You are on page 1of 30

RADIAES IONIZANTES

HISTRICO

Histrico da radiao
1) 08/11/1895 - Wilhem Konrad Roentgen observou um fraco brilho esverdeado numa tela fluorescente ativado por um tipo de emanao desconhecida de um tubo de crookes exitado eletrostaticamente 2) 28/12/1895 - Roentgen escreve o primeiro trabalho: On a New Kind of Ray para a Bavarian Physical medical Society.

3) 05/01/1896 - O Viena Press publica um resumo e a notcia se espalha rapidamente no mundo 4) Um dia aps a chegada do relatrio nos USA, Thomas A. Edson comea a trabalhar no assunto. 5) Durante o ano de 1896, a revista Medical record (NY) publica 28 referncias sobre os Roentgen Rays ou X Rays.

6) Antes do final do ano, trabalhadores sofrem severas reaes devido aos raios X. Uma assistente de T. Edson - Clarence Doll - talvez tenha sido a primeira que sabidamente morreu de cncer induzido por raios X.

7) No mesmo ms (nov/1895) da descoberta de Roentgen, A. H. Becquerel descobriu que algum tipo de raio similar ao raio X era continuamente emitido por compostos de urnio natural. 8) Em 12/1898, Pierre e Marie Curie anunciavam, a partir de compostos de urnio, a descoberta de um material altamente radioativo, que chamaram de RADIUM. Era constitudo de trs tipos de raio; um deles foi chamado de Raios Gama - com menor energia, mas maior capacidade de penetrao.

9) Os Raios Gama pareciam atuar em tecidos vivos. Em 1901, Becquerel sofreu queimaduras por causa de um frasco de Radium que levava no bolso; Pierre Curie queimou sou brao intencionalmente. Estes fatos levaram idia que o Radium tinha propriedades medicinais. Curie levou Ra ao Hospital S. Louis (Paris), onde se iniciou a aplicao em doenas dermatolgicas.
10) A pesquisa mostrou que os raios do Ra tinham efeito bactericida. Sementes perdiam o poder de germinao, protozorios mostravam anormalidades e retardo no desenvolvimento.

11) Histologias de tecidos irradiados foram estudadas por Bergonie e Tribondeau, que elaboraram a lei: clulas imaturas em estado de diviso so mais sensveis irradiao do que clulas adultas ou estacionadas.
12) Em 1903, o efeito esterilizante dos RX foi observado. Em mais alguns anos, Bardeen observou que ovos de r fertilizados por espermas e irradiados com RX desenvolviam anormalidades. 13) Em 1927 H.J. Muller estudou em Drosophila que RX e raios gama produziam mutaes hereditrias.

14) Nas duas dcadas seguintes, vrios eventos aconteceram: fontes poderosas de RX e Raios Gama; gramas de Ra forma isoladas; fontes de alta voltagem como Van der Graaff foram construdas; em 1961, E. O. Lawrence e col. iniciaram o desenvolvimento do acelerador linear, que levou inveno de Cyclotrons; os riscos do uso da radiao foram reconhecidos e regras forma estabelecidas; radioistopos como 198Au, 60Co, 137Cs, 90Sr tornaram-se disponveis em larga escala.

Primeira radiografia de parte do corpo humano

TIPOS DE RADIAO
ALFA CORPUSCULARES

BETA

ELETROMAGNTICA

Raios X GAMA

RADIAES CORPUSCULARES
PARTCULA ALFA NCLEO DE HLIO = 2 PROTONS + 2 NEUTRONS CARGA POSITIVA ALTA IONIZAO ESPECFICA PARTCULA BETA

ELTRON COM CARGA NEGATIVA


MASSA 1/7000 DA PARTCULA ALFA DESVIADAS POR CAMPO MAGNTICO

RADIAES ELETROMAGNTICAS
SEM MASSA E SEM CARGA NO SO DESVIADAS POR CAMPO MAGNTICO ALTO PODER DE PENETRAO NA MATRIA

INTERAO DA RADIAO COM A MATRIA

Interao da radiao com a matria


Radiao
Eletromagntica (raios X e g) Partculas carregadas (e-, a, p, etc) Nutrons

Ionizao: remoo completa de um ou mais eltrons de valncia Excitao: os eltrons so levados a nveis com energias mais altas

Interao com nutrons


Classificao segundo a energia lentos intermedirios rpidos alta energia trmicos epitrmicos rpidos 0,03 eV < n < 100 eV 100 eV < n < 10 eV 10 keV < n < 10 keV n > 10 MeV ou n 0,025 eV 1 eV <n < 100 keV n > 100 keV

Interagem por coliso direta com o ncleo

Interao com partculas carregadas


Pesadas Leves a, p, etc e

Partculas pesadas tem menor velocidade que um eltron de mesma energia, portanto ionizaro um nmero maior de tomos ao longo de seu percurso que ser aproximadamente linear.

Eltrons perdem energia atravs de uma srie de colises que defletam do processo original, causando uma srie de ionizaes secundrias.

eltron incidente

absorvedor

Interao com raios X e g


Raios g so radiaes eletromagnticas que acompanham transies nucleares. Raios X so radiaes eletromagnticas que acompanham transies eletrnicas. Principais processos de interao Efeito fotoeltrico Efeito Compton Produo de pares

Efeito fotoeltrico
Acontece quando a radiao X, transfere sua energia total para um nico eltron orbital ejetando-o do tomo com velocidade (processo de ionizao). O processo de troca de energia pela equao: Ec = h.f - Elig , sendo Ec a energia cintica, h.f a energia do raio X incidente e Elig a energia de ligao do eltron ao seu orbital Este eltron expelido do tomo denominado fotoeltron e poder perder a energia recebida do fton, produzindo ionizao em outros tomos A direo de sada do fotoeltron com relao de incidncia do fton, varia com a energia deste.

Efeito Compton
Quando a energia da Radiao X aumenta, o espalhamento Compton torna-se mais freqente que o efeito fotoeltrico. O efeito Compton a interao de um raio X com um eltron orbital onde parte da energia do raio X incidente transferida como energia cintica para o eltron e o restante cedida para o fton espalhado, levando-se em considerao tambm a energia de ligao do eltron. O fton espalhado ter uma energia menor e uma direo diferente da incidente.

Produo de pares

A produo de pares ocorre somente quando ftons de energia igual ou superior a 1,02 MeV passam prximos a ncleos de elevado nmero atmico. Nesse caso, a radiao X interage com o ncleo e desaparece, dando origem a um par eltron-psitron com energia cintica em diferente proporo. O psitron e o eltron perdero sua energia cintica pela ionizao e excitao.

Energia do fton nos processos competitivos


120 100 80 60 40

Efeito fotoeltrico dominante Efeito Compton dominante


0,01 0,05 0,1 0,5 1 5

Produo de pares dominante

20

10

50 100

Energia do fton, MeV

PENETRABILIDADE NA MATRIA

UNIDADES
RAD unidade de dose absorvida sendo essa definida pela razo d/ dm, onde d a energia mdia distribuda pela radiao massa dm. 1 rad = 100 erg/g GRAY nova unidade de dose absorvida usada em substituio ao rad (1976) 1Gy = 1 J/kg = 100 rad ROENTGEN unidade de exposio e est relacionada habilidade de raios X ionizarem o ar; para raios X e g, uma exposio de IR resulta numa dose absorvida de 1 rad em gua ou tecido mole. ELETRON VOLT a energia adquirida por um eltron ao atravessar uma diferena de potencial de 1 v. 1 eV= 1,6 x 10-12 J

CURIE uma unidade de ATIVIDADE de um radionucldeo que possui 3,7 x 1010 desintegraes/segundo. 1 Ci = 3,7 x 10 10 desintegraes por segundo MEIA - VIDA tempo mdio para que metade dos tomos de um elemento radioativo decaiam. T 1/2 = (ln2)/l , onde l a constante de decaimento

BEQUEREL unidade de atividade 1 Bq = 1dps = 3,7 x 10-10 Ci


ROENTGEN EQUIVALENT MAN unidade de dose que tenta expressar todos os tipos de radiao numa escala comum. DREM = DRAD x QF

RELAES DE UNIDADE
DL50/30 (seres humanos): 4 Gy = 400 rad = 4 Sv (para radiao eletromagntica) 1 mSv = 0,1 rem = 0,1 rad = 0,1 cGy (para radiao eletromagntica)

Antiga
Dose Dose equivalente Radioatividade rad rem Ci

Nova
gray sievert bequerel

Smbolo
Gy Sv Bq

Relao
1 rad = 1cGy 1 rem = 0,01 Sv 1 Ci = 3,7 x 1010 Bq

EFEITOS BIOLGICOS DA RADIAO


ESTOCSTICOS So aqueles cuja probabilidade de ocorrer aumenta com a dose, sem porm a existncia de um limiar de dose. Exemplos: efeitos hereditrios, aparecimento de cncer

NO ESTOCSTICOS So aqueles cuja severidade depende da dose e que apresentam um limiar de dose. Exemplos: mortalidade animal, distrbios imunolgicos.

Energia dos diferentes tipos de radiao


Comprimento de onda (m) superior a 3 x 10-1 3 x 10-1 3 x 10-3 3 x 10-3 7,6 x 10-7 Energia do fton (eV) inferior a 4,1 x 10-6 4,1 x 10-6 4,1 x 10-4 4,1 x 10-4 1,6 1,6 3,1 3,1 123,2 Radiao Ondas de radiofrequncia Microondas Infravermelha Luz visvel Ultravioleta
A-400 320nm B-320 290 nm C-290 200nm

7,6 x 10-7 4 x 10-7 4x 10-7 10-8

inferior a 10-8

superior a 123,2

Raios X e g

Tempo e efeito radiao


Estgio
Fsico

Tempo
< 10-14 s

Ao

Efeito

Deposio de energia na Excitao dos gua orgnicos e compostos e inorgnicos na absoro de luz proporo aproximada das massas Quebra das ligaes: SH, O-H, N-H e C-H. Transferncia de ins. Radilise da gua radicais livres emisso de luz das molculas excitadas. Formao de H2O2 Comea o dano qumico. Radicais livres comeam a reagir com os radicais metablicos normais

Fsico qumico

10-14 a 10-12 s

Tempo e efeito da radiao


Estgio
Qumico

Tempo
10-12 a 10-7 s

Ao
Continua a reao dos radicais livres da gua com biomolculas. Quebra da ligaes C-C e CN. Radicais secundrios. Produtos estveis comeam a aparecer. Formao de produtos txicos

Efeito
Comea o dano ao RNA e DNA. Enzimas so inativadas e ativadas. Depleo de SH. Peroxidao de lipdeos. Dano em todas as biomolculas. Toxicidade dos produtos iniciada

Tempo e efeito da radiao


Estgio
Qumico e biolgico coincidem

Tempo
10-7 a 10 s

Ao
Radicais secundrios. Perxidos orgnicos. Hidroperxiodos H2O2 continuam a agir
A maioria das reaes primrias so completadas. Reaes secundrias continuam

Efeito
Muitas reaes bioqumicas so interrompidas. Comea reparo do DNA

Biolgico

10 s a 10 h

Mitose das clulas diminuda. Reaes bioqumicas bloqueadas. Rompimento da membrana celular. Comea o efeito biolgico

You might also like