e no procedem.

Renato Stencel (org.) 2013

Concluso
Para obter o entendimento prprio das acusaes contra a integridade de Ellen White, deve-se observ-las na perspectiva dos objetivos e metodologia que sero empregados por Satans nesses ltimos dias, assim como revelados a Ellen White em 1890. Ela declarou que Satans tentaria destruir-lhe a credibilidade e criar um dio satnico contra seus escritos (1ME, p. 48) As acusaes de falta de integridade em Ellen White, at onde a pesquisa tem nos revelado, so to infundadas e desprovidas de base hoje como o eram enquanto ela vivia.
Renato Stencel (org.) 2013

Fonte
Esprito de Profecia: Orientaes para a Igreja Remanescente
Pg. 171-186.
Centro de Pesquisas Ellen G. White

Organizador: Renato Stencel


Abril de 2013

Renato Stencel (org.) 2013

You might also like