You are on page 1of 30

A ORAO DO PAI NOSSO ESTUDO 01 ABBA PAI

So Toms de Aquino disse que a orao do Pai Nosso a mais perfeita de todas as oraes pois contm no apenas todas as coisas que podemos corretamente desejar, mas tambm tudo o que nos proveitoso querer. A orao do Pai Nosso apresentada no Novo Testamento em duas verses: a longa, com sete peties (Mateus 6.9-13) e a curta, com cinco peties (Lucas 11.2-5). Embora a verso de Lucas seja considerada a mais fidedigna, pois no concebvel que Lucas tenha subtrado duas peties, a tradio da Igreja privilegiou a mais longa, de Mateus, para uso litrgico. Por esta razo, optamos por estudar a verso mais longa, e mais conhecida, de Mateus, nesta Srie A Orao do Pai Nosso.

SOBREVOANDO O TEXTO Leia a orao do Pai Nosso em seu contexto, em Mateus 6.1-18, e verifique quantas vezes Jesus se refere a Deus chamando-o de Pai. O ideal que voc leia o texto tantas vezes quantas necessrias para memoriz-lo em linhas gerais, e ento ser capaz de meditar nele durante o dia.

ILUMINANDO A PISTA

GECEU Para melhor compreenso do significado do Abba Pai usado por Jesus para se dirigir a Deus, voc deve ler Gnesis 1.26,27; Deuteronmio 32.6; Mateus 6.25-34; Mateus 12.46-50; Lucas 20.26-38; Joo 1.12,13; Joo 20.17; Romanos 8.12-17; Romanos 9.6-8; Glatas 3.6-9; Glatas 3.26-29; Glatas 4.6,7; Efsios 1.5,6; Efsios 5.1; 1Joo 3.110; 1Joo 5.2.

ATERRISSANDO NA PALAVRA

Ningum jamais ousou se dirigir a Deus chamando-o de Pai antes de Jesus. A razo simples, e pode ser compreendida quando distinguimos fazer e gerar e filhos naturais e filhos por adoo. A doutrina crist mais eletrizante a afirmao de que, se nos unirmos a Cristo, poderemos nos tornar filhos de Deus. Diante disso, podemos perguntar-nos: Mas j no somos filhos de Deus? Bem, em certo sentido no h dvida de que j somos filhos de Deus. Deus trouxe-nos existncia, amanos e cuida de ns, e nesse sentido como um pai. Mas, quando a Sagrada Escritura nos diz que devemos tornar-nos filhos de Deus, evidentemente quer dizer algo bem diferente [...] A Bblia diz que Jesus o filho unignito de Deus, isto , o nico gerado por Deus, o nico no criado por Deus. Gerar tornar-se pai; criar fazer. A diferena entre as duas palavras consiste no seguinte: quando geramos, geramos algo da mesma espcie que ns mesmos. Um homem gera bebs humanos, um castor gera filhotes de castor, um passarinho gera ovos que se transformaro em passarinhos iguais a ele. Mas quando criamos, quando fazemos, fazemos algo que pertence a uma espcie inteiramente diferente da nossa. O pssaro faz um ninho, o castor faz uma barragem, o homem faz um aparelho de rdio ou talvez faa alguma coisa mais parecida com ele do que um rdio; por exemplo uma esttua. Se for um escultor hbil, poder fazer uma esttua que se parea muito com um ser humano; mesmo assim, evidentemente, no ter criado um ser humano real, mas apenas algo que se parece com um ser humano, algo que no respira nem pensa, algo que no tem vida [...] O que Deus gera Deus, tal como o que o homem gera homem. O que Deus cria no Deus, tal como o que o homem faz no homem. por isso que os homens no so filhos de Deus no mesmo sentido em que Cristo o [...] E este precisamente o tema central do Cristianismo. O nosso mundo o imenso atelier de um grande escultor. Ns somos as esttuas, e entre ns corre o rumor de que, um dia, alguns de ns cobraremos vida.

(C.S. Lewis, Mero Cristianismo, Parte IV, Captulo 1)

Pela adoo tornamo-nos irmos de Cristo, quase como se tivssemos com ele o mesmo Pai, o Qual, todavia, de um modo Pai de Cristo e, de outro, nosso Pai. Por isso, no Evangelho, o Senhor diz separadamente: Meu Paie vosso Pai: pois [Deus] Pai de Cristo ao gera-lo naturalmente [o Verbo Eterno], mas nosso pai ao faze-lo voluntariamente [pelo batismo]. (So Toms de Aquino, Comentrio ao Pai Nosso, Captulo 1). Quando dizemos que somos filhos de Deus, devemos nos lembrar que Deus nos criou conforme sua imagem e semelhana (esttuas), e nos adotou em Cristo como filhos (Efsios 1.5,6), efetuando uma mudana radical em nossa natureza. Diferentemente da adoo humana, que confere ao beb um status jurdico no qual ele passa a ser tratado como se fosse filho natural dos pais adotivos, a adoo divina vai muito alm, pois confere aos filhos adotados a mesma natureza do Pai celestial. Com Cristo morremos, com Ele somos sepultados, com Ele ressuscitamos, recebendo sua vida em ns, afim de que com Ele vivamos e convivamos, compartilhemos de sua natureza divina e todos os seus direitos como Filho de Deus, e com Ele reinemos nos cus (Romanos 6.3-10; Romanos 8.15-17; Efsios 2.1-7; 2Pedro 1.3,4).

PONDO OS PS NO CHO Quando invocamos Deus em orao jamais devemos nos esquecer que o fato de termos Deus como Pai nos confere direitos e prerrogativas maravilhosos e nos coloca diante de enormes responsabilidades. 1 - Quais so as principais caractersticas de um pai (o que o pai deve ser como pessoa)? 2 - Quais so as principais responsabilidades de um pai (o que o pai deve fazer para o filho)? 3 - Quais so os sentimentos, comportamentos e atitudes que um pai responsvel e equilibrado comunica aos seus filhos? 4 - Quais so os danos que uma paternidade desajustada pode causar aos filhos? 5 - Quais so as respostas esperadas dos filhos aos pais?

A ORAO DO PAI NOSSO


ESTUDO # 02 NOSSO PAI

Quando oramos Abba Pai nos colocamos na posio de filhos de Deus. Do Abba derivamos nossa identidade. No somos apenas portadores da bagagem gentica de nossos antepassados, nem estamos sujeitos aos limites de nossa cultura ou nacionalidade. Somos co-herdeiros com Jesus Cristo, o Unignito de Deus, pois nEle, Cristo, fomos adotados filhos de Deus

SOBREVOANDO O TEXTO Leia a orao do Pai Nosso em seu contexto mais amplo, Mateus 6.1-18, e verifique a importncia das outras pessoas em relao s nossas prticas de piedade: esmolas, orao e jejum.

ILUMINANDO A PISTA
GECEU Para melhor compreenso do significado de afirmar que Deus Pai Nosso, leia Gnesis 1.26,27; Gnesis 6.17,18; xodo 12.1-20; Josu 2.1-24; Josu 24.14,15; Salmo 24.1,2; Mateus 5.43-48; Joo 14.21,23; Joo 17.20-26; Atos 16.31; 1Corintios 12.12-31; 2Corntios 5.17; Efsios 2.11-22; Efsios 3.14; 1Pedro 2.4-10; Tiago 4.1-3; 1Joo 4.7-21; Apocalipse 5.9,10.

ATERRISSANDO NA PALAVRA
Martin Buber disse que a vida um encontro constante. Quando nos ensinou a orar Pai Nosso Jesus deixou claro que Deus no apenas o maior responsvel por essa comunho universal, como tambm deseja sentar-se mesa com todos os seus filhos. O propsito eterno de Deus contempla a unidade da humanidade. Assim como Ele um em trs pessoas, Pai, Filho e Esprito Santo, deseja que todos sejamos um. E no apenas um entre ns, mas um com Ele, o Deus eterno. Uma comunho fraterna, histrica e universal (gente de toda raa, tribo, lngua e nao), e tambm espiritual e eterna (gente de toda raa, tribo, lngua e nao em unidade em Cristo, corpo santo para habitao de Deus em Esprito). Deus no est organizando uma caravana para levar para o cu os indivduos que aceitam Jesus como Salvador. Est redimindo a humanidade, restaurando a raa humana, gerando uma nova descendncia, no mais em Ado, mas em Cristo: quem est em Cristo nova criao.

Por esta razo, no Cristianismo, a salvao pessoal, a vida crist comunitria, e nada, absolutamente nada, individual. To certo quanto afirmar que pessoas precisam de Deus afirmar que pessoas precisam de pessoas, pois somente pessoas expressam a imagem de Deus para outras pessoas. atravs do servio s pessoas que servimos a Deus e atravs do servio de outras pessoas que recebemos os favores de Deus. Qualquer orao motivada por interesses egostas, paixes egocntricas e descomprometida com o bem comum uma orao desconectada do propsito eterno de Deus e fora da moldura do Pai Nosso. A orao pode ser auto-centrada, isto , voc pode orar preocupado consigo mesmo, mas no pode ser uma busca ocupada apenas com seus prprios interesses e convenincias, desprezando todas as outras pessoas, como se voc fosse a nica pessoa sob o cuidado amoroso do Abba.

Orar como Jesus orou orar de maneira inclusiva, abrangente, graciosa, desprendida, altrusta, dadivosa, generosa. A orao ao Pai Nosso profundamente marcada pela solidariedade da raa: somos um. O que me afeta, afeta todo mundo. O que afeta meu prximo, me afeta. O que afeta um, afeta todos. Ningum uma ilha. A vida um encontro constante. Uma rede onde cada ser humano n, e a fraqueza de um n a fraqueza da rede. Ou como disse o poeta contemporneo, vivemos num mundo de unimultiplicidade, onde cada homem sozinho a casa da humanidade. O propsito eterno de Deus contempla a unidade da humanidade. Assim como Ele um em trs pessoas, Pai, Filho e Esprito Santo, deseja que todos sejamos um. E no apenas um entre ns, mas um com Ele, o Deus eterno. Uma comunho fraterna, histrica e universal (gente de toda raa, tribo, lngua e nao), e tambm espiritual e eterna (gente de toda raa, tribo, lngua e nao em unidade em Cristo, corpo santo para habitao de Deus em Esprito). Deus no est organizando uma caravana para levar para o cu os indivduos que aceitam Jesus como Salvador. Est redimindo a humanidade, restaurando a raa humana, gerando uma nova descendncia, no mais em Ado, mas em Cristo: quem est em Cristo nova criao. Santo Agostinho orava quele que cuida de um como se fosse todos e de todos como se fossem um. A orao implica sempre a morte do eu. A orao no lugar para egos. Deus Pai. Pai Nosso.

PONDO OS PS NO CHO
1 - Porque razes a religio um dos principais fatores de desunio da raa humana? 2- Como podemos transformar a peregrinao crist 3 Por que razes somos mais inclinados a evitar e negar o sofrimento humano do que a exercer a solidariedade movidos por compaixo? 4 - Voc acredita que sua comunidade crist inclusiva? Quais so os limites para a incluso de pessoas na comunho comunitria crist? a fora inclusiva, fraterna, que promova unidade em vez de divises e conflitos? 5 - Alm de seus assuntos pessoais e seus interesses com familiares e amigos, quais so as questes humanas que mais sensibilizam seu corao em orao?

ESTUDO # 03 ABBA NOSSO QUE ESTS NOS CUS

A ORAO DO PAI NOSSO

Quando oramos Abba Pai afirmamos nossa identidade: somos filhos de Deus. Quando oramos Nosso Pai afirmamos nossa comunidade: somos irmos e irms na famlia de Deus. Quando oramos Abba nosso que ests no cu afirmamos nossa cosmoviso: habitamos um mundo imbudo de Deus

SOBREVOANDO O TEXTO
Leia Mateus 6.1-18 repetidas vezes, com objetivo de decorar o texto.

ILUMINANDO A PISTA

Para melhor compreenso do significado dos Cus, onde Deus est, voc deve ler Gnesis 15.17; Gnesis 21.17-19; Gnesis 22.11,12,15; Gnesis 28.12-19; xodo 20.22; 2Reis 1.10; 1Crnicas 21.26; Atos 11.5-9; Atos 17.28; Efsios 1.3; Efsios 2.6; Efsios 3.10; Efsios 6.12. Alm destas leituras bblicas, faa uma pesquisa a respeito dos significados de imanncia e transcendncia.

ATERRISSANDO NA PALAVRA

A constante interao do cu com o povo de Israel no Antigo Testamento (...) nos mostram que o cu aqui e que Deus est aqui, pois Deus e seus agentes espirituais agem aqui e esto continuamente disponveis aqui. [Dallas Willard] A expresso cu mais facilmente compreendida como um lugar distante. Na verdade, ningum sabe onde este lugar. Talvez, fique numa distncia inimaginvel da nossa galxia 9os astrnomos afirmam conhecer mais ou menos 0,3% do universo), ou quem sabe em outra dimenso. O que pouca gente admite que nossa conhecida atmosfera um cu onde Deus habita e de onde se relaciona conosco [Dallas Willard]. As tradues bblicas usam expresses como ar, firmamento e cus, que na verdade seriam melhor traduzidas como atmosfera. Deus falou com Moiss e Pedro desde a atmosfera. incalculvel o dano causado prtica da nossa f em Cristo e no seu reino prximo pelo confundir o cu com um lugar no espao remoto ou exterior, ou mesmo alm do espao. claro que Deus tambm est l. Mas em vez de Deus e o cu tambm estarem sempre presentes conosco, como Jesus mostrou que esto, invariavelmente consideramos que esto bem longe e, muito provavelmente, num tempo bem distante no aqui e no agora. de admirar que nos sintamos ss?

Eu ocupo meu corpo e seu espao circundante, mas no posso ser localizado nele ou em torno dele. Voc no consegue me encontrar nem encontrar meus pensamentos, sentimentos ou caractersticas de personalidade em parte nenhuma do meu corpo. (...) Lanando mo de uma comparao um pouco imprecisa, podemos dizer que Deus se relaciona com o espao do mesmo modo como nos relacionamos com o nosso corpo (...) Viajar pelo espao sem encontrar Deus no significa que o espao vazio, assim como viajar pelo meu corpo sem me encontrar no significa que eu no estou aqui. [Dallas Willard] Numa comparao admirvel, Ol Hallesby ressalta que o ar de que o nosso corpo precisa nos envolve por todos os lados. Para recebe-lo s nos basta respirar. De mesmo modo, o ar de que nossa alma precisa tambm envolve a todos ns em todos os momentos e por todos os lados. Deus est em torno de ns em Cristo, cercando-nos por todos os lados, com sua graa multifacetada e plenamente suficiente. S o que precisamos fazer abrir nosso corao. [Dallas Willard] Quando Paulo apstolo disse que em Deus vivemos, e nos movemos, e existimos, ele no estava falando de maneira metafrica.

PONDO OS PS NO CHO
Quando invocamos Deus em orao jamais devemos nos esquecer que o fato de termos Deus como Pai nos confere direitos e prerrogativas maravilhosos e nos coloca diante de enormes responsabilidades. 1 - Voc acredita que o cu o lugar para onde as pessoas vo depois da morte? Descreva a maneira como voc imagina o cu. 2 - Caso o cu fosse aqui mesmo, sendo que da mesma maneira como no enxergamos os tomos e molculas, tambm no enxergamos os habitantes e realidades celestiais, como isso afetaria sua maneira de viver? 3 - Paulo apstolo disse aos efsios que estamos nos lugares celestiais (2.6), somos observados desde os lugares celestiais (3.10), e estamos em luta contra os seres espirituais da maldade nos lugares celestiais (6.12). Afinal de contas, aonde so esses lugares celestiais onde j nos encontramos? 4 - Voc acredita que o cu um lugar ou um ambiente? Qual a diferena? Como isso afeta nossa vida hoje? 5 - O que se significa, em termos prticos, sabermos que em Deus nos somos, nos movemos e existimos?

ESTUDO # 04 SANTIFICADO SEJA TEU NOME


RECAPITULANDO EM 30 SEGUNDOS

A ORAO DO PAI NOSSO

Os judeus acreditavam em trs cus: o das aves, o das galxias, e o de Deus, tambm chamado terceiro cu. Tambm cremos na existncia destes trs cus, mas integrados em um s: habitamos um mundo imbudo de Deus. O terceiro cu tambm chamado na Bblia de lugares celestiais, onde j estamos em Cristo, abenoados, lutando contra principados e potestades e sendo espetculo de Deus aos anjos e demnios.

SOBREVOANDO O TEXTO

Leia Mateus 6.1-18 repetidas vezes, com objetivo de decorar o texto.

ILUMINANDO A PISTA Para melhor compreenso do significado de Santo, santificar e santificado, voc deve ler Levtico 19.2; 20.3; 20.26; 22.32; 27.9; Deuteronmio 7.6; 26.19; 1Samuel 2.2; 1Crnicas 16.10; Isaas 6.3; 8.13; 40.25; 47.4; Ezequiel 36.16-23; Romanos 12.1; 1Corntios 5.6-8; 2Corntios 7.1; 1Tessalonicenses 5.23; 1Pedro 1.15,16; Apocalipse 4.8; 15.4; 22.11.

ATERRISSANDO NA PALAVRA
Para todo hebreu, o nome idntico ao ser que ele designa. [Andr Chouraqui] A splica pela santificao do nome de Deus est baseada no Qaddish, antiga prece aramaica que encerrava o ofcio na Sinagoga e foi, sem dvida, familiar a Jesus desde sua infncia. Eis a formulao provavelmente mais antiga desta orao: Que seja glorificado e santificado seu grande Nome No mundo que Ele criou segundo sua vontade Que Ele faa resplandecer seu Reino em vossa vida E em vossos dias E na vida de toda a casa de Israel Em breve e num tempo prximo. E dizei: Amm. Santificado seja o teu nome e Venha o teu reino so duas peties unificadas no Pai Nosso, mas separadas no Qaddish. No Pai Nosso se referem revelao do Reino de Deus no final dos tempos. Toda entronizao de um monarca terrestre se acompanha de palavras e gestos de homenagens: assim ser tambm quando da vinda do Senhor. Ser recebido e ser-lhe prestada a homenagem, santificando-se seu nome: Santo, santo, santo o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que e que h de vir. E depois todo o universo se lanar a seus ps, aos ps do

Rei dos reis: Graas te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que s e que eras, porque assumiste o teu grande poder e comeaste a reinar. As duas peties, s quais Mateus acrescenta uma outra de significado semelhante seja feita a tua vontade na terra como no cu imploram a consumao definitiva, a hora em que o nome de Deus, profanado e blasfemado, ser glorificado e em que seu reino se revelar conforme est prometido: De novo a palavra do SENHOR veio a mim, dizendo: Filho do homem, quando os israelitas moravam em sua prpria terra, eles a contaminaram com sua conduta e com suas aes. Sua conduta era minha vista como a impureza menstrual de uma mulher. Por essa razo derramei sobre eles a minha ira, porque eles derramaram sangue na terra e porque se contaminaram com seus dolos. Eu os dispersei entre as naes, e eles foram espalhados entre os povos; eu os julguei de acordo com a conduta e as aes deles. E, por onde andaram entre as naes, eles profanaram o meu santo nome, pois se dizia a respeito deles: Esse o povo do SENHOR, mas assim mesmo teve que sair da terra que o SENHOR lhe deu. Tive considerao pelo meu santo nome, o qual a nao de Israel profanou entre as naes para onde tinha ido. Por isso, diga nao de Israel: Assim diz o Soberano, o SENHOR: No por sua causa, nao de Israel, que farei essas coisas, mas por causa do meu santo nome, que vocs profanaram entre as naes para onde foram. Mostrarei a santidade do meu santo nome, que foi profanado entre as naes, o nome que vocs profanaram no meio delas. Ento as naes sabero que eu sou o SENHOR, palavra do Soberano, o SENHOR, quando eu me mostrar santo por meio de vocs diante dos olhos delas.

A palavra santo pode ter pelo menos significados: [1] Puro, limpo, sem mcula, sem pecado (Levtico 11.44) [2] Separado, consagrado, oposto de profano (xodo 35.2; Levtico 27.9) [3] Tinto de sangue (Apocalipse 7.14)

PONDO OS PS NO CHO
A orao um encontro com o Deus trs vezes Santo. 1 - De que maneira os sentidos da palavra santo (puro, consagrado e tinto de sangue) se aplicam ao nome de Deus? 2 - De que maneira os sentidos da palavra santo (puro, consagrado e tinto de sangue) se aplicam a voc, que ora a Deus? 3 - J que o nome de Deus ser mesmo santificado um dia, por que devemos orar para que isso se realize?

A ORAO DO PAI NOSSO ESTUDO 05 # VENHA O TEU REINO

You might also like