You are on page 1of 27

MILE DURKHEIM 1858-1917

O socilogo francs mile Durkheim (1858-1917) Deu Sociologia uma reputao cientfica, tornou-a uma disciplina acadmica com rigor cientfico.

Durkheim presenciou algumas das mais importantes criaes da sociedade moderna, como a inveno da eletricidade, do cinema, dos carros de passeio, entre outros..

No seu tempo, havia um certo otimismo causado por essas invenes, mas Durkheim tambm percebia empecilhos nessa sociedade moderna: eram os problemas de ordem social

E uma das primeiras coisas que ele fez foi propor regras de observao e de procedimentos de investigao que fizessem com que a Sociologia fosse capaz de estudar os acontecimentos sociais de maneira semelhante ao que faz a Biologia quando olha para uma clula, por exemplo, vendo a sociedade como um organismo.

Os fatos sociais

Mas Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais como os crimes, os suicdios, a famlia, a escola, as leis poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim, seria mais fcil de estud-los.

A esses fenmenos que poderiam ser estudados por uma cincia da sociedade ele denominou de fatos sociais.

E as caractersticas dos fatos sociais so: Coletivo ou geral ( generalidade) significa que o fenmeno comum a todos os membros de um grupo; Exterior ao indivduo (exterioridade) ele acontece independente da vontade individual; Coercitivo (coercitividade) os indivduos so obrigados a seguir o comportamento estabelecido pelo grupo.

O FATO SOCIAL :

1) GERAL

2) EXTERIOR

3) COERCITIVO

Para entender: exemplo de um fato social: o casamento

As pessoas pensam, em um dia, se casar. Salvo algumas excees, pois no pensamos todos da mesma forma, certo? Mas se fizermos uma pesquisa, veremos que a grande maioria das pessoas deseja se unir a algum.

Ento podemos dizer que o casamento um fato coletivo ou geral, pois existe pela vontade da maioria de um grupo ou de uma sociedade.

Mas ainda que algum no queira se casar, a grande maioria das pessoas vai continuar querendo, no mesmo? - Isso significa que o fato social casamento exterior ao indivduo.

O que quer dizer que ele se constitui no como resultado das intenes particulares dos indivduos, mas como resposta s necessidades ou influncias do grupo, da comunidade ou da sociedade.

No verdade que os mais velhos ficam nos incentivando a casar? No v ficar pra titia, heim!, Onde j se viu! Todo mundo, um dia, tem que se casar!. Com certeza voc j ouviu algum dizendo isso.

Pois . Esses dizeres nos levam a crer que o casamento tambm coercitivo, pois nos vemos obrigados a fazer as mesmas coisas que fazem os demais membros do grupo ou da sociedade a que pertencemos.

Todo fato que rena essas trs caractersticas (generalizao, exterioridade e coero) denominado social, segundo Durkheim, e pode ser estudado pela

Quanto ao casamento, poderamos estudar e descobrir, por exemplo, quais fatores influem na deciso das pessoas em se casarem e se divorciarem para depois se casarem novamente.

O Suicdio = Fato Social O que leva uma pessoa a se suicidar? Loucura?

O que aparentemente seria um ato individual, para ele, estava ligado com aquilo que ocorria na sociedade. Esse pensador compreende a sociedade como um corpo organizado, um organismo.

Assim como a Biologia que compreende o corpo humano e todas suas partes em pleno funcionamento, de maneira semelhante que Durkheim entende a sociedade: com suas partes em operao e cumprindo suas funes.

E, caso a famlia, a igreja, o Estado, a escola, o trabalho, os partidos polticos, etc., que so elementos da sociedade com funes especficas, venham a falhar no cumprimento delas, surge no corpo da sociedade aquilo que Durkheim chamou de anomia, ou seja, uma patologia (doena).

Assim, como no corpo humano, se algo no funcionar bem, em ordem, significa que est doente.

Durkheim verificou que existem trs categorias de suicdios:

Suicdio Altrusta: ocorre quando um indivduo valoriza a sociedade mais do que a ele mesmo, ou seja, os laos que o unem sociedade so muito fortes. Lembre-se do ocorrido em 11 de Setembro de 2001. Homens, em atos aparentemente loucos, pilotavam avies que se chocaram contra o World Trade Center em Nova York.

Para Durkheim, os agentes dessa aparente loucura poderiam ser classificados como suicidas altrustas, pois se identificavam de tal forma com o grupo Al Qaeda, ao qual pertenciam, que se dispuseram a morrer por ele.

Suicdio Egosta: se algum se desvinculasse das instituies sociais (famlia, igreja, escola, partido poltico, etc.) por conta prpria, para viver de maneira livre, sem regras, qual seria o limite para essa pessoa, uma vez que ningum a controlaria?

Pois , segundo Durkheim, a falta de redes de convvio ou limites para a ao poderia levar a pessoa a desejar ilimitadas coisas. Mas caso tal pessoa no consiga realizar os seus desejos, a frustrao poderia lev-la a um suicdio.

Suicdio Anmico: este tipo pode acontecer quando as partes do corpo social deixam de funcionar e as normas ou laos que poderiam abraar(solidarizar) os indivduos perdem sua eficcia, deixando-os viver de forma desregrada ou em crise.

Um exemplo disso pode ser pensado quando, na nossa sociedade, uma famlia abandona o filho, ou o idoso, ou o doente.

You might also like