You are on page 1of 25

Vigilncia Epidemiolgica

Mdulo I Conceitos bsicos de Epidemiologia

O que Epidemiologia?
Estudo dos fatores que determinam a freqncia e a distribuio das doenas nas coletividades humanas. Guia de Mtodos de Ensino da Associao Internacional de Epidemiologia (1973) Enquanto a clnica dedica-se ao da doena no indivduo, caso a caso, a Epidemiologia debrua-se sobre o coletivo.

Um pouco de histria
Mapa de John Snow mostrando casos de bitos por clera, na epidemia de 1854 em Londres. O mapa mostra como os casos (pts pequenos) se concentram em torno de uma das bombas (pts grandes) - Broad Street.

Vigilncia Epidemiolgica
A VE um conjunto de atividades que tem como propsito fornecer orientao tcnica permanente para os profissionais de sade que tm a responsabilidade de decidir aobre a execuo de aes de controle de doenas e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa rea geogrfica ou populao definida. (Waldman, 1991)

Um sistema de VE
Funes de um sistema de VE:
coleta de dados processamento dos dados coletados recomendao de medidas apropriadas promoes de aes de controle indicadas avaliao da eficcia e efetividade das medidas adotadas divulgao das informaes pertinentes.

Tipos de dados em VE
Tipos de dados:
demogrficos ambientais scio-econmicos dados de morbidade
notificao de casos/surtos

dados de mortalidade

Fontes de dados em um SE
Estudos epidemiolgicos
Inqurito Epidemiolgico Levantamento Epidemiolgico Sistemas Sentinelas
Evento sentinela: Evento sentinela adeteco de doena previnvel, incapacidade ou morte inesperada, cuja ocorrncia serve como um sinal de alerta

Monitoramento de grupos alvos - exames peridicos

Roteiro de Investigao em VE
Dados de identificao Dados de anamnese e exame fsico Diagnstico (suspeitas diagnsticas) Informaes sobre o meio ambiente (exposies) Informaes sobre o ambiente de trabalho (exposies) Exposies

Roteiro de Investigao em VE
Busca ativa de casos Busca de pistas

Processamento e Anlise de dados


Pessoas Tempo Lugar
Freqncias absolutas Indicadores Epidemiolgicos (taxas de incidncia, prevalncia, letalidade, mortalidade) Quanto mais oportuna for a anlise , mais eficiente ser o sistema de Vigilncia Epidemiolgica (MS, 1996)

Objetivos de um Sistema de Vigilncia Epidemiolgica


Preveno, controle, eliminao ou erradicao de uma doena.

Exemplo de uma investigao em sade ocupacional


Histrico: (Evento sentinela)
1990 - 2 bitos por doenas hematolgicas em uma empresa do plo petroqumico de Camaari, BA. O 10 de um mdico, com diagnstico de aplasia medular, o 20 um operador de processo com leucemia mielide crnica. Exposio: a empresa processa benzeno, matria prima naindstria do plstico, tinta, etc...

A intoxicao pelo benzeno


A intoxicao pelo benzeno ocorre por trs vias:
respiratria (principal) cutnea digestiva

Manifestaes Clnicas do benzenismo


Agudas
efeito narctico (tonteiras, desmaios, narcose, coma)

Crnicas
mielotoxicidade genotoxicidade carcinognese leucopenia neutropenia

O ambiente
A empresa que notificou os dois bitos situava-se em um complexo petroqumico integrado, na poca com aproximadamente 47 indstrias, com cerca de 50 mil empregados. Pistas: identificadas 9 usinas de produo que utilizavam benzeno

A investigao epidemiolgica
Incio: Solicitado hemograma dos funcionrios dos setores de origem dos casos (marcador biolgico de efeito)

Resultados da investigao
Dos 7.356 trabalhadores examinados nas 9 indstrias, 850 (12%) apresentaram leucograma com < de 5.000 leuccitos por mm3 (e/ou 2.500 neutrfilos). Esses casos suspeitos foram submetidos a mais trs exames consecutivos, sendo tambm analisados seus pronturios mdicos.

Resultados da Investigao
Ao final, 216 mantiveram-se com valores abaixo de 4.000 leuccitos/mm3 (e/ou 2.000 neutrfilos; e/ou srie hematolgica com valores decrescentes). Esses casos foram classificados como casos epidemiolgicos. Desses, 34 exerciam funo administrativa, indicando uma contaminao ambiental.

Outros Resultados da investigao


O tempo mdio no emprego era de 9 anos. A evidncia da exposio ocupacional determinou o afastamento cautelar dos 216 trabalhadores de suas atividades. Emitida CAT com reconhecimento do nexo causal para benzenismo. Os valores do benzeno encontrados no ambiente estavam acima do estabelecido pela legislao vigente.

Pontos para a organizao de um SVE de Causas Externas


Normatizao:
Definio de caso:
suspeito confirmado: laboratorial ou clnico

Retroalimentao:
Retorno regular de informaes s fontes geradoras de dados consolidao dos dados Publicaes

Avaliao dos SVEs


Situao Epidemiolgica Atualidade da lista de agravos Pertinncia dos instrumentos utilizados Cobertura da rede de notificao Funcionamento do fluxo de informaes Oraganizao da documentao coletada Informes analticos

Avaliao dos SVEs


Retroalimentao Composio e qualificao da equipe tcnica Interao com as instncias responsveis pelas aes de controle Interao com a comunidade cientfica Condies administrativas e custos

Medidas Quantitativas de Avaliao


Sensibilidade (capacidade de detectar casos) Especificidade (Capacidade de exluir no casos) Reprodutibilidade Oportunidade (agilidade)

Medidas Qualitativas de avaliao


Simplicidade Flexibilidade Aceitabilidade

Perspectivas
Acompanhamento do desenvolvimento cientfico e tecnolgico Comits tcnicos de assessores Incorporao de novas tecnologias

You might also like