You are on page 1of 25

Faculdades QI

Era da Informao

Prof. Mrcia Cristina Pereira Email: adm_pereira@hotmail.com

Introduo

A teoria administrativa tem pouco mais de cem anos. Essa jovem senhora um produto tpico do sculo XX. No decorrer do sculo, ela passou por grandes transformaes. Agora, est enfrentando a forte turbulncia da ERA DA INFORMAO.

A Era da Informao: Mudana e Incerteza

O comeo da dcada de 90 marca o surgimento da Era da Informao, graas ao tremendo impacto provocado pelo desenvolvimento tecnolgico e pela tecnologia da informao. Na Era da Informao, o capital financeiro cede o trono para o capital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso organizacional mais valioso e importante.

A Era da Informao: Mudana e Incerteza


A TI modifica profundamente o trabalho dentro das organizaes e fora delas. A ligao com a internet e a adoo da intranet e redes internas de comunicao intensificam a globalizao da economia por meio da globalizao da informao. Nessa nova era, quanto mais poderosa a tecnologia da informao, tanto mais informado e poderoso se torna o usurio, seja ele uma pessoa, organizao ou pas. A informao torna-se a principal fonte de energia da organizao: seu principal combustvel e o mais importante recurso ou insumo. A informao direciona todos os esforos e aponta os rumos a seguir.

Os desafios da Era da Informao


Na Era da informao existem doze temas bsicos que diferenciam a nova economia em relao velha economia: 1. Conhecimento. O contedo de conhecimento integrado

em produtos e servios est crescendo significativamente. 2. Digitalizao. A TI permite trabalhar um incrvel volume de informaes comprimidas e transmitidas na velocidade da luz. 3. Virtualizao. Na transformao da informao de analgica para digital, as coisas fsicas podem tornar-se virtuais.

Os desafios da Era da Informao


4. Molecularizao. A antiga corporao foi desagregada e substituda por molculas dinmicas, grupo de indivduos e entidades que foram a base da atividade econmica. 5. Integrao: redes interligadas. As novas estruturas organizacionais em redes so horizontalizadas e conectadas pela internet. 6. Desintermediao. As informaes so on-line e proprietrios e consumidores se conectam entre si dispensando intermedirios 7. Convergncia. O setor econmico predominante deixou de ser a indstria para ser a nova mdia da computao e da comunicao.

Os desafios da Era da Informao


8. Inovao. Tornar os produtos obsoletos o lema das

organizaes. Os ciclos de vida dos produtos esto se tornando cada vez menores. 9. Produ-consumo. A distncia entre consumidores e produtores pouco ntida. 10. Imediatismo. O intercmbio eletrnico de dados interliga sistemas de computadores entre fornecedores e clientes proporcionando concomitncia de decises e aes. 11. Globalizao. Negcios e conhecimento no conhecem fronteiras. 12. Discordncia. Questes sociais sem precedentes esto emergindo provocando traumas e conflitos que precisam ser administrados.

A Era da Informao: Mudana e Incerteza


A Era da Informao trouxe um novo contexto e uma avalanche de problemas para as organizaes. Pegou a maior parte das organizaes totalmente despreparadas para a nova realidade. A velocidade e a intensidade das mudanas foram alm do que se esperava. O diferencial entre o que as organizaes esto fazendo e o que elas deveriam fazer tornou-se enorme e inultrapassvel. A soluo? Recorrer a medidas extremas e rpidas para a busca da sobrevivncia e da excelncia. Foi assim que comearam a surgir os modismos na Administrao.

As solues emergentes
Como a mudana chegou para valer, as organizaes tatearam vrias tentativas para acompanh-la ou, pelo menos, no ficar muito longe dela. A sobrevivncia delas estava em jogo. No final da era neoclssica, surgiram vrias tcnicas de interveno e abordagens inovadoras de mudana organizacional. Algumas lentas e incrementais vindas da experincia japonesa, outras pedaggicas e baseadas no mercado e outras rpidas e revolucionrias como reao tipicamente americana. O filo est em oferecer solues prticas e que atendam s emergncias impostas pelas mudanas e transformaes.

As solues emergentes
Teve seu incio com os autores vinculados com a Teoria Matemtica. Ela comeou com os primeiros trabalhos de implantao do controle estatstico da qualidade.
uma tcnica de mudana organizacional suave e contnua centrada nas atividades em grupo das pessoas. Trata-se de uma abordagem incremental e participativa para obter excelncia na qualidade dos produtos e servios a partir das pessoas.

As solues emergentes
A filosofia da melhoria contnua deriva do Kaizen (termo japons). Kaizen uma palavra que significa um processo de gesto e uma cultura de negcios e que passou a significar aprimoramento contnuo e gradual, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido de todos os membros da organizao no que ela faz e na maneira como as coisas so feitas. Para o Kaizen, nada esttico e nem h manuteno do status quo, pois tudo deve ser revisto continuamente. As melhorias no precisam ser grandes mas devem ser contnuas e constantes.

Os 14 pontos de Deming para produtividade gerencial


O programa de melhoria contnua deve basear-se em:

Criar objetivos de melhoria e public-los para todas as pessoas. Todos devem aprender e adotar a filosofia de no conviver com erros. Conhecer os propsitos da qualidade para melhorar processos e reduzir custos. Suspender a prtica de fazer negcios apenas na base do preo. Melhorar sempre e constantemente e identificar solues para os problemas.

Os 14 pontos de Deming para produtividade gerencial


O programa de melhoria contnua deve basear-se em:
Instituir treinamento no trabalho. Ensinar e instituir liderana para conduzir as pessoas. Eliminar o medo de errar. Criar a confiana e um clima para a inovao Incentivar grupos e equipes para alcanar os objetivos da empresa. Demolir as barreiras funcionais entre departamentos. Remover as barreiras que impedem as pessoas de orgulhar-se do seu trabalho. Encorajar a educao e o auto-aperfeioamento de cada pessoa. Garantir a ao necessria para acompanhar essa transformao.

As solues emergentes
O Kaizen uma maneira de pensar e agir baseada nos seguintes princpios: 1. Promover o aprimoramento contnuo. 2. Enfatizar o cliente. 3. Reconhecer o problema abertamente. 4. Promover a discusso aberta e franca. 5. Criar e incentivar equipes de trabalho. 6. Gerenciar projetos por intermdio de equipes multifuncionais. 7. Incentivar o relacionamento entre as pessoas. 8. Desenvolver a autodisciplina. 9. Comunicar e informar a todas as pessoas. 10. Treinar intensivamente e capacitar todas as pessoas.

As solues emergentes Qualidade Total


A Qualidade Total uma decorrncia da aplicao da melhoria contnua. A palavra qualidade tem vrios significados: A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usurio, presentes e futuras. Deming Para Juran: representa a adequao finalidade ou ao uso. Qualidade a conformidade com as exigncias

Crosby

Por trs dos conceitos de qualidade est a figura do cliente.

As solues emergentes Qualidade Total


Enquanto a melhoria contnua da qualidade aplicvel no nvel operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda organizao, abrangendo todos os nveis organizacionais.
A melhoria contnua e a qualidade total so abordagens incrementais para obter excelncia em qualidade dos produtos e processos. O objetivo fazer acrscimos de valor continuamente.

As solues emergentes Qualidade Total


A melhoria contnua e a qualidade total seguem um processo composto das seguintes etapas:
1. Escolha uma rea de melhoria. 2. Defina a equipe de trabalho que tratar da melhoria. 3. Identifique os benchmarks (padro de excelncia que deve ser identificado. Guia de referncia) 4. Analise o mtodo atual. 5. Faa um estudo piloto da melhoria. 6. Implemente as melhorias.

As solues emergentes Qualidade Total


A qualidade total se aplica em todas as reas e nveis da organizao e deve comear no topo da empresa. O comprometimento da alta administrao indispensvel para garantir uma profunda mudana na cultura da organizao. O gerenciamento da qualidade total trouxe tcnicas conhecidas, tais como:
Enxugamento (downsizing) O policiamento externo

substitudo pelo comprometimento e autonomia das pessoas, alm do investimento para melhorar a produtividade.

As solues emergentes Qualidade Total


Terceirizao (outsourcing) Simplificao da estrutura e

do processo decisrio das organizaes e uma focalizao maior no core business (negcio principal) e nos aspectos essenciais do negcio.

Reduo de tempo do ciclo de produo A reduo do

ciclo operacional permite a competio pelo tempo, o atendimento mais rpido do cliente, etapas de produo mais encadeadas entre si, queda de barreiras e obstculos intermedirios. Os conceitos de fbrica enxuta e just in time (tempo certo) so baseados no ciclo de tempo reduzido.

Os 10 passos para a qualidade segundo Juran


1. Promover a conscientizao da necessidade e oportunidade de melhorias. 2. Estabelecer metas de melhoramentos. 3. Organizar para atingir as metas. 4. Prover treinamento a todas as pessoas. 5. Executar os projetos para resolver os problemas. 6. Relatar e divulgar o progresso. 7. Demonstrar reconhecimento s pessoas. 8. Comunicar os resultados alcanados. 9. Conservar os dados obtidos. 10. Manter o entusiasmo.

As solues emergentes Reengenharia


Significa fazer uma nova engenharia de estrutura organizacional. No se trata de fazer reparos rpidos ou mudanas cosmticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente. Se baseia nos processos empresariais e considera que eles que devem fundamentar o formato organizacional. No se pretende melhorar os processos j existentes, mas a sua total substituio por processos inteiramente novos. Nem se pretende automatizar os processos j existentes. No se confunde com a melhoria contnua: pretende criar um processo inteiramente novo e baseado na TI e no o aperfeioamento gradativo e lento do processo atual.

As solues emergentes Reengenharia


A Reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:

1. Fundamental. Busca reduzir a organizao ao essencial e fundamental. As questes: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos desta maneira? 2. Radical. Impem uma renovao radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho. 3. Drstica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destri o antigo e busca sua substituio por algo inteiramente novo. No aproveita nada do que existe. 4. Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e no mais para as tarefas ou servios, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o qu e o porqu e no o como do processo.

As solues emergentes Reengenharia


A reengenharia est preocupada em fazer cada vez mais com cada vez menos. Seus trs componentes so:
Pessoas TI Processos

Focaliza os processos organizacionais A soluo focalizar a empresa nos seus processos e no nos seus rgos. Da, virar o velho e tradicional organograma de cabea para baixo ou, jog-lo fora.

As solues emergentes Reengenharia


A reengenharia de processos direciona as caractersticas organizacionais para os processos. Suas consequncias para a organizao so:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. De departamentos para equipes de processos focadas no cliente. Downsizing: achatamento e enxugamento. De tarefas para equipes multifuncionais. De regras e regulamentos para autonomia das pessoas. De treinamento especfico para educao integral das pessoas. De avaliao do passado para metas futuras. De subordinao para foco no cliente interno ou externo. De gerentes controladores para lderes impulsionadores. De gerentes com habilidades tcnicas para habilidades interpessoais.

As solues emergentes Reengenharia


A reengenharia nada tem a ver com a tradicional departamentalizao por processos. Ela simplesmente elimina departamentos e os substitui por equipes.

Apesar de estar ligada a demisses em massa devido ao consequente downsizing e substituio de trabalho humano pelo computador, a reengenharia mostrou a importncia dos processos horizontais das organizaes e do seu tratamento racional.

You might also like