You are on page 1of 50

METODOLOGIA DE PESQUISA

dr. Gerson Almeida Luis


gersonnazy@gmail.com

UP Sagrada Familia_Maxixe

Metodologia e Cincia: Sequncia MPC

Cincia

P M

Pesquisa

Neste sentido Metodologia

A Metodologia orienta a Pesquisa para se produzir Cincia.

O QUE O QU?

Metodologia: sequncia de procedimentos que orientam um trabalho para se obter determinado resultado (garante resultado independente de tempo e espao). Pesquisa: instrumento de metodologia. Tcnicas: Bibliogrfica; Documental; Campo Entrevista e/ou Formulrio. Cincia: paradigma; verdade terica ou prtica.

O que Compe um Projecto de Pesquisa?

Tema Problema Justificativa Delimitao do estudo Objectivos (Gerais e Especficos) Hipteses ou perguntas especificas de Estudo Marco Terico Metodologia Cronograma Oramentao Bibliografia

Perguntas respondidas por cada uma das Componentes do Projecto de Pesquisa

Tema Problema Justificativa Delimitao do estudo Objectivos (Gerais e Especficos) Hipteses ou perguntas especificas de Estudo Marco Terico Metodologia Cronograma Oramentao Bibliografia

I. TEMA

Definio:

- Ideia central do trabalho exposta de forma clara, objectiva e precisa. - o assunto que se deseja estudar ou pesquisar

Escolha do tema:
Deve-se escolher um assunto de acordo com as inclinaes, possibilidades e aptides de quem se prope a elaborar o trabalho. Deve-se procurar encontrar um objecto que merea ser investigado cientificamente e tenha condies de ser formulado em funo da pesquisa.

TEMA

Delimitao:

- Delimitar indicar a abrangncia do estudo, estabelecendo limites extensionais e conceituais do tema. - A primeira delimitao o prprio tema que, por si s, constitui uma rea de interesse. - Outra forma til definir com preciso o universo a ser investigado (universo significativo - localizao no espao e no tempo).

TEMA

Caractersticas de um bom tema:

- Deve possuir sempre uma relao causa-efeito;


- Deve ser vinculado a uma rea de conhecimento com a qual a pessoa tenha alguma intimidade intelectual; - Deve ser preciso, bem delimitado e especifico; - Deve ser actual.

TEMA

Outros aspectos a ter em conta na escolha dum bom tema:


1. Originalidade; 2. Fontes: vivncia diria, questes polmicas, leituras, conversaes, debates, discusses, artigos de Jornal, etc; 3. Assunto escolhido deve ser exequvel e adequado em termos de factores externos (bibliografia, recursos financeiros), como de factores internos ou pessoais (interesse, determinao, background e qualificaes pessoais);.

EX.:

Definio Precisa do Tema

O Papel da Mulher no Combate a Violncia Domstica. Caso da Cidade de Nampula (2005-2010)

Delimitao no Espao

Delimitao no Tempo

II. Formulao do Problema

a) O que problema de pesquisa?


1. A questo central que ser focalizada pela tese/pesquisa, questo essa que indica o que que o pesquisador quer saber depois de realizar a pesquisa;
2. Uma dificuldade, terica ou prtica, para a qual, atravs da pesquisa, se deve encontrar uma soluo;

II. Formulao do Problema

b) Principais regras para a formulao dum problema? Deve ser: - formulado em forma de pergunta (no principio ou no final da Problematizao) ; - deve ser concreto, real e no ideal (o problema no deve estabelecer juzos de valor sobre o que e melhor ou pior numa situao social); - No deve divergir do tema nem do objectivo geral do trabalho.

II. Formulao do Problema

b) Principais regras (cont.)


Deve ser: - limitado a uma dimenso vivel (nem todos os aspectos dum problema podem ser pesquisados simultaneamente); - ser apresentado de forma clara, especificando-o em detalhes precisos e exactos (todos os termos usados devem ser claros, o seu significado deve estar bem explcito).

II. Formulao do Problema

b) Principais regras (cont.)


Deve: - apresentar referencias empricas, isto e, deve referir-se a fenmenos observveis, passveis de verificao emprica, dai a necessidade de se fazer referencia aos locais onde se pode observar o fenmeno em estudo; - apresentar certa originalidade (no se deve insistir em problemas j conhecidos e estudados, salvo se forem includos novos enfoques ou pontos de vista).

II. Formulao do Problema

d) Problematizao Uma boa problematizao deve conter: - Manifestao da situao, ou seja, as caractersticas do fenmeno a ser estudado; - Contexto; - Colocao do problema real/pertinente.

II. Formulao do Problema

d) Problematizao (cont.)
Uma boa problematizao deve conter: - evoluo do problema com base em nmeros, percentagens ou dados concretos; - o que esta sendo feito (pelas autoridades competentes) para inverter o cenrio existente; - o problema apresentado em forma de pergunta (no incio ou no final da problematizao); Nota: A problematizao pode incluir citaes de outros autores.

Justificativa

a parte do trabalho onde se explicitam os motivos de ordem terica e prtica que justificam a pesquisa. Responde as seguintes perguntas: - Porque se deseja fazer a pesquisa? - Porque se deseja estudar este tema? Ou seja: Explica a razo e a finalidade da escolha do tema.

Justificativa (continuacao)

- Fundamentao da viabilidade da execuo da proposta de estudo; - Referencia aos possveis aspectos inovadores do trabalho; - Relao do problema a estudar com o contexto social
.

Justificativa (continuacao)
Em suma:
-

- Como que o pesquisador tomou contacto com o objecto de estudo (sua experincia em relao ao fenmeno que deseja estudar; - Qual a motivao para levar a cabo o estudo;

Justificativa (continuacao)

- Relevncia/Utilidade/possveis contribuies da pesquisa para a cincia ou para o grupo alvo Nota: a justificativa pessoal e no inclui citaes. No deveria ter mais que (2) duas pginas .

Delimitao da Pesquisa
- A delimitao da pesquisa estabelece os limites para a investigao. Pode ser: Espacial local do tema/problema, local onde se desenrola o fenmeno; Temporal: - tempo em que ocorre o fenmeno/problema mbito disciplinar sob ponto de vista de que cincia e teoria o estudo vai ser levado a cabo.

Objectivos da Pesquisa

- Os objectivos da pesquisa indicam o que se pretende conhecer, medir ou provar no decorrer da pesquisa, ou seja, as metas que se deseja alcanar;
Nota: Deve existir sempre uma ligao entre o tema, os objectivos da pesquisa e o problema: os objectivos devem ser extrados do problema levantado (questo);

Objectivos da Pesquisa: Regras a seguir na sua formulao


- o objectivo deve ser claro, preciso e conciso; - o objectivo deve expressar apenas uma ideia; - O objectivo deve incluir, em termos gramaticais apenas um sujeito e um complemento; - O objectivo deve referir-se a pesquisa que se pretende realizar.

Objectivos (continuacao)

- Os objectivos podem ser: a) geral b) especficos.


Objectivo geral: Define o que se pretende alcanar com a realizao da pesquisa; isto

Objectivos (continuacao)

- Os objectivos podem ser: a) geral b) especficos.


Objectivo geral: Define o que se pretende alcanar com a realizao da pesquisa; isto quais o resultados se esperam obter.

Objectivo Geral (continuacao)


Exemplo num estudo sobre os factores que contribuem para a migrao rural urbana:

Objectivo geral: Verificar os factores que contribuem para a migrao rural-urbana.


Objectivo Geral (continuacao)


Verbos a usar na definio do objectivo geral tem como objectivo a indicao do resultado pretendido: Pesquisa exploratria: conhecer, identificar, levantar descobrir; Pesquisa descritiva: caracterizar, descrever e traar; Pesquisa explicativa: analisar, avaliar, verificar, explicar, etc.

Objectivos da pesquisa(continuacao)
Objectivos especficos: Definem etapas que devem ser cumpridas para se alcancar o objectivo geral, isto e, descrevem accoes que nos levam a atingir o objectivo geral; Ex: Caso dum estudo sobre a migrao - - Levantar informaes sobre a migrao; - - Identificar factores que contribuem para essa migrao.

Objectivos da pesquisa(continuao)
A lgica da pesquisa cientifica recomenda que os objectivos especficos devem ser: 1- objectivo especifico: exploratrio (ex: identificar) 2- Objectivo especifico: descritivo (ex: descrever) 3- Objectivo especifico: explicativo (ex. analisar)

Objectivos da pesquisa(continuacao)
Nota: /Objectivos especficos/ Os verbos a serem usados na formulao dos objectivos especficos tem como objectivo a indicao das metas que levaro a realizao dos objectivos gerais: Exemplo: levantar, identificar comparar, caracterizar, classificar, aplicar, distinguir, enumerar, etc.

Hipoteses

Def.1: proposio testvel que pode vir a ser a soluo do problema Def.2: uma resposta provisria ao problema cientfico.
Nota: A hiptese deve ser testada para determinar a sua validade

A existncia da Educao tradicional contribui para o insucesso das campanhas de Sensibilizao contra o HIVSIDA

Varivel independente (x) Existncia de alguns elementos da Educao tradicional Varivel dependente (y) Insucesso das campanhas de Sensibilizao

Indicadores (x) - Tabs - Ritos de Iniciao - Religio

Indicadores (y) - Inadequao das mensagens - Incompreenso das mensagens - Aumento da taxa de seroprevalncia

NOTA
Perguntas a serem efectuadas para a obteno dos indicadores para as variveis independente (x) e dependente (Y). Para a varivel independente (x): como que a varivel independente (x) pode influenciar a varivel dependente (y)

Para a varivel dependente (y): como que se manifesta a varivel dependente

Fundamentao Terica
a base e sustentao terica de uma pesquisa a discusso das abordagens a fazer na pesquisa Sinnimos: marco terico, reviso bibliogrfica, reviso terica, quadro referencial, fundamentao bibliogrfica, reviso da literatura, resenha bibliogrfica

Fundamentao Terica (continuao)

O pesquisador deve fazer uma reviso do conhecimento acumulado at ao momento sobre o fenmeno a estudar. Esta reviso deve permitir saber o que j foi/tem sido feito e tem como base os trabalhos realizados: Existem estudos idnticos, quem so os autores, em que contextos foram feitos, que teorias foram abordadas, a que resultados chegaram.

Fundamentao Terica (continuao)

1)

2) 3)

4)

Deve apresentar os seguintes itens: Principais teorias que se relacionam com o tema; O que se diz sobre o tema na actualidade; Qual o enfoque que o tema esta recebendo hoje; A contribuio terica do autor da pesquisa;

Fundamentao Terica (continuao)


Deve apresentar os seguintes itens: 5) Deve ser abordado do geral para o particular, isto , a nvel internacional (regional), Nacional e Local; - Faz, igualmente, parte da Fundamentao terica a definio de termos e conceitos essenciais para o trabalho

Metodologia
Mtodo - caminho ou maneira a seguir pelo qual se chega a determinado resultado, fim ou objectivo. Metodologia a forma de proceder ao longo de um caminho. Nota: Na cincia os mtodos usados constituem instrumentos bsicos que ordenam

Metodologia (continuao)
A partir do desenho Metodolgico podemos responder as questes como: a) Que tipo de pesquisa de vai fazer e porqu? b) Qual o Universo e amostra a ser usada? c) Que instrumentos de recolha de dados ser usados e como vo ser constitudos? d) Como vo ser processados os dados? e) Como vo ser interpretados e analisados os dados?

Metodologia
Tipos de Pesquisa 1) Quanto aos objectivos - Exploratria - Descritiva - Explicativa 2) Quanto a abordagem - Quantitativa - Qualitativa

A: Tipo de Pesquisa quanto aos objectivos


Pesquisa Exploratria
So desenvolvidas com o objectivo de proporcionar uma viso geral acerca de um determinado facto e geralmente realizado quando o tema escolhido pouco explorado/conhecido.

Metodologia (pesquisa exploratria)


Muitas das vezes a pesquisa exploratria constitui a primeira etapa de uma investigao mais ampla Caractersticas: - efectuada em forma de estudo piloto ou pr-teste; - No exige hipteses, uma vez que serve para formular hipteses precisas e operacionalizveis; - Envolve levantamento bibliogrfico e documental, entrevistas no padronizadas, estudo de caso; Produto final: o problema mais esclarecido

Metodologia (pesquisa Descritiva)


Pesquisa descritiva tem como objectivo primordial a descrio/ou estudo das caractersticas de determinada populao, grupo ou fenmeno, levantar opinies, atitudes e crenas de uma populao. Caracterstica principal: uso de tcnicas padronizadas de recolha de dados tais como questionrios

Metodologia (pesquisa Explicativa)


Pesquisa descritiva tem como objectivo central identificar factores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia de fenmenos. Caracterstica principal: Aprofunda o conhecimento da realidade, pois, explica a razo, o porqu das coisas. Pode ser a continuao de uma pesquisa descritiva, visto que a identificao dos factores que determinam um fenmeno exige que este esteja suficientemente detalhado.

B: Tipo de Pesquisa quanto a abordagem: Pesquisa qualitativa


Caractersticas principais: 1 Empregue na quantificao tanto na colecta como no tratamento dos dados que feito por meio de tcnicas estatsticas.
2 Preocupa-se essencialmente com a medio objectiva dos resultados, procurando garantir o mximo de preciso nos resultados obtidos.

B: Tipo de Pesquisa quanto a abordagem: Pesquisa quantitativa


Por exemplo:
- Quantas pessoas esto envolvidas num determinado fenmeno, qual o nmero de mortos, quantas pessoas usam um determinado servio, etc.

B: Tipo de Pesquisa quanto a abordagem: Pesquisa qualitativa


Pesquisa qualitativa Pesquisa emprica em Cincias Sociais e humanas que tem por objectivo procurar compreender, de forma detalhada, as caractersticas de um fenmeno social, isto , o porqu do seu acontecimento na perspectiva do investigador.

B: Tipo de Pesquisa quanto a abordagem: Pesquisa qualitativa


Pesquisa qualitativa usada - quando o interesse conhecer, descrever, entender, explicar o fenmeno em si; - quando pretendemos usar o que esta a acontecer e qual a sua origem; Nota: A abordagem qualitativa de um problema justifica-se por ser uma forma adequada para entender, para compreender a natureza de um fenmeno social

B: Tipo de Pesquisa quanto a abordagem: Pesquisa qualitativa


Caractersticas principais - A colecta de dados baseada em mtodos que no implicam nenhuma quantificao; - Nem sempre emprega um instrumento estatstico como base do processo de anlise de dados do problema para sua generalizao.

B: Tipo de Pesquisa quanto a abordagem: Pesquisa qualitativa (continuao) Caractersticas da Pesquisa qualitativa
(continuao) - Trabalha com valores, crenas, hbitos, representaes e opinies, buscando aprofundar a complexidade de fenmenos, factos e processos particulares e especficos de grupos mas ou menos delimitados em extenso e capazes de serem abrangidos intensamente.

You might also like