You are on page 1of 31

COLGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE

Assunto:

ECOLOGIA
Biologia Ten Graziela Data:

Disciplina: Professor:

Ano:

09 a 11/08/2010

DINMICA DAS POPULAES BIOLGICAS


ECOLOGIA B29

Caracterstica das populaes


Populao biolgica um grupo de indivduos de mesma espcie que convivem em determinada rea geogrfica. Cada populao evolui e se adapta ao ambiente como uma unidade no ecossistema. Assim, populaes surgem, crescem e se estabilizam, mantendo um equilbrio com os demais componentes da biocenose; porm, elas podem tambm declinar ou se extinguir.

A populao humana, por exemplo, cresce atualmente em ritmo acelerado e encara srios problemas de sobrevivncia , o que tem sido motivo de preocupao para cientistas e polticos A TERRA EST SE TORNANDO SUPERPOVOADA PELA ESPCIE HUMANA.

O esgotamento dos recursos ambientais e o desequilbrio ecolgico esto entre as principais consequncias desse superpovoamento.

Existem duas caractersticas importantes a serem analisadas no estudo de populaes biolgicas: a densidade populacional e a taxa de crescimento. No caso as espcie humana, o estudo estatstico do tamanho e da estrutura (idade e sexo dos indivduos) e suas variaes chamado de demografia (do grego demos=povo e graphe=descrio).

(DEMOECOLOGIA)

DENSIDADE POPULACIONAL
o nmero de indivduos de uma mesma espcie que vivem em determinada rea ou volume. D=
NMERO DE INDIVDUOS REA OU VOLUME

Na a populao humana, a densidade demogrfica demonstrada nos censos demogrficos. Exemplo: censo realizado em 1990 estimou a populao brasileira em aproximadamente 150 milhes de pessoas, distribudas pelos 8,5 milhes de quilmetros quadrados do territrio nacional. Qual era densidade demogrfica do Brasil, naquele ano?

Aproximadamente 17,6 hab/km2

Em 2000, o censo mostrou que a populao brasileira estava constituda por 169 milhes de pessoas. Como o nosso territrio permaneceu o mesmo, a densidade demogrfica aumentou para 19,8 hab/km2.

TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL


As medidas do tamanho de uma populao, tomadas em diferentes intervalos de tempo, informam se ela est em expanso, em declnio ou estvel, o que permite fazer correlaes com a disponibilidade de alimentos, com o clima, entre outros.

TAXA DE CRESCIMENTO

Taxa de crescimento (TC): variao do nmero dos indivduos em determinado intervalo de tempo. Taxa de crescimento absoluto (TCA): quando no se leva em conta o tamanho da populao, mas apenas a variao do nmero de indivduos no perodo considerado.
Taxa de Nf - Ni crescimento = t absoluto
Nf = n de ind. no incio do perodo considerado. Ni = n de ind. no final do perodo considerado. t = durao do perodo considerado.

Exemplo 1 Uma populao de paramcios, constituda inicialmente por 2.000 indivduos. Uma hora mais tarde havia 4.000 indivduos. Nesse caso, a taxa de crescimento absoluto foi, no perodo analisado, de:
Taxa de 2.000 4.000 - 2.000 crescimento = = indivduos 1 hora absoluto por hora

Exemplo 2 No estudo de suas populaes de bactrias (A e B) foram registrados os seguintes resultados:


TEMPO N DE BACTRIAS/mL DE MEIO DE CULTURA POPULAO A Incio Aps 3 h 10.000 40.000 POPULAO B 200.000 500.000

Calcular a taxa de crescimento absoluto

Os valores das taxas de crescimento absoluto informam que , no perodo considerado, o aumento do n de bactrias da populao B foi dez vezes maior que na populao A. Entretanto, como a populao B era inicialmente maior, no podemos afirmar se esse crescimento absoluto maior significa que ela tenha crescido proporcionalmente mais rpido que a populao A.

Para se saber isso, devemos incluir no clculo o tamanho inicial de cada populao taxa de crescimento relativo.

A taxa de crescimento relativo (TCR) a variao do n de indivduos de uma populao em relao ao seu n inicial.
Nf - Ni Ni
t

Taxa de crescimento = relativo

Calcular para as bactrias

Essas taxas calculadas indicam que a populao A cresce em ritmo mais acelerado do que a populao B.

TAXA DE NATALIDADE E TAXA DE MORTALIDADE

O crescimento de uma populao determinado pela natalidade (n de ind. que nascem) e pela mortalidade (n de ind. que morrem). Na espcie humana, costuma-se expressar a taxa de natalidade como o n de crianas nascidas no perodo de um ano para cada 1.000 habitantes da populao.
Taxa de N de nascimentos no ano natalidade = 1.000 pessoas

Na mesma idia calcula-se a taxa de mortalidade.

IMIGRAO E EMIGRAO
TAXA DE IMIGRAO a entrada de novos indivduos na populao (natalidade) TAXA DE EMIGRAO a sada de indivduos da populao (mortalidade)

CRESCIMENTO
N (+)

DIMINUIO
M (-)

DENSIDADE DENSIDADE
I (+)
E (-)

OUTROS NDICES
NDICE DE CRESCIMENTO POPULACIONAL (I.C.)

I.C.=

NATALIDADE
MORTALIDADE

IC > 1 populao crescendo IC = 1 populao equilibrada IC < 1 populao diminuindo

NDICE DE FERTILIDADE
o n mdio de descendentes produzidos por uma fmea durante o seu perodo reprodutivo.
Ex.: se o ndice de fertilidade para a espcie humana for igual a 2, o n mdio de filhos por casal 2. Esse valor indica uma populao estvel, onde os filhos substituem os pais. Se esse valor foi superior a 2, indica que a populao est crescendo. E se for inferior a 2, a populao est diminuindo em tamanho.

CURVAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL


Qualquer populao tem crescer indefinidamente. capacidade para

Essa capacidade chamada de potencial bitico.

As diferentes populaes apresentam potenciais biticos variados. Um casal da espcie humana tem um potencial bitico reduzido, pois, teoricamente, este casal deixar apenas um descendente a cada ano, em condies normais.

J insetos, coelhos, peixes, ratos apresentam potencial bitico bem maior do que a espcie humana.

Em condies naturais, o potencial de crescimento de uma populao limitado pela disponibilidade de recursos (alimento, espao, abrigo, ao de predadores, parasitas e populaes competidoras).

Esse conjunto de fatores que limitam o crescimento de uma populao denominado resistncia ao meio.

A curva de crescimento real de uma populao resulta, ento, da interao entre seu potencial bitico (capacidade de crescer) e a resistncia imposta pelo hbitat onde ela vive.

Fatores que regulam o tamanho das populaes biolgicas


Carga bitica mxima

You might also like