You are on page 1of 94

IPT INTERPRETAO E PRODUO DE TEXTOS

Apostila 01

Interpretao e Produo de Textos


IPT uma disciplina que abrange o bsico do uso da lngua: a leitura e a produo. O tempo todo ns usamos a lngua portuguesa, ou seja, o tempo todo falamos, ouvimos, lemos e escrevemos, e, quando praticamos essas aes, estamos, na verdade, interpretando e produzindo textos.

Interpretao e Produo de Textos

nossa volta est cheio de textos: conversaes entre os familiares, os colegas, as crianas, em casa, no local de trabalho, nas ruas; recados, msn, torpedo, twitter; informaes em outdoors, placas, embalagens; notcias televisivas, novelas, filmes; pesquisas em jornais, livros, sites...

Interpretao e Produo de Textos

Ler responder a um objetivo, a uma necessidade pessoal.

A importncia da Leitura

Existem quatro estilos de alunos: os que no estudam nada; os que estudam um pouco; os que estudam tudo o que o professor ensina, e os que estudam alm. Conhea agora as caractersticas de cada um deles:

1.Alunos que no estudam nada. No gostam do que estudam, no gostam de estudar, esto desmotivados, pretendem apenas tirar o diploma, e na prova, utilizam-se da famosa cola. 2.Alunos que estudam um pouco. Estes alunos ficam satisfeitos quando tiram a nota mnima para passar de ano. Para estes alunos, o estudo no tem tanta importncia, eles querem apenas cumprir o mnimo necessrio e curtir a vida.

3.Alunos que estudam tudo o que o professor ensina. Conhecidos como CDFs da turma, copiam tudo o que o professor ensina, prestam ateno na explicao, fazem todos os deveres de casa, mantm uma disciplina de estudos e geralmente esto entre os melhores. 4.Alunos que estudam alm do que o professor ensina. Para estes alunos, o foco a aprendizagem, tem uma motivao em aprender cada vez mais. Eles no se contentam com o que dado na sala de aula, buscam conhecer de forma mais profunda a matria que lhes dada. Gostam de leitura, sentem-se realizados por estarem em constante aprendizado.

Dentre os quatro estilos de alunos, qual tem maior chance de obter sucesso na vida profissional? Qual representa melhor o seu estilo? Qual voc deseja ser?

O que melhor, o vcio ou o hbito?


Algumas vezes, perdemos nosso tempo, com determinados programas de TV, sites na internet que no levam a lugar algum, enquanto poderamos aproveitar nosso tempo com a leitura de um livro. O hbito algo que se adquire, quando o repetimos durante vrias vezes. necessria, uma boa dose de determinao e fora de vontade. Leva tempo para adquirirmos bons hbitos. Um vcio adquirido de forma mais rpida, geralmente praticamos uma vez e se a experincia for positiva, a tendncia repetirmos mais vezes.

A boa notcia que adquirir bons hbitos, depende da escolha de cada um de ns. O vcio nos d prazer de forma momentnea, porm, os resultados nem sempre so positivos, veja o caso das drogas, por exemplo. Um bom hbito produz resultados a mdio e longo prazo, pense nos resultados de uma pessoa que adquire o hbito sistemtico dos estudos, levar algum tempo, porm ela colher os frutos. Ter o hbito de praticar uma atividade fsica, contribui para a manuteno da sade.

10

Quem tem o hbito da leitura, adquire uma maturidade intelectual, fortalece seu senso crtico e sua viso de mundo se amplia. Pense nas vantagens da leitura na sua vida: sero novos conhecimentos, novas informaes. Atravs da leitura voc poder conhecer outros pases, outras culturas, uma lngua estrangeira, poder entrar na mente de um cientista, de um poeta. A leitura transporta voc para o passado, o presente e o futuro.
11

Voc poder sentir-se em paz atravs da leitura da Bblia, divertir-se atravs de um livro cmico, ficar entretido com um livro de suspense, sonhar com um romance, preparar-se para um concurso, aprimorar-se profissionalmente, ser um estudante exemplar. So inmeras as vantagens de se obter o hbito da leitura.

12

Observe esses 4 verbos: ter, aprender, fazer e ser. Vejamos o que esses verbos representam e como interagem entre si.

13

O verbo ter pode ser concretizado quando se tem recursos financeiros, por exemplo, se voc j tem dinheiro, fica mais fcil ter outras coisas, voc pode ter um celular novo, uma casa nova. Voc pode comprar as coisas com dinheiro. Ter um emprego algo mais complexo, porque no depende somente de voc, depende do empregador, isto , de algum que contrate voc, para ter um emprego. No caso do concurso pblico voc poder ter um bom emprego se passar, nesse caso, houve um esforo da sua parte.
14

Ter coisas, d uma sensao de poder, isto faz com que as pessoas que tm dinheiro se sintam superiores queles que no o possuem, da, a busca pelo dinheiro em nossa sociedade capitalista.

15

Fazer um ato, um comportamento. Ns somos julgados por aquilo que fazemos. Voc poder ter um conceito de si mesmo, mas julgado por aquilo que voc faz. Algumas pessoas acham que so aquilo que fazem, isso pode ser verdade em alguns casos, mas nem sempre reflete a realidade. Veja o caso do chefe, seu poder ou autoridade tem como base, um cargo. Quando essa pessoa deixa de ser chefe, ela perde a autoridade, o poder. A posio a base desse poder, ela considerada um poder legtimo.
16

Ser, uma consequncia daquilo que fazemos e pensamos a respeito de ns mesmos. Da, a importncia dos pensamentos, da autoestima.

17

Aprender um verbo muito interessante, porque quem o pratica est em constante crescimento. Para aprender, necessrio a humildade, porque as pessoas humildes so aquelas que tm uma conscincia de suas limitaes. Essas pessoas no se acham as donas da verdade. Estes quatro verbos, quando bem aplicados, podero mudar a sua vida para melhor.

18

H uma diferena no desempenho de um aluno que gosta de estudar e outro que no gosta.

19

O Segredo do Fracasso nos Estudos

Por que alguns alunos fracassam nos estudos? Existem muitas razes, mas vamos indicar algumas:

1. Colocar a nota da prova como a razo dos estudos. A meta do aluno exclusivamente a nota da prova. 2. Deixar para estudar somente na vspera da prova. O aluno deixa tudo para ltima hora, faz o dever de casa na vspera e, estuda um dia, ou algumas horas antes da prova. 3. Ter uma baixa auto-estima ou complexo de inferioridade. O aluno se considera inferior, incapaz de aprender a matria, assim, cria uma barreira psicolgica e sequer estuda para aprender, pois j colocou na sua mente que um fracassado.

20

4. Preguia para ler ou estudar. O aluno no criou um hbito de estudar, falta-lhe concentrao, faz outras atividades no relacionadas ao estudo. 5. Falta de objetividade na vida. O aluno no colocou um foco na sua vida. No sabe porque est estudando tal curso, ou o curso que estuda no o que ele deseja para sua vida. 6. Contentar-se com realizaes pequenas. O aluno fica satisfeito com um baixo desempenho, preocupa-se somente em tirar a nota mnima para passar de ano, tem pouca ou nenhuma ambio.

21

7. Dificuldade para relacionar-se com as pessoas. Alguns alunos se fecham em seu mundo interior, tm dificuldades para fazer amigos. Encaram os outros como inimigos e assim tem dificuldades para trabalhar em equipe. Geralmente fica isolado do grupo 8. No gosta de estudar. difcil um aluno se autorealizar, se no gosta do que faz. Algumas matrias so encaradas por obrigao. 9. Falta de uma metodologia de estudos. Alguns alunos simplesmente no sabem como estudar, no desenvolveram uma metodologia prpria de estudos.

22

10. O professor intragvel. Em alguns casos, o motivo da dificuldade nos estudos est no professor, alguns professores so desmotivadores, seja pela falta de capacidade ou pela falta de humildade. Estas so algumas razes porque os alunos fracassam nos estudos; descubra qual o seu ponto fraco e busque uma soluo. Nove deles so atributos internos, depende s de voc melhorar, apenas um considerado fator externo, o caso do professor desmotivador. Se voc tem um professor intragvel, tenha pacincia e estude para valer.

23

Divertir-se mais gostoso que trabalhar ou estudar.

O que fazer se voc no gosta de estudar?

24

Podemos aprender a gostar de estudar, estudando. No comeo difcil, mas com o tempo, voc perceber que estudar traz mais vantagens que desvantagens. Voc desenvolver seu intelecto, ter um raciocnio mais rpido, ampliar seus conhecimentos e, como resultado, sua aprendizagem ser mais eficaz e isso refletir no seu desempenho acadmico. Experimente, tenha pacincia, com o tempo voc aprender a gostar de estudar.
25

Todo estudante sabe da importncia da leitura para sua vida estudantil, mas nem todos possuem esse hbito. Por qu? preciso refletir a respeito para entender sua importncia. Podemos comear analisando o benefcio que ela nos proporciona...

26

O benefcio da leitura

1. A leitura ir enriquecer nossa mente com informaes, dados, conceitos, princpios e conhecimentos. 2. A leitura como um exerccio fsico que fortalece os msculos, ou seja, sua mente estar mais desenvolvida, mais lcida. 3. A leitura ajudar o desenvolvimento do raciocnio, do discernimento, voc ter maiores condies de pensar melhor sobre determinado assunto e o ajudar a tomar melhores decises.
27

4. A leitura ir enriquecer o seu vocabulrio proporcionando sua mente um raciocnio mais lgico e crtico. Ajudar grandemente em sua fluncia verbal e escrita. 5. A leitura fortalece a criatividade e a imaginao, aumentando, desta forma, suas habilidades mentais.

28

Existe ainda, um outro fator que nos ajudar a adquirir o hbito da leitura: o senso da necessidade.

Abrao Maslow realizou um estudo sobre as necessidades humanas e comentou sobre as necessidades bsicas, tambm conhecidas como fisiolgicas, nelas foram includas necessidades como a fome, sede, vesturio, etc.
29

Autorealizao

Primrias: fisiolgicas, segurana.

Estima

Sociais

Segurana

Secundrias: estima, realizao.

sociais, auto-

Necessidades fisiolgicas

30

REALIZAO AUTO-ESTIMA

Crescimento / Desenvolvimento pessoal / Sucesso profissional


Status / Prestgio / Auto-respeito / Auto-confiana / Reconhecimento Amizade / Amor / Pertencer ao grupo / Atividades Sociais Proteo / Abrigo / Inexistncia de perigo

SOCIAIS
SEGURANA FISIOLGICAS

Fome / Sede / Sono, etc.


31

Podemos fazer uma aplicao nessa pirmide, acrescentando a necessidade do conhecimento, a sede e a fome pelo saber. Assim, como estudante, precisamos sentir essa necessidade, este forte desejo de conhecer mais profundamente os assuntos que esto ao nosso redor, despertar em ns uma ambio pelo conhecimento, saindo da zona de conforto, do comodismo, da preguia mental.

Gilberto Takashi Suzuki.

Autor do livro "Otimismo para pais, professores e estudantes.

Recebeu o prmio Unespa em 2002. Unama Suzuki Consultoria.


32

Importncia da leitura como fonte de conhecimento e participao na sociedade


Ler significa aproximar-se de algo que acaba de ganhar existncia. talo Calvino O ato de ler soberano. Implica desvendar e conhecer o mundo. pela leitura que desenvolvemos o processo de atribuir sentido a tudo o que nos rodeia: lemos um olhar, um gesto, um sorriso, um mapa, uma obra de arte, as pegadas na areia, as nuvens carregadas no cu, o sinal de fumaa avisando ao longe e tantos outros sinais. Lemos at mesmo o silncio!!

33

Nos dias de hoje, a comunicao, est mediada por uma infinidade de signos. fundamental reconhecer que o sentido de todas as coisas so por ns percebidas por meio do olhar, da compreenso e da interpretao desses mltiplos signos (entidades lingusticas dotadas de duas faces: o significante (imagem acstica) e o significado (conceito) que enxergamos. Em bola, por exemplo, a sequncia de sons b-o-l-a o significante, e a ideia do objeto o significado.
34

Sendo assim, entendemos as coisas, por meio da leitura, um ato individual de construo de significado num contexto que se configura mediante a interao autor/texto/leitor.

35

A leitura uma atividade que solicita intensa participao do leitor e exige muito mais que o simples conhecimento lingustico compartilhado pelos interlocutores: o leitor , necessariamente, levado a mobilizar uma srie de estratgias, com a finalidade de preencher as lacunas e participar, de forma ativa, da construo do sentido. Dessa forma, autor e leitor devem ser vistos como estrategistas na interao pela linguagem para que se construa o sentido do texto.
36

preciso considerar tanto as informaes explcitas, como tambm as implcitas, subentendida. Podemos, ento, concluir que: a)a leitura de qualquer texto exige muito mais do que o conhecimento lingustico; b)o leitor realiza um trabalho ativo de compreenso e interpretao do texto, a partir, entre outros aspectos, de seu conhecimento lingustico, textual e, ainda, de seu conhecimento de mundo.

37

Leitura , assim, uma atividade de produo de sentido. nesse intercmbio de leituras que se refinam, se reajustam e redimensionam hipteses de significado, ampliando constantemente a nossa compreenso dos outros, do mundo e de ns mesmos. O exerccio pleno da cidadania passa necessariamente pela garantia de acesso aos conhecimentos construdos e acumulados e s informaes disponveis socialmente. E, a leitura, a chave dessa conquista.
38

Portanto...podemos entender que ler ...


O aumento especfico. de conhecimento geral ou

Ler trocar. Ler no s receber. Ler comparar as experincias prprias com as narradas pelo escritor, comparar o prprio ponto de vista com o dele, recriando ideias e revendo conceitos.

39

Ler dialogar!

Quando lemos, estabelecemos um dilogo com a obra, compreendendo as intenes do autor. Somos levados a fazer perguntas e procurar respostas.

40

Ler exercitar o discernimento!


Quando lemos, colocamo-nos de modo favorvel ou no aos pontos de vista, pesamos argumentos e argumentamos dentro de ns mesmos, refletimos sobre opes dos personagens ou sobre as ideias defendidas pelo autor.

41

Ler ampliar a percepo!

Ler ser motivado observao de aspectos da vida que antes nos passavam despercebidos.

42

Ler bons livros capacitar-se para ler a vida.

43

Investigaes atestam que o sucesso nas carreiras e atividades na atualidade, relacionam-se estreitamente, com o hbito da leitura proveitosa, pois alm de aprofundar estudos, possibilita a aquisio dos conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade.

44

Dmitruk (2001, p. 41) afirma convictamente, que [...] no importa tanto o quanto se l, mas como se l. A leitura requer ateno, inteno, reflexo, esprito crtico, anlise e sntese; o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar.

45

Ler benfico sade mental, pois uma atividade Neurbica.

A atividade da leitura faz reforar as conexes entre os neurnios. Para a mente, ainda no inventaram melhor exerccio do que ler atentamente e refletir sobre o texto.

46

Estratgias para compreenso da leitura

As estudiosas Bencke e Gabriel fizeram um interessante levantamento das estratgias que os leitores usam para compreender o texto. A lista longa, mas essencial.

47

Descrio da estratgia
01-Estabelecer um objetivo geral para a leitura. 02-Verificar se o que vou ler viabiliza o meu objetivo. 03-Examinar ligeiramente o texto inteiro. 04-Dar uma olhada geral no texto para ver do que trata. 05-Dar uma olhada na quantidade de pginas do texto. 06-Ver como a organizao e a sequncia do texto. 07-Organizar um roteiro para ler.
48

Descrio da estratgia
08-Identificar as dicas do texto que permitiriam formular hipteses corretas sobre o seu contedo antes da leitura. 09-Levantar hipteses sobre o contedo do texto. 10-Supor qual ser o contedo por conhecer quem o autor. 11-Supor qual ser o contedo pelo ttulo. 12-Ler um texto a partir das hipteses e questes levantadas. 13-Deduzir informaes do texto para melhor compreend-lo.
49

Descrio da estratgia
14-Fazer suposies sobre o significado de um trecho do texto, quando no entendo. 15-Verificar se as hipteses sobre o contedo do texto esto certas ou erradas. 16-Pensar sobre por que fiz algumas suposies certas e outras erradas sobre o texto. 17-Verificar o que j sei e conheo sobre o assunto tratado pelo texto. 18-Relacionar o assunto do texto com o que j conheo sobre o assunto. 19-Consultar o dicionrio para entender o significado de palavras novas.
50

Descrio da estratgia
20-Consultar fonte externa quando no compreendo palavra, frase, pargrafo. 21-Dar continuidade leitura quando no compreendo palavra, frase, pargrafo. 22-Fixar a ateno em determinados trechos do texto. 23-Ler as informaes importantes com ateno e as outras superficialmente. 24-Ficar atento a nomes, datas, pocas e locais que aparecem no texto para poder compreend-lo.

51

Descrio da estratgia
25-Ler com ateno e devagar para ter certeza de que estou entendendo o texto. 26-Concentrar-me na leitura quando o texto difcil. 27-Fazer perguntas sobre o contedo do texto. 28-Questionar o texto para entend-lo melhor. 29-Tentar responder s questes que fiz sobre o texto para ver se o estou entendendo. 30-Responder s questes que fiz sobre o texto. 31-Fazer anotaes ao lado do texto. 32-Fazer anotaes sobre os pontos mais importantes do texto.
52

Descrio da estratgia
33-Fazer anotaes no texto para entend-lo melhor. 34-Grifar o texto para destacar as informaes que considero importantes. 35-Usar marca-texto para destacar as informaes que acho importantes para lembr-las depois. 36-Relembrar os principais pontos do texto. 37-Relembrar os principais pontos do texto para verificar se os compreendi totalmente. 38-Criar imagens mentais de conceitos ou fatos descritos no texto.
53

Descrio da estratgia
39-Visualizar a informao do texto para lembr-la melhor. 40-Escrever com minhas palavras as informaes que destaquei como as mais importantes. 41-Fazer lista dos tpicos mais importantes do texto. 42-Listar as informaes que entendi com facilidade. 43-Fazer um resumo do texto. 44-Fazer um resumo do texto para organizar as informaes mais importantes.
54

Descrio da estratgia
45-Copiar os trechos mais importantes do texto. 46-Fazer um esquema do texto para relacionar as informaes importantes. 47-Pensar em maneiras alternativas de ler o texto para entend-lo. 48-Fazer algumas interrupes na leitura para ver se estou entendendo o texto. 49-Parar para refletir se compreendi bem, ou no, o que li. 50-Avaliar quanto entendi do texto e voltar quelas partes em que no me sinto seguro.
55

Descrio da estratgia
51-Reler trechos quando encontro alguma informao que considero difcil de entender. 52-Reler trechos para inter-relacionar as informaes do texto. 53-Voltar a ler alguns pargrafos ou pginas quando me distraio. 54-Fazer a releitura do texto. 55-Voltar ao texto e reler os pontos mais significativos. 56-Reler o texto vrias vezes quando tenho dificuldade para entend-lo.
56

Descrio da estratgia
57-Reler em voz alta os trechos que no compreendi. 58-Ler em voz alta quando o texto difcil. 59-Analisar se as informaes so lgicas e fazem sentido. 60-Analisar as figuras, os grficos e as tabelas referentes s informaes do texto. 61-Interpretar o que o autor quis dizer. 62-Pensar acerca de implicaes ou consequncias do que diz o texto. 63-Diferenciar as informaes da opinio do autor.
57

Descrio da estratgia
64-Opininar sobre as informaes do texto. 65-Fazer comentrios crticos sobre o texto. 66-Verificar se atingi o objetivo que havia estabelecido para a leitura. 67-Conversar com meus colegas sobre os textos que li para ver se, de fato, entendi o texto lido.

58

O que falam sobre a importncia da leitura


Pessoas brilhantes falam sobre ideias. Pessoas medocres falam sobre coisas. Pessoas pequenas falam sobre outras pessoas. (Dick Corrigan) A leitura aps certa idade distrai excessivamente o esprito humano das suas reflexes criadoras. Todo homem que l de mais e usa o crebro de menos, adquire a preguia de pensar. (Albert Einstein)

59

O que falam sobre a importncia da leitura


A leitura uma fonte inesgotvel de prazer, mas por incrvel que parea, a quase totalidade, no sente esta sede. (Carlos Drummond de Andrade)

A leitura engrandece a alma. (Voltaire)

60

O que falam sobre a importncia da leitura


Aquele que tem por vcio a leitura, droga alucingena das mais leves, acabar cada vez mais dependente dela. E o pior, passar para drogas mais pesadas, como a escrita. Nesta fase crtica, o leitor, agora escritor, tende a fugir regularmente da realidade e ter devaneios de que, assim como Deus, criador de Universos inteiros. (Jefferson Luiz Maleski)

61

Vamos relembrar! Elementos da Comunicao


Fonte:

nascente de mensagens e iniciadora do ciclo da comunicao (pessoa, mquina, organizao, instituio) de onde provm a mensagem, no processo comunicacional.
Emissor:

um dos protagonistas do ato da comunicao, aquele que, num dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatrio.
Receptor:

um dos protagonistas do ato da comunicao: aquele a quem a mensagem dirigida, aquele que recebe a informao e a decodifica, isto , transforma os impulsos fsicos (sinais) em mensagem recuperada.
62

Elementos da Comunicao

Mensagem: comunicao, notcia ou recado verbal ou escrito. Estrutura organizada de sinais que serve de suporte comunicao. A mensagem o objeto da comunicao, um produto fsico real do codificador/fonte (David Berlo).
Quando conversamos, o discurso a mensagem; quando sorrimos, a alterao caracterstica da face a mensagem; quando somos surpreendidos, o silncio e a imobilidade momentnea so a mensagem. (Marcelo Casado de Azevedo)

63

Elementos da Comunicao

Rudo: todo sinal considerado indesejvel na transmisso de uma mensagem por um canal. Tudo o que dificulta a comunicao interfere na transmisso e perturba a recepo ou a compreenso da mensagem. Canal: (meios de comunicao): todo suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a um receptor, atravs do espao e do tempo. Meio pelo qual a mensagem, j codificada pelo emissor, atinge o receptor, que a recebe (em cdigo) e a interpreta (decodifica).
64

Elementos da Comunicao

Contexto: a situao a que a mensagem se refere, tambm chamado de referente. Podemos defin-lo como informaes que acompanham o texto; elementos que estiveram presentes na situao de sua construo. Cdigo: conjunto de signos relacionados de tal modo que estejam aptos para a formao e transmisso da mensagem. Por exemplo, a escrita um cdigo que permite transformar uma mensagem acstica em uma mensagem grfica.

65

Elementos da Comunicao

Codificao: ato de transformar uma mensagem de acordo com regras predeterminadas, para convert-la em linguagem. Decodificao: interpretao de uma mensagem, pelo receptor, de acordo com um cdigo predeterminado. Signos: combinao de um significado com um significante. Em bola, por exemplo, a seqncia de sons b-o-l-a o significante, e a idia do objeto o significado.

66

Elementos da Comunicao

Linguagem: qualquer sistema de signos (no s vocais ou escritos, como tambm visuais, fisionmicos, sonoros, gestuais, etc) capaz de servir a comunicao entre os indivduos. OBS: a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilh-los socialmente. Assim, todo e qualquer processo humano capaz de expressar e compartilhar significao constitui linguagens: tirar fotos, pintar quadros, produzir textos e msicas, escrever jornal, danar, etc. As linguagens fazem parte das diversas formas de expresso representadas pelas artes visuais, pela msica, pela expresso corporal e pela escrita. A linguagem, portanto, nomeia, fixa e concebe objetos, utiliza conceitos e tem por funo permitir a comunicao.
67

Elementos da Comunicao

Lngua: o produto social da faculdade da linguagem de uma sociedade. um conjunto de convenes necessrias, adotadas pelo corpo social, para permitir o exerccio da linguagem.

Fonte: Dicionrio de Comunicao Carlos Alberto Raba e Gustavo Barbosa Elsevier Editora e Novo Aurlio Dicionrio da Lngua Portuguesa Sculo XXI.
68

As diferentes linguagens

A linguagem o instrumento com que o homem pensa e sente, forma estados de alma, aspiraes, volies (fora de vontade" a expresso coloquial e volio o termo cientfico para um mesmo estado mental, ou seja, uma "preferncia eletiva) e aes, o instrumento com que influenca e influenciado, o fundamento ltimo e mais profundo da sociedade humana. L. Hjelmslev Observe, no texto a seguir, como importante saber comunicar-se:

69

Imagine-se entrando numa loja para comprar um...um...como mesmo o seu nome? Posso ajud-lo, cavalheiro? Pode. Eu quero um daqueles, daqueles... Um...como mesmo o nome? Sim? Pomba! Um...um...Que cabea a minha. A palavra me escapou por completo. uma coisa simples, conhecidssima. Sim senhor. O senhor vai dar risada quando souber.

70

Sim senhor. Olha, pontuda, certo? O qu, cavalheiro? Isso que eu quero. Tem uma ponta assim, entende? Depois vem assim, assim, faz uma volta, a vem reto de novo, e na outra ponta tem uma espcie de encaixe, entende? Na ponta tem outra volta, s que esta mais fechada. E tem um, um...Uma espcie de, como que se diz? De sulco. Um sulco onde encaixa a outra ponta, a pontuda, de sorte que o, a, o negcio, entende, fica fechado. isso. Uma coisa pontuda que fecha. Entende?

71

Infelizmente, cavalheiro... Ora, voc sabe do que estou falando. Estou me esforando, mas... Escuta. Acho que no podia ser mais claro. Pontudo numa ponta, certo? Se o senhor diz, cavalheiro... Como, se eu digo? Isso j m vontade. Eu sei que pontudo numa ponta. Posso no saber o nome da coisa, isso um detalhe. Mas sei exatamente o que eu quero. Sim senhor. Pontudo numa ponta. Isso. Eu sabia que voc compreenderia. Tem?

72

Bom, eu preciso saber mais sobre o, a, essa coisa. Tente descrev-la outra vez. Quem sabe o senhor desenha para ns? No. Eu no sei desenhar nem casinha com fumaa saindo da chamin. Sou uma negao em desenho. Sinto muito. No precisa sentir. Sou tcnico em contabilidade, estou muito bem de vida. No sou um dbil mental. No sei desenhar, s isso. E hoje, por acaso, me esqueci o nome desse raio. Mas fora isso, tudo bem. O desenho no me faz falta. Lido com nmeros. Tenho algum problema com os nmeros 73 mais complicados, claro.

O oito, por exemplo. Tenho que fazer um rascunho antes. Mas no sou um dbil mental, como voc est pensando. Eu no estou pensando nada, cavalheiro. Chame o gerente. No ser preciso, cavalheiro. Tenho certeza de que chegaremos a um acordo. Essa coisa que o senhor quer, feito de qu? de, sei l. De metal. Muito bem. De metal. Ela se move? Bem... mais ou menos assim. Presta ateno nas minhas mos. assim, assim, dobra aqui e encaixa na ponta, assim. 74

Tem mais de uma pea? J vem montado? inteirio. Tenho quase certeza de que inteirio. Francamente. Mas simples! Uma coisa simples. Olha: assim, assim, uma volta aqui, vem vindo, vem vindo, outra volta e clique, encaixa. Ah, tem clique. eltrico. No! Clique, que eu digo, o barulho de encaixar. J sei! timo!

75

O senhor quer uma antena externa de televiso. No! Escuta aqui. Vamos tentar de novo... Tentemos por outro lado. Para o que serve? Serve assim para prender. Entende? Uma coisa pontuda que prende. Voc enfia a ponta pontuda por aqui, encaixa a ponta no sulco e prende as duas partes de uma coisa... Certo. Esse instrumento que o senhor procura funciona mais ou menos como um gigantesco alfinete de segurana e... Mas isso! isso! Um alfinete de segurana!
76

Mas do jeito que o senhor descrevia parecia uma coisa enorme, cavalheiro! que eu sou meio expansivo. Me v a um...um...Como mesmo o nome? (Lus Fernando
Verssimo. Para gostar de ler. V.7. So Paulo, tica, 1982.)

77

Comunicao = comum + ao, ou melhor, ao em comum. Comunicao: deriva do latim communicare, cujo significado seria tornar comum, partilhar, repartir, trocar opinies, estar em relao com.

Podemos afirmar que, comunicao implica em, participao, interao entre dois ou mais elementos, um emitindo informaes, outro recebendo e reagindo. Para que a comunicao exista, preciso que haja mais de um plo: sem o outro no h partilha de sentimentos e idias ou de comandos e respostas.

78

Portanto, chegamos a concluso que, para que a comunicao seja eficiente, necessrio que haja um cdigo comum aos interlocutores.

79

Linguagem
Linguagem a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilh-los socialmente. Assim, todo e qualquer processo humano capaz de expressar e compartilhar significao constitui linguagens: tirar fotos, pintar quadros, produzir textos e msicas, escrever jornal, danar, etc. As linguagens fazem parte das diversas formas de expresso representadas pelas artes visuais, pela msica, pela expresso corporal e pela escrita. A linguagem, portanto, nomeia, fixa e concebe objetos, utiliza conceitos e tem por funo permitir a comunicao.

80

Linguagem: qualquer sistema de signos simblicos empregados na intercomunicao social para expressar e comunicar ideias e sentimentos, isto , contedos da conscincia. Bechara (1999:28) A linguagem , ento vista como um espao que tanto o sujeito quanto o outro que com ele interage so inteiramente ativos. Por meio dela, o homem pode trocar informaes e ideias, compartilhar conhecimentos, expressar ideias e emoes.

81

Desse modo, reconhecemos a linguagem como um instrumento mltiplo e dinmico, isso porque, considerados os sentidos que devem ser expressos e as condies de que dispomos em dada situao, valemo-nos de cdigos diferentes, criados a partir de elementos como o som, a imagem, a cor, a forma, o movimento e tantos outros.

82

Linguagem Verbal e No Verbal

Linguagem verbal: aquela que utiliza as palavras para estabelecer comunicao. A lngua que voc utiliza, por exemplo, linguagem verbal, assim como a literatura.

Linguagem no verbal: aquela que utiliza outros sinais que no as palavras para estabelecer comunicao. Os sinais utilizados pelos surdos-mudos, por exemplo, constituem um tipo de linguagem no verbal. E, como exemplos de linguagens no-verbais, temos: gestos, placas de trnsito, apito do guarda ou do juiz, semforo, buzina etc.

83

Linguagem Verbal e No Verbal


Quando se fala em texto ou linguagem, normalmente se pensa em texto e em linguagens verbais, ou seja, naquela capacidade humana ligada ao pensamento que se manifesta por palavras (verbum em latim); no entanto, o ser humano para se comunicar faz uso de 58 % da linguagem gestual, 38% da linguagem falada, isto , da voz; e, apenas 7 % da escrita.

84

Linguagem Verbal e No Verbal


Tanto a linguagem verbal, quanto a linguagem no-verbal expressam sentidos; e, para isso, utilizam-se de signos. Na linguagem verbal, o signo construdo atravs dos sons da lngua, enquanto que na linguagem no-verbal, os signos so constitudos por gestos, expresses, formas, cores etc.

85

Linguagem Verbal e No Verbal


H tambm linguagens mistas, que fazem uso da palavra e da figura.
So exemplos de linguagem mista: charges, tirinhas, HQs, dentre outras.

86

Linguagem Formal e Informal

Nossa lngua uma imensa possibilidade de variantes lingusticas, tanto na linguagem formal (padro) quanto na linguagem informal (coloquial).

Elas no so homogneas.
Especialmente no que se refere ao coloquial, as variaes no se esgotam.

87

Linguagem Formal e Informal

Alguns fatores que determinam essa variedade: diferenas regionais : h caractersticas fonticas prprias de cada regio, um sotaque prprio que d traos distintivos ao falante nativo. Por exemplo: a fala espontnea de um caipira difere da fala de um gacho em pronncia e vocabulrio; nvel social do falante e sua relao com a escrita: um operrio, de modo geral, no fala da mesma maneira que um mdico, por exemplo; diferenas individuais.

88

importante salientar que cada variedade tem um conjunto de situaes especficas para seu uso e, de modo geral, no pode ser substituda por outra sem provocar, ao menos, estranheza durante a comunicao. O texto de Lus Fernando Verssimo ilustra uma dessas situaes inusitadas: Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no?

89

A, Galera

-A, campeo. Uma palavrinha pra galera. -Minha saudao aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. -Como ? -A, galera. -Quais so as instrues do tcnico? -Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contra-golpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo da ao.
90

-Ahn? - pr dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. -Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? -Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? -Pode. -Uma saudao para a minha progenitora.

91

-Como ? -Al, mame! -Estou vendo que voc um, um... -Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao? -Estereoqu? -Um chato. -Isso.

Correio Braziliense, 13/05/1998.


92

A linguagem sempre um estar no mundo com os outros, no como um indivduo em particular, mas como parte do todo social, de uma comunidade.
Bechara (1999)

93

Somente da 1 apostila....ainda tem muito mais!!


94

You might also like