You are on page 1of 25

WWW.ASSIMPASSEI.COM.

BR

Princpios no Direito de Famlia

Princpio da proteo da dignidade da pessoa humana. Princpio da solidariedade familiar. Princpio do pluralismo das entidades familiares. Princpio da igualdade entre os filhos. Princpio da igualdade entre os cnjuges.

Princpios

Princpio da igualdade na chefia familiar. Princpio da no interveno ou da liberdade.

Princpio do melhor interesse da criana e adolescente.


Princpio da proteo integral ao idoso. Princpio da afetividade. Princpio da funo social da famlia.

Princpio da proibio do retrocesso social.

Princpio da proteo da dignidade da pessoa humana

CF, art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;

Tambm conhecido como princpio mximo, ou superprincpio, ou macro princpio, ou princpio dos princpios. (Flvio Tartuce)

a personificao e a despatrimonializao do Direito Privado, ao mesmo tempo em que o patrimnio perde o valor a pessoa supervalorizada. (Luiz Edson Fachin)

A Famlia deixa de ser um fim em si mesmo, ela passa a ser valorizada de maneira instrumental, tutelada como ncleo intermedirio de desenvolvimento da personalidade dos filhos e promoo da dignidade de seus integrantes (famlia-dignidade) [Gustavo Tepedino]

Princpio da proteo da dignidade da pessoa humana

O Estado no tem apenas o dever de abster-se de praticar atos que atentem contra a dignidade humana, mas tambm deve promover essa dignidade atravs de condutas ativas, garantindo o mnimo existencial para cada ser humano em seu territrio. (Daniel Sarmento)

Exemplos de aplicao do princpio no Direito de Famlia:

Smula 364 do STJ: O conceito de impenhorabilidade de bem de famlia abrange tambm o imvel pertencente a pessoas solteiras, separadas e vivas. Esta smula est ampliando o conceito de bem de famlia para bem de patrimnio mnimo ou bem de residncia da pessoa natural. (Flvio Tratuce e Jos Fernando Simo) O direito constitucional a moradia (direito social e fundamental) [CF, art. 6 So direitos sociais... a moradia,.... , na forma desta Constituio] Tendncia doutrinria e jurisprudencial de relativizao ou mitigao da culpa nas aes de separao judicial (Flvio Tartuce) Tese do abandono paterno-filial ou teoria do desamor. (O abandono afetivo do pai causa leso dignidade humana).

O STJ j afastou o dano moral alegando que o pai no obrigado a conviver com o filho.

Princpio da solidariedade familiar


CF, art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria;
Solidariedade: relao de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns de maneira que cada elemento do grupo se sinta na obrigao moral de apoiar o outro. (Dicionrio Aurlio)

Trata-se de princpio que dispe de acentuado contedo tico, que compreende a fraternidade e a reciprocidade. (Maria Berenice Dias) A solidariedade no s patrimonial, afetiva e psicolgica. Ao gerar deveres recprocos entre os integrantes do grupo familiar, safa-se o Estado do encargo de prover toda a gama de direitos que so assegurados constitucionalmente ao cidado. Basta atentar que, em se tratando de crianas e adolescentes, atribudo primeiro a famlia, depois a sociedade e finalmente ao Estado (CF, art.227) o dever de garantir com absoluta prioridade os direitos inerentes aos cidados em formao. (Maria Berenice Dias)

CF, art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Princpio da solidariedade familiar


Exemplos de aplicao do princpio:

CC, art. 1.694. Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender s necessidades de sua educao.
Possibilidade de pleitear alimentos nos casos de unio estvel constituda antes da entrada em vigor da lei 8971/94, que regulou direito de alimentos e sucesso dos companheiros (STJ) Possibilidade de pleitear alimentos aps o divrcio. Possibilidade de pleitear alimentos aps o termino do exerccio do poder de famlia. CC, art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges.

Princpio do pluralismo das entidades familiares (Maria


Berenice Dias)

CF, art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

O Princpio do pluralismo das entidades familiares encarado como o reconhecimento pelo Estado da existncia de vrias possibilidades de arranjos familiares. (Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho)

As unies extramatrimoniais no eram consideradas de natureza familiar, encontravam abrigo somente no direito obrigacional, sendo tratadas como sociedade de fato. (Maria Berenice Dias)

Princpio da igualdade entre os filhos

CF, art. 227 6 - Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.
CC, art. 1.596. Os filhos, havidos ou no da relao de casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.

OBSERVAO: os artigos 227, 6, CF e o 1596, CC, regulamentam o art. 5, caput da CF. (Flvio Tartuce)

CF, art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se ...a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade,...

CC/1916, art. 332. O parentesco legtimo, ou ilegtimo, segundo procede, ou no de casamento; natural, ou civil, conforme resultar de consanginidade, ou adoo.

O dispositivo foi revogado pela lei 8560/92 que regulamenta a investigao de paternidade de filhos havidos fora do casamento.

Princpio da igualdade entre os cnjuges

CF, art. 226, 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

CC, art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges.

CF, art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio;

Princpio da igualdade entre os cnjuges

Tambm aplica-se esse princpio a unio estvel.

Fundamentos: CF, art. 226, 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

CC, art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. CC,art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos

Princpio da igualdade entre os cnjuges

A igualdade consagrada no Princpio da igualdade entre os cnjuges uma igualdade material e no meramente formal. (Flvio Tartuce)
Exemplo:
Lei 11340, art. 15. competente, por opo da ofendida, para os processos cveis regidos por esta Lei, o Juizado: I - do seu domiclio ou de sua residncia; II - do lugar do fato em que se baseou a demanda; III - do domiclio do agressor.

Exemplos de aplicao do princpio: Marido ou companheiro pode pleitear alimentos da mulher ou companheira.

CC,art. 1565, 1o Qualquer dos nubentes, querendo, poder acrescer ao seu o sobrenome do outro. O STJ vem fixando por prazo razovel o que se convencionou denominar de alimentos transitrios (alimentos devido a ex-cnjuge) O art. 100, I do CPC no tem mais razo para ser aplicado. (Flvio Tartuce) , Embora na prtica majoritria ele aplicado.
CPC, art. 100. competente o foro: I - da residncia da mulher, para a ao de separao dos cnjuges e a converso desta em divrcio, e para a anulao de casamento
Informativo 444 do STJ: A estipulao de alimentos transitrios (por tempo certo) possvel quando o alimentando ainda possua idade, condio e formao profissional compatveis com sua provvel insero no mercado de trabalho. Assim, a necessidade de alimentos perdura apenas at que se atinja a aguardada autonomia financeira, pois, nesse momento, no mais necessitar da tutela do alimentante, ento, liberado da obrigao (que se extinguir automaticamente). REsp 1.025.769-MG, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 24/8/2010.

Princpio da igualdade na chefia familiar

CC, art. 1.631. Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade

CF, art. 226, 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

CF, art. 226, 7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas

Princpio da igualdade na chefia familiar

A chefia da famlia pode ser exercida tanto pelo homem quanto pela mulher em um regime democrtico de colaborao podendo inclusive os filhos opinar (conceito de famlia democrtica)

Substitui-se a hierarquia pela diarquia. (Flvio Tartuce)

Substituio da expresso ptrio poder pela expresso poder familiar. (Flvio artuce)

CC, art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

Princpio da igualdade na chefia familiar

CC, art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores: I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda; III - conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento; VI - reclam-los de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio.

A obedincia deve ser entendida com moderao, sem que a relao entre pais e filhos seja ditatorial, violenta ou explosiva. Qualquer abuso cometido pode gerar a suspenso ou a destituio do poder familiar, sem prejuzo da incidncia das regras relacionadas com a responsabilidade civil, por configurao de abuso de direito (art. 187, CC), ou mesmo de ato ilcito (art. 186, CC) [Flvio tartuce]

CC, art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. CC, art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Princpio da no interveno ou da liberdade

CC, art. 1.513. defeso a qualquer pessoa, de direito pblico ou privado, interferir na comunho de vida instituda pela famlia.

Deve-se ter cuidado na leitura do art. 1513 do CC, pois, ele prev que o Estado ou mesmo um ente privado no pode interferir coativamente nas relaes de famlia. (Flvio Tartuce)

O Estado poder incentivar o controle da natalidade e o planejamento familiar por meio de polticas pblicas. (Flvio Tartuce)

Exemplos:

CF, art. 226 7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. CF, art. 226 8 - O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes. Lei 9263/96, regulamentou o art. 226 7, da CF, proibindo que at mesmo o Estado utilize aes de regulao da fecundidade com o objetivo de realizar controle demogrfico.
Lei 9263/96, art. 2 Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de aes de regulao da fecundidade que garanta direitos iguais de constituio, limitao ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. Pargrafo nico - proibida a utilizao das aes a que se refere o caput para qualquer tipo de controle demogrfico.

Princpio da no interveno ou da liberdade

CC, art. 1.565, 2o O planejamento familiar de livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e financeiros para o exerccio desse direito, vedado qualquer tipo de coero por parte de instituies privadas ou pblicas.

O Princpio da no interveno tem relao direta com o Princpio da autonomia da vontade. (Flvio Tartuce)

Quando escolhemos com quem ficar, com quem namorar, com quem noivar, com quem ter uma unio estvel ou com quem casar, estamos falando de autonomia privada. (Escalada do afeto) [Euclides de Oliveira] o poder que a pessoa tem de regular seus prprios interesses (Daniel Sarmento)

Princpio do Melhor interesse da criana e do adolescente

CF, art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

CC, art. 1.583. A guarda ser unilateral ou compartilhada. 1o Compreende-se por guarda unilateral a atribuda a um s dos genitores ou a algum que o substitua (art. 1.584, 5o) e, por guarda compartilhada a responsabilizao conjunta e o exerccio de direitos e deveres do pai e da me que no vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns. 2o A guarda unilateral ser atribuda ao genitor que revele melhores condies para exerc-la e, objetivamente, mais aptido para propiciar aos filhos os seguintes fatores: I afeto nas relaes com o genitor e com o grupo familiar; II sade e segurana; III educao. 3o A guarda unilateral obriga o pai ou a me que no a detenha a supervisionar os interesses dos filhos.

Art. 1.584. 5o Se o juiz verificar que o filho no deve permanecer sob a guarda do pai ou da me, deferir a guarda pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferncia, o grau de parentesco e as relaes de afinidade e afetividade.

Princpio do Melhor interesse da criana e do adolescente

Lei 8069, art. 2 Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Lei 8069, art. 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade.

Lei 8069, art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria.

Princpio da proteo integral ao idoso


(Maria Berenice Dias)

CF,art. 230. A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida.

O estatuto do idosos no um conjunto de regras de carter programtico, pois so as normas definidoras de direitos e garantias fundamentais de aplicao imediata. (CF, art.5, 1)

CF, art.5, 1 - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata.

Princpio da afetividade

Decorre da valorizao constante da dignidade da pessoa humana. (Flvio Tartuce)

O vnculo familiar constitui mais um vnculo de afeto do que um vnculo biolgico. Assim surge uma nova forma de parentesco civil, a parentalidade socioafetiva, baseada na posse do estado de filho. (Flvio Tartuce)

Fundamentos do princpio da afetividade:

Dignidade da pessoa humana: (art. 1, III, CF) Solidariedade social: (art. 3, I, CF) Igualdade entre os filhos: (art. 227, 6 e art. 5 CF)

Princpio da afetividade

Exemplo de aplicao do Princpio: Marido (no pai) , que reconhece como seu o filho da sua mulher, estabelecendo um vnculo de afeto, no poder, depois de aperfeioada a socioafetividade, quebrar esse vnculo. (Flvio Tartuce)

Enunciado 256 da III jornada civil Art. 1.593: A posse do estado de filho (parentalidade socioafetiva) constitui modalidade de parentesco civil.

CC, art. 1.593. O parentesco natural ou civil, conforme resulte de consanginidade ou outra origem.

Princpio da funo social da famlia

As relaes familiares devem ser analisadas dentro do contexto social e diante das diferenas regionais de cada localidade. (Flvio Tartuce)

Exemplos de aplicao do Princpio: Reconhecimento de parentalidade socioafetiva. Impenhorabilidade de bens que guarnecem a residncia da entidade familiar.

Uma televiso, s vsperas de uma Copa da mundo, seria essencial a uma famlia?? R: depende do caso concreto. (Flvio Tartuce)

Princpio da proibio do retrocesso social


(Maria Berenice Dias)

a) b) c)

A Constituio Federal, ao garantir especial proteo famlia, estabeleceu as diretrizes do direito das famlias em grandes eixos: A igualdade entre homens e mulheres na convivncia familiar. O Pluralismo das entidades familiares merecedoras de proteo O tratamento igualitrio entre todos os filhos.

Essas normas por serem direito subjetivo com garantia constitucional, servem de obstculo a que se operem retrocessos sociais, o que configuraria verdadeiro desrespeito s regras constitucionais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
Cdigo Civil comentado : doutrina e jurisprudncia : Lei n. 10.406, de 10.01.2002 : contm o Cdigo Civil de 1916 / coordenador Cezar Peluso. 4. ed. ver. e atual. Barueri, SP : Manole, 2010.

Dias, Maria Berenice, Manual de direito das famlias / Maria Berenice Dias. 9. ed. ver. atual e ampl. de acordo com : Lei 12.344/2010 (regime obrigatrio de bens) : Lei 12.398/2011 (direito de visita dos avs). So Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2013. Tartuce, Flvio, Direito civil, v. 5 : direito de famlia / Flvio Tartuce, Jos Fernando Simo. 6. ed. - Rio de Janeiro : Forense; So Paulo : MTODO, 2011.

You might also like