You are on page 1of 30

PAULO E A IGREJA EM FILIPOS

Lies Bblicas 3 trimestre 2013 Lio 01 Para 07/07/13

TEXTO UREO
E peo isto: que o vosso amor aumente mais e mais em cincia e em todo o conhecimento (Filipenses 1.9).

VERDADE PRTICA
Paulo tinha uma grande afeio pelos irmos de Filipos; por isso suas oraes e aes de graas por essa igreja eram constantes.

ESBOO DA LIO : PAULO E A IGREJA EM FILIPOS LEITURA BBLICA : Filipenses 1.1-11 INTRODUO I . INTRODUO EPSTOLA 1. A cidade de Filipos. 2. O Evangelho chega Filipos. 3. Data e local da autoria. II . AUTORIA E DESTINATRIOS 1. Paulo e Timteo. 2. Os destinatrios da carta: todos os santos. 3. Alguns destinatrios distintos: bispos e diconos. III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 1. As razes pela ao de graas. 2. Uma orao de gratido (vv.3-8). 3. Uma orao de petio (vv.9-11). CONCLUSO

INTRODUO
Filipenses ... Esta carta uma declarao de amor e gratido do apstolo pelo amoroso zelo dos flipenses para com os obreiros do Senhor. A epstola est classificada no grupo das cartas da priso Filipenses, Filemon, Colossenses e Efsios. Alm de realar a verdadeira cristologia, a epstola orienta-nos quanto ao comportamento que devemos ter diante das hostilidades e perseguies enfrentadas pela Igreja de Cristo.

ESBOO DA EPSTOLA AOS FILIPENSES Autor: Apstolo Paulo. Tema: Alegria de viver por Cristo. Data: Cerca de 62/63 d.C. Propsito: Agradecer aos filipenses por suas ofertas generosas; informar o seu estado pessoal na priso de Roma; transmitir congregao a certeza do triunfo do propsito de Deus na sua priso para levar os membros da igreja de Filipos a se esforar em conhecer melhor o Senhor, conservar a unidade, a comunho e a paz Introduo (1.1-11) Saudaes. Ao de graas e orao pelos Filipenses. I As circunstncias em que Paulo se encontrava (1.12-26) A priso de Paulo contribui para o avano do Evangelho. A proclamao de Cristo de todas as formas. A disposio de Paulo para viver ou morrer II Assuntos de interesse da igreja (1.27-4.9) Exortaes de Paulo aos filipenses. Os mensageiros de Paulo igreja. Advertncia de Paulo a respeito de falsos ensinos. Conselhos finais de Paulo. Concluso (4.10-23) Reconhecimento e gratido pelas ofertas recebidas. Saudaes finais e bno.

I . INTRODUO EPSTOLA
Aps chegar numa cidade gentlica, o apstolo Paulo dirigia-se a uma sinagoga judaica para evangelizar.

1. A cidade de Filipos. 2. O Evangelho chega Filipos. 3. Data e local da autoria.

I . INTRODUO EPSTOLA 1. A cidade de Filipos.

Localizada no Norte da Grcia, foi fundada por Filipe II. Outras cidades como Antpolis, Apolnia, Tessalnica e Beria tambm faziam parte daquela regio (At 17.10). Filipos, porm, era uma colnia romana (At 16.12) e um importante centro mercantil, pois estava situada no cruzamento das rotas comerciais entre a Europa e a sia.

I . INTRODUO EPSTOLA 2. O Evangelho chega Filipos.

Por volta do ano 52 d.C., o apstolo Paulo, acompanhado por Silas e Timteo, empreendeu uma segunda viagem missionria (At 15.40; 16.1-3).
Ao entrar numa cidade estrangeira, a estratgia usada por Paulo para anunciar o Evangelho era sempre a mesma: dirigir-se em primeiro lugar a uma sinagoga. Ali, o apstolo esperava encontrar judeus dispostos a ouvi-lo.

I . INTRODUO EPSTOLA 2. O Evangelho chega Filipos.

Mas, na sinagoga de Filipos, havia uma comunidade no muito inclinada a escut-lo. Por isso, Paulo concentrou-se num lugar pblico e informal para falar a homens e mulheres desejosos por discutir assuntos religiosos.
ATOS 16.13 : E no dia de sbado samos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer orao; e, assentando-nos, falamos s mulheres que ali se ajuntaram.

I . INTRODUO EPSTOLA 2. O Evangelho chega Filipos. L, o apstolo encontrou Ldia, de Tiatira, uma comerciante que negociava prpura (At 16.14). Ela se converteu a Cristo e levou o primeiro grupo de cristos de Filipos a congregar-se em sua casa. No lar da irm Ldia, a igreja comeou a florescer (At 16.15-40).

I . INTRODUO EPSTOLA 3. Data e local da autoria. Apesar das dificuldades para se referendar a data e o local da Epstola aos Filipenses, os especialistas em Novo Testamento dizem que a carta foi redigida entre os anos 60 e 63 d.C., provavelmente em Roma. Na ocasio, o apstolo Paulo estava encarcerado numa priso, e recebeu a visita de um membro da igreja em Filipos, chamado Epafrodito.

I . INTRODUO EPSTOLA 3. Data e local da autoria. Este chagara a ficar gravemente adoentado, mas Deus se apiedou dele (Fp 2.27) que, agora recuperado, acabou por levar a mensagem do apstolo aos filipenses.

II . AUTORIA E DESTINATRIOS
Apesar de Timteo aparecer como coautor da carta, a autoria da epstola do apstolo Paulo.

1. Paulo e Timteo. 2. Os destinatrios da carta: todos os santos. 3. Alguns destinatrios distintos: bispos e diconos.

II . AUTORIA E DESTINATRIOS 1. Paulo e Timteo.

O nome de Timteo aparece juntamente com o de Paulo na introduo da epstola filipense (v.1). Apesar de Timteo ser apresentado como coautor da carta, a autoria principal pertence ao apstolo Paulo.

Paulo certamente tratou com Timteo, seu discpulo, os assuntos expostos na carta.

II . AUTORIA E DESTINATRIOS 1. Paulo e Timteo.

O apstolo Paulo tambm no desfrutava de boa sade, e este fato fazia com que dependesse constantemente da ajuda de um auxiliar na composio de seus escritos (Rm 16.22; 1 Co 1.1; Cl 1.1).

II . AUTORIA E DESTINATRIOS 2. Os destinatrios da carta: todos os santos.

Paulo chama os cristos de Filipos de santos (v.1). Isto , aqueles que foram salvos e separados, por Deus, para viver uma nova vida em Cristo. Este era o tratamento comum dado por Paulo s igrejas (Rm 1.7; 1 Co 1.2).
Quando o apstolo dos gentios usa a expresso em Cristo, ele quer ilustrar a relao ntima dos crentes com o Cristo de Deus semelhante ao recurso usado por Jesus quando da ilustrao da videira e os ramos (cf. Jo 15.1-7).

II . AUTORIA E DESTINATRIOS 3. Alguns destinatrios distintos: bispos e diconos.

A distino entre bispos e diconos expressa a preocupao paulina quanto liderana espiritual da igreja (v.1). O modelo de liderana adotado pelas igrejas do primeiro sculo funcionava assim: os bispos eram responsveis pelas necessidades espirituais da igreja local e os diconos pelo servio igreja sob a superviso dos bispos.

Quem eram os BISPOS ?

Dirigente da igreja crist. Os bispos se dedicavam ao ensino da doutrina e pregao do evangelho. A palavra grega epscopos, que traduzida por bispo, quer dizer supervisor ou superintendente. Nos tempos apostlicos, o bispo cuidava de uma igreja local e era tambm chamado de PRESBTERO (At 20.17-28; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9). S mais tarde os bispos se tornaram responsveis por um grupo de igrejas de determinada regio.
NOTA : Dicionrio da Bblia de Almeida; 2 Edio (1999); Sociedade Bblica do Brasil; 2005 - Verso eletrnica.

Quem eram os DICONOS ?

Pessoa que ajudava nos trabalhos de administrao da igreja e cuidava dos pobres, das vivas e dos necessitados em geral. O dicono tambm pregava o evangelho e ensinava a doutrina crist (At 6.1-8; 1Tm 3.8-13).

NOTA : Dicionrio da Bblia de Almeida; 2 Edio (1999); Sociedade Bblica do Brasil; 2005 - Verso eletrnica.

III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS


A atitude de ao de graas e petio pela igreja de Filipos o tema que predomina na introduo da epstola.

1. As razes pela ao de graas. 2. Uma orao de gratido (vv.3-8). 3. Uma orao de petio (vv.9-11).

III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 1. As razes pela ao de graas.

Dou graas ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vs (v.3). A razo de o apstolo Paulo lembrar-se dos filipenses nas suas oraes, e alegrar-se por isto, foi a compaixo deles para com o apstolo quando da sua priso, defesa e confirmao do Evangelho (v.7). Esta lembrana fortalecia Paulo na sua solido, pois, apesar de estar longe fisicamente dos filipenses, aproximava-se deles pela orao, onde no h fronteiras.

III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 2. Uma orao de gratido (vv.3-8).

Paulo lembra a experincia amarga sofrida juntamente com Silas em Filipos (v7). Eles foram arrastados presena das autoridades, aoitados em pblico, condenados sumariamente e jogados no crcere, tendo os ps atados no tronco (At 16.19,23,24). Essa dura experincia fez o apstolo recordar o grande livramento de Deus concedido a ele, a Silas e ao carcereiro (At 16.27-33).

III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 2. Uma orao de gratido (vv.3-8).

Os filipenses participaram das aflies do apstolo e proveram-no, inclusive, de recursos financeiros (4.15-18), ao passo que os corntios fecharam-lhe as mos (1 Co 9.2-12). Por isso, quando lemos a Epstola aos Filipenses percebemos o amor, a amizade e a grande estima que Paulo nutria com aquela igreja (v.8).

III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 3. Uma orao de petio (vv.9-11).

Aps agradecer a Deus pelos filipenses, o apstolo passa a rogar a Deus por eles:
a) Que o vosso amor aumente mais e mais em cincia e em todo o conhecimento (v.9). O desejo do apstolo que o amor cresa e se desenvolva de modo mais profundo, levando cada crente em Filipos a ter um maior conhecimento de Cristo.

III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 3. Uma orao de petio (vv.9-11).

b) Para que aproveis as coisas excelentes para que sejais sinceros e sem escndalo algum at ao Dia de Cristo (v.10). Paulo intercedia pelos filipenses, pedindo ao Senhor que lhes concedesse a capacidade de discernir entre o certo e o errado. Esta capacidade far do crente uma pessoa sincera e sem escndalos at a volta do Senhor.

III . AO DE GRAAS E PETIO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 3. Uma orao de petio (vv.9-11).

c) Cheios de frutos de justia (v.11). O apstolo desejava que os filipenses no fossem estreis, mas cheios de frutos da justia para a glria de Deus. A justia que vem de Deus manifesta-se com perfeio no carter e na obras do crente.

CONCLUSO
As adversidades ministeriais na vida do apstolo Paulo eram amenizadas na demonstrao de amor das igrejas plantadas por ele. Ao longo deste trimestre, veremos o quanto a igreja de Filipos foi pastoreada por aquele que no media esforos nem limites para proclamar o Evangelho: o apstolo Paulo.

Jos Pereira Filho Membro da Igreja Assemblia de Deus do Parque Piau, em Teresina-PI Brasil. Evangelista e membro da CEMADEPI Conveno Evanglica de Ministros das Assemblia de Deus do Piau, e com experincia em ministraes da Palavra de Deus. Email : josepereiraoevangelista1@gmail.com yosseph2013@bol.com.br Canais no Youtube : http://www.youtube.com/user/josepereiradiacono http://www.youtube.com/user/atosdoisequatro?feature=mhee Pgina no Facebook : http://www.facebook.com/josepereiracomdeus

You might also like