You are on page 1of 63

Artigos 1 ao 4

Repblica/FORMA DE GOVERNO Do latim res

publica, COISA PBLICA.


Ideia que vem de =>>> Segundo as concepes de

Ccero, os soberanos oferecem o amor paternal, atravs da administrao, do Senado e dos Magistrados atravs da liberdade vinda do povo. (Executivo, Legislativo e Judicirio).
CUIDADO DA COISA PBLICA

Forma Federativa/FORMA DE ESTADO D-se o

nome de Estado Federado/Federalismo ao Estado Soberano (BRASIL) composto por diversas Entidades Territoriais Autnomas (SP, RJ, SC, MG).
Cada

Entidade Territorial/Estado dotado de competncias e de prerrogativas que no interferem na Soberania do Estado Central e nem podem ser abolidas de modo unilateral pelo Estado Federado (Central).

Unio indissolvel dos Estados e Municpios e do

Distrito Federal Unio que no pode ser desfeita de modo Unilateral, tanto pelos Estados como pela Unio.

Estado

Democrtico de Direito/REGIME DE GOVERNO Em um Estado Democrtico de Direito, as autoridades estaro sujeitas a respeitar as regras de Direito e cooperar para o avano das normas sociais e seu fiel cumprimento. Diferentemente da figura absolutista, capaz de decises unilaterais, sem a representao do povo atravs da democracia VOTO.

PRESIDENCIALISMO/SISTEMA DE GOVERNO

SOBERANIA

CIDADANIA
DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE

INICIATIVA PLURALISMO POLTICO

A Soberania qualidade de uma autoridade superior. no pode ser

limitada pelos Estados da Federao, no plano interno, nem por outros Estados, no plano internacional.

Este Poder Supremo investido pelo Estado Federal. Podem ocorrer limitaes em face do Direito Natural (grupos

biolgicos, pedaggicos, polticos, espirituais) e em face das regras imperativas de coexistncia pacfica dos povos na rbita internacional. A famlia, a escola, a corporao econmica ou sindicato profissional, o municpio ou a comuna e a igreja so grupos intermedirios entre o indivduo e o Estado, alguns anteriores ao Estado, como a famlia, todos eles com sua finalidade prpria e um direito natural existncia e aos meios necessrios para a realizao dos seus fins.

A Etimologia da palavra cidado remete imediatamente ao termo cidade (do

latim civitas, que, no mundo romano, corresponde a polis, a cidade-Estado dos gregos). A origem do termo cidadania refora a ideia de liberdade real ou ilusria de que dispunha o habitante da cidade em comparao com o servo da gleba, no limiar do sistema capitalista. O termo cidado surge no portugus em 1361, segundo o dicionrio etimolgico de Jos Pedro Machado, e no sculo XVIII expandiu-se atravs do francs.
DIREITO CIDADE
DIREITO CIDADANIA Com a consolidao do capitalismo e do Estado Moderno, e a partir de 1648,

com a Paz de Westphlia, que ps fim Guerra dos 30 anos, e com a luta contra a autonomia das cidade medievais e contra as pretenses do Imprio, diversas teorias surgem buscando limitar o poder do Estado para salvaguardar as liberdades: a Separao dos Poderes de Montesquieu e Locke, os Direitos Naturais (o Homem nasce livre), a democracia e a soberania popular (Rousseau).

O cidado passa a ser, assim, um titular de

direitos individuais num Estado regido por leis e no mais um sdito do reino. No ano de 1774, Beaumarchais, em famoso discurso, proclamava: "Eu sou um cidado, isto , alguma coisa de novo, alguma coisa de imprevisto e de desconhecido na Frana". No importava se tais direitos estavam sendo de fato exercidos ou no (inverte-se a questo): juridicamente eles estavam sendo afirmados.

Tudo melhor institucionalizado a partir da Revoluo

Francesa, e as teorias passam a ter status jurdico. O mais importante documento que possa ser mencionado e Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, que se destina a resgatar os Direitos naturais do Homem, que estava esquecidos.
VIDE PREMBULO.

Os

representantes do povo francs, reunidos em Assemblia Nacional, tendo em vista que a ignorncia, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem so as nicas causas dos males pblicos e da corrupo dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienveis e sagrados do homem, a fim de que esta declarao, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que os atos do Poder Legislativo e do Poder Executivo, podendo ser a qualquer momento comparados com a finalidade de toda a instituio poltica, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reivindicaes dos cidados, doravante fundadas em princpios simples e incontestveis, se dirijam sempre conservao da Constituio e felicidade geral.

Preldio do princpio da Dignidade por Immanuel Kant na obra

Fundamentao da Metafsica dos Costumes e Outros Escritos

Age de tal forma que possas usar a humanidade, tanto em sua

pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio. (KANT, 2008, p.59) TODO SER HUMANO POSSUI O DIREITO DE TRATAMENTO IGUALITRIO E O RESPEITO PARA COM E ENTRE OS SEUS SEMELHANTES.

No reino dos fins, tudo tem um preo ou uma dignidade.

Quando uma coisa tem preo, pode ser substituda por algo equivalente; por outro lado, a coisa que se acha acima de todo o preo, e por isso no admite qualquer equivalncia, compreende uma dignidade. (KANT, 2008, p.65)

Temos por dignidade da pessoa humana a qualidade

intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que asseguram a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos. (SARLET, 2007, p.62)

O Brasil nem um Estado socialista de economia planificada (o

que ofenderia o valor social da livre iniciativa, que deixaria de existir ou seria severamente restringida), nem um Estado liberal de mercado no regulado (o que ofenderia o valor social do trabalho, que se tornaria simples mercadoria como outra qualquer e estaria passvel de ser superexplorado).
O

BRASIL , sim, um Estado social (welfare state), que intervm em setores econmicos estratgicos, para garantir o desenvolvimento e evitar crises sistmicas, e em setores sociais, para evitar a desassistncia e a superexplorao e combater a pobreza, a marginalizao e a desigualdade, mantendo, assim, certo equilbrio entre liberalismo e socialismo.

A democracia brasileira deve abrigar no s uma

pluralidade de partidos polticos (pluripartidarismo), mas tambm uma pluralidade de grupos, de interesses e de vozes que possa participar da formao da vontade estatal e ser levada em conta nos planos e aes do Estado (o que exclui a possibilidade de que um grupo ou partido se aproprie de todos os cargos e de todas as esferas de deciso e de administrao em qualquer setor da poltica nacional, bem como que certos grupos ou partidos sejam sistematicamente ignorados, excludos, explorados ou discriminados na formao da vontade poltica).

SO PODERES DA UNIO, INDEPENDENTES E

HARMNICOS ENTRE SI, O EXECUTIVO, O LEGISLATIVO E O JUDICIRIO. Como requisito de independncia, no poder existir interferncia de um dos Poderes nas decises que so prprias do outro (embora deva haver fiscalizao e controle de uma sobre a outra); Como requisito de harmonia, as atividades de um dos romper a continuidade ou entrar em conflito com as atividades do outro.

Do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica art.

76 a 83; Competncias e Responsabilidade do Presidente da Repblica art. 84, 85 e 86; Dos Ministros de Estado art. 87 e 88; Do Conselho da Repblica e do Conselho de Defesa Nacional art. 89 a 91;

Congresso Nacional art. 44 e ss.

Atribuies.
BICAMERALISMO:

Cmara dos Deputados art. 51; Senado Federal Art. 52. Comisses Permanentes e Temporrias art. 58. Reunies, Emendas Constituio, formao das leis e todo o contedo concernente ao Poder Legislativo. Dos artigos 44 ao 75.

rgos do Poder Judicirio art. 92 a 126;

Das Funes Essenciais Justia art. 127 a 135.

MINISTRIO PBLICO ADVOCACIA PBLICA ADVOCACIA E DEFENSORIA PBLICA

CONSTRUIR

UMA

SOCIEDADE

LIVRE,

JUSTA

SOLIDRIA;
GARANTIR O DESENVOLVIMENTO NACIONAL; ERRADICAR A POBREZA E A MARGINALIZAO E

REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E REGIONAIS;


PROMOVER O BEM DE TODOS, SEM PRECONCEITOS

DE ORIGEM, RAA, SEXO, COR, IDADE E QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAO.

Independncia Nacional Soberania;

Prevalncia dos Direitos Humanos No plano interno

deve prevalecer as concepes universais acerca dos Direitos Humanos e do Cidado; Autodeterminao dos Povos A nao possui o direito de escolha quanto sua condio poltica; No interveno Nenhum Estado possui o Direito de interferir nas decises a nvel interno ou internacional dos outros pases; Igualdade entre os Estados Abolio de todas as formas de dominao de um pas sobre outro;

Defesa da Paz Situao que caracteriza a ausncia de

guerra. Declarao formal de paz entre os Estados e sua continuidade; Soluo Pacfica dos Conflitos Plano interno e Internacional; Repdio ao Terrorismo e ao Racismo Repulsa por estes atos capazes de atingir a dignidade da pessoa e a integridade do patrimnio pblico e/ou particular; Cooperao entre os povos para o progresso da humanidade - Carta da ONU: conseguir uma cooperao internacional para resolver os problemas de carter econmico, social, cultural ou humanitrio3.

Concesso de asilo poltico - O asilo poltico compreende:

asilo diplomtico e o asilo territorial. Jos Afonso da Silva explica a diferena entre estes dois institutos: o asilo diplomtico depende de acordos internacionais, e o asilo territorial instituto de direito interno.

O Brasil ratificou a Conveno sobre Asilo Diplomtico;

nela consta, sobre asilo, que ele consiste na acolhida de refugiado poltico em representao diplomtica do Estado asilante; O asilo territorial consiste no recebimento de estrangeiro no territrio nacional, a seu pedido, sem os requisitos de ingresso, para evitar punio ou perseguio no seu pas de origem por delito de natureza poltica ou ideolgica

Relaes Internacionais 4 Perodo Disciplina: Direito Constitucional Luciene Dal Ri Fernanda do Nascimento

Direitos

Humanos para declaraes e Tratados Internacionais

Direitos Fundamentais so direitos da pessoa humana

positivados na Constituio de cada pas. Podem ser diferentes dos Direitos Humanos (declaraes e tratados), com mais ou menos prerrogativas.

direitos naturais, direitos humanos, direitos do homem,

direitos individuais, direitos pblicos subjetivos, liberdades fundamentais, liberdades pblicas e direitos fundamentais do homem.

Direitos Humanos: Expresso proferida nos documentos

internacionais. Direitos Fundamentais: Expresso que se refere a princpios que resumem a concepo de mundo e que informam a ideologia poltica de cada ordenamento jurdico, designa na positivao do direito as prerrogativas e as instituies concretizadas no ordenamento para a garantia da convivncia digna, livre e igual para as pessoas.

Ingo Sarlet (As dimenses da Dignidade da pessoa humana,

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 09 jan./jun. 2007, p. 383): Dignidade da Pessoa Humana a qualidade intrnseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos.

Historicidade;
Universalidade; Inalienabilidade; Irrenunciabilidade; Imprescritibilidade; Relatividade ou Limitabilidade.

VIDE CLASSIFICAO EM JOS AFONSO DA SILVA

***AVALIAO***

Direitos de Primeira Dimenso;


Direitos de Segunda Dimenso; Direitos de Terceira Dimenso;

Direitos de Quarta Dimenso;


Direitos de Quinta Dimenso.

VIDE CLASSIFICAO EM JOS AFONSO DA SILVA

***AVALIAO***

Direitos Individuais :(art. 5.) Os direitos voltados

liberdade; Direitos Coletivos :(art. 5.) Representam os direitos do homem enquanto integrante de uma comunidade; Direitos Sociais: Direitos Sociais (art. 6.) e Direitos Trabalhistas (arts. 7. ao 11); Direitos nacionalidade: Vnculo jurdico-poltico entre a pessoa e o Estado (arts. 12 e 13); Direitos polticos: Direito de participao na poltica do Estado, direito ao voto e candidatura, direito ao cargo eletivo e suas condies (arts. 14 ao 17).

Eficcia Vertical: Limitaes ao exerccio do Poder

Estatal; Eficcia Horizontal (privada): Eficcia dos direitos fundamentais nas relaes entre os privados.
A CONSTITUCIONALIZAO DO DIREITO CIVIL E

A PUBLICIZAO DO DIREITO PRIVADO (***LEITURA DE ARTIGO PARA AVALIAO***)

Todos so iguais perante a lei, sem distino de

qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: [...]

Momento

Inicial e Final da vida humana: No estabelecidos na Constituio. O legislador civilista determina que a personalidade civil da pessoa comea no nascimento com vida, mas pe a salvo desde a concepo os direitos do nascituro (aquele j concebido no ventre materno, mas ainda no nascido). Direito Integridade Fsica e Moral (art. 5. III, LXII, LXIII, LXIV, LXV) (Art. 5., V + Smula 37 STJ); Proibio da Pena de Morte, salvo em guerra declarada (art. 5, XLVII; Proibio da Venda de rgos; Proibio da Tortura (art. 5., III, XLIX, XLIII).

Liberdade limitada em face da lei. Liberdade de Pensamento (Vedao ao anonimato e Direito de

Resposta); Liberdade de Conscincia (De crena (religioso) ou em sentido estrito (no religioso)); Liberdade de Manifestao de Pensamento (Proibio da Censura, exceto abusos punidos na forma da lei e recomendaes do Poder Pblico) art. 5., IX; Direito de Informao art. 5. XXXIII; Sigilo da Fonte em matria Jornalstica; Liberdade de Crena e de Culto; Liberdade de locomoo, art. 5. XV; Liberdade de Expresso Coletiva art. 5. XVI; Liberdade de Associao art. 5. XVII, XXI; Liberdade de Ao Profissional, art. 5., XIII.

Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer

natureza [...].

TRATAR IGUALMENTE OS IGUAIS E DESIGUALMENTE

OS DESIGUAIS.

Igualdade entre Homens e Mulheres; Sem Distino em razo de Raa, Cor, Etnia ou Religio;

(art. 5. XLII PRTICA DE RACISMO) Raciais ADPF 186 STF)

Aes Afirmativas (Leitura Complementar sobre as Cotas

Tranquilidade no exerccio dos Direitos Fundamentais. Liberdade Pessoal art. 5. X; Inviolabilidade da Intimidade, domiclio, comunicaes

pessoais, vida privada e honra 5. XI ; Segurana em Matria Jurdica (Lei s pode retroagir obedecendo ao direito adquirido, ao ato jurdico perfeito e coisa julgada); Inafastabilidade do Poder Judicirio XXXV, Vedao dos Tribunais de Exceo XXXVII, Julgamento pelo Tribunal do Jri aos crimes dolosos contra a vida XXXVIII, Princpio do Juiz Natural ou do Juiz Competente, Princpio do Promotor Natural.

Artigo 5., XXII (Vide art. 1.228 Cdigo Civil Brasileiro); Direito de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder

de quem quer injustamente a possua ou detenha; Limitao: Funo Social da Propriedade (XXIII), propriedade urbana art. 182, 2 e propriedade rural art. 186; Desapropriao por necessidade/utilidade pblica e interesse social (XXIV); Requisio em caso de iminente perigo pblico, pela autoridade competente (XXV) ou militar (art. 139, VII); Impenhorabilidade da pequena propriedade rural trabalhada pela famlia (XXVI); Confisco: Expropriao pelo Estado, sem indenizao pecuniria - Tem carter de sano no caso de cultura de plantas psico-trpicas; objetos usados para trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins.; Usucapio urbana e rural (arts. 191 e 183).

Instrumentos para a efetivao ou gozo dos direitos

individuais. Meios postos disposio dos indivduos e cidados para provocar a interveno do Estado e das autoridades competentes, visando sanar, corrigir ilegalidades e abusos do Poder em prejuzo de direitos e interesses individuais. GARANTIAS MATERIAIS; GARANTIAS PROCESSUAIS; REMDIOS CONSTITUCIONAIS.

Garantias Materiais (art. 5, Princpio da anterioridade

e da reserva da lei penal - XXXIX, Princpio da irretroatividade da lei penal mais gravosa - XL, Princpio da personalizao da Pena - XLV, Princpio da individualizao da pena XLVI, Proibio de determinadas penas XLVII, Princpios relativos execuo da pena privativa de Liberdade XLVIII, XLIX, L; Proibio da priso civil por dvidas, salvo no caso de penso alimentcia ou do depositrio infiel LXVII (compelir ao pagamento);

Garantias Processuais (art. 5, Princpio do Devido

Processo Legal - LIV, Princpios do contraditrio e da ampla defesa - LV, Proibio de prova ilcita - LVI, Princpio da presuno de Inocncia - LVII, Princpio da celeridade processual - LXXVIII).

Remdios Constitucionais
Tpicos do Estado Liberal: Direito de Petio, Direito a

certides, habeas corpus, mandado de segurana. Tpicos do Estado Social: Mandado de Segurana Coletivo, Mandado de injuno, Habeas data, ao popular.

DIREITO DE PETIO (ART. 5. XXXIV, a) DIREITO QUE PERTENCE A UMA PESSOA DE INVOCAR A ATENO DOS PODERES PBLICOS SOBRE UMA QUESTO OU SITUAO. SEJA PARA DENUNCIAR UMA LESO CONCRETA, PEDIR REORIENTAO DA SITUAO OU AINDA PARA SOLICITAR UMA MODIFICAO DO DIREITO EM VIGOR NO SENTIDO MAIS FAVORVEL LIBERDADE. GARANTIA QUE SUPERA O INTERESSE INDIVIDUAL. No Jurisdicional ou Jurisdicional. De qualquer pessoa a qualquer poder Executivo, Legislativo e Judicirio

DIREITO CERTIDES (ART. 5. XXXIV, b)

Meio de obter informaes e elementos para instruir a defesa de direitos e para esclarecimentos de situaes.

HABEAS CORPUS (art. 5, LXVIII) Previso a partir da CF/1891 e Cdigo de Processo Criminal de 1832; ESPCIE DE AO CONSTITUCIONAL PENAL; ISENTA DE CUSTAS;

NO PRECISA DE ADVOGADO!!!
Legitimidade: Qualquer pessoa do povo em favor de qualquer pessoa, menores de 18 anos, estrangeiros desde que em lngua portuguesa (STF), Analfabetos (escrito por terceiro), Ministrio Pblico, JUIZ concede mas tambm pode impetrar como qualquer pessoa do povo. NO POSSVEL EM FAVOR DE PESSOA JURDICA INEXISTNCIA DE LIBERDADE DE LOCOMOO! Diretamente contra o coator: Particular (ato de ilegalidade), ou autoridade promotor de justia, delegado de polcia, juiz de direito, tribunal (ato de ilegalidade e abuso de poder;

IMPETRANTE PACIENTE COATOR (PBLICO OU PARTICULAR)

TANTO NO PROCESSO PENAL COMO EM QUALQUER

LIBERDADE DE LOCOMOO;

REFORMA DO JUDICIRIO DETERMINA QUE AT A

JUSTIA DO TRABALHO PODE JULGAR HC, DESDE QUE HAJA EVIDNCIA DA LIBERDADE DE LOCOMOO;

SE NO PROCESSO PENAL NO HOUVER RISCO

LIBERDADE DE LOCOMOO DO AGENTE, NO H HC (Ru processado infrao penal que no possui pena restritiva de liberdades Ex: porte de drogas. Quando a infrao penal punida apenas com multa);

COMPETNCIA: JUIZ DA COMARCA SE O JUIZ FOR AUTORIDADE COATORA? Tribunais

superiores.

1) SUSPENSIVO OU REPRESSIVO: Liberao do paciente quando j consumada a violncia ou a coao ilegal ou abusiva; 2) PREVENTIVO: Impetrado com a finalidade de impedir a perpretao da violncia ou da coao ilegal, hiptese na qual concedido o Salvo conduto. CASO DE MERA AMEAA DE COSTRANGIMENTO DA LIBERDADE (Ex: Depoimento em CPI, para concesso do Direito de ficar em silncio; Manifestaes; Prostitutas.

Artigo 648 Cdigo de Processo Penal

O juiz Alexandre Morais da Rosa, titular da 4 Vara Criminal da comarca da Capital, concedeu habeas corpus em favor da Frente de Luta pelo Transporte, para determinar a expedio de salvoconduto em benefcio de todas as pessoas presentes ao protesto agendado para esta quinta-feira (20/6), a partir das 18 horas, no Terminal de Integrao do Centro (Ticen), em Florianpolis.

Com base na ordem concedida, esto garantidos aos manifestantes os direitos constitucionais de reunio, manifestao pacfica e liberdade de locomoo. Ressalto, todavia, que as violaes legais podero ser objeto de atuao policial nos casos de flagrante delito, tanto dos manifestantes quanto dos agentes de segurana pblica, advertiu o magistrado (Autos n. 0026870-19.2013.8.24.0023).
PODER JUDICIRIO DE SANTA CATARINA - 19/06/2013 16:13

Visa amparar direito lquido e certo no tutelado por

habeas corpus e habeas data; Art. 5 LXIX; PRECISA DE ADVOGADO!!! Natureza Civil, pode ser proposto apenas pelo titular do direito lquido e certo, sendo oponvel contra qualquer autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio das atribuies pblicas; REPRESSIVO: visa reparao de leso j ocorrida; PREVENTIVO: visa evitar leso a direito lquido e certo. NECESSITA DE AMEAA GRAVE, SRIA E OBJETIVA.

Art. 5, LXIX Pode ser impetrado por qualquer

pessoa fsica ou jurdica que tenha o direito lquido e certo lesado ou ameaado de leso.
Exemplo: Concursos pblicos, Matria Tributria,

Medicamentos etc.

Art. 21.

O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legtimos relativos a seus integrantes ou finalidade partidria, ou por organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de direitos lquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes s suas finalidades, dispensada, para tanto, autorizao especial. Pargrafo nico. Os direitos protegidos pelo mandado de segurana coletivo podem ser: I - coletivos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica bsica; II - individuais homogneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situao especfica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante. Art. 22. No mandado de segurana coletivo, a sentena far coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substitudos pelo impetrante.

Quando o Direito tutelado pela Constituio Federal

no albergado por lei infraconstitucional, tornando invivel o seu exerccio. A Lei infraconstitucional pode estar sendo exigida ou suposta pela Constituio Federal. Abrange a falta normativa que atinja o exerccio de direitos e liberdades e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania.

O Poder Judicirio provocado para suprir a falta

legislativa somente para o caso concreto. Norma deve ser emanada do Poder Legislativo Posteriormente. CABE MANDADO DE INJUNO COLETIVO analogia ao Mandado de Segurana Coletivo. Art. 5 LXX. Nem todo juiz pode processar e julgar, depender das normas a serem regulamentadas.

Combinao com os incisos XIX e XXXIII, que tambm

regulam matria pertinente ao direito de informao; Ao Civil de Cunho personalssimo, que tem como objeto proteger a esfera ntima do indivduo, assegurando o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constante de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. PRECISA DE ADVOGADO!!! 3 possibilidades: a) assegurar o conhecimento de informao pessoal constante de registros pblicos e/ou governamentais; b) Exigncia da retificao de dados; c) Para a complementao de dados.

OBJETO: LIBERDADE DE INFORMAO PESSOAL REQUISITOS: RECUSA OU DEMORA INJUSTIFICADA PARA ACESSO, COMPLEMENTAO OU RETIFICAO.

Instrumento de fiscalizao do Poder Pblico;

Visa a proteo do patrimnio pblico sempre que sua

gesto no esteja em conformidade com a legalidade e a moralidade; Imprescindvel a existncia de ato de ilegalidade por parte do Poder Pblico; Iseno de custas judiciais e nus de sucumbncia, ressalvado quando constatado o desvio de finalidade da ao que no tenha como interesse a proteo do patrimnio pblico.

Demais matrias:

Leses ao Meio Ambiente; Ao Patrimnio histrico, artstico e cultural; OBJETO OBJETIVO COMPETNCIA

LEI 7.347/85 (Redao dada pela Lei 11.448/2007)


Art. 5o Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar:

I - o Ministrio Pblico; II - a Defensoria Pblica; III - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; IV - a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; V - a associao que, concomitantemente: a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. 1 O Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, atuar obrigatoriamente como fiscal da lei. 2 Fica facultado ao Poder Pblico e a outras associaes legitimadas nos termos deste artigo habilitar-se como litisconsortes de qualquer das partes.

A Ao Civil Pblica meio de defesa dos interesses

indisponveis do indivduo e da sociedade. A regra jurdica constitucional transfere a defesa dos interesses individuais e sociais indisponveis para a rea de competncia do Ministrio Pblico, a quem cabe defend-los. PROTEO DO PATRIMNIO PBLICO E SOCIAL, DO MEIO AMBIENTE E DOS OUTROS INTERESSESDIFUSOS E COLETIVOS.

You might also like